Terça livre: Escritoras de terror brasileiras

É a minha segunda Terça livre e eu JÁ ME ATRASEI. Affe. Bem, então nada mais justo que o tema que eu escolher seja o motivo do meu atraso, e foi porque eu estava preparando (na verdade, ainda estou) uma lista maravilhosa da escritoras brasileiras de terror.

Por quê?

Porque, como em tudo que fazemos, as mulheres não são ouvidas e são ignoradas.

Há algumas semanas, apareceu no Facebook o post de uma moça triste porque foi em um debate sobre terror na Bienal e não havia nenhuma mulher no evento, quero dizer, lá na frente, falando sobre a literatura de terror e horror. No post, ela questionou: será que não existem mulheres que escrevem terror no Brasil?

A resposta é sim, elas existem, mas estão no cenário independente. Porque se já é difícil um autor conseguir espaço no mercado brasileiro, imagine umA autorA.

E várias mulheres foram citadas. Autoras prolíferas e autoras com um outro texto publicados, autoras de romances e de contos, autoras publicadas por pequenas editoras, na Amazon, no Wattpad e até mesmo escritoras que publicam em seus blogs, tradutoras de terror, enfim…

E, depois desse post no Facebook, surgiu uma thread no Twitter com ainda mais autoras e mais indicações. E aí a gente tem certeza: as minas estão por aí, mas lutando para conquistar um espaço em um cenário, infelizmente, ainda muito masculino.

E como é melhor espalhar o amor que a dor, enquanto eu poderia aqui estar falando de todas dificuldades que nós, mulheres, enfrentamos também neste cenário, resolvi criar uma lista com essas escritoras, uma lista que provavelmente sempre estará em construção, porque mais e mais autoras surgem (e que ÓTIMO).

O link para lista está aqui. Clique e o navegador vai direcionar para uma apresentação de slides com perfis breves de cada escritora, suas obras principais, redes sociais e links para acessar seus textos. E, se você conhecer uma mulher que não está na lista ou for uma escritora de terror, ajude a aumentar a lista! Envie foto da autora + minibio + obras de destaque + links de redes sociais/blogs/Amazon/Wattpad para o e-mail kvs.alvares@gmail.com.

Vamos espalhar a palavra das minas das trevas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Carolina Durães de Castro disse:

    Oi Karen, tudo bem?
    Realmente é difícil vermos associação do gênero terror nacional com as mulheres. O mesmo acontece com distopias e quando são citados, esses gêneros são mesclados com romances, como se o foco não fosse o terror ou a distopia e sim o casal do livro.
    Tive a oportunidade de ler obras das autoras Alane Brito, Amanda Reznor, Ana Lúcia Merege, Bianca Sousa, Giulia Moon, Graciele Ruiz, Juliana Daglio, você <3, Letícia Godoy, Melissa de Sá e tantas outras e só posso dizer: Obrigada! Obrigada por exporem seu talento e continuarem lutando por espaço.
    Bjkas

  • Netto Baggins disse:

    Que lindo, Karen! Parabéns pelo texto e pela lista. O terror já é um gênero tão desvalorizado em nosso país, escrito por mulheres, então, nem se fala.

  • Camila de Moraes disse:

    Olá!
    Não conhecia essa autora, mas achei interessante e legal a sua divulgação.
    Não é um gênero que eu leia muito, mas é bom valorizarmos nossos autores e incentivar os colegas a darem uma chance pra leitura.
    Espero ver resenhas por aqui.
    Beijos!

  • Gustavo disse:

    Caramba, quantas escritoras e dessas só conhecia a Soraia Abuchaim. Adoro esse gênero e agora fiquei curioso em querer saber mais dessas escritoras. Irei rever esse slide com mais calma outro dia.

  • Dayhara Ribeiro Martins disse:

    Caramba, que post mais necessário, eu não lembro de ter lido terror escrito por uma mulher, agora parece que abriu um buraco negro na minha cabeça e nada mais faz sentido, como não nos questionamos sobre isso antes? Poxa vida, já salvei o link com os slides e pretendo pesquisar mais sobre as autoras em breve.

  • Aline M. Oliveira disse:

    Olá! Realmente! Eu não conheço nenhuma autora brasileira de terror! E olha que esse é um dos meus gêneros favoritos de leitura! Que vergonha! Vou salvar este arquivo e conhecer cada uma devagar, saber sobre o que escrevem e sobre elas também! Muito obrigada pela dica!

    Bjoxx

  • Carla disse:

    Oie!
    Nossa, não sabia que tinha autoras brasileiras que escreviam terror, já cheguei a ler suspense, mas terror é uma novidade.
    Com certeza, vou anotar esses nomes para conferir os livros, fiquei bem interessada
    Bjks!
    Histórias sem Fim

  • Mayara Milesi disse:

    Ola…

    Cara é simplesmente dificil e absurdo essa questão que envolve o diferenciamento da mulher e do homem. Não é questão de ser feminista, porque eu não considero que eu seja, mas a questão é tão dificil!!
    Adorei a sua iniciativa e vou tentar te apoiar da melhor forma que eu conseguir e fazer essa lista ser conhecida.

    beijos

  • Maria Luíza Lelis disse:

    Oi, tudo bem?
    Eu confesso que terror é um gênero que eu não leio de forma alguma, por isso nunca parei para reparar nos autores que escrevem obras deste gênero. Mesmo que eu não costume ler esses livros, acho uma pena saber que as mulheres não têm tido espaço nesse mercado. Por um lado, fico feliz que elas estejam publicando seus livros, mesmo que de maneira independente. Por outro, é muito ruim ver quanto machismo ainda existem e que essas autoras tenham que lutar para conseguir espaço.
    Como não leio o gênero, infelizmente não tenho interesse em conhecer a obra delas. Porém, vou indicar para amigos que leem terror.
    Beijos!

  • Antonia Isadora de Araújo Rodrigues disse:

    Olá Karen!!!
    Eu sou uma das pessoas que meio que corre dos livros de gênero terror, pois sou uma medrosa das primeiras. Porém, admito que alguns me chamam atenção e eu saio da minha zona de conforto às vezes.
    Eu não sabia de tantas autoras do gênero e algumas até conheço e já li algo, ou tenho vontade de ler.
    Adorei que você trouxe essa coluna e que está abrindo a oportunidade de conhecermos mais autoras desse gênero e dando a opção para que a lista aumente com a ajuda nossa ^^
    Já coloquei alguns livros também na lista porque apesar de correr do gênero, ele ainda me atrai kkkkk

    lereliterario.blogspot.com

  • Ivi Campos disse:

    Eu não lia terror até conhecer a Claudia Lemes e adorar demais a escrita dela, que inclusive está diva na sua lista. Anotei algumas outras e já quero ler tudo… Valeu demais por reunir essas informações e deixar aberto para que os leitores do seu blog possam contribuir.
    Beijos

  • Wellida Danielle Santos disse:

    Olá, tudo bom?

    Eu não sou de ler muito terror, então eu realmente fiquei pensando quais autoras que eu conhecia – e me envergonho dizer que não são muitas não. Infelizmente, como você disse, já é difícil ser publicado no Brasil, mas uma autora e de terror, ainda por cima? O cenário é mais complicado. Adorei que você tenha criado uma lista e ficarei de olho nela para conhecer novos talentos da nossa terrinha. Obrigada por compartilhar essa história com a gente, pois eu não tinha visto e acho que isso é um assunto muito importante! 🙂
    Abraços.

  • Tay Meneses disse:

    Muito legal a sua iniciativa de criar essa lista, uma forma bonita de valorizar as escritoras brasileira! E realmente é impressionante como em pleno século 21 as mulheres ainda são deixadas de lado, triste até. Mas ainda bem que temos gente como você que decide mudar isso, através de pequenos atos, como essa lista, que fazem a diferença.

  • Pamela disse:

    Olá Karen, tudo bem?

    Dei uma olhada nas autoras que você destacou no gênero e… ual. Nunca pensei que tivessem tantas. A maioria eu nunca nem ouvi falar, devido à baixa divulgação. Mas fiquei chocada em ver a Pepper ali no meio. Não sabia que os seus livros podiam ser considerados como terror…

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

  • DIANA QUEILA OLIVEIRA BATISTA disse:

    Oi, Karen!

    O primeiro conto de terror de uma autora feminina que eu li foi “Venha ver o Pôr do Sol” de Lygia Fagundes Telles e eu amei!! Gostei tanto que fui atrás de ler outras coisas dela depois.

    Mas realmente não tinha me dado conta não conhecia autorAs nacionais de terror, além de vc. Sabia que elas exitem, mas nunca tinha pensado em procurar. Parabéns pela escolha do tema e pela lista. Espero que encontre boas histórias entre elas.

    Abraços.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem