Resenha: Travessia

Travessia“Em busca de um futuro que pode não existir e tendo que decidir com quem compartilhá-lo, a jornada de Cassia às Províncias Exteriores em busca de Ky – levado pela Sociedade para uma morte certa –, mas descobre que ele escapou, deixando uma série de pistas pelo caminho. A busca de Cassia a leva a questionar o que é mais importante para ela, mesmo quando vislumbra um diferente tipo de vida além das fronteiras. Mas, à medida que Cassia tem certeza sobre o seu futuro com Ky, um convite para uma rebelião, uma inesperada traição e uma visita surpresa de Xander – que pode ter a chave para revolta e, ainda, para o coração de Cassia – mudam o jogo mais uma vez. Nada é como o esperado em relação à Sociedade, onde ilusão e traição fazem um caminho ainda mais confuso”. (Fonte)

Travessia… Quando eu fiquei sabendo o nome do segundo livro da série Destino,  de Ally Condie (vocês podem ler a resenha do primeiro livro aqui), logo pensei na jornada de Cassia em busca de Ky. Isso já me deixou interessada, porque significaria que teríamos ação em um mundo distópico, o que eu adoro!  Minhas expectativas aumentaram quando eu abri o livro  e percebi que teríamos a narração tanto da Cassia quanto do Ky… Em Destino, nós só tivemos um narrador e como eu já disse em diversas resenhas, eu gosto quando temos diferentes personagens narrando.

Talvez esse foi o problema: eu tinha expectativas demais e acabei me decepcionando. Não é que Travessia seja um livro ruim ou mal escrito. A Ally tem uma escrita poética e esse foi um dos pontos que mais me chamou a atenção em Destino. A poesia continua no segundo livro, mas o problema é que talvez ela esteja em excesso. A história acaba ficando muito lenta porque o leitor passa várias páginas e percebe que os personagens só ficaram refletindo sobre todos os problemas…

Travessia tinha tudo para ser um livro com muitos acontecimentos porque os dois protagonistas estão em jornadas separadas, enfrentando diversos perigos para se reencontrarem. Mas pouca coisa acontece e principalmente poucas perguntas relevantes para a série foram respondidas. Sabe final de novela, em que tudo acontece no último capítulo? Foi esse sentimento que eu fiquei quando terminei Travessia: tudo teria que ser respondido em Reached, o terceiro e último livro da série.

Mas é claro que Ky e Cassia não são os únicos personagens.  Aliás, eu gostei bastante dos novos personagens que nos foram apresentados nesse livro (Indie, Eli e Vick). Eles podem não ter aparecido tanto, mas eles trouxeram uma nova perspectiva à história. Xander, infelizmente, quase nem aparece e com isso o triângulo amoroso não evolui. Esse é um fato que eu tenho percebido em vários livros! É muito difícil encontrar um triângulo amoroso em que um vértice não acabe sendo esquecido em algum ponto da história.

Eu acompanho muitas séries e tenho percebido que muitas vezes eu adoro o primeiro livro, mas o segundo livro deixa muito a desejar. Não sei se esse é o livro mais difícil para um autor escrever já que em uma trilogia, por exemplo, ele é exatamente o meio da história… O leitor já conhece o básico mas ele também não pode saber tudo o que vai acontecer no final.

Travessia na verdade é o caminho que nós temos que fazer para chegar ao último livro da série. E já tendo lido Reached (e eu irei fazer a resenha dele), eu posso dizer: vale a pena, porque o terceiro livro é muito bom. Eu fiquei realmente feliz em não ter desistido da série!

Ficha Técnica

Título: Travessia

Autor: Ally Condie

Editora: Suma de Letras

Páginas: 280

Onde comprar: Livraria Cultura

Avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Hannah disse:

    Eu li Destino e Travessia ainda esse mês, quando li algumas resenhas de Travessia fiquei esperando o pior e talvez por isso não me decepcionei tanto quanto a maioria, mas estou louco pela tradução de Reached pra poder tirar minhas próprias conclusões.

  • Lany disse:

    Eu acho que se eu tivesse lido alguma resenha antes de ler o livro, eu iria gostar muito mais!
    Como eu disse na resenha, eu li Reached e simplesmente amei, é muito bom mesmo!
    Obrigada pelo comentário!

  • Lucy disse:

    Eu ainda não li os livros, mas estou acompanhando para tentar pegar todos os spoilers! *__* hahaha
    Sabe que eu to achando esse livro parecido com Delírio? Quase não consigo terminar de ler (e ñ vou ler a continuação). Mas essa coisa de ter alguém que seja seu par perfeito e talz… rsrs Não sei, será que esse é melhor?
    Agora é esperar pelo último livro para eu saber mais spoilers hohoho
    Bjos

  • Wesley Silva disse:

    Eu li Destino no ano passado e simplesmente amei! E fiquei louco pra poder ler Travessia, só que li umas resenhas e deixaram-me desanimado );
    Sem falar que o livro do meio de toda série é o melhor, vamos ver né.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem