Resenha: Plutão

Feliz dia do Amigo! E nada mais justo que hoje falar sobre a amizade. Vocês já sabem que me encantei com a história de August em Extraordinário, um garoto que nasceu com uma anomalia facial e que teve que enfrentar os desafios de encarar a escola pela primeira vez na vida. Aos poucos, R. J. Palacio está nos mostrando pontos de vista de outros personagens, falando das pessoas que conviviam com Auggie. O primeiro foi o Julian e agora é a vez do Christopher!

PLUTAOEm Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário.
Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante. Fonte

Esse conto foi lançado exclusivamente em e-book e é bem curtinho, nem posso contar muito sobre ele. Retrata como foi um dia na vida de Chris, que não gosta de acordar cedo e vive esquecendo coisas em casa que deveria levar para a escola. Em meio a esse dia, curiosamente Chris se lembra de Auggie, seu melhor amigo desde o nascimento. Uma vez que as mães dos dois garotos eram melhores amigas, nada mais comum que tentar fazer seus filhos se tornarem melhores amigos também e é isso o que acontece. Chris nunca se incomodou com a aparência de Auggie, mesmo sabendo que outras pessoas se incomodavam e mesmo sabendo que Auggie se chateava algumas vezes com isso.

Como Chritopher se muda para outra cidade, é óbvio que a amizade pode dar uma esfriada. Mas não é exatamente o que acontece, porque mesmo sem os dois conseguirem se encontrar muito, quando se falam é como se nunca tivessem se separado. Essa ligação entre os dois foi muito bacana, mesmo com Chris bem emburrado por ter tido um dia difícil na escola e com certo ressentimento por seus pais, mais com sua mãe.

A escrita da autora segue a linha dos livros anteriores, bem leve e contagiosa, de modo que podemos perceber como Chris se sente inseguro em meio aos “amigos” novos e mesmo constrangido em alguns momentos, principalmente quando não quer expor Auggie a pessoas que não entendem por que a aparência dele é daquele jeito, ou quando tentam ridicularizar outro de seus amigos da escola. Apesar de não parecer, Chris sabe o que é empatia e sabe que amizade também exige concessões, ainda mais quando se tem um amigo especial, ou melhor, extraordinário,  como Auggie.

Recomendo muito a leitura desse e todos os livros relacionados a Extraordinário!

Ficha técnica:

Nome: Plutão
Autor: R.J. Palacio
Páginas: 90
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Livraria Cultura / Amazon
Minha avaliação:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Gustavo disse:

    Adoro extraordinário e não me canso de falar isso, quando li indiquei para todo mundo que conhecia e chateei algumas pessoas que não leram kkkk. Adorei os personagens e estou amando que a autora continue nesse universo trabalhando e se aprofundando na vida de outros personagens. Só faz essa série ficar mais rica.
    Mas ao mesmo tempo acho que ela esta com medo de abandonar a série totalmente, já que foi o que a jogou para os holofotes. Acho que ela tem uma capacidade de escrita incrível, e em vez de continuar com contos nesse mesmo universo, ela podia escrever um outro livro que seja tão tocante ou mais do que Extraordinário…

  • Dia do amigo – Editora Intrínseca disse:

    […] da Mi|Livrologias| Sobre livros e traduções| Brincando com livros |Leitora Compulsiva|Por essas páginas|Lara Furtado| Livroterapias| Vitor […]

  • Marília Sena disse:

    Eu gosto muito de Extraordinário e acho uma ótima ideia pôr em pauta outros pontos de vista! E esse livro é muito especial, pois mostra, como você disse, o poder da amizade e da empatia, além do respeito às diferenças, da aceitação, amor etc. Vale muito a pena!

  • Thamires Menezes disse:

    Olá
    Extraordinário é um alivo maravilhoso e desde que fiquei sabendo que tem livros falando sobre Julian e agora Christopher, fiquei muito ansiosa pra ler…ainda não tive essa oportunidade, mas em breve vou ler.
    Acho que é um ótimo livro pra resenhar nessa data, falando de amizade.
    Nesse, acho que fala principalmente da amizade à distancia, mas não esquecendo toda a historia do livro Extraordinário, da amizade entre August e Chris, de como nada do que os outros pensavam, ou a aparencia atrapalhou a amizade.
    Ansiosa pra ler
    Beijos

  • Resenha: Shingaling « Por Essas Páginas disse:

    […] contos lançados separadamente dos personagens de Extraordinário. Já lemos O capítulo de Julian, Plutão, sobre Christopher, o amigo de Auggie e agora é a vez de […]

  • Top Ten Tuesday: Dez personagens infantis que quero rever daqui a 10 anos « Por Essas Páginas disse:

    […] emocionei demais com a leitura e adoraria saber como Auggie, Jack, Summer, Charlotte, Julian e Christopher cresceram e amadureceram. Será que mudaram? Será que continuam amigos? (Será que Julian fez as […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem