Resenha + Sorteio: O Regresso

Olá gafanhotos (ou ursinhos?), finalmente o PEP está aqui com a resenha do comentadíssimo O Regresso! Infelizmente o urso não levou o oscar, mas você pode se  consolar lendo a nossa resenha. Será que o urso merecia?

O_REGRESSO_1452889207542171SK1452889207BEm 1823, os caçadores da Companhia de Peles Montanhas Rochosas desbravavam as terras inexploradas dos Estados Unidos, enfrentando diariamente o clima implacável, as feras selvagens e a ameaça constante de confronto com os índios, que defendiam suas terras da invasão dos homens brancos.
Em uma das missões da companhia, Hugh Glass, um dos melhores e mais experientes caçadores do grupo, fica frente a frente com um urso-cinzento, é atacado e termina gravemente ferido, claramente sem chances de sobreviver. Os homens que deveriam esperar sua morte e lhe oferecer um funeral apropriado o abandonam, levando consigo as armas e os suprimentos. Entre delírios, Glass os observa fugindo e é tomado por um único desejo: vingança. Uma determinação cega que o torna capaz de atravessar quase cinco mil quilômetros de terras intocadas e selvagens, fugindo de predadores, sobrevivendo à fome e à agonia dos ferimentos mais terríveis, a fim de concluir seu objetivo.
Inspirado em fatos reais e escrito em uma prosa arrebatadora, O Regresso é uma notável história de obsessão, um romance sobre um homem cuja vida foi ao mesmo tempo salva e condenada pela sede de vingança. Fonte: Skoob.

Dizer que peguei esse livro com grandes expectativas é pouco, afinal estávamos às vésperas do oscar e da torcida pelo Leonardo Di Caprio finalmente levar um troféu para casa. Muito já havia se falado do filme e apesar de ainda estar lendo o livro, resolvi no meio da leitura assísti-lo também. Vamos por partes.

Caso você não tenha ouvido nada sobre o filme/livro – O Regresso é fantasiosamente baseado na história real de um caçador chamado Hugh Glass, que após ser atacado por um urso e ser abandonado por seus companheiros Fitzgerald e Bridger, jura vingança e parte numa árdua jornada de retorno a civilização para poder matar aqueles que o traíram. Mas o livro é muito mais do que uma história de vingança.

O Regresso é uma história de sobrevivência, do homem vencendo a natureza e a natureza mostrando para o homem que ele é nada. Também é uma jornada de auto conhecimento – Glass, Fitzgerald, o capitão Henry, Bridger estão atravessando as Montanhas Rochosas e ao mesmo tempo estão evoluindo, sofrendo e se tornando pessoas inteiramente diferentes – não necessariamente melhores.

Não faça isso. Não pense em um futuro distante. O objetivo de cada dia é a manhã seguinte. – pág. 102

Diferenças com o filme? Várias gafanhoto, várias. Posso dizer que o filme tem um final infinitamente mais satisfatório, porém perdeu o que acredito ser uma das cenas mais tensas do livro que é o acerto entre Glass e Bridger. Entre perdas e ganhos, o filme perde ao alterar cenas como o retorno de Glass a civilização e seu novo grupo de caça, os diálogos com o Kiowa sobre os diferentes terrenos das Montanhas Rochosas, sobre o sentido da vida entre outras.  Mas o filme ganha em cenários fabulosos e ao passar a sensação de imponência da natureza sobre o homem. Agora em questão de duração temos um empate – tanto o livro quanto o filme são desnecessariamente longos.

Esse livro foi gentilmente cedido para resenha pela Editora Intrínseca.

SELO_INTRINSECA_BLOGSPARCEIROS_2015

Ficha Técnica

Título: O Regresso
Autor: Michael Punke
Editora: Intrinseca
Páginas: 272
Onde comprar: Amazon / Livraria CulturaSubmarino / Shoptime / Livraria da Travessa / Livraria da Folha
Avaliação: 

banner-regresso

Não se vá! Não me abandone por favoooor… – opa! Temos sorteio do livro para vocês meu povo (minha pova).
a Rafflecopter giveaway

 

Regras Gerais

– O sorteio vale de hoje 21/03/2015 até o dia 21/04/2015;
– O envio do prêmio será realizado pela equipe do Por Essas Páginas;
– Caso o ganhador não responda ao nosso contato em 48 horas, o sorteio será refeito;
– É preciso ter um endereço de entrega no Brasil;
Não serão aceitos perfis fakes/criados somente para promoções;
Não serão aceitos comentários nas postagens que não sejam com conteúdo pertinente a elas;
Não serão aceitos comentários copiados de outros blogs e/ou resenhas;
– A promoção é válida em todo território nacional, exceto para a equipe do blog Por Essas Páginas.

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Estela Regina da Cruz disse:

    Tanto o filme como o livro são intensos. Gosto.

    [Reply]

  • Douglas Fernandes disse:

    Infelizmente não vi o filme e o livro tbm nao li, mas quero muito ler o livro e ver o filme, respectivamente, gosto muito de historias baseadas em fatos reais, Li o livro Dever de capitão que tbm é inspirado em fatos reais e acho muito interessante quando a historia é inspirada em fatos reais
    Não se vá! Não me abandone por favoooor pois sem voce vou ficar louco….li cantando… kkkkkkkkkkkkkkkkk

    [Reply]

  • Lana Silva disse:

    Ainda não assisti ao filme, e nem li o livro, no entanto, após ver o trailer, e ler sua resenha percebi que a trama e muito cativante e envolvente, que faz o leitor não querer larga o livro enquanto não acaba só para saber qual vai ser o desenrolar da história, espero ter a oportunidade de ler o livro antes de assistir ao filme,
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    [Reply]

  • Ingrid Sodré disse:

    Esse filme deu o que falar, né? Eu não assisti e confesso que não sabia (até agora) que tratava-se de uma adaptação. Mesmo assim, torci muito pelo Leo, tava na hora de receber um Oscar, né? O que eu conhecia do livro, era uma sinopse bem vaga. Sua resenha foi o primeiro contato mais aprofundado sobre a história. Parece ser bem interessante.

    [Reply]

  • Suzzy Chiu disse:

    Hello!
    Eu tive conhecimento do livro após o filme ser bem comentado e tb por causa do Leo.
    Ainda nao li e nao vi o filme, mas se trata de um drama bem intenso, desses que nos prende facil.
    Bom saber que o filme tem um final mais satisfatorio, quero conhecer os dois.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    [Reply]

  • Gizeli Regina Meister disse:

    Depois de tanto ler e escutar sobre O Regresso, confesso que estou curiosa pra descobrir essa historia.

    [Reply]

  • Riala Silva disse:

    O filme, pra mim, foi incrível demais, desde a técnica à execução. Fazia um tempo que algo não me deixava tão animada pelo resultado geral. Quero muito ler!

    A propósito, eu não tenho facebook, sempre me pergunto se os sorteios valem para quem não faz as etapas do facebook, aí normalmente nem entro neles, porque normalmente a resposta é negativa. HAHAHAH Mas eu amei TANTO o filme que acho que vale tentar mesmo sem FB.

    [Reply]

  • Natália Caetano disse:

    Já tá na lista.

    [Reply]

  • Mariana Ogawa disse:

    concordo! o urso era para ter levado o oscar
    brincadeiras a parte eu fiquei chateada em saber as diferença da história real para o filme…
    outra coisa como diz minha irmã todo mundo q ajuda o glass se f**** ela disse q se ele pedisse ajuda para ela: posso não tô ocupada

    [Reply]

  • Julia m disse:

    Adorei o filme, estou ansiosa para ler o livro.

    [Reply]

  • Helio de Oliveira e Souza disse:

    O livro e impressionante belo e marcante o drama que passa o personagem e desesperadora e brutal e sem duvida uma leitura empolgante de ser ter em mãos o filme ainda não vi mas estou ansioso por ver mais nada substitui o livro que e bem masis detalhado.

    [Reply]

  • Milena Soares disse:

    Gostei muito do filme, o Leonardo Di Caprio está ótimo, foi super merecido ter ganho o Oscar, estou bastante curiosa em ler o livro ainda mais agora sabendo que ele é bem diferente do filme.

    [Reply]

  • Caroline Garcia disse:

    Confesso que depois de ver o Leo ganhar o Oscar fiquei mais interessada a respeito desse história.
    Ambos, livro e filme, parecem ser bem intensos.
    Espero poder apreciar a história em breve 🙂
    AMO o Leo, haha
    Participando da promo e torcendo.
    Beijos
    Caroline Garcia

    [Reply]

  • Laís Tavares Rangel disse:

    Ainda não vi o filme nem li o livro, mas estão anotados na minha lista para quando tiver um tempinho.

    [Reply]

  • Cassia Minko disse:

    Eu estou louca para assistir o filme ou ler o livro que finalmente deu um Oscar para o Leo! Deve ser muito bom!

    [Reply]

  • Gabrielle disse:

    Já assisti o filme e isso me fez ficar cada vez mais interessada no livro. Gosto bastante de histórias que envolvem sobrevivência e creio que O Regresso seja a minha favorita. <3
    Mal posso esperar para ter a oportunidade de conhecer a história, por meio do livro. E claro, me emocionar mais uma vez!!

    [Reply]

  • Erika Gutierrez disse:

    Não assiste o filme e como sou daquelas que gosta de ler o livro antes de assistir o filme, lerei o livro primeiro.

    [Reply]

  • Thamires Lima disse:

    Simplesmente louca pra ler esse livro. Assisti o filme e fiquei apaixonada!!

    [Reply]

  • Raquel Costa disse:

    Infelizmente ainda não tive a oportunidade nem de assistir nem ler o livro, mas já vou colocar aqui na fila pra poder assistir e torçer pra ganhar sorteio pra poder ler tbm

    [Reply]

  • Julio Cesar Vieira disse:

    Primeiramente, assim como você, tive a sensação de um filme demasiadamente longo, apesar de ter gostado do longa. O destaque na minha opinião fica para a fotografia impecável do filme e para as sequências de cenas de pura agonia, fiquei com uma sensação de sufoco a maior parte do filme, esperando o momento em que Hugh fosse finalmente respirar. O enredo em si é bastante curioso e os conceitos por trás do termo Revenant são muito interessantes e dão uma luz completamente nova para a história. Apesar de não ter lido, acredito que a experiência em prosa deve ser muito satisfatória também.

    juliocesar_2103@hotmail.com
    @HPJulioCesar

    [Reply]

  • Marcos disse:

    Ainda não vi o filme porque estou esperando ler o livro antes, como de costume. Adoraria ganhar!

    [Reply]

  • Jessica Rabelo disse:

    Ainda não li… Nem vi o filme! Mas é bom ter um parâmetro para já ir preparada! rs

    [Reply]

  • Rose Gs disse:

    Não assisti o filme, porque quero ler antes o livro, e quando vi todas as premiações ganhadas pelo filme fiquei mais desesperada ainda pra assistir mais to me segurando ainda quero ler primeiro o livro.

    [Reply]

  • Cristiane de oliveira disse:

    Eu gosto muito de ler livros baseados em fatos reais e também ver os filmes apesar de sempre achar os filmes bem piores, e como disse é um pouco diferente, vou ler o livro antes para não estragar, parece uma história incrivel.

    [Reply]

  • Nil Macedo disse:

    Eu não assisti ao filme ainda e agora que descobri que tem o livro acho que vou assistir só pra poder ler o livro também. Mas, já me entristeceu saber que os dois são desnecessariamente longos, já vi que pode ser levemente cansativo.
    Mas acho que vai valer a pena conhecer essa história real.

    [Reply]

  • Sueli Cobbos disse:

    Não tive a oportunidade de ver o filme e ler o livro, mas me interessei muito pela história após o Oscar. Saber que tanto o filme como o livro é muito longo me deu uma desanimada, mas vou ser persistente e tentar ler assim que puder.

    [Reply]

  • Andrea Barbosa disse:

    Ainda nao li e nem vi o filme , mas qro muito primeiro ler o livro pq na maioria das vezes o filme nao faz muito juz ao livro , o conteúdo do livro parece ser interessante pela resenha espero q eu goste e ja ouvi bons comentários em relação ao filme …

    [Reply]

  • Bruna Costenaro disse:

    Eu ainda não sei se esse livro vai fazer meu estilo, o filme não me soou minha cara, mas qd se trata de livros eu acabo dando chance para tipos mais variados hihi!

    Miquilis

    [Reply]

  • Andreza Galvão disse:

    Só li o livro e apesar de ter gostado bastante, senti que o livro na verdade é muito mais sobre sobrevivência do que vingança. Achei que ficou pouco explorado o tema principal e a narrativa ficou girando em outros elementos que algumas vezes foram cansativos. E eu achei que fosse baseado em uma história real, o que me decepcionou no final do livro que na verdade não foi bem assim, apesar de alguns fatos serem verídicos. Enfim, no geral é um bom livro. Quero ver o filme pois imagino que tenham algumas cenas bem surpreendentes. 🙂

    [Reply]

  • Suelen Mendes disse:

    O que me vem na cabeça só de ver esse livro é : Uhul finalmente! kkkkkkk
    Não conhecia a história até ver sua resenha, mesmo esse enredo tendo sido tão comentado por conta do Oscar. Não sei se faz muito meu gênero, mas pretendo descobrir.
    Beijos

    [Reply]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem