Resenha: O Livro das Princesas

o livro das princesas“Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.) Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis”

Logo quando a Galera Record anunciou O Livro das Princesas, eu simplesmente sabia que ele estaria na minha estante logo após o seu lançamento. Como todos vocês já perceberam, eu amo livros com esse tema e uma das minhas escritoras favoritas faria parte dele: Meg Cabot! E logo quando abrimos o livro temos uma grande surpresa: uma mensagem da princesa Mia Thermopolis!

O Livro das Princesas foi uma iniciativa muito interessante da Galera Record. Eles uniram duas autoras americanas, escrevendo contos exclusivos para os brasileiros, com duas escritoras nacionais.  A premissa do livro é bem simples: as quatro autoras deveriam escolher uma princesa e escrever um conto trazendo a história para mais perto do mundo real. Apesar da mensagem dos contos de fada serem válidas até hoje, as situações não fazem parte do nosso coitidiano. E foi isso o que tornou O Livro das Princesas muito especial! Nessa releitura, as princesas usam twitter, facebook e gostam de artistas pops, como por exemplo a Katy Perry!Ele nos mostra que qualquer pessoa pode sim ter atitudes de uma princesa, mesmo não tendo o título…

O conto que eu mais gostei foi o da Paula Pimenta, autora das séries “Fazendo o meu filme” e “Minha vida fora de série”. Eu nunca gostei muito da Cinderela. Motivo? O príncipe nem se deu ao trabalho de ir testar os sapatinhos para encontrar a princesa! Mas Paula com o seu conto “Princesa Pop” conseguiu fazer uma Cinderela tão atual (ela é DJ!) e com um “príncipe” tão fofo que eu fico sorrindo todas as vezes que eu me lembro do conto. Ela conseguiu adaptar muito bem todos os principais pontos da história: a madrasta (que realmente é muito má), as meia-irmãs, a fada madrinha… E o sapato de cristal? Eu estou aqui me segurando para não contar mais! Só vou dizer que eu quase chorei no final. Esse foi um dos melhores contos que eu já li até hoje… Eu nunca tinha lido livros da Paula, mas com certeza agora irei procurar suas outras obras.

DSC04024

Outro conto que merece um destaque muito especial foi o da Patrícia Barboza, autora da série “As Mais”. Em primeiro lugar, ela escolheu uma princesa muito difícil: a Rapunzel. Eu adoro a Rapunzel por causa do desenho da Disney (e eu tenho até a boneca!) mas convenhamos: se formos analisar o conto original, ele é muito difícil de ser adaptado para os dias atuais. Mas Patrícia conseguiu superar todos esses obstáculos e inserir fatos do conto de fadas de uma forma muito criativa. Mas o principal da sua Rapunzel moderna foi que Patrícia conseguiu escrever um conto que mostra o que realmente significa ser uma princesa.

Meg Cabot, autora de O Diário da Princesa e diversos outros livros, escolheu um dos contos favoritos de muitas pessoas: A Bela e a Fera. A ideia central do conto foi muito interessante principalmente pela explicação que ela dá para a Fera. Mas perto dos outros contos, eu senti falta de outras partes da história também terem sido adaptadas. E a forma com que o romance foi desenvolvida foi muito rápida. Isso é normal em contos de fada (apesar de que no da Bela e a Fera não foi assim) mas eu acredito que ela poderia ter usado outros recursos na história. A Meg escreve livros ótimos mas eu realmente acho que contos não são o seu forte (já li vários e nenhum me chamou muita atenção).

É difícil escrever a minha opinião sobre o conto da Lauren Kate, “O Eclipse do Unicórnio”. Ela escolheu um dos meus contos favoritos de quando eu era criança: A Bela Adormecida. Ela usou uma linguagem mais poética, ele se passa em Paris… Mas mesmo assim, ele não me cativou. Talvez porque ele tenha sido o que mais se afastou da nossa realidade e por isso ele não conseguiu me prender tanto quanto os outros.

A capa do livro é muito bonita e antes de cada conto tem uma ilustração. Eu não sei se é problema da primeira edição (e nem sei se isso aconteceucom todos os livros), mas no meu exemplar o desenho está meio claro, como se a tinta estivesse acabando. Espero que nos outros isso melhore!

Eu sempre tive o pensamento de que seria muito difícil dar cinco estrelas para um livro de contos, porque é muito difícil gostar de todos eles. Mesmo isso não acontecendo, eu tive que dar o número máximo de estrelas por causa do conto da Paula Pimenta. Não consigo dar menos. Eu tentei!

Nesse Sábado foi o lançamento do livro aqui no Rio de Janeiro e é claro que eu fui! O evento foi uma tarde de autógrafos com a Paula e a Patrícia! As duas são super fofas e elas estavam de coroa e levaram as bonecas das suas princesas. Pena que eu não tinha lido os contos antes (eu comprei o livro na hora) para poder conversar um pouco com elas sobre eles!

1044628_618882858135308_851769814_n1001128_618882198135374_1799484315_n

 

Ficha técnica

Nome: O Livro das Princesas
Autor:  Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza
Editora: Galera Record
Páginas: 287
Onde comprar: Livraria Cultura
Avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Karen disse:

    Ah, Lany, que coisa mais fofa esse livro e a resenha! E olha que eu não sou assim UAU para o tema (você sabe que eu prefiro a versão dark das princesas rs), mas fiquei super curiosa para ler os contos da Paula e da Patricia! E o evento, awwwnn, deve ter sido uma delícia! =)
    E achei muito muito bacana você postar a resenha tão rápido! Quer dizer que o livro vale muito a pena!

  • Lany disse:

    Para você ter noção, eu voltei para casa lendo o livro no metrô hahaha!

  • Julia disse:

    Assim que vi pensei eu quero só por causa da união das autoras brasileiras e com autoras internacionais e ainda tem a Paula Pimenta e a Meg duas excelentes autoras ai que me apaixonei só fiquei chateada com tamaninho do livro queria que tivesse sido maior mas não importa eu quero esse livro e fiquei super curiosa com o mocinho já que os mocinhos da Paula são muito fofos

  • Lany disse:

    Quando eu acabei o livro, pensei a mesma coisa “Poxa, ele poderia ser maior”!
    E o mocinho que a Paula escreveu é muito fofo mesmo! *-*

  • Bianca Costa disse:

    OMG. @_@
    Por que eu não tenho esse livro ainda? Por que eu não tenho??? EU preciso ter, preciiiiiisooo ter!!
    Vou te roubei. Passa os livros, Lany! Agora! Já! AHHHH!

  • Lany disse:

    Hahaha! Ei, não pega meus livros nãooo! Vou esconder porque eu preciso deles na estante!
    Mas leia sim! É muito LINDO!

  • Vania disse:

    Ahhh Lany, eu quero!!!! Menos o da Lauren Kate, esse eu dispenso hahahaha. Mas sério, adorei a resenha e esse livro é realmente a tua cara! Eu acho muito difícil fazer algo do tipo, especialmente com princesas porque a gente já tem uma visão muito firme sobre elas… palmas para as autoras!!!

  • Ana disse:

    Livros de princesa sempre são fofos!
    Muito fofos!
    Espero ler um dia e gostar também!
    Beijos,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

  • Lany disse:

    Awww leia sim!

  • Jess M disse:

    Eu fiquei sabendo desse livro em um evento que fui e a Patrícia que é uma fofa estava lá, me interessei e sabendo que a Meg também participou fez minha vontade de ler aumentar e então tem a Paula que eu estou querendo muito ler os livros dela, mas então vim procurar a resenha e estou simplesmente encantada, a capa é linda e trazer os contos para a atualidade me deixou fascinada,pelo que li na resenha, é para todas as idades, ainda mais que estou tendo uma disciplina na faculdade de literatura infantil, estamos vendo muitos contos e relembrei do tanto que amo esses contos, é algo que levamos para a vida inteira. Com certeza lerei esse livro!!

    bjs

  • Resenha: A consultora teen « Por Essas Páginas disse:

    […] é imensa e o meu dia, infelizmente, não tem 48 horas. Até hoje eu só tinha lido o conto dela em O livro das princesas, e eu gostei bastante dele. Por isso, nos últimos lançamentos da Editora Record, pedi A […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem