Resenha + Promoção: O Livro do Amanhã

Demorou, mas saiu! Faz tempo que li O livro do amanhã, mas aconteceram TANTAS coisas aqui do outro lado da tela que não conseguia postar a resenha dele. Pois bem, não apenas teremos a resenha, como também uma promoção. Mas vamos por partes, primeiro, a resenha.

O_LIVRO_DO_AMANHASinopse: Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino. Fonte

Embora eu tenha um exemplar de P.S. Eu te amo, esse é o primeiro livro de Cecelia Ahern que eu li.  A leitura é intrigante e, embora algumas partes pareçam monótonas ou descritivas demais, ela consegue aguçar sua curiosidade a partir de determinado ponto da história que é difícil largar o livro antes do final.

“Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez.”

O Livro do Amanhã começa com o suicídio do pai de Tamara devido às dívidas gigantescas e sua mudança com sua mãe deprimida para a casa de seus tios, Arthur e Rosaleen, no Interior da Irlanda, em um lugar totalmente diferente do que Tamara estava habituada.

Tamara é uma típica adolescente problema. Ela gostava de ser uma garota problema para os pais – isso me irritou um pouco, porque ela demonstrou que muita coisa que fazia era por pirraça mesmo. Pode-se dizer que ela era uma garota complexa e também precoce, estava um passo à frente de tudo. Ainda por cima, depois da morte do pai, ela resolveu continuar sendo insuportável, como se quisesse transmitir toda sua raiva e frustração sendo impertinente. Isso dificultava sua relação com seus tios, principalmente com Rosaleen, que demonstrava um zelo extremo ao cuidar de suas hóspedes, levando todas as refeições para o quarto da mãe de Tamara.

A história começa a ficar interessante quando Tamara começa a frequentar uma biblioteca itinerante por se sentir atraída pelo motorista do ônibus-biblioteca, Marcus. Lá, ela encontra um livro com uma fechadura. Ela só consegue abrir com a ajuda de uma freira, irmã Ignatius  que conheceu enquanto perambulava pela região. Porém, o livro na verdade era um caderno com folhas em branco.

Irmã Ignatius sugere que Tamara o use como diário e a surpresa maior é quando a jovem abre novamente o livro e ele mostra exatamente o que acontecerá no dia seguinte, escrito pela própria Tamara. A partir daí, Tamara começa a prestar mais atenção ao que acontece e experimenta saber as consequências de se escolher fazer algo diferente do que estava escrito no diário.

A primeira parte do livro foi monótona e arrastada porque era carente de diálogos. O livro é narrado em primeira pessoa e como eu disse acima, é muito descritivo, ainda mais quando Tamara explica seus sentimentos, seu ponto de vista sobre determinada pessoa ou assunto. Cansava muito. Depois que ela encontrou o livro, as coisas começaram a mudar, mas não para o rumo que eu pensava.

Digamos que o livro é uma história à parte. O foco principal não é o livro, mas sim questões familiares mantidas em segredo há muitos anos. O livro foi um tipo de instrumento para ajudar Tamara, mas talvez ela conseguisse se virar bem até sem ele.

Nesse ponto eu devo admitir que Cecelia Ahern foi bem criativa e não óbvia. Porém… Ela meio que deixou uma pergunta sem resposta e o final não foi bem o que eu esperava.

Um ponto interessante é que no começo da história parece que Tamara não se importa tanto com a mãe, até despreza sua condição depressiva, considerando-a fraca para lidar com a morte do pai. Mas depois, ela demonstra que sempre se importou e se preocupava com a condição em que sua mãe se encontrava. Os cuidados de Rosaleen não surtiam efeito, ela parecia cada vez mais alheia à realidade e Tamara estava disposta a tudo para recuperar a sanidade de sua mãe.

“Compreendi que, quando as coisas fracassam, as pessoas não ficam apenas dilaceradas, se tornam sobreviventes.”

No geral, a leitura é boa. A narrativa é detalhada e pode cansar, mas o mistério em torno do livro e sobre a própria vida de Tamara faz com que a gente siga em frente com a leitura. Os momentos finais são emocionantes, você não quer parar de ler, embora a questão do Livro do Amanhã em si não ter um desfecho que eu queria/esperava.

Livro gentilmente cedido em parceria para resenha pela Editora Novo Conceito.

Ficha técnica:

Nome: O Livro do Amanhã
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368 páginas
Onde comprar: Livraria Cultura
Minha avaliação: 

 

banner_livro_amanha

Quem quer concorrer ao kit do livro O Livro do Amanhã levanta a mão!

Basta preencher o formulário abaixo! LEIAM ATENTAMENTE AS REGRAS, OK? 😀

A promoção é válida de hoje (17/07) até 18/08, então participem e boa sorte!

a Rafflecopter giveaway

foto

Kit do livro

– O sorteio vale de hoje 17/07/2013 até o dia 17/08/2013;
– É preciso ter um endereço de entrega no Brasil;
– Caso o ganhador não responda ao nosso contato em 48 horas, o sorteio será refeito;
– O prêmio será enviado pelos Correios em até 30 dias após o contato do ganhador;
– Não serão aceitos perfis fakes/criados somente para promoções;
– Não serão aceitos comentários no post que não sejam com conteúdo pertinente à resenha;
– A promoção é válida em todo território nacional, exceto para a equipe do blog Por Essas Páginas.

Compartilhe:
  • 9
  •  
  •  
  •  


  • Jullyane Prado disse:

    aaaah esse livro me chamou muito a atenção!! Apesar que tenho preguiça de livros muitos descritivos, mas é bem atraente a proposta de ter um livro que fala do amanhã! Eu queria! HAHAHA!! Louca p/ conhecer a Tamara que parece ser a “Menina dos problemas”

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Jullyane! Eu acho que tivesse um livro desses, provavelmente evitaria algumas burradas rsrs
    A Tamara é o problema em pessoa! hahaha Menina atentada, essa. Depois melhora um pouco. 😉
    bjos

    [Reply]

  • Karen disse:

    Quando eu soube desse livro achei bem interessante, mas… blé, muito descritivo e não se apega de verdade ao livro? Meio que me broxou isso aí. =/
    Curti muito tua resenha, Lucy!

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Pois é, quando a gente pensa q o assunto geral do livro vai ser o mistério do próprio livro, descobre que não é bem assim… hahaha
    Tks, Kakazinha!
    bjos

    [Reply]

  • Mayane Boniolo disse:

    Acho que estou precisando de um livro desse na minha vida, evitaria de acontecer muita coisa chata que tem acontecido e muitas sei que eu poderia ter evitado, mas enfim, deixa pra lá né…
    Adoro a Cecelia, li PS eu te amo e estou lendo A vez da minha vida e estou amando, quando vi esse livro achei interessante, mas depois de ver resenhas sobre ele me deu uma desanimada, a maioria fala que não é tão bom quanto esperam e que é difícil conseguir se apegar de verdade a leitura e eu tenho um grande problema para me concentra e seguir em frente com livros que eu não estou gostando, mas se eu tiver a oportunidade de ler acredito que vou tentar ler assim mesmo e ver no que vai dar.

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Mayane! Pois é, um livro desses seria tiro e queda, não? rs
    Como eu disse, ainda não li os outros livros da autora, mas já li comentários que dos três lançados aqui no Brasil, esse foi o mais fraquinho…
    Mas quem sabe, às vezes o ritmo de leitura é bem diferente e talvez vc goste mais do que eu. rsrs
    Boa sorte!
    bjs

    [Reply]

  • ELIZABETH MACHADO SALLES disse:

    Estou querendo muito ler esse livro. Só leio resenhas falando bem dele, do quanto é bom. E com isso minha ansiedade em querer ler aumenta. Muito bom e vou amar ler. Beijos.

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Elizabeth! Eu achei a leitura razoável, mas cada um tem um ritmo de leitura diferente, acredito que muita gente tenha gostado mais do que eu gostei. rsrs
    Boa sorte!

    [Reply]

  • Ana Caroline Basto Fonseca disse:

    apesar d nunca ter lido nada dessa autora quero muito amo as histótias q leio na resenha

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Ana! Esse foi o primeiro livro que li da autora, acredito que vc vai gostar.
    bjs

    [Reply]

  • Shadai Vieira disse:

    Parece um livro interessante, diferente, mas desanimei por ser uma leitura cansativa cheia de detalhes, isso faz com que eu demore muito para terminar o livro – a não ser que eu me identifique com as personagens e assim ele me prenda já desde o começo.

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Shadai!
    Eu sou assim também, por isso esse livro levou um tempo considerável para terminar. Acabou que não me identifiquei muito com a protagonista, mas quem sabe com vc não é diferente né?
    Boa sorte! 😉

    [Reply]

  • Julia Ribeiro Nazaré disse:

    ooi,queria dizer que lendo só a resenha desse livro me interessei mto,mesmo você falando que é uma leitura cheia de detalhes( o que cansa e não curto mto) me interessei pela história.Quero muito esse livro pra ver se mudo meu conceito sobre livros detalhistas

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Julia!
    Sim, embora haja muitos detalhes, a história é interessante. Tomara que você consiga mudar de opinião sobre livros detalhistas. 😉
    bjs e boa sorte!

    [Reply]

  • Adriana (@Adrianazinha) disse:

    Já li algumas resenhas bem negativas desse livro da Cecilia, que em comparação com as outras publicações dela, fica bem distante de uma excelente leitura, mas também já li resenhas bem favoráveis, acho que tudo vai do ponto de vista e gosto literário de cada pessoa, adorei saber que a Tamara de adolescente rebelde, vai tendo uma mudança ao longo do livro, eu sempre espero uma mudança positiva em cada personagem, mas que pena que o final não foi o que vc esperarva, eu pretendo ler esse livro também, gostei muito da sua resenha, bjão!

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Adriana!
    Realmente também li outras resenhas negativas com essas características e outras mais favoráveis. Concordo com você sobre o ponto de vista e gosto literário, infelizmente o livro não me cativou como eu esperava, mas é assim mesmo. A Tamara consegue amadurecer de forma consistente, eu gostei muito disso na história. O final realmente não foi o que eu esperava, mas acho que o livro todo foi para um caminho que eu não esperava. rsrs
    Obrigada!
    Bjos e boa sorte!

    [Reply]

  • Tâmara Moya disse:

    Oi flor
    A escrita da autora parece ser perfeita. Lendo a resenha percebi um humor irônico na personagem Tamara (quase minha chara) rsrsr. A autora teve uma sensibilidade tamanha para construir cada personagem. As personagens aqui são bem humanas, compostas por virtudes e falhas e isso deve ser legal de ler. Parece que Tamara busca por si mesma neste livro.
    O livro tem uma história bem construída, que mescla dramas e mistérios, suavizados por pitadas de romance e de humor.
    Adorei!
    Bjos

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Nossa, realmente quase sua chará! rsrs
    Sim, a Tamara é extremamente irônica e beira à grosseria. rsrs Mas aos poucos ela vai acordando pra vida, sem deixar de lado seu humor ácido. De fato, é uma busca de auto-conhecimento e pelo visto você já deve ter lido o livro para saber que mescla dramas e mistérios e pitadas de romance e humor. rsrs
    Bjos bjos

    [Reply]

  • Beatriz Nathaly disse:

    Ainda não li nada escrito pela autora, mas vontade é o que não falta! Desde o lançamento desse livro eu o quis ler, achei a ideia tão interessante. Sem contar a capa que é linda *-* Amei sua resenha.

    @escrevendomundo

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Beatriz! Obrigada!
    A capa realmente é linda, não? Foi meu primeiro livro da autora, mesmo não tendo curtido 100%, vou ler ainda P.S. Eu te amo, já me falaram super bem.
    Bjos

    [Reply]

  • karlene maoli disse:

    amo os livros da Cecilia, ela sabe prender o leitor até o fim. Estou mega ansiosa pra ler esse, só falta a grana.

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Karlene! Bom saber que ela consegue prender os leitores até o fim, pretendo ler mais livros da mesma autora. rsrs
    Quem sabe vc não ganha o sorteio? hehehe
    Boa sorte!
    bjs

    [Reply]

  • Mariana Baptista disse:

    Fico um pouco decepcionada com as resenhas que vejo sobre esse livro porque esperava MUITO dele quando vi a sinopse. O fato de ser monótono no começo me deixa bastante apreensiva, mas quero tentar a leitura!

    Beijos

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Mariana! Às vezes você pode se surpreender com o livro, mesmo que eu não tenha gostado muito. Vai de ponto de vista, também.
    Boa sorte!
    bjs

    [Reply]

  • Magiasbook disse:

    Confesso que não pude ler o livro ainda,mas sempre me atraiu pela capa.
    Achei uma história intrigante,já imaginou um livro que você abre e fica sabendo o que acontecerá.
    Bem tentador,e quanto a pewrsonagens meio dengosas pelo que vi acabem sempre se dando mal,rsrs.

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Olá!
    A capa é bem caprichada mesmo, muito linda!
    A Tamara aprende as lições da vida conforme a história segue, acredito que você vai gostar. 😉
    Bjs

    [Reply]

  • Alessandra Vieira disse:

    Não sou muito chegada em detalhes demais, eu canso muito fácil hehe
    Mas se tu diz que vale a pena, acho que posso dar essa chance pro livro 😛

    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Alessandra!
    Também levo em consideração que o ritmo de leitura pode ser diferente de pessoa pra pessoa. Como não consegui me conectar com a história logo de cara, acabou que me entediou um pouco, mas quem sabe com você não é diferente?
    Boa sorte!
    Bjos

    [Reply]

  • Nardonio disse:

    Até agora só li “P.S. Eu te Amo”, e gostei bastante. Acho que em relação ao “O Livro do Amanhã”, o maior problema para mim seria a questão de ser um pouco descritivo demais. Não sou muito fã desse tipo de narrativa. De qualquer maneira, gostaria de ler.

    @_Dom_Dom

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Nardonio! Estou para ler “P.S. Eu te amo” e confesso que depois desse livro não fiquei com tantas expectativas, apenas melhorou um pouco quando li que O livro do amanhã foi o mais fraco da autora. Em todo o caso, a leitura vale a pena.
    Boa sorte!

    [Reply]

  • Ana Carolina Lopes disse:

    Não li nada da autora , mas espero ler em breve , já vi várias crísicas positivas em relação a ela e seus trabalhos .

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Ana! Esse foi o primeiro livro da autora que li, espero que goste dos outros títulos.
    Boa sorte!
    bjs

    [Reply]

  • Ana Paula Ramos disse:

    Eu já li PS te amo… e gostei tanto……. S2 S2
    Acho que é por isso que tenho uma espectativa enorme por esse livro! Ja tinha lido que no inicio ele é meio enrolado, mas dificilmente eu paro na metade uma leitura, e sabendo um pouco mais da historia, e que ela tende a melhorar, acaba ajudando na curiosidade para ir até o final…. ai que será que vou gostar desse final?????*medo*
    bjo

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Ana!
    Eu também não gosto de parar no meio da leitura. rsrs
    Realmente a história tende a melhorar, foi o que me impulsionou. Agora espero ler P.S. Eu te amo, quem sabe consigo uma boa impressão?
    Espero que você goste do final rsrs. De qualquer forma, ele surpreende.
    Boa sorte!
    Bjs

    [Reply]

  • Resultado: Sorteio Especial Harry Potter « Por Essas Páginas disse:

    […] Promoção O Livro do Amanhã – Até 17/08 […]

  • Renata Cerqueira disse:

    Já li varias resenhas positivas sobre esse livro! Ele parece ser interessante, e tenho muita vontade/curiosidade para ler ele. Além da capa ser fofa :3
    Beijos.
    Capricornizando

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Renata!
    É bom ler opiniões diferentes de um mesmo livro. O ritmo e o assunto pode prender de forma diferente para cada um. Espero que tenha oportunidade de ler. ^^
    bjs!

    [Reply]

  • lorrana da rosa disse:

    Ainda não li o livro,sempre achei a capa bem legal e quanto ao conteúdo a história é bem interessante encontrar um livro e poder escrever sua vida.

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Lorrana! De fato é bem interessante saber de fatos com antecedência, fico imaginando como isso repercutiria comigo. rs
    Bjos!

    [Reply]

  • Julia disse:

    Não li nada da autora mas tenho grandes expectativas com esse livro não sei se é porque a sinopse me deixa curiosa ou o que e nem sabia que a guria era problematica pra mim ela era um doce

    [Reply]

    Lucy Reply:

    Oi, Julia!
    Eu tinha boas expectativas também, talvez você goste mais do livro do que eu gostei. A menina realmente é problemática, mas acho que de certo modo ela consegue encontrar uma resposta para seus problemas.
    Bjs

    [Reply]

  • Lançamentos da Novo Conceito: O Presente « Por Essas Páginas disse:

    […] deles, O Livro do Amanhã, foi lido e resenhado pela Lucy, e vocês podem conferir a resenha aqui. Ainda não li nada da autora *shame on me*, apesar de ter aqui em casa PS: Eu te amo e já ter […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem