Resenha: O Voo da Libélula

O_VOO_DA_LIBELULA_1424896843431400SK1424896843BO Voo da Libélula – Agraciado com 4 prêmios na França, entre os quais o Prix Maison de la Presse e o Prix du Roman Populaire, O voo da libélula teve seus direitos vendidos para 25 países e ganhará uma adaptação cinematográfica.
Na noite de 23 de dezembro de 1980, um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, deixando apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses. Porém, havia duas meninas no voo, e cria-se o embate entre duas famílias, uma rica e uma pobre, pelo reconhecimento da paternidade.
Numa época em que não existiam exames de DNA, o julgamento estende-se por muito tempo, mobilizando todo o país. Seria a menina Lyse-Rose ou Émilie? Mesmo após o veredicto do tribunal, ainda pairam muitas dúvidas sobre o caso, e uma das famílias resolve contratar Crédule Grand-Duc, um detetive particular, para descobrir a verdade.
Dezoito anos depois, destroçado pelo fracasso e no limite entre a loucura e a lucidez, Grand-Duc envia o diário das investigações para a sobrevivente Lylie e decide tirar a própria vida. No momento em que vai puxar o gatilho, o detetive descobre um segredo que muda tudo. Porém, antes que possa revelar a solução do caso, ele é assassinado.
Após ler o diário, Lylie fica transtornada e desaparece, deixando o caderno com seu irmão, que precisará usar toda a sua inteligência para resolver um mistério cheio de camadas e reviravoltas.
Em O voo da libélula, o leitor é guiado pela escrita do detetive enquanto acompanha a angustiada busca de uma garota por sua identidade.

O que começa parecendo um drama vira uma super investigação e quando você acha que matou a charada… tchanan… “peraí… não era o que eu pensava!”.

Gosto muito de romances policiais franceses e me interessei bastante quando vi este. E achei super legal o material promocional da Arqueiro. Recebi um aviãozinho de montar. A foto tá lá no Instagram do blog (@poressaspaginas).

libelula

Eu diria que não é um romance policial ágil, acelerado por toda a história. Ele acelera mais para o final. O leitor vai acompanhando as investigações e descobertas do detetive Crédule Grand-Duc sobre a única sobrevivente da queda de um avião, uma menininha de 3 meses que ninguém sabe se é Lyse-Rose de Carville ou Émilie Vitral, e resolvem chamá-la de Lylie, a junção dos dois nomes.

O destino de Lylie é decidido por um tribunal. Mas a história está muito longe de acabar. Grand-Duc é pago para investigar o caso por 18 anos, e acompanha toda a infância de Lylie buscando novas pistas e depois de frustrações e becos sem saída, ele finalmente encontra a pista final, a solução para o caso, no último dia de sua investigação, em um jornal de 18 anos atrás.

A partir daí acompanhamos as investigações de Grand-Duc, por meio de seu diário, e de Marc, irmão de Émilie, que está lendo o diário e que busca esclarecer seus próprios questionamentos.

No começo achei Marc meio mala, mas depois dá pra entender o que o move! (não… sem spoilers!)

É um livro que prende bastante o leitor e chegou um momento que fiquei tão angustiada e curiosa que não aguentei e folheei algumas páginas do livro em busca de spoilers! (nunca faço isso. Sério mesmo!) Apesar de ser um romance policial é uma leitura até que leve, que instiga a curiosidade e a criatividade do leitor. Em alguns momentos achei um pouquinho arrastado e por isso levei um pouco mais de tempo para lê-lo do que imaginei que levaria. Mas é aquele tipo de livro que tira exclamações do leitor! (“Uau! Nossa! Sério?!?! Não acredito!”)

Às vezes o timing é meio “surreal”, mas dá pra aceitar (rs). Isso às vezes acontece em alguns romances policiais, mas acho que até faz parte do gênero.

Não dá pra falar muito mais sobre o livro senão estraga. hehe

Se estiver a fim de uma leitura para exercitar um pouco o cérebro, esta é uma boa pedida!

Esse livro foi gentilmente cedido para leitura e resenha pela Editora Arqueiro!

Arqueiro_parceria

Ficha Técnica

Título: O Voo da Libélula
Autor: Michel Bussi
Páginas: 400
Editora: Arqueiro
Onde Comprar: Livraria Cultura/Livraria Cultura (e-book)/Amazon/Saraiva/Submarino
Minha Avaliação: 

Essa postagem está participando do Top Comentarista de Abril. Por favor, preencha o formulário abaixo após postar seu comentário. Basta clicar na imagem para abri-lo em nova página!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Juliana Salles disse:

    Eu li e gostei! Está longe de ser meu livro policial favorito, mas a leitura foi agradável…
    Ahhh e é muito difícil falar dele sem spoliers rsrsrs

  • Douglas Fernandes disse:

    Romance policial está no topo dos livros que mais gosto, ganhei esse livro de presente de aniversáio e fiquei muito feliz,. agora lendo a resenha fiquei mais feliz ainda, as vezes eu fuço o final do capitulo tbm.. hahahaahah coisa feia né… mas as vezes nao resisto…

  • Milena Soares disse:

    Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, curto muito romances policiais e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser ótima.

  • Promoção: O Vôo da Libélula « Por Essas Páginas disse:

    […] da Editora Arqueiro, um livro que a Drik@ fez uma resenha mega positiva por aqui no blog (leia!). ‘Bora […]

  • Renata Olimpia disse:

    Aumentou minha curiosidade… pelo livro

  • Gustavo disse:

    Sabe aquele livro que já te arrebata pelo nome e pela capa? Foi exatamento o que aconteceu com esse livro, e quando eu li a sinopse então, eu já o queria imediatamente. Mesmo que você falasse que o livro foi horrivel, ainda assim eu o leria, porque estou muito curioso. Mas com sua resenha, só fez aumentar minha curiosidade, estou quase encomendando o meu, mesmo antes de saber o resultado do sorteio kkk

  • Gizeli Regina Meister disse:

    “O voo da libelula ” parece ser um livro muito bom ! Ainda não o conhecia e após sua resenha ele já está na minha lista de desejados :)Amo livros que prende o leitor , espero lê-lo em breve .

  • Shadai disse:

    Parece bem louco! Trama interessante.
    Gosto bastante de thrillers, só acho um problema o número de páginas, 400 meio arrastado bem provável eu levar 2 semanas para terminá-lo, mas tá valendo já que parece muito bom.

  • Letícia Teixeira disse:

    Gosto muito de livros de investigação policial e me interessei mais ainda pelo livro depois dessa resenha. Quero muito ler!!

  • Resultado: Promoção O Vôo da Libélula « Por Essas Páginas disse:

    […] será que ganhou O Vôo da Libélula, da Editora Arqueiro na nossa super promoção, hein? (confira a resenha) ‘Bora descobrir quem foi o grande sortudo ou sortuda da […]

  • Fabiana Scola disse:

    Desde a primeira vez que vi esse livro me chamou muito a atenção, gostei do titulo, gostei da capa porém algumas resenhas me desanimaram. O livro tem um baita potencial e sei que o que funciona para um não necessariamente funcione para outro, então ainda quero sim ler esse livro.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem