Resenha: O projeto Rosie

Quando fiquei sabendo que receberíamos O projeto Rosie da Record, eu pedi para que fosse eu a ler esse livro. Vi o book-trailer e achei que seria um romance bem divertido e a minha cara. Eu só não estava preparada para a dimensão do divertimento que eu teria com Don e suas manias.

Também queria ter postado essa resenha antes, mas tivemos o Especial Harry Potter, além da Maratona Literária, então tive que atrasar um pouco.

O_PROJETO_ROSIESinopse: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado… e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro. Fonte

Don Tillman é um homem extremamente metódico e perfeccionista. Não, você não entendeu. Ele É metódico e perfeccionista AO EXTREMO, aquele que tem uma tabela semanal de refeições, que cronometra tudo o que faz, a ponto de reajustar seus horários para não deixar nenhuma de suas atividades diárias para trás, sem desperdício de tempo. Mas seu comportamento é justificado e, se você prestar bastante atenção no começo do livro, vai entender porque.

No começo você pode não simpatizar com ele por causa disso. Pode até mesmo chamá-lo de chato – ele é mesmo bem chato por ser tão detalhista quanto ao tempo! Mas não tem como você não gostar de Don.

A história começa com Don explicando e colocando em prática o Projeto Esposa, um questionário com perguntas que são determinantes para encontrar a pessoa 100% compatível com Don. Com a ajuda de sua amiga Claudia, ele consegue algumas concessões como “chegar atrasado – cinco minutos, aceitável”.

Mesmo colocando em prática seu projeto Don vê dificuldade em encontrar alguém, até que pede ajuda para Gene, marido de Claudia. É quando Gene pede a lista das mulheres que responderam ao questionário e, pouco tempo depois, Don recebe uma visita inusitada em sua sala de  uma jovem chamada Rosie, acreditando que Gene a havia selecionado como uma candidata.

Rosie é totalmente o oposto de Don. Assim que a viu, ele a achou atraente e interessante, mas pouco tempo depois percebeu que ela não poderia ser uma candidata (FUMANTE) e não entende porque Gene a mandou para sua sala. Mesmo assim, ele marca um jantar com ela e durante o jantar, Rosie comenta que sua mãe confessou ao seu pai entre aspas (vocês entenderão ao ler) que ela teve uma relação de uma noite em sua festa de formatura da faculdade e que o pai de Rosie era outra pessoa.

Contrariando seu lado racional, Don se vê obcecado em ajudar Rosie no Projeto Pai, deixando um pouco de lado seu Projeto Esposa. A partir daí, sua rotina se transforma e ele passa a experimentar sensações muito estranhas e contraditórias, além de momentos inesquecíveis.

A narrativa é em primeira pessoa e não posso dizer que ela seja simples, porque é Don quem narra e, bem… Don tem um jeito peculiar de falar que de tão sério chega a ser engraçado. Acreditem em mim, ele narra de forma séria, mas quando descreve o que fala para outra pessoa ou o que está acontecendo – sem entender bem – dá vontade de dar risada. Não é uma comédia, é um romance bastante inusitado, mas qual romance não consegue arrancar ao menos um sorriso do leitor?

Amar é ter um sentimento profundo por outra pessoa, um sentimento que muitas vezes desafia a lógica.

A verdade é que Don é único. É um gênio da genética, mas com sérios problemas para se socializar. Uma pessoa solitária, com uma lista de amigos composta atualmente por duas pessoas: Gene e Claudia. Ele tem tanta dificuldade em se relacionar, que foi preciso elaborar o Projeto Esposa para tentar arrumar alguém. Mas foi preciso apenas uma pessoa para abrir  seus olhos e se dar conta de que o amor não tem nada de lógico.

O livro foi gentilmente cedido pela editora Record para resenha.

Ficha técnica

Nome: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Páginas: 320 páginas
Editora: Record
Onde comprar: Livraria Cultura
Minha avaliação: 

Booktrailer:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Jullyane Prado disse:

    Quando vi o título e a capa imaginei ser um livro completamente diferente ( Por isso não devemos julgar um livro pela capa, rsrsrs) Nossa o Don deve ser realmente engraçado, um tanto chato tbm. HAHAHA mas que legal, ele procurando uma esposa compatível e encontra uma bem diferente del!! Amei a resenha, já quero o livro!!

  • Lucy disse:

    Eu também achei que o livro seria diferente! hahaha Mas a forma como o Don narra a história é bastante peculiar. O Don tem essa mistura de chato e engraçado, ele é quase um Sheldon mesmo, mas eu simplesmente adorei, porque de certo modo ele é muito inocente sobre alguns aspectos da vida.
    Obrigada! A leitura vale muito a pena!
    Bjos

  • Karen disse:

    Parece ser bem divertido, mas ainda tenho minhas dúvidas se eu iria gostar. O Don é muito chato. Ele me lembra um colega meu da faculdade que falava o tempo bonito e difícil e isso me irritava muito! O_o E ninguém passa naquele maldito teste dele!

  • Lucy disse:

    O Don é Corvinal through and through, isso define tudo. XD
    Não é que ele fala difícil, ele tem uma forma de falar e pensar bem peculiar, eu diria que quase técnica. Eu poderia contar um spoiler bem grande sobre o questionário, mas seria mais legal se você lesse. hohoho
    Bjos

  • ana paula ramos disse:

    ohhh muito legal!
    ja tinha lido algumas resenhas, queria tanto ler logo!!!
    Eu acho que vou adorar o Don, sou um pouco metódica tbem, logico que não tanto assim, mas as vezes da uma vontade tão grande de que as pessoas ao redor sejam mais parecidas comigo!!
    Muito legal tbem o book trailer, gosto muito de ver, principalmente antes de ler o livro.. aguça…. 😀
    bjoo

  • Lucy disse:

    Acho que o Don inicialmente procurava por pessoas parecidas com ele, Ana, mas depois ele viu que pessoas diferentes também são legais. hehehe
    Assim que vi o book trailer eu fiquei com vontade de ler, achei o máximo!
    Bjs!

  • Franciely Bortoski disse:

    Achei bem legal isso de o personagem ter tudo planejado e achar que o amor também será assim, sendo que nunca é assim e com ele não foi diferente =) Parece mesmo bem divertido o livro, se tiver oportunidade eu o lerei =)

  • Lucy disse:

    Oi, Franciely! Se tiver oportunidade, leia mesmo! É bem do jeito que você falou rsrs. Acho que você vai gostar. 😉
    Bjos

  • Andressa Nunes disse:

    Ouvir falar muito bem da resenha e pela resenha, o livro não deixa nada a desejar, com um enredo cativante, bem atraente e um bom ritmo

  • Lucy disse:

    Oi, Andressa! Realmente, o livro é cativante. Quanto ao ritmo, talvez ele seja diferente para cada um, vai depender se você gostar do Don logo de cara. rs
    Bjs

  • Lany disse:

    O livro já tinha me chamado atenção porque o Don é um gênio da genética! Aí depois teve aquele teste que ninguém passava… E agora com a sua resenha, eu tenho certeza: eu VOU ler esse livro! *_*

  • Lucy disse:

    ENTÃO! Eu acho que você vai gostar dele, Lany! Não é chick-lit, é um romance, mas muito bem feito! Tem horas que você quer matar o Don, tem outras que você quer abraçar. hahaha
    Bjos

  • Cris Aragão disse:

    Eu tenho liddo maravilhas sobre esse livro, claro que nã suportaria conviver com alguém como o Don mas como personagem acho que deve realmente render situações maravilhosas. Quero ler.

  • Lucy disse:

    Oi, Cris! Para conviver com o Don tem que ter um pouco de paciência, mas acho que você conseguiria, ele não é tão ruim quanto parece. rsrs
    Bjos bjos

  • Karen Araki disse:

    Pela sinopse e sua resenha o Don Tillman é praticamente o Sheldon Cooper do seriado the Big Bang Theory e a Rosie parece a Penny, fiquei muito interessada em ler o livro, já coloco ele nas minhas futuras leituras.

  • Lucy disse:

    Oi, Karen! Vale muito a pena (eu também associei o Don ao Sheldon, mas acho que mais “humanizado” (mais ou menos…) rsrs
    Bjs!

  • Tâmara Moya disse:

    Oieeee
    Projeto Rosie parece ser um romance que foge do padrão e conquista desde a primeira página, e não tem um teor romântico ou meloso. Notamos a transformação de Don, assim como percebemos que está se apaixonando. Mas a história foca principalmente no comportamento nada social do personagem Don. Acredito que a história é despretensiosa e diverte qualquer leitor.
    Bjus

  • Lucy disse:

    Oi, Tâmara. De fato, o Projeto Rosie é como vc falou. Olha a coincidência, essa mesma frase que você postou foi usada no blog Histórias sem fim. E vc tb usou a mesma frase para comentar no blog Estante Virtual, pronome interrogativo, e o it cultura. Não é por nada, mas acho que ninguém gostaria de ter suas frases citadas em comentários sem o devido crédito, ainda mais repetidas N vezes. Eu disse em outro post que estava de olho e conversei com a equipe sobre isso. Próximos comentários recebidos dessa forma, serão considerados spams e não serão aceitos. Cuidado com isso, e esperamos ver mais os SEUS próprios comentários aqui.
    Bjs

  • Bruu Gonçalves disse:

    Eu estou pensando nos livros que vou comprar de natal e vi esse livro na estante, eu imaginava uma coisa totalmente diferente, mas parece ser super fofinho, não fofinho de meloso e romantico, só… fofinho hahah Definitivamente vai para a lista de comprar!

  • Lucy disse:

    Acho que fofinho é uma boa definição, apesar de achar que o Don não aprovaria! hauahuahau
    Mas o livro é fofinho sim. Se vc curtir The big bang theory, talvez vc ainda consiga se identificar mais.
    Bjos!

  • TTT: Dez livros que adicionei recentemente na minha lista de leitura « Por Essas Páginas disse:

    […] Graeme Simsion: Quando a Lany mencionou em outro Top Ten Tuesday o lançamento da continuação de O Projeto Rosie, eu fui logo garantir o meu. Ainda não consegui ler, mas espero fazer isso antes do fim do […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem