Resenha: Tempestade de Guerra

Tempestade de GuerraFicha técnica:

Nome: Tempestade de Guerra

Autor: Victoria Aveyard

Tradutores: Cristian Clemente, Guilherme Miranda, Lígia Azevedo, Zé Oliboni

Páginas: 699

Editora: Seguinte

Compre aqui

No aguardado desfecho da série A Rainha Vermelha, descubra qual poder sairá vencedor depois que a tempestade de guerra passar.

Mare Barrow aprendeu rápido que, para vencer, é preciso pagar um preço muito alto. Depois da traição de Cal, ela se esforça para proteger seu coração e continuar a lutar junto aos rebeldes pela liberdade de todos os vermelhos e sanguenovos de Norta. A jovem fará de tudo para derrubar o governo de uma vez por todas — começando pela coroa de Maven.

Mas nenhuma guerra pode ser vencida sem ajuda, e logo Mare se vê obrigada a se unir ao garoto que partiu seu coração para derrotar aquele que quase a destruiu. Cal tem aliados prateados poderosos que, somados à Guarda Escarlate, se tornam uma força imbatível. Por outro lado, Maven é guiado por uma obsessão profunda e fará qualquer coisa para ter Mare de volta, nem que tenha que passar por cima de tudo — e todos — no caminho.

Essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série, mas são necessários para melhor entendimento do texto.

Esse foi um dos últimos livros lidos de 2018. Quando foi lançado, eu pedi meu exemplar para a editora, mas eu fiquei adiando a leitura até onde podia. Depois de um primeiro livro muito bom, um segundo e um terceiro livro medianos, eu fiquei muito receosa a respeito de como a série terminaria.

Para quem não conhece a história, pode ler mais ou menos do que se trata aqui.

Eu não vou mencionar muito sobre a trama (leiam a sinopse, se preferirem), mas o que vocês precisam saber é que Mare se encontra em uma via sem saída. Deixa eu ver se explico melhor:

  • Temos a Guarda Escarlate que quer a liberdade dos vermelhos e Mare participa ativamente.
  • Temos Cal Calore que foi traído por seu irmão, Maven, em uma trama para usurpar o trono de Norta (fora o fato de os dois gostarem de Mare – Maven de uma forma bem doentia, diga-se de passagem)
  • Cal e Mare conseguem apoio da Guarda Escarlate para tirar Maven do poder e conseguem apoio de outros prateados que foram traídos por Maven
  • Temos MAIS prateados que não apoiam Maven e decidem jurar fidelidade a Cal, estabelecendo uma “aliança” com ele e a Guarda Escarlate, para lutarem contra um inimigo em comum.
  • Só que para ter essa aliança, Cal tem que se casar com outra prateada, Evangeline Samos, mantendo assim a supremacia prateada diante dos vermelhos (o que deixa Mare p*** da vida, claro).

Então, o que ela pode fazer? Dividir e conquistar – literalmente. Ela terá que engolir vários sapos em relação a essa nova aliança para derrotar Maven, ao mesmo tempo que tenta se manter firme diante da luta de seu povo contra a supremacia prateada, mesmo que ela tenha que se voltar contra Cal. Difícil? E como! Agora, vou contar o que eu achei do livro sem soltar spoilers essenciais.

Eu gostei muito desse livro, achei que a autora se esmerou na descrição de um cenário de guerra e todo o esquema de planos de ataque e estratégias de guerra, assim como várias alianças que ainda estavam para serem feitas. Além disso tudo, ela soube transmitir o sentimento de seus personagens através em suas narrativas de forma muito crível.

Como os anteriores, o livro segue em primeira pessoa, mas com diversos pontos de vista e mais uma vez ela inseriu  o ponto de vista de uma personagem nova, Iris, princesa de Lakeland, o que achei espetacular, pois essa personagem sofreu uma perda muito significativa, uma consequência por ter se aliado a Maven e seu exército.

Outra peculiaridade desse livro foi a autora desbravar temas mais significativos, como a implantação de um sistema de uma democracia, como um sistema totalitário pode ser falho e opressor, além de falar sobre minorias, sexualidade e liberdade de escolha.

Sobre os personagens, vemos boas mudanças em Mare e a autora judiou de Cal, tendo que tomar decisões das quais não queria. Maven continuou com seu lado psicótico até o fim e outros personagens secundários se destacaram, principalmente Evangeline, que continuo gostando e odiando ao mesmo tempo.

No entanto, o ritmo da história variava muito. Algumas vezes demorava muito para acontecer alguma coisa, outras vezes, parecia que a história corria a passos largos, além de vários pontos de vistas para se conectarem com a história. Confesso que demorei um pouco para pegar o ritmo da leitura, mas devo dizer que valeu a pena.

O final não é bem o que eu esperava, mas, se for analisar, acho que não poderia ter terminado de forma melhor. Acredito que a autora deixou uma bela lacuna e que talvez, apenas talvez, ela pretenda preencher futuramente com alguma outra série interligada a esta.

Recomendo a leitura da série, tenham paciência, porque os protagonistas não são fáceis, mas valerá a pena persistir.

Este livro foi gentilmente cedido para resenha pela Companhia das Letras.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

  1. Olá, eu amo essa serie e ela é minha queridinha eu amei os 4 livros uns mais que os outros e esse desfecho para mim foi maravilhoso eu queria que a autora fizesse um depois do final desse livro pois queria saber mais sobre os vasais.

  2. Ah que resenha linda! Esse livro ta na minha tbr faz tempo mas eu ainda não consegui tirar ele da estante, eu tenho a série toda e acho as capas lindas, vou criar vergonha na cara e ler eles, adorei seu trabalho, ainda não conhecia aqui!! Parabéns!!

  3. Oi Lucy!
    Estou doida para ler essa série quem sabe esse ano arranjo um tempo, esse livro é bastante volumoso heim! Parabéns pela resenha tive um parâmetro do que esperar na leitura, obrigado pela dica. Bjs!

  4. Li por cima a resenha, pois só o primeiro livro. O segundo já está na fila para leitura! ♥ Estou com medo de não gostar do final, já vi opiniões bem diferentes sobre ele, e tenho quase certeza que não vai me agradar. 🙁 kkkkkk

  5. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não comecei a ler essa série, mas tenho muita vontade, então, fiquei um pouco preocupada de ler sua resenha e pegar spoilers.
    Acho que todo mundo que leu esse volume não gostou do final que a autora deu para a trama.
    Vou me arriscar em ler essa série para ver o que acho.
    Beijos,
    @umoceanodehistorias_

  6. Oiii,

    Eu queria muito ler esta série, mas acabei desanimando porque os comentários só são realmente maravilhados no que diz respeito ao primeiro livro, aí a sequência fica mediana é sobre o último livro eu li muitos comentários de pessoas que acabaram decepcionadas com o desfecho da série. Já estava bem desanimada de dar uma Janice para a série mesmo, mas esse lance de no último livro a autora deixar lacuna com toda a certeza vai me incomodar demais, porque eu acabo perdendo a paciência com séries que não terminam quando devem terminar. De toda forma pra quem curte este tipo de história ou que já se envolveu com a série é uma ótima dica.

    Beijinhos…
    http://www.paraisoliterario.com

  7. Olá, tudo bem? Talvez não, ela irá lançar outro livro hehe o final foi MEGA aberto, e quem está acostumado a ler fantasia sabe que isso é gancho pra próximas histórias. Pelo menos no caso dela, será mais um volume só hehe Sua resenha traduziu exatamente o que achei da leitura: uma montanha russa de emoções. Em momentos eram maravilhosos e em outros faltava algo. Eu gostei mas tenho ressalvas quanto a escolha do final, que agora com o lançamento do próximo pode me acalmar um pouco hehe Adorei a sua resenha!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

  8. Não li nenhum dos livros dessa série, mas gostei de saber que o desfecho tenha te agradado, ainda que o ritmo da narrativa não tenha se mantido, acho que os temas significativos abordados faz a leitura valer a pena e que bom que mesmo que o final não fosse o esperado foi bom. Ainda não tenho grande interesse na série, mas quem sabe um dia desses eu não de uma espiadinha em algum dos livros para matar a curiosidade.

    Abraços.

  9. Quero dar uma nova chance para essa série, pois não consegui me prender e acabei abandonando. Vejo tantas pessoas elogiando, que fico me perguntando se não estava em um bom momento quando eu li rs.

    E confesso que lendo suas ressalvas, me desanima um pouco XD~~~
    Quem sabe futuramente?
    Beijos

  10. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ler séries, prefiro livros únicos, sabe? Mas já li muito comentário positivo sobre essa série, o que me deixa um pouco curiosa. Enfim, fico feliz em ver que você gostou desse livro e que o mesmo traz tantos pontos positivos, mas não é uma leitura que pretendo fazer.

    Beijos :*

  11. Eu li só o primeiro livro dessa série. Meu personagem preferido é Maven. Eu sei que ele segue por um caminho obscuro, mas ainda acho que ele é o mais interessante.

  12. Olá!
    Li o primeiro livro da série e odiei, haha. Tive a impressão que a escritora Victoria Aveyard pegou várias obras conhecidas para se inspirar e acabou misturando tudo e ficou muito evidente. Não achei nada original e nem criativo. Não tive a audácia e nem coragem de ler o segundo livro. Adorei a resenha!

  13. Olá, tenho bastante curiosidade de ler essa série e pelos seus comentários a autora apesar dos dois livros anteriores não terem sidos tão bom conseguiu fechara a série bem *-* Espero ter a chance de lê-los em breve *-*

  14. Se eu estava mega empolgada para ler a série e resistia apenas por ser série e estou fugindo delas, sua resenha simplesmente me sequestrou para ela. Investirei pronto. (risos).

    Bjo
    Tânia Bueno

  15. Olá!
    Eu particularmente amei o primeiro livro. Depois, fui com tudo para o segundo e acabei me decepcionado (achei que teve muita enrolação). Acabei deixando a leitura para lá. Mas fico curiosa para saber como tudo isso terminou, então, é provável que acabe lendo em algum momento.

  16. Oi.

    Faz um bom tempo que quero ler esses livros, já ate adicionei a minha lista literária e mesmo assim esqueço hahaha. parabéns pela resenha, dica anotada (novamente).

  17. Ola!!

    Eu tenho muita curiosidade em ler essa serie desde o seu lançamento, mas até hoje ainda nao tive a oportunidade. Adorei ler a sua resenha sobre a conclusão da mesma e gostei de saber que apesar dos altos e baixos ela realmente vale a pena!

    beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.