Resenha: O Trono das Sombras

Como eu amei essa série e como odiei que ela fosse tão curta! Mas foi uma das séries mais delicinhas de se ler. E não, ela não é um romance, nem chick-lit, nem nada. É que a leitura fluía tão rapidamente que depois que acabou eu ainda peguei os três livros e fui lendo as melhores partes… Pois é, ressaca literária de fim de série é isso.

E por falar nisso, esse livro faz parte do Desafio Realmente Desafiante 2014 elaborado pela Clícia do blog Silêncio que eu to lendo. Item 9. O último livro de uma série. Foi um dos últimos livros de 2014, mas não deu tempo de resenhar antes…

A resenha pode conter spoilers, mas acho que boa parte deles está na sinopse, então pode ler sem culpa.

O_TRONO_DAS_SOMBRASSinopse: Uma guerra. Várias batalhas mortais. Pode um rei salvar seu reino, quando sua própria sobrevivência é improvável? A guerra chegou a Carthya. Ela bate em cada porta e janela. E quando Jaron descobre que o Rei Vargan de Avenia rapta Imogen em um plano para colocar Carthya de joelhos, Jaron sabe que deve embarcar em uma ousada missão de resgate. Mas tudo que poderia sair mal acontece. Seus amigos são afastados e estão por toda Carthya e reinos vizinhos. Em um último esforço para evitar o que aparenta ser a perda devastadora de um reino, Jaron empreende sua última jornada para salvar tudo e a todos que ama. Mas mesmo com sua sagacidade rápida como um raio, Jaron não pode evitar o terrível perigo que mira ele e seu país. Ao longo do caminho, ele vai perder o que mais importa? E no final, quem se sentará no trono de Carthya? Fonte

Temos de volta Jaron, o chamado rei menino, e seus companheiros, agora empenhados tanto em resgatar Imogen quanto impedir os avanços das tropas de Avênia e seus aliados. Em meio à uma guerra que parece não poder ser vencida, Jaron joga todas as suas cartas para salvar seu reino e proteger seu povo e seus amigos.

A história mostra muito o amadurecimento de Jaron durante a guerra. Quero dizer, ele já é um garoto maduro para os seus 14, 15 anos, mas a perspectiva de perder um reino inteiro e as pessoas que lhe são queridas aumenta bastante a questão. Aliás, as atitudes dele demonstram ser de um jovem mais velho, não sei se pela altivez e o fato de ser da realeza, ou se o universo criado pela autora faz com que seus personagens sejam mais maduros – e isso fez toda a diferença na leitura.

A história é ação do início ao fim, presenciando uma bela discussão logo no primeiro capítulo, para a partir daí nos embrenharmos em uma história cheia de estratégias e planos de guerra, além das batalhas iminentes e tudo o que se espera (ou não) ver em uma guerra: alianças inusitadas, traições, perdas e reencontros.

Nesse livro, vemos Jaron sendo rei e tomando decisões que um rei precisa tomar. Mas, acima de tudo, vemos Jaron sendo humano, com seus acertos e erros, seus defeitos e qualidades e também demonstrando toda a paixão que tem pelo seu país e pelos seus companheiros, além de mostrar seu sofrimento diante das perdas que a guerra proporciona às pessoas.

A narrativa continua fluida e rápida. Tem sempre um gostinho de quero mais, principalmente no final. Apesar de ser rápida, eu não me perdi na narrativa, conseguindo acompanhar todos os acontecimentos a partir do ponto de vista de Jaron – que não me decepcionou em nenhum momento.

Eu recomendo MUITO  a leitura dessa série. Quem não conhece, corre para a livraria para conhecer. Com toda a certeza, não vão se decepcionar.

Ficha técnica:

Nome: O Trono das Sombras
Autor: Jennifer A. Nielsen
Páginas: 266
Editora: Verus
Onde comprar:Livraria Cultura / Livraria Cultura (e-book) / Amazon
Minha avaliação:

 

Essa postagem está participando do Top Comentarista de Fevereiro. Por favor, preencha o formulário abaixo após postar seu comentário. Basta clicar na imagem para abri-lo em nova página!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Nathalia Simião disse:

    Ok, não conhecia essa série, to correndo atrás pra saber mais sobre ela já!
    Legal o personagem ser tão jovem e ser maduro, também numa guerra né.

  • Lucy disse:

    Oi, Nathália! Essa série eu recomendo que leia já! rs
    Sim, e ele tem toda a pompa de realeza, mas sem ser aquele rei arrogante. A única coisa que digo é: leia leia leia! rsrs
    Bjos

  • Vitória Pantielly disse:

    Oi Lucy 😀

    E mais uma vez eu julguei pela capa e acabei me surpreendendo! Jurava que o livro seria péssimo, mas depois dessa resenha super positiva é impossível não ficar curiosa. Gosto bastante com os autores nos mostram o amadurecimento de determinando personagem durante a leitura, deixa a história mais empolgante!

    Beijos.
    http://passeandocomoslivros.blogspot.com.br/

  • Lucy disse:

    Oi, Vitória! Essa trilogia é uma das minhas favoritas, achei que a autora foi muito inteligente com a trama. Recomendo muitíssimo!
    Bjos

  • Douglas Fernandes disse:

    Não conhecia essa série, mas pelo que vc disse ja fiquei doido pra conhecer, só nao vou correr pra livraria como vc disse pq nao tenho dinheiro… kkkkkkkkk se tivesse eu ja ia agora mesmo.Adoro ação, do inicio ao fim ? melhor ainda, ja me conquistou.

  • Lucy disse:

    Oi, Douglas! Mais uma que recomendo. Essa série vale o dinheiro gasto, com certeza! RSRS
    Bjos!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem