Resenha: Semideuses e Monstros

semideuses e monstros“Você acha que Zeus se sai melhor que Ares como pai? Ou que Cronos é o pior dos supervilões? Tem certeza de que entendeu perfeitamente as profecias do Oráculo? E Dioniso: será que ele é mesmo um péssimo diretor para o acampamento dos semideuses? Se você pensa que já tem todas essas respostas, é melhor rever seus conceitos. Abra este livro e mergulhe ainda mais no mundo de Percy Jackson: um mundo em que os deuses do Olimpo andam de bicicleta por aí, figuras mitológicas surgem a cada esquina e qualquer um de nós pode acabar se descobrindo um verdadeiro herói.”

Meu primeiro pensamento quando eu descobri “Semideuses e Monstros”, um livro organizado por Rick Riordan, foi “Mas sobre o quê é esse livro? São contos que se passam nesse mundo? São os mitos?”. Esse livro é na verdade formado por uma coletânea de textos de 15 autores diferentes sobre o universo de Percy Jackson. Eles podem abordar qualquer tema: deuses, semideus, monstros… A introdução foi escrita por Rick – e é claro que foi um dos pontos altos do livro. Nela ele conta sobre como simbolismos encontrados nos livros nem sempre é realmente a intenção do autor, sobre o poder do mito e também como ele teve a ideia de escrever a série. Provavelmente todo mundo já conhece, mas eu me emocionei muito ao ler nas palavras dele como que foi esse processo.

“Se há cinco anos você tivesse me dito que alguém iria querer criar uma antologia de ensaios baseados em um história de ninar que eu inventei para meu filho, eu o teria chamado de louco.”-  página 10.

Assim como em qualquer livro com textos de diferentes autores, ninguém consegue gostar igualmente de todas. O livro conta com ensaios sobre os mais diversos temas! Desde todo o histórico de Dionísio, quais são os melhores (e piores) pais Olimpianos, como localizar um monstro, o perigo das profecias, como é o novo Herói Grego… E sim, eles possuem spoilers dos cinco livros da série Percy Jackson & os Olimpianos. Então aconselho a somente quem terminou essa primeira parte da saga leia esse livro. Mesmo se você for que nem a Lucy e não ligue para spoilers, talvez não fique bem claro alguns pontos que os autores comentam. Como eles partem do pressuposto que todo mundo leu a série, eles não explicam em detalhes as referências – e sim somente o que é necessário para lembrar o leitor.

semideuses dentro
Um dos ensaios que eu mais gostei foi “Roubar o fogo dos deuses – O apelo de Percy Jackson”, de Paul Collins, porque ele levantou vários pontos que demonstram o motivo de eu amar tanto essa série e o seu protagonista. Ele comenta sobre os cinco estágios do crescimento e como isso é trabalhado durante toda a saga. Essa base é utilizada em várias séries, como por exemplo, na série Harry Potter. Ela também é conhecida como a “Jornada do Herói”.

“Então, por que essa nova trama em especial é tão importante para nós? Do que realmente trata a série Percy Jackson?

Bem, vou contar a vocês. Trata de rebeldia.

Trata de pessoas crescendo e se tornando elas próprias. Assim como Scott tenta fazer em Vem Dançar Comigo, assim como Harry Potter tenta e como toda pessoa que existe e já existiu tentou.” – página 43

Outro ensaio que eu gostei muito foi “Dioniso: Quem o deixou administrar um acampamento?”, de Ellen Steiber Apesar de aparecer bastante nos livros, o deus Dionísio não é tão explorado assim em detalhes. Mas a história dele é na, minha opinião, uma das mais loucas de todas (não gente, eu não estou fazendo piada por ele ser o deus da loucura também, mas não existe outra palavra para descrevê-lo). E eu achei excelente as comparações que a autora fez entre o Dioniso original e aquele que só pode ficar bebendo Coca-Cola e que tem que cuidar dos semideuses no Acampamento Meio Sangue.

“Os deuses entre nós”, de Elizabeth M. Rees também merece destaque por nos mostrar que aquela pessoa que está passando no seu lado nesse momento pode ser um deus e você nem consegue perceber. “Mamãe mandou eu escolher… Elegendo seus próprios pais divinos” , de Jenny Han, toca em um ponto que eu sempre concordei: é extremamente difícil escolher um deus para ser o seu pai. Todos eles tem MUITO problemas! No final a autora ainda nos conta qual seria a escolha dela. Ainda em um tema semelhante, em “Percy, eu sou seu pai” a autora Sarah Beth Durst usa a “Escala Sarah Para Avaliação de Desempenho Paterno-maternal” e nos mostra quem são os piores e melhores pais que residem no Olimpo.

semideuses
O livro ainda conta com um “Glossário de antigos mitos gregos”, porque afinal, são mutos mitos e nomes estranhos, nem sempre nós vamos nos lembrar de todos. E analisando o público alvo da série, Semideuses e Monstros é um livro muito interessante por fazer com que os adolescentes se aproximem ainda mais das lendas gregas. É claro que na saga alguns pontos são explicados – mas Rick Riordan não dá exatamente uma aula sobre isso (e gostaria de deixar claro que ele está certíssimo). Com esses ensaios, conseguimos entender melhor a base que o autor usou para construir o mundo de Percy Jackson.

Enfim, Semideuses e Monstros é indicado para todo os fãs da série Percy Jackson e de Rick Riordan! Por não ser um livro exatamente com um enredo, ele não prende muito mas a maioria dos ensaios são muito bons e tenho certeza que vai ser uma leitura muito interessante!

Esse livro foi gentilmente cedido para leitura e resenha pela Editora Intrínseca.

Ficha Técnica

Título: Semideuses e Monstros
Organização e Introdução: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Onde comprar: Livraria Cultura / Livraria Cultura (e-book) / Amazon
Avaliação: 

Essa postagem está participando do Top Comentarista de Setembro. Por favor, preencha o formulário abaixo após postar seu comentário. Basta clicar na imagem para abri-lo em nova página!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Patrini Viero Ferreira disse:

    Confesso que não li a série da Percy, porque fiz a besteira de ver a adaptação cinematográfica antes de ler o livro, e aí me decepcionei e me desanimei com relação a história. Porém acho super válida a proposta desse livro, além de ser um grande presente aos fãs.

  • Suelen Mendes disse:

    Ainda não li nenhum livro do Percy,eles estão aqui na fila,mas nunca chega a vez deles tadinhos rssss
    Me interessei bastante por esse livro,me pareceu uma ótima coisa pra fãs e pra quem quer entender bem esse mundo de deuses e mitos.Eu particularmente não gosto mto de contos,mas se são em relação a alguma coisa que eu goste é claor que tbm vou gostar né!
    Quem sabe depois de ler Percy Jackson não me anime a ler este!
    Bjus

  • Nathalia Simião disse:

    Oi Lany!
    Eu não li a série do Percy ainda e confesso que não tenho interesse em ler também, parece que tem algum poder que me repele à essa série rs então esse livro Semideuses e Monstros também não me interessa muito.
    beijos

  • Michele Lopez disse:

    Oie…
    A capa desse livro é linda!!
    Ainda não li nenhum dos livros da série Percy Jackson, mas estou louca para ler!!
    Ótimos esclarecimentos para quem é fã e espero poder ler em breve a série!

  • Bianca Martins disse:

    Eu nunca li Percy Jackson e nem Rick Riordan…=/
    A temática do livro é interessante, mas antes pretendo ler os autores homenageados neah…pq se n faz sentido…uashuahsua

  • Douglas Fernandes disse:

    Sou fã da série Percy Jackson, já comprei na pré venda o Sangue do Olimpo e não vejo a hora de chegar *-*
    Então nem preciso dizer que quero muito esse livro né, achei interessante a ideia do livro, ja ta na minha lista de desejados.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem