Resenha: Shingaling

SHINGALINGExtraordinário se tornou um best-seller ao narrar os desafios enfrentados por Auggie, um menino de aparência incomum. Na sequência do romance, J.R. Palacio lançou os e-books O capítulo do Julian, narrado pelo menino que mais fazia bullying contra Auggie na escola, e Plutão, narrado pelo amigo de infância do protagonista. Agora quem conta a história é Charlotte, uma das crianças que recebem Auggie no dia em que ele vai conhecer a escola.

Em Shingaling, temos a oportunidade de conhecer melhor a personagem cuja presença é decisiva em momentos importantes da vida de Auggie. Ela conta sobre sua amizade com Summer (as duas solucionam um mistério juntas) e sobre como foi, para as meninas da escola, começar a conviver com o menino mais extraordinário que já haviam encontrado. Charlotte aproveita para mostrar sua mania de fazer diagramas e explicar como elaborou o preceito citado no final de Extraordinário: “Não basta ser amigável. Você tem que ser amigo.” Fonte


Já tem um tempo que a Intrínseca lançou o livro Auggie e Eu, onde você pode ler cada um dos contos lançados separadamente dos personagens de Extraordinário. Já lemos O capítulo de Julian, Plutão, sobre Christopher, o amigo de Auggie e agora é a vez de Charlotte.

Para quem não sabe, ou não lembra, Charlotte foi a única menina da escola a fazer parte do Comitê de Boas-Vindas ao Auggie – que tem uma deformação facial congênita. Mesmo assim, e não demonstrando preconceito, ela não chegou a se tornar amiga dele, como Jack havia se tornado, apenas colegas de classe.

Charlotte realmente não tem nenhum problema com Auggie, nem medo, nem aversão, mas ela ligava para o que as outras pessoas poderiam pensar ou falar dela. Assim, ela tentava se manter “neutra” em todas as questões: ela não queria ser rude com Auggie, mas não queria ser excluída socialmente pelos colegas da escola. Infelizmente – e a vida ensina isso de um modo ou de outro para todos – não dá para ser neutra sempre.

O interessante é que Charlotte gostaria muito de ser aceita pelo grupo das populares, como sua melhor amiga Ellie foi. Mas, aparentemente, ela era “certinha” demais para isso – nome que ela detestava ser chamada. Em todo o caso, Charlotte conseguia seus méritos por conta de seu esforço e isso não mudaria. Tanto que ela conseguiu ser aprovada em uma audição para uma apresentação de dança, algo que ela queria muito! E ficou no lugar de uma das populares, assim como Summer, amiga de Auggie. A única popular que conseguiu entrar no grupo foi Ximena, uma menina que é muito talentosa com a dança, mas que tem a fama de ser metida e antipática. Summer sempre foi um amor de pessoa, ela tinha fama de ser “santa”, mas a verdade é que Summer é uma pessoa boa e sem maldade.

O fato de as três terem sido selecionadas fez com que elas convivessem mais entre si e descobrissem que existe muito mais por trás da aparência ou do que achamos que uma pessoa possa ser só pela “fama” dela. Às vezes a pessoa parece o cão, mas quando você convive com ela, descobre que é uma pessoa legal. E vice-versa! Mas esse livro mostra também que nem todo mundo é sempre mau ou sempre bom. Charlotte se viu confrontada pela primeira vez quanto a isso, assim como percebia as mudanças de atitudes de Ximena em determinado momento.

Muitas vezes parecia que o altruísmo de Charlotte nunca era o suficiente, por ela ter essa necessidade de sempre agradar os outros, mas nunca por segundas intenções. Charlotte é realmente altruísta, porém, essa qualidade pode ser vista por outros como puxa-saquismo, o que é uma pena, porque realmente existem pessoas assim e você perde uma grande oportunidade de amizade ao julgar uma pessoa altruísta dessa forma.

Leitura mais que recomendada! Se você adquiriu apenas o conto, corre no seu e-reader e leia! Se adquiriu Auggie e eu, confira também os demais contos! Temos resenhas de todos eles aqui!

Ficha técnica:

Nome: Shingaling
Autor: R. J. Palacio
Páginas: 136
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Amazon
Minha avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem