Resenha: O presente do meu grande amor

presente do meu grande amor“Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança.”

Ho Ho Ho… Feliz Natal!

Algumas semanas atrás nós perguntamos na Sexta do Sebo se vocês gostam de ler livros festivos na época deles. Eu ADORO e eu sempre tento ler um livro com tema Natalino. Esse ano é claro que eu escolhi “O presente do meu grande amor”, um livro de contos organizado pela Stephanie Perkins. Ela convidou mais onze autores e cada um deles escreveu uma história de Natal. O interessante é que cada um optou por um tema diferente – e o livro ficou bem eclético por causa disso. Mas, como todos os livros de contos, não tem como gostar de todos. Como é final de ano, época de pensar somente nas coisas boas, optei comentar um pouquinho somente sobre os meus contos favoritos.

Meias-Noites – Rainbow Rowell – Um conto MARAVILHOSO para começar o livro. Eu só não escrevo aquilo que ele é o meu favorito, porque ele divide o lugar com o conto da Stephanie Perkins. Mas eu posso dizer claramente que eu queria que esse conto fosse, na verdade, um livro. Nele acompanhamos a história de Mags e Nuts durante vários dias 31 de Dezembro e descobrimos porque essa data é importante para eles. Eu ri durante vários momentos, e isso é muito difícil de acontecer, porque é difícil um autor criar essa atmosfera em um número limitado de páginas. Cinco estrelas não seriam o suficiente para eu descrever o quanto que eu amei esse conto.

foto 1

A Dama e a Raposa – Kelly Link – Eu nunca li nenhuma obra dessa autora mas eu gostei como ela resgatou um pouco do lado mágico do Natal. Ele na verdade parece uma fábula e por isso se destacou do restante do livro. Gostei da utilização das metáforas e o final foi muito lindo.

Encontre-me na Estrela do Norte – Jenny Han – Se você não está muito no clima de Natal, esse é o conto certo! Achei muito criativa a ideia e é o único conto do livro que tem a participação do Papai Noel e dos Elfos. O livro é simplesmente narrado pela filha adotiva do Papai Noel. Tem como não amar? Tem como não sair cantando musiquinhas Natalinas? E o final me deixou muito curiosa pela continuação! Ele tinha que ser maior…

foto 3É um milagre de Yule, Charlie Brown – Stephanie Perkins – Como eu já disse, esse conto está lá empatado em primeiro lugar. Todo mundo não tem dúvidas que Stephanie Perkins sabe escrever romance. Mas um conto é uma história diferente, porque você tem poucas páginas para desenvolver um relacionamento (Rainbow foi muito esperta quando usou as passagens de tempo). Stephanie mostrou que isso não é um problema para ela – ela sabe descrever os sentimentos dos seus personagens como ninguém. Esse conto representa muito o sentimento de mudança, que é bem presente nessa época do ano.

Bem-vindo a Christmas, Califórnia – Kiersten White – Esse é o meu terceiro conto favorito, e ele está ali muito empatado com os dois primeiros. Para mim, esse foi o que mais representou o espírito de Natal. Eu nunca vou conseguir explicar com palavras o que eu senti, mas… Ele teve de tudo um pouco. Desde a magia do Natal, família, esperança, presentes, comida (sim, esse é o meu lado “gordinha” falando)… Foi um conto bem completo e lindo!

Estrela de Belém – Ally Carter – Confesso que o início desse conto é meio parado, mas o final me pegou completamente de surpresa. Quando eu percebi, já estava quase chorando!

foto 2

Enfim, de 12 contos, eu consegui separar somente seis que eu gostei e que vão ficar de alguma forma marcados. Eu esperava mais do livro, ainda mais levando em consideração os autores. Mas é o que eu sempre digo em resenhas de contos: muitas pessoas acham que é fácil escrevê-los, mas não é. Não é porque a pessoa é um ótimo escritor de romances que o mesmo vai acontecer com histórias mais curtas. Eu AMO a Meg Cabot, por exemplo,  mas ainda não li nenhum conto dela que realmente gostasse.

E eu gostaria de fazer mais duas observações. Primeiro, eu senti a falta de um prefácio escrito pela Stephanie Perkins. Como ela é a organizadora, seria tão interessante se ela contasse um pouco sobre a ideia do livro e como ela escolheu os autores! Segundo, a tradução do título: “Meu grande amor”? Na minha opinião, ficaria melhor “Meu amor verdadeiro”, até porque o tema principal dos contos é mesmo o amor romântico. Assim, ficaria a referência aos contos aos contos de fadas e corresponderia melhor ao título em inglês.

Enfim, se você gosta de romances e dessa época de Natal, O presente do meu grande amor é um livro altamente indicado! E se você já leu, comente quais foram os seu favoritos (tenho certeza que vários vão ser diferentes – e isso é que é interessante em uma coletânea!).

Este livro foi gentilmente cedido pela Editora Intrínseca.

Ficha Técnica

Título: O presente do meu grande amor
Autor: Stephanie Perkins (organização)
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Onde comprar: : Saraiva / Livraria Cultura (e-book) / Amazon
Avaliação: 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Nayara disse:

    Eu já gostei do livro logo de cara por causa da capa e de ser com tema natalino! Natal é tão especial e imaginar 12 histórias se passando nessa data, é muito amor! <3
    Eu fiquei muito curiosa para ler os contos que você comentou no livro e com a breve resenha de meias-noites eu já fiquei "Awn" imagine se eu ler. Hahahha.
    Adorei! Vou colocar na minha lista <3
    Beijos. Feliz Natal!

  • Gustavo disse:

    Eu vi esse livro e me apaixonei de cara, estou com muita vontade de compra-lo desde que ele foi lançado, acho a capa linda e gosto muito de alguns autores que escreveram esses contos.
    Com certeza ele já esta na minha lista, mesmo tendo só três estrelas kkkk pena que você não gostou tanto assim… Adoro coletâneas de conto, tenho preguiça de ler o conto sozinho kkkk

  • thayna ta disse:

    Só autores bem conhecidos nesses contos. Não sou de comemorar e também ler muitos, ainda mais sendo do natal. Mas a capa deste é linda.
    Abraços

  • Top Comentarista – Janeiro « Por Essas Páginas disse:

    […] O livro do mês será O Presente do meu Grande Amor. A resenha vocês podem conferir aqui. […]

  • Shadai disse:

    Eu gosto de ler livro de contos, mas com Natal como tema já não me agrada a ideia.
    E são tantos contos, que acho bem ruim quando grande parte acabam não te agradando.

  • Vitória Pantielly disse:

    Oii 😀

    Bem, to apaixonada por cada resenha que vejo desse livro .. Sempre gostei de histórias com temas natalinos, e quando soube do lançamento desse me encantei .. Confesso que o conto que estou mais curiosa pra ler é Meias-Noites – Rainbow Rowell, mas pelo que vi os outros também são maravilhosos!
    Esse é um livro que entrou pra lista de futuras compras, não vejo a hora de tê-lo em mãos *-*
    Bjs :*

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem