Resenha: Perdido em Marte

Olá marcianos! Venho até vocês superanimado, trazendo um livro que dá orgulho de ler, uma belezinha, the best, top of the tops, tudo de bom mesmo. E como é gostoso ler um livro bom para variar (#saudades). Sem mais delongas apresento-lhes Perdido em Marte (também conhecido aqui em casa como O Marciano – quando eu não lembrava do nome do livro).

Perdido Em Marte – Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável , ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor. – Fonte: Skoob.

Mark Watney é aquele seu amigo que não regula muito bem das idéias porém é muito inteligente, então ganha uma colher de chá com a galera. E mesmo nos momentos de loucura, surgem as idéias mais brilhantes. Mark prova isso repetidas vezes durante o livro, tendo que inventar e reinventar soluções que beiram ao suicídio para sobreviver – como por exemplo, incendiar a base da NASA em Marte para criar água e poder regar batatas marcianas e não morrer de fome. Bem doidera.

E apesar da situação absurda que se encontra Mark se mantém positivo, sempre cômico e focado em sobreviver até a próxima expedição aparecer por lá para resgatá-lo (daqui a 4 anos) e mesmo quando todo seu plano dá errado, ele consegue superar o problema e ao mesmo tempo entreter o leitor. Mas não pense que todos os problemas são banalizados ou que o livro é pura comédia não, tem bastante emoção e aflição e expectativa sobre o que vai acontecer. É um livro que te mantém na ponta da cadeira e consegue arrancar boas risadas.

O livro é intercalado com alguns capítulos dos companheiros de missão de Mark – quando a missão chega em Marte e o subsequente acidente de Mark – como também a missão voltando para casa, além dos capítulos da Nasa planejando o resgate de Mark, tentando se comunicar com ele e mantendo-o vivo. Tudo muito bem escrito e dinâmico, mesmo os personagens mais simples como Mindy – a monitora de satélites da NASA que confirma o fato de Mark estar vivo – é bem completa, ela se emociona, discorda de seus superiores, cansa de monitorar Mark – enfim, personagens que não estão ali simplesmente em torno do personagem principal.

Um ponto negativo de Perdido em Marte é a repetida utilização de termos científicos que, para o leitor que não prestou muita atenção nas aulas de química (ou eliminou elas da cabeça como eu), pode tornar algumas partes difíceis, principalmente quando Mark desatina a explicar em detalhes o que vai fazer.  Na maioria das vezes essas cenas são seguidas de Mark efetivamente fazendo aquilo que explicou, e as descrições dos atos de Mark são mais compreensíveis.

Resumo da obra: Perdido em Marte vale cada centavo da sua mesada/salário. Garantia de emoção, aventura e muitas gargalhadas (#sessãodatarde).

E pra finalizar com chave de ouro: Perdido em Marte virou filme! Sente um pouco o gostinho com o trailer abaixo:

 

Esse livro foi gentilmente cedido para leitura e resenha pela Editora Arqueiro!

Arqueiro_parceria

Ficha Técnica

Título: Perdido Em Marte
Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Onde comprar: Livraria Cultura / Livraria Cultura (Ebook) /Amazon
Avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Gustavo disse:

    Estou louco por esse livro desde que foi lançado, adorei a capa, e a premissa do livro. A sinopse traz todo o sentimento de interesse e o mistério se o cara vai conseguir sobreviver oi não, o que só me da mais vontade de ler. E achei tão interessante que ele foi construído com base em fundamentos científicos, que sinceramente não tem como não abrir aquele apetite pela leitura. A única coisa que me impede um pouco de comprar ele é que eu acho que vai ser muita narração e vai arrastar um pouco a leitura.

  • Milena Soares disse:

    Tenho esse livro, mais ainda não consegui ler, minha lista de leitura está enorme, preciso fazer isso logo, pois quero muito conferi o filme depois, achei o trailer ótimo.

  • Heloisa Esther disse:

    O filme foi ótimo e me deixou com vontade de ler o livro. Também adorei essa resenha.

  • Maristela G Rezende disse:

    Já assisti ao filme e gostei muito. Tem partes muito interessantes que, acredito eu, no livro seja mais completa e mais interessante ainda. Amei o filme e creio que vou amar o livro.

  • Beatriz dos Santos disse:

    Assisti o filme no cinema e gostei muito, creio que seja um dos filmes mais falados no ano de 2015, não tive a oportunidade de lê-lo e como a velha teoria que sempre o livro é melhor que o filme, estou ansiosa pra ler. Participando da promoção pra ganha-lo

  • Helio de Oliveira e Souza disse:

    Adoro ficção e este livro e seu enredo me surpreendeu com as situações poque passa Mark e nem por isso desiste de tentar de todos os modos fiquei impressionado com este livro quero muito ler.

  • Junyelle disse:

    Nao assisti o filme… prefiro ler o livro Primeiro. deve ser muito bom

  • Alessandra Fernandes disse:

    Felipe, passei a ter conhecimento sobre o livro logo quando lançou o filme. Assisti recentemente á ele, e fiquei encantada por toda a história, do começo ao fim. É verdade que, nas partes em que usam esses termos científicos, também fiquei meio perdida (não gosto de química, eu era péssima na matéria), mas gostei e também indico.
    Quero ler o livro, e me aventurar nesta história!

  • Lydia Karla disse:

    Sempre achei fantástico ler sobre espaço, esse mundo misterioso e cheio de curiosidades…não vi o filme, mas bateu a vontade hein? bjs

  • ELIZABETH MACHADO SALLES disse:

    Vi o filme referente a este livro e adorei. agora quero ver se consigo ler também. sabe como é né? o livro sempre costuma ser melhor que o filme. tem mais emoção e é mais completo. Não desmerecendo o filme. Histórias deste tipo são fascinante de se ler.
    Beijos.

  • lorena clemente disse:

    já tinha lido esse livro pois vi a noticia que ia ser adaptado e tenho que dizer ele me fez repensar meus conceitos pois eu não dava nada por ele , só o li por que tava sem outro mais interessante , mas mds depois que li fiquei de queixo caído pois nunca imaginei que gostaria de um livro assim e ele eu acabei devorando em um dia! muito bom super recomendo!

  • Alice disse:

    o trailer é otima, então o livro deve ser ainda melhor, anciosa para ler e saber o desfecho

  • Flaviane da Silva disse:

    Gostei da resenha e me arriscaria pra ler!

  • Adriana Nascimento disse:

    Estou louca pra ler esse livro, eu vi o filme e foi o meu favorito de 2015, adoro temas que aborda ciências, são os meus favoritos e provavelmente por eu fazer faculdade na área.
    Mas eu fiquei sentindo que faltou várias explicações, eu adoro quando há explicações detalhadas, se não fico naquela curiosidade angustiante!
    Que 2016 tenha muito mais filmes assim, muita ficção cientifica, muita química, física e biologia <3

  • Resultado: Promoção Especial de Aniversário – 5 Anos de Por Essas Páginas « Por Essas Páginas disse:

    […] Kit Editora ArqueiroA Voz do Arqueiro + Perdido em Marte […]

  • TTT: Dez livros que merecem um maior destaque « Por Essas Páginas disse:

    […] Perdido em Marte, Andy Weir  [Resenha]- Não sei se esse livro deveria estar nessa lista, porque com o filme é claro que ele sofreu um […]

  • Top Ten Tuesday: 10 livros que me fizeram rir « Por Essas Páginas disse:

    […] Pedido em Marte, Andy Weir [Resenha] – O protagonista de Perdido em Marte é sensacional. Ele é daqueles que seguem a filosofia do […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem