Resenha: O médico e o Monstro

Como o dia das bruxas está próximo, decidimos resenhar alguns livros de terror, mesmo alguns deles não sendo sobre o sobrenatural. Este é um clássico da literatura que eu li há um tempo e pude reler recentemente. Espero que gostem.

Sinopse: As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino?

Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação.

O escocês Robert Louis Stevenson é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras, é autor de A ilha do tesouro, um dos livros mais célebres de todos os tempos (1883). O médico e o monstro é um clássico entre os clássicos de horror e mistério. Stevenson escreveu ainda O raptado, As aventuras de David Balfour, O morgado de Ballantrae, entre outros (Fonte).

 O cenário da história é Londres do século XIX, local em que o respeitado médico e cientista Dr. Henry Jeckyll quer provar que todo ser humano carrega em si o Bem e o Mal.  Em seu testamento, ele deixa sua fortuna em caso de morte ou desaparecimento para o misterioso Edward Hyde, que demonstra não ter boa índole. Seu amigo, Mr. Utterson, então começa a investigar o motivo pelo qual um homem tão digno quanto Dr. Jeckyll beneficiaria alguém tão inescrupuloso e mau como Mr. Hyde. Ameaça? Chantagem? Algum parentesco distante que não queria deixar à rua da amargura?

Mal sabia ele que a verdade era que Mr. Hyde nada mais era que a consequência dos estudos e da experiência de Dr. Jekyll para provar que todo o ser humano tem duas naturezas opostas: uma boa, que nos faz ser respeitados e adorados pela família e  sociedade, e outra má e sombria, que nos torna agressivos e temidos por todos. Para provar sua teoria, ele cria um elixir para fazer aflorar seu lado mau, porém ele não previa que Mr. Hyde sairia do controle.

Eu dificilmente leio histórias de terror, em compensação, achei esta história mais investigativa do que de terror, o que ajudou a aguçar a minha curiosidade e então não conseguia mais largar o livro. Além de entender melhor a trama ao reler o livro, pude perceber elementos sociais e psicológicos que não havia conseguido durante a primeira leitura, quando era criança. O cenário londrino é tão ambíguo quanto os personagens principais: temos ali os locais mais tranquilos e abastados, em que as pessoas de classe média transitam normalmente, e os redutos escuros, que escondem assassinatos e outros tipos de crimes e pessoas com baixa renda. O lado psicológico sobre o ser humano ter o lado bom e ruim ainda levanta questões hoje em dia.

A obra já foi adaptada para o cinema (mas filmes mais antigos) e também foi inspiração para a criação do nosso querido Incrível Hulk. Inclusive, Dr. Jekyll e Mr. Hyde participaram também dos quadrinhos “A Liga Extraordinária”, de Alan Moore, também presente na adaptação para o cinema em 2003.

Embora eu tenha colocado a capa da obra individual, a versão que eu li foi de um livro da Martin Claret que reúne três obras clássicas de terror, mas que preferi fazer a resenha separadamente. O livro contém ainda Frankenstein e Drácula, que em breve terão sua vez aqui no blog – com uma surpresa no final para vocês.

 

Ficha técnica:

Título: O Médico e o Monstro
Autor: Robert Louis Stevenson
Páginas: 120
Editora: Martin Claret
Onde comprar: Livraria Cultura
Minha avaliação:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Carolina disse:

    Bom dia Lucy, tudo bem? Acredita que apesar de assistir filmes com o personagem, eu ainda não li o livro (vergonha!!!)? Pois é, eu amo clássicos e admito que pisei na bola não lendo esse rs.
    Amei a resenha!
    Beijos

  • Lucy disse:

    Oi, Carol!
    Esse clássico é bem legal e curtinho. Algumas pessoas acharam parado, mas a narrativa não me cansou, sinceramente. rsrs Eu acho que vc ia gostar!. 🙂
    Bjos bjos

  • Vania disse:

    Terror não é minha praia, mas eu morro de vontade de ler esse livro! É um clássico né… quem sabe um dia. Ainda mais tendo Londres como cenário, ai ai…

  • Karen disse:

    Um clássico de terror e em Londres?! Claro que deu vontade de ler. Gostei muito da sua resenha, Lu! Se o livro é mais investigativo, é a tua cara mesmo, né, Lucy Holmes?

  • Lucy disse:

    heheh! Valeu, Kakazinha! Eu vi outras resenhas e muita gente que achou a leitura parada, mas eu gostei bastante. O momento em que o amigo do Dr. descobre a verdade foi muito bem descrito e meio que faz a gente se sentir lá com ele.
    Bjos!

  • Promoção: Clássicos do terror 3 em 1 « Por Essas Páginas disse:

    […] eu disse em posts anteriores, eu resenhei O Médico e o Monstro, Frankenstein e Drácula separadamente, para que todos tenham uma ideia das histórias em si, mas a […]

  • Cris Aragão disse:

    Algumas histórias são tão conhecidas que acabam me confundidndo, eu acho que já li esse livro anos atrás, mas não tenho certeza, eu não tenho o livro mas posso ter emprestado de alguém. Acho que se já li preciso reler e se não li devo ler o mais rápido possível, afinal é um clássico.

  • edith giovanna cardoso disse:

    estes textos de suspense são meus preferidos, não consigo parar de ler.

  • Debora Miller disse:

    idéia genial de juntar estes três livros super clássicos! adorei mesmo, gosto muito dos três

  • André disse:

    Tenho uma edição deste livro!

  • Sandro disse:

    É massa pensar que o mesmo autor de A ilha do tesouro (uma literatura leve) poderia bolar histórias tão sombrias quanto esta… Muito boa a história e a tensão vai tomando conta enquanto a gente não termina de ler o livro 😛

  • Nivia Fernandes disse:

    Bom, quando vi esse livro na feira de troca da biblioteca, não pensei duas vezes e peguei!
    Clássico do terror, mas acho muito mais psicológico e investigativo mesmo. Para quem se apavora com o que está próximo do real, como a ambição e a vaidade humana, é realmente assustador!
    O livro é pequeno, nem dá pra cansar. ^^ É uma leitura que vale a pena!

  • Francielle disse:

    Estou participando da Promoção Clássicos do Terror!
    Louca para ler

  • Irinia Zachello disse:

    Oie, eu já ouvi falar desse livro, e pesquisei que nem doida por que adorei o enredo, vi um trailer de filme.

    Em breve vou ler também!

    Adroei a resenha bjooos

  • Gabrielle Castro disse:

    Quero muito ler este livro.

  • Dâmaris Carvalho Lima disse:

    Já li esse livro O médico e o monstro, também acho a história mais investigativa do que de terror, aliás não achei nem um pouco de terror, não fiquei com medo, hhahaha =)

  • Letícia disse:

    Amei a resenha!!
    Quando possível vou ler o livro.
    Obrigada!!

  • Luana disse:

    Olá!!
    Um livro incrível!!! Já tinha ouvido falar mas quando vi sua resenha me apaixonei e fui logo atrás do livro,não foi muito difícil de achar pois é um livro famoso.
    Amei o livro,foi para a lista dos meus favoritos!!! E adorei o blog

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem