Resenha: Poder

PODER“Acordar uma princesa pode ser letal. Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos! Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia. Todos os seres vivos foram cercados pela densa mata e estão dormindo, em um sono pesado demais, que só poderia vir da magia. Mas que tipo de bruxaria assolaria uma cidade inteira e seus habitantes? E, principalmente, quem faria mal a uma jovem rainha tão boa e tão bela? A não ser, claro, que os olhos não percebam o que um coração cruel pode esconder…” 

Se você acompanha o Por essas Páginas, mesmo há poucos dias, já sabe: eu AMO conto de fadas. Adoro histórias de princesas e leio todos os livros desse tipo que eu conseguir. E é claro que a Saga Encantadas não ficaria de fora. Gostei do primeiro livro, Veneno, AMEI Feitiço (principalmente por causa do final) e agora finalmente consegui ler Poder!

O rei (sim, sem nome) acreditava que ele e a esposa haviam estragado o príncipe. Ele precisava se tornar uma pessoa mais responsável já que no futuro ele comandaria aquele reino. A rainha tem uma grande ideia: o príncipe precisava de uma aventura! O rei, concordando com a esposa, dá uma missão para o filho. Aos pés do Monte Ermo havia uma cidade muito rica. Mas há cerca de um século, a cidade recebeu uma praga e a ela ficou isolada do restante do reino. Se alguém tentou chegar lá, ninguém havia conseguido, por causa da floresta que ficava em volta do lugar. O rumor era que tesouros ainda poderiam ser encontrados lá e, além disso, a cidade poderia ser um bom acréscimo ao reino. Esse, então, seria o desafio do jovem príncipe.

Porém ele não vai sozinho nessa aventura. O rei pede para que o melhor caçador acompanhe o filho até o Monte Ermo e o proteja. Mas ele não deve contar nada para o jovem, porque o rei quer que o filho acredite ser o herói da história. No meio do caminho, eles acabam salvando Petra e ela acaba seguindo os dois nesse desafio…

O que eu mais gostei em Poder foi que esse livro foi o qual a autora mais utilizou conto de fadas diferentes! E eu adoro os três principais: A Bela Adormecida (como já podemos saber pela sinopse e é o tema central do livro), Chapeuzinho Vermelho (que normalmente é esquecido nos livros) e… Bem, o terceiro não vou falar porque é spoiler, mas posso dizer que é um queridinho de muitas pessoas! Outros personagens também foram citados e a forma que a autora usou cada um deles foi muito criativa. Sério, eu fiquei surpresa com os detalhes que a autora colocou e com as ideias que ela teve para fazer uma história original. A narrativa continua fluida e quando você percebe… Puft, o livro acabou! Poder só não ganhou cinco estrelas porque… Ficou faltando algo no final. A conclusão de Feitiço me deixou tão surpresa que eu fiquei esperando algo parecido em Poder. O final ainda tem as suas delicadezas e mensagens nas entrelinhas mas a autora poderia ter trabalhado mais e ter deixado um pouco mais de emoção para o final.

Como eu já tinha falado nas primeiras resenhas, cada livro dessa série tem um enredo separado e um final satisfatório. O leitor não precisa ler na ordem para entender e pode parar a leitura quando quiser.  A própria ordem de publicação não é a ordem cronológica dos acontecimentos. No final de Poder tem uma entrevista muito interessante com a autora e ela diz isso:

Então todas as histórias acontecem simultaneamente?

Não. Veneno é a história do meio. A história de Feitiço nos leva à história de Veneno, que por sua vez, nos transporta até o livro Poder. Então, embora os protagonistas sejam diferentes em cada livro, todos os demais personagens aparecem nas três histórias.

A autora explicou que fez isso para que, de onde quer que o leitor começasse, ele poderia desenvolver diferente níveis de simpatia pelos personagens e que isso não afetaria a leitura dos outros livros. Mas bom, pra mim isso afetou e MUITO. Se eu soubesse de certos acontecimentos de Poder, eu entenderia as atitudes de alguns personagens em Veneno e Feitiço. Uma das minhas grandes críticas em Veneno TEM EXPLICAÇÃO! E agora? Infelizmente, eu não tenho uma máquina do tempo e não consigo retirar totalmente as minhas primeiras impressões sobre o livro. Eu preferiria muito mais ter lido na ordem cronológica. É claro que isso é uma questão de opinião, e nem todo mundo pode pensar dessa forma. Eu presto muita atenção nos personagens, e nem sempre nos fatos, então para mim “estabelecer diferentes níveis de simpatia” tem consequências maiores do que ser obrigada a ler uma série em uma determinada ordem.

Enfim, Poder é um livro excelente e tirando os meus comentários sobre a ordem em que a série deve ser lida, eu adorei a Saga Encantadas! Se você adora conto de fadas e/ou Once Upon a TIme (nessa mesma entrevista a autora comenta que realmente a inspiração veio dessa série), não perca tempo: vá a livraria mais próxima e compre os livros! Vocês não vão se arrepender!

Livro gentilmente cedido para resenha pela Editora Única.

Ficha técnica:

Nome: Poder
Autora: Sarah Pinborough
Páginas: 223
Editora: Única
Onde comprar:Livraria Cultura
Minha avaliação:  

Essa postagem está participando do Top Comentarista de Agosto. Por favor, preencha o formulário abaixo após postar seu comentário. Basta clicar na imagem para abri-lo em nova página!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Suelen Mendes disse:

    Esses livros estão lindos,e a Única caprichou na edição.Eles vem com os marcadores no final da aba de trás,mto mto mto amor <3
    Acho que as outras editoras poderiam adotar essa tática,eu ia ficar super feliz rssss
    Estou pra começar a ler essa série,tbm amo contos de fadas.
    Qual a ordem vc recomenda que eu leia?Poder por primeiro?
    Bjus

  • Nathalia Simião disse:

    Oi Lany! Eu também adoro contos de fada, só não curto a série Once Upon A Time, criei uma certa antipatia rs mas isso não vem ao caso. Achei muito criativa essa ordem em que a autora fez os livros. A nossa, a capa de Poder é liiiinda. beijos

  • Patrini Viero disse:

    Amo contos de fadas, e ver as releituras deles se tornarem cada vez mais comum me deixa super feliz. Eu estou super ansiosa para ler essa saga, tenho o primeiro e o terceiro livro, mas já que são histórias meio que independentes, ainda não li apenas por falta de tempo mesmo, mas não vejo a hora!

  • Marília Sena disse:

    Eu adoro contos de fadas, principalmente depois de ter começado a assistir OUAT. E sobre essa série, eu tenho muita vontade de lê-la, pois vejo muitos comentários bons a respeito. Por que ainda não li? Pura questão de prioridades e livros enxeridos que resolvem entrar na frente. Acho legal isso de ser independente, mas ao mesmo tempo eu tenho isso de gostar de ler tudo na ordem, sou assim até mesmo com spin-off. Beijos!

  • Michele Lopez disse:

    Oie…
    Ainda não li nenhum livro da trilogia, mas parecem ser ótimos livros!
    Embora não goste muito de contos de fadas, esse parece ser bem interessante!
    Talvez eu leia o livro no futuro! Gostei muito das capas!!

  • Solange Cristina disse:

    Lany !! Nunca tinha lido nada sobre essa série . Fui conhecer aqui no blog e quero muito ler!
    Adoooro quando os livros não estão em ordem, dá mais liberdade para a gente :)
    Sem contar que contos de fadas são a coisa mais fofa do mundo, quando bem escritos claro. O que parece que aconteceu aqui ^^
    Vou ler sem dúvida nenhuma!

  • Franciele Débora disse:

    Eu adoro contos de fadas, são os meus tipos de livros favoritos!!
    Como sempre, a capa é SENSACIONAL. Mas eu ainda não li esse série. Mas depois dessa resenha maravilhosa, com certeza entrou na minha próxima lista de compras *-*
    XoXo,
    Franciele D.

  • Michely Reis disse:

    Oiii..
    hahaha também adoro conto de fadas..aiinda não li essa sériee hahaha mais estou doidinha para começar logo logoo..o livro parece ser muiitoo interessante hahaha adorei

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem