Resenha: Temporada de Acidentes

Estava bem curiosa para ler Temporada de Acidentes, de Moïra Fowley-Dowley, lançado recentemente pela Editora Intrínseca. A sinopse é muito instigante e tudo levava a crer que o livro sairia da mesmice de alguns Young Adults. Se tem algo que eu curto é quando um YA foge do lugar-comum e discute temas difíceis, em tramas mais voltadas ao suspense que ao romance. Temporada de Acidentes cumpre essa promessa? Cumpre. Mas não com o ritmo e o tipo de leitura que eu esperava.

temporadadeacidentes“Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo.
A temporada de acidentes vai começar.

Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores.
No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal?
Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.” Fonte

Cara é uma adolescente que vive com a mãe, a irmã Alice e o irmão “postiço” Sam. A história da família é um tanto complicada: há muitos anos, as irmãs perderam o pai precocemente. Anos mais tarde, Melanie reconstruiu sua vida e casou-se novamente com um homem que já tinha um filho, Sam, porém, mais tarde, Christopher abandonou a família, inclusive o próprio filho, que acabou sendo “adotado” por elas. Mas o mais inusitado nem é isso, é o fato de que todo mês de outubro eles passam pela temporada de acidentes, um mês no qual todos na família estão expostos a machucados, hematomas e muito mais. Mas alguns acidentes podem ser fatais.

Parece incrível e realmente o tema é atrativo. Porém, a narrativa não absorve. Apesar de relativamente curto, o livro é arrastado, a autora se apega a detalhes cansativos e cria metáforas fantásticas que não encantam. A parte mais interessante da história é a parte crua, real, e a autora demora muito para colocar essas cartas na mesa e assumir o verdadeiro tema do livro. Entendo que ela quis criar uma cortina de fumaça que sustentasse os segredos e a atenção dos leitores, mas o tiro saiu pela culatra: Moïra tem dificuldade em manter a tensão e o suspense, utiliza ganchos ineficazes e falha em seu intuito de deixar o leitor na ponta da cadeira. Mesmo o final, que é a melhor parte da obra, tem seu quê de anti-climático e se arrasta.

IMG_20160509_143625[1]

Foi uma pena ter essa sensação durante a leitura, pois o tema é forte e abordá-lo é extremamente importante e corajoso, em qualquer livro, mas a coisa fica ainda mais impactante quando é exposta em um Young Adult. Foi difícil me apegar aos personagens; quando isso aconteceu, páginas demais já tinham se passado, páginas nas quais eu me sentia distante deles. Uma das melhores personagens, Alice, é obscurecida pela narração um tanto fria e sem graça de Cara, dona da voz em primeira pessoa. Talvez tenha sido isso o grande problema do livro, a narração. Geralmente gosto muito da primeira pessoa, mas ela depende muito do personagem, e Cara certamente não é cativante o suficiente, pelo menos não foi para mim. Ela me manteve distante de alguns dos personagens mais interessantes, puxou a atenção para seus próprios dramas que eram menos atraentes. O seu maior trunfo só aparece no final, e mal é citado durante o restante do livro.

Temporada de Acidentes é um Young Adult com um tema corajoso e importante, mas infelizmente peca na narração e no desenvolvimento. Apesar do tema e da edição bem feita da Intrínseca, com ótimas revisão, diagramação e capa, a obra não funcionou para mim, ficou apenas na média, mas talvez funcione para você. Sugiro experimentar, mas com moderação.

Este livro foi gentilmente cedido para resenha pela editora Intrínseca.

Ficha Técnica

Título: Temporada de Acidentes
Autor: Moïra Fowley-Doyle
Editora: Intrinseca
Páginas: 256
Onde comprar: Amazon / Livraria CulturaSubmarino / Shoptime / Livraria da Travessa / Livraria da Folha
Avaliação: 

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Jhennifer Alves Fernandes disse:

    Essa capa me deu medo a primeira vez que vi, imaginei ser terror, mas mesmo assim estava pensando em dar uma oportunidade de conhecer melhor este livro, então resolvi ler sua resenha, e realmente gostei de que você tenha sido sincera, realmente da uma vontadezinha de ler, mas não por agora, quem sabe um dia que tiver com mais animo para uma história mais arrastada. Mas muito obrigado pela resenha foi muito útil 😉

    [Reply]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem