Resenha: O Herói Perdido

Essa capa não é linda? Eu amei!
Na minha lista de livros lidos em 2010, a Ily pediu que eu escrevesse uma resenha sobre “The Lost Hero”. O mais interessante de tudo é que ela já leu o livro, mas a Ily disse que queria saber a minha opinião hahaha!
[Atenção] Essa resenha contém possíveis spoilers da série “Pery Jackson e os Olimpianos”, já que as duas são interligadas! Mas são pouquinhos, okay? Só o básico!
Em primeiro lugar, se você não leu a série “Percy Jackson e os Olimpianos”, o que está esperando? CORRA para a livraria mais próxima e COMPRE a série! São cinco livros maravilhosos, com uma leitura fácil e rápida!
Bem, o livro em questão, “The Lost Hero” é o primeiro livro da série “The Heroes of Olympus”, que é a continuação da série já citada do Rick Riordan. Mas, se é uma continuação, por que o nome diferente? Porque, apesar da história também ser situada no Acampamento Meio-Sangue, os personagens principais são diferentes, assim como o narrador. Enquanto na primeira série o narrador era Percy Jackson, o nosso querido filho de Poseidon, nessa nova série temos três narradores: Jason, Piper e Leo. Apesar de AMAR a narração do Percy, esse novo estilo também é interessante: temos três opiniões, às vezes completamente diferente, da mesma história.
Jason tem um problema. Ele não se lebra de nada antes de acordar em um ônibus cheio de crianças. Piper tem um secredo. O seu pai, um ator famoso, está sumido por três dias. Leo tem bastante habilidade com ferramentas mas há uma maldição que várias pessoas estão comentando… Como que o destino desses três semi-deuses estará interligado?
Com personagens novos (e alguns antigos) temos mais uma saga do Acampamento Meio-Sangue. Eu gostei? Adorei. Mas, admito, tive alguns problemas ao ler esse livro (que, sinceramente, foram experiências altamente pessoais e não significa que com todo muito vai ser igual. Por exemplo, eu sei que isso não aconteceu com a Ily…)
Primeiro: se você gosta do Percy, tente esquecer totalmente da narração dele. Eu tentei fazer isso, desde quando eu abri a primeira página. Admito: não tive muito sucesso. Eu ficava toda hora comparando o Percy com o Jason e imaginando o que ele faria (e acreditem, eles são bem diferentes). Isso atrapalhou um pouco a leitura. Eu só consegui simpatizar com ele no final do livro e foi impressionante como a história se tornou muito melhor quando isso aconteceu. Agora eu gosto bastante do Jason e até quero reler o livro, porque eu tenho certeza que as minhas reações durante a história vão ser diferentes. Eu adorei desde o início a Piper e o Leo. Eu ri muito com o Leo; ele é com certeza o alívio cômico da história.
Segundo, os deuses do Olimpo quase não aparecem (tem um motivo para isso) e eu senti extremamente a falta deles. Várias cenas que eu amo da série anterior são com algum desses deuses presentes e eles dão uma leveza na história que nem sempre estão presentes nessa nova série. Em alguns momentos, eu senti falta de certos elementos característicos da escrita do Rick. Mais precisamento, no meio do livro porque os novos deuses que são focados na história… Bem, admito que não gostei muito (tirando um, que eu quase chorei de rir enquanto lia).
Eu sei que parece que eu não gostei do livro, mas acreditem, eu adorei! Eu só achei o meio da história cansativo, que foi o que expliquei anteriormente. Mas a história é MARAVILHOSA! Sabe como é, né? Quando a gente gosta muito de uma série, acaba sendo mais crítico durante a leitura!
Agora o final… O que foi aquele final? Eu conseguir adivinhar antes (HÁ) e o segundo livro dessa série é o que eu mais quero ler dos lançamentos de 2011. Eu PRECISO saber o resto da história. Sério! É simplesmente PERFEITA a forma como o Rick Riordan conseguiu unir os personagens novos com os antigos. E eu fico muito feliz que ele tenha resolvido escrever mais livros do Acapamento Meio Sangue.
Para aqueles que leram o livro: a última frase é… Sem palavras para descrever. ÉPICO seria pouco!
Ficha Técnica:
Título: O Herói Perdido (The Lost Hero – The Heroes of Olympus, Book One)
Autor: Rick Riordan (VISITEM o site dele, é LINDO!)
Editora: Intrínseca / Disney Hyperion Books (em inglês)
Número de páginas: 440
Avaliação:
Onde Comprar: Livraria Cultura


janeiro 16th, 2011 às 15:39
Aeee thanks Lanyta! Eu queria muito saber sua opinião justamente por ela ter sido tão diferente da minha (de certa forma). Aconteceu contigo agora o que aconteceu comigo em Lightning Thief: eu comparava Percy com Harry e acabei detestando o Percy. Só numa releitura que consegui desligar as duas coisas e realmente aproveitar e ver como o Percy é bacana (além da narração dele ser hilária!). Anyway, eu gostei do Jason logo de cara, e da Piper também! Apesar de adorar o Leo e o alívio cômico que ele traz, acho que às vezes sai forçado demais, não sei, pra mim o Rick meio que tentou demais com o Leo enquanto que com o Percy fluía mais naturalmente. Eu também adivinhei o final hahaha. E lembrei muito de você quando a Lupa aparece. The Son of Neptune é realmente o livro que eu mais estou esperando esse ano! Agora perguntinha básica: você acha que o segundo volume continuará sendo narrado da mesma forma que o primeiro, ou nós mudaremos de cenário um pouco? *wink wink*
janeiro 16th, 2011 às 15:50
Lupaaa! Ela deve aparecer mais no próximo livro, né? Ou assim eu espero!
Logo quando eu tiver um tempinho, eu quero reler The Lost Hero. Sabe o que eu acho também que me prejudicou? Eu acabei de reler a série Percy Jackson inteira e logo depois fui ler a nova série… Ou seja: eu estava toda “AWWW PERCY” hahaha! Agora tenho certeza que vai ser diferente!
Eu espero MUITO MUITO MUITO que no segundo livro, a narração mude de cenário! Não seria LINDO se isso acontecesse? Mas eu realmente não sei se o Rick vai fazer isso… É capaz de a narração continuar com Jason, Piper e Leo mesmo!
By the way: você acha que o “The Son of Neptune” é realmente a pessoa que indica no “The Lost Hero”?
janeiro 17th, 2011 às 0:28
Foi o que aconteceu comigo quando li o primeiro livro do Percy, tinha acabado de reler todos do Harry, aí ferrou tudo. Ainda bem que veio o filme e eu fiquei “mas não lembro de ter sido assim” e fui reler haha.
Bom, eu acredito que mude de cenário sim. De que outra forma vamos saber o que aconteceu? Seria muito legal se a história do #2 se passasse em outro lugar, e daí no final fosse o barco chegando. Embromation de um livro total, sem deixar de ser interessante haha! E sim, eu acho que o son of Neptune seja a pessoa indicada. Apesar do Rick Riordan ser fantástico, eu não acho que reviravoltas super intrigantes façam parte do estilo dele. Mas quem sabe né? Acho que vamos descobrir isso quando sair a sinopse.
Btw, comprei Red Pyramid hoje mas só vou começar a ler quando terminar os que já estão na fila aqui haha
janeiro 17th, 2011 às 8:20
Ainda nem assisti o filme, porque sei que vou ficar revoltadíssima. Mas vai passar no Telecine, e aí eu vou assistir… E sei que vou reclamar no final, mas faz parte.
Quando eu terminei de ler The Lost Hero, eu pensei exatamente nesse plot que você disse. E inclusive eu pensei “Mas é embromation!” e logo depois eu complementei com um “MAS EU QUERO ESSE EMBROMATION!”. Até porque eu acho que a gente precisa entender melhor os personagens do outro cenário… E o Rick Riordan precisa me fazer chorar litros!XD
[Não coloquei spoilers direto, mas talvez dê pra descobrir. Então, pessoa que está lendo esse comentário, se você não quiser saber, PULE!XD]
Quando eu li o título do segundo livro, eu logo já pensei “AHHH, É ESSA PESSOA!”. Só que você já analisou que o título do primeiro e do segundo livro significaria a mesma pessoa? Hahaha!
RED PYRAMID! Claro que eu gosto mais da mitologia grega, mas esse livro tbm é muito legal! *-*
janeiro 17th, 2011 às 13:08
Bom não necessariamente… Lost Hero pra mim se refere mais ao Jason. Se olharmos pelo outro ponto de vista, a situação dele é idêntica à daquela outra pessoa, não? Mas assim, pelo nome do livro, eu acredito que seja sim o que estamos pensando! Mesmo pq são 7 heróis na profecia, certo? Temos Leo, Piper, Jason… Percy e Annabeth. Faltam 2. Muito azar se um dos outros dois também fosse filho de você sabe quem e a história fosse dele no segundo livro haha
janeiro 17th, 2011 às 13:13
Sim, o Jason também é um “Lost Hero”, mas se a gente for pensar no primeiro capítulo e também em como a história caminha, também vale muito para aquela outra pessoa… Aliás, eu penso mais naquela outra pessoa sendo o Lost Hero do que o Jason hahaha!
Eu seria uma pessoa MUITO feliz se um dos dois heróis que faltam fosse filho de Apolo! *_* (Mas eu acho que essas duas pessoas devem ser do outro cenário, o que volta a teoria de que talvez a narração do próximo livro seja diferente YAY!).
Realmente, a probabilidade de um dos dois outros ser filho daquela pessoa é pouca… E eu quero realmente que o título se refira a quem estamos pensando hahaha!
(Gente, é muito engraçado ficar escrevendo em códigos HAHAHA!)
janeiro 17th, 2011 às 0:07
Eu quero ler esse livro… mais um para minha lista de livros que eu quero muito ler esse ano. Mas acho difícil me desligar do Percy, provavelmente vou ter essa dificuldade também. Bom, só lendo pra saber, né?
janeiro 17th, 2011 às 0:30
O Jason também é apaixonante Mari! Leia sim!!!
janeiro 17th, 2011 às 8:15
LEIAAA MARI! Só não releia a série antes de ler The Lost Hero hahaha!
Como a Ily falou… O Jason tbm é apaixonante!
janeiro 17th, 2011 às 10:28
Meu sobrinho tá mais ansioso do que eu pro lançamento desse livro em português, tanto que por isso não comprei em inglês. rsrs
Mais um livro pra minha lista! hahaha
janeiro 17th, 2011 às 13:14
Que fofo seu sobrinho Lucy! *-*
janeiro 17th, 2011 às 23:14
Lany! Confesso que li sua resenha com medo de spoilers, mas fiquei feliz de tê-la lido até o final!
Eu sou suspeita para falar desse livro, porque adorei a série do Percy! Ainda não li porque estou esperando sair por aqui (espero que não demore muito), mas tenho certeza de que vou gostar!
Aliás, adoro o estilo do Rick! Estou curiosa para ler “A Tequila Vermelha”, justamente para ver como ele se sai com os “adultos”!
Mal vejo a hora de ver “The Last Hero” por aqui!!!
Beijos!
janeiro 18th, 2011 às 19:51
Tipo, eu ia até esperar sair em português, porque a minha série toda do Percy Jackson é em português hahaha! Mas não deu, a curiosidade foi maior!
Eu também quero ler “A Tequila Vermelha”!Fiquei curiosa!
janeiro 18th, 2011 às 13:30
Amores, indiquei um meme literário lá na chocolateria pra galera daqui. Podem responder aqui ou no blog de vcs.
bjos!
janeiro 18th, 2011 às 19:52
Ebaaa, vou responder!!!
fevereiro 18th, 2011 às 16:47
Acho que vou esperar um pouco pra ler esse livro, pra me desligar do Percy. Mas quando eu li o Percy, apesar de eu amar o Harry (e vocês sabem hahaha), eu achei a narração do Percy mais leve e bem-humorada, e adorei ele. Quer dizer, o Harry carrega o peso do mundo nas costas e às vezes fica meio sério por causa disso… O Percy também carrega o peso do mundo, mas ele faz piada a respeito disso. O que é muito muito legal!
Mas eu continuo amando infinitamente o Harry. 😀 hahahaha
maio 9th, 2011 às 19:39
[…] dos narradores de Son of Neptune, segundo livro da série Os Heróis do Olimpo (leia a resenha de Herói Perdido aqui). Rick disse que a estrutura de Son of Neptune será parecida com a de Herói Perdido, e que […]
junho 24th, 2011 às 11:44
[…] continuação da saga de Percy. O primeiro, “O Herói Perdido” (vocês podem ler uma resenha aqui) já foi publicado em português; o seguindo, “The son of Neptune” ainda vai ser lançado lá […]
agosto 9th, 2011 às 19:29
Eu simplesmente não tirei o Percy da cabeça em quanto lia, não consigo aceitar que o Jason é protagonista e que ele vai ser mais importante que o Percy! Que ele vai sero o maior herói do olimpo com Juno disse. Não consigo aceitar!
agosto 9th, 2011 às 19:31
Por mais que eu quera ler mais sobre o acampamento, acho isso muito cruél!
outubro 21st, 2011 às 15:44
[…] Atenção: Essa resenha contém spoilers da série Percy Jackson e os Olimpianos e do primeiro livro da série Os Heróis do Olimpo (Você pode ler a resenha de O Herói Perdido aqui). […]
janeiro 3rd, 2012 às 9:41
[…] livro do Riordan que eu estou mais ansiosa pra ler desde que ele lançou O Herói Perdido (resenha aqui). Tenho esperanças de que – devido ao título e à maneira que Son of Neptune (resenha aqui) […]
fevereiro 2nd, 2012 às 12:30
[…] Como ficou claro pra todo mundo que leu o primeiro livro – O Herói Perdido (resenha aqui) – Percy Jackson volta a dar o ar de sua graça em Son of Neptune. O que eu não esperava era […]
julho 11th, 2012 às 0:23
[…] li “O Herói Perdido“, já li toda a série do Percy, adoro o tio Rick e estou morrendo de saudades de ler algo do […]
setembro 6th, 2012 às 19:52
[…] a Lany fez dos dois primeiros volumes da série mais recente sobre os semi-deuses de Rick Riordan, O Herói Perdido e O Filho de Netuno. Sem contar que Mark of Athena terá a narração de Annabeth, e quem não […]
outubro 19th, 2012 às 9:23
[…] Percy e Annabeth, certo? Eu sei que esse comentário vai parecer estranho para quem leu a minha resenha de “O Herói Perdido”, mas eu fiquei decepcionada de não ter narração do Jason. Tiveram cenas […]
novembro 6th, 2012 às 13:42
[…] Adorei o final do livro, quando ela… (SPOILER! LEIAM O LIVRO E DESCUBRAM rs) Mas temos a resenha […]
maio 21st, 2013 às 8:02
[…] A capa de A marca de Atena também é muito bonita, mas por enquanto, fica de fora. (resenha do primeiro, segundo e terceiro […]
maio 2nd, 2017 às 17:36
[…] 3. O Herói Perdido, Rick Riordan – Eu sei que não é um dragão vivo, mas eu simplesmente amo esse dragão e achei a capa com ele incrível. Resenha […]
PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO