Resenha: The Loveliest Chocolate Shop In Paris

É muito difícil eu escolher um livro sem nunca ter ouvido falar nele. Mas foi exatamente isso que aconteceu quando eu resolvi ler meu primeiro livro da autora britânica Jenny Colgan. Eu estava passeando na livraria quando a capa rosa e o título “Meet me at the Cupcake Café” me chamaram atenção. Quando eu percebi que na capa tinha também uma recomendação da Sophie Kinsella, eu não tive nenhuma dúvida: eu tinha que ler aquele livro! E não me arrependi nem um pouco!

Mas, como hoje é Páscoa (aliás, Feliz Páscoa para todos vocês, queridos leitores do PEP!) resolvi fazer a resenha do último lançamento da autora: The Loveliest Chocolate Shop in Paris. Como a própria autora diz na dedicatória do livro, se você ama chocolate e ama Paris, esse livro foi escrito justamente para você!

chocolate shop“Quando o amanhecer surge na Pont Neuf, e as ruas de paralelepípedos de Paris ganham vida, Anna Trent já está acordada e no trabalho, misturando e mexendo o melhor, mais suave e mais rico chocolate. Feito inteiramente à mão, ele é vendido para as grandes senhoras de Paris. É uma grande mudança quando comparado com a fábrica de chocolate que ela trabalhou em sua casa no norte da Inglaterra. Mas quando um acidente muda tudo, Anna é colocada em contato com a sua professora de francês, Claire, que a ofereceu a chance de sua vida – trabalhar em Paris com o seu  antigo “queridinho”, Thierry, um mestre chocolatier. Com antigas feridas a serem descobertas e cicatrizadas, Anna vai descobrir mais sobre o verdadeiro chocolate – e ela mesma – do que ela poderia sonhar.” (Tradução livre da sinopse do livro)

O livro é narrado por Anna, uma jovem que trabalha em uma fábrica de chocolate na Inglaterra. Mas por causa de um acidente no trabalho, ela fica um tempo no hospital e acaba encontrando com Claire, que foi a sua professora de francês há muito tempo. Elas acabam se aproximando e Claire tem uma ideia: ela conhecia um chocolatier muito famoso na França, Thierry, e ela poderia pedir para que Anna trabalhasse no “Le Chapeau Chocolat”. Anna acaba concordando, mesmo não dominando a língua e nem conhecendo ninguém lá.

Enquanto nós conhecemos a história de Anna, nós somos presenteados com diversos flashbacks que mostram uma Claire com 17 anos. Ela viaja para a França para trabalhar como au pair durante um mês e é claro que é nesse momento que ela conhece Thierry. E aos poucos então vamos desvendando todo o mistério que aconteceu entre os dois…

Eu amei o livro e ele é o meu preferido da Jenny. Foi muito interessante como a autora trabalhou a relação do passado e presente, nos fazendo ficar cada vez mais próximas dos personagens. O tema central, como podemos perceber, é o romance, mas o livro é muito mais do que isso. Ele é um livro sobre escolhas, amizades, descobertas e principalmente… perdão.

Os personagens de “The Loveliest Chocolate Shop in Paris” são tão reais que você acha que eles estão do seu lado durante a leitura. Todos tem defeitos mas mesmo assim, todos são tão adoráveis que você quer abraçá-los durante toda a leitura.

E o que dizer sobre Paris? Todo mundo que conhece a cidade sabe que não tem outro lugar no mundo igual! Paris não é só o local que acontece a história… Paris interage com os personagens e faz com que a história se torne ainda mais real. Eu conseguia me imaginar andando de moto com Laurent, comprando um chocolate ou passeando na frente do Louvre… E se você ainda não conhece Paris, não se preocupe: após acabar a leitura, você vai querer pegar o primeiro avião para visitar essa linda cidade!

A Jenny Colgan é britânica mas atualmente ela mora na França. Por causa disso, ela conseguiu captar muito bem todas as diferenças culturais que um estrangeiro passa ao chegar em Paris. E o que eu mais gostei foi como a Anna muda com a experiência, mas mesmo assim, uma parte dela continua na Inglaterra…

Só tenho uma observação a fazer: é claro que você vai ficar com muita vontade de comer chocolate durante a leitura! E no final do livro, para os mais aventureiros, tem uma série de receitas com chocolate, que vão das mais simples até as mais complicadas!

Infelizmente, ainda não tem nenhuma previsão de lançamento da tradução do livro aqui no Brasil. O que é realmente uma pena, porque o final do livro foi tão lindo que eu não consegui segurar as lágrimas! Tem tantos autores e histórias boas que ainda não chegaram aqui…

Ficha técnica:

Título: The Loveliest Chocolate Shop in Paris
Autor: Jenny Colgan
Editora: Sphere
Páginas: 464
Onde comprar: Livraria Cultura
Minha avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem