Terça Livre: Kindle Unlimited

Netflix de livros. É um sonho? Não! É real e se chama Kindle Unlimited!

Resolvi vir aqui contar um pouquinho sobre minha experiência como leitora para vocês, os prós e os contras, e recomendar algumas obras incluídas no programa. ‘Bora?

Bem, primeiro de tudo: sim, se você assinar o Kindle Unlimited você vai precisar ler no formato digital. Eu nem vou entrar no mérito do que pessoas que não leem e-books estão perdendo ou porque eles são legais, a gente já fez vários posts sobre isso (aqui, aqui e aqui). O que quero mesmo falar aqui é sobre o programa da Amazon de empréstimo de obras digitais.

Comecei a usar o Kindle Unlimited devagarinho, com certa desconfiança, testando o programa por 30 dias de graça (um serviço que ainda está disponível e se quiser você também pode testar clicando aqui). Na época ainda não havia muitos livros disponíveis, então eu li umas coisinhas ali outras aqui, geralmente contos, algo muito legal de se fazer no programa. Às vezes a gente olha para um conto e acha que ele não vale o custo-benefício, já que acaba rápido; mas, com o Unlimited, você baixa e lê quantos e-books quiser, então pode se esbaldar em um montão de contos a cada mês.

Ali, já percebi que o Kindle Unlimited é bem legal para descobrir autores novos, especialmente brasileiros. Como é de graça (ou melhor, incluído na assinatura), você acaba se abrindo para experimentar coisas novas e sair do “feijão com arroz” da leitura – e da zona de conforto.

Mas, beleza, ainda não tinha muita coisa cadastrada no Unlimited e eu cancelei a assinatura depois de um mês. Um tempo depois, apareceu uma promoção Kindle Unlimited por R$ 1,99 por 3 meses. Bem, aí eu não podia recusar, não é mesmo? E dessa vez o catálogo estava bem melhor. Um dos grandes destaques das minhas leituras na época foi A Amiga Genial, de Elena Ferrante, que estava disponível no programa na ocasião (infelizmente, não está mais). Foi a porta de entrada para meu amor pela autora, que só cresce; talvez, não fosse a oportunidade do Unlimited, eu ainda não a tivesse lido.

Algumas dicas de livros estrangeiros disponíveis no Kindle Unlimited (basta clicar nas capas e você será redirecionado):

Vale lembrar que toda a série Harry Potter está disponível gratuitamente no programa!

Depois dessa experiência, eu saí do programa e voltei meses depois. Desta vez, estou há quase cinco meses sem parar. Uma das coisas mais legais do programa é ficar passeando pela loja e pelas recomendações e baixar os livros sem pensar no quanto vai gastar. Sim, você pode até tá rindo, mas a sensação é de entrar numa livraria e comprar quantos livros quiser! É maravilhoso! E agora estou aproveitando para ler vários livros nacionais e experimentar autores brasileiros contemporâneos. Vale lembrar que muitos autores independentes publicam exclusivamente na Amazon justamente para estarem disponíveis no Unlimited; eles ganham a cada página lida, então, lendo via Kindle Unlimited você também estará incentivando a literatura nacional!

Algumas dicas de livros nacionais disponíveis no Kindle Unlimited (basta clicar nas capas e você será redirecionado):

Vale assinar? Bem, para tudo na vida há prós e contras, e eu listei todos a seguir (se tiverem alguma sugestão, escrevam nos comentários!).

Prós:

  • Ler quantos livros quiser por mês, sem pagar nada mais por isso;
  • Liberdade para conhecer e experimentar obras novas;
  • O catálogo de livros nacionais, principalmente de autores e editoras independentes, é muito extenso. Bom para quem curte ler autores brasileiros contemporâneos;
  • Não é necessário ter um Kindle, você pode ler em qualquer dispositivo (smartphone, tablet, PC) e os aplicativos disponíveis são gratuitos, configuráveis e confortáveis;
  • Você pode marcar seus quotes favoritos nos e-books e, se alugar de novo depois ou comprar o e-book, as marcações continuarão lá;
  • Acesso a obras exclusivas da Amazon;
  • Sensação de que se está visitando uma livraria e comprando quantos títulos quiser;
  • Incentivar a literatura, os autores e o mercado de obras nacionais. Muitos autores independentes publicam exclusivamente na Amazon e recebem por cada página lida através do Kindle Unlimited;
  • Você pode experimentar por 30 dias de graça.

Contras:

  • Ainda há várias obras fora do catálogo, principalmente, claro, lançamentos de grandes editoras. Então você vai ter que se acostumar a ler livros mais antigos (mas não somente clássicos, é claro, há vários livros contemporâneos como indiquei lá em cima);
  • O catálogo é sazonal e os livros disponíveis podem mudar ao longo do tempo;
  • O valor mensal é um pouco salgado (R$ 19,90 por mês) – mas fica a dica de sempre ficar de olho nas promoções de 3 meses por 1,99;
  • Você se sente obrigado a ler mais obras do Kindle Unlimited para aproveitar a assinatura e deixa de lado os outros livros que já comprou (físicos ou digitais).

Links úteis:

E é isso! Espero que tenham gostado das dicas! Deixem as suas nos comentários! 🙂

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Helana Ohara disse:

    O programa é interessante e válido. Claro!!!
    O livro físico nunca será indispensável.
    Mas o programa Kindle Unlimited é benéfico, gente as pessoas podem usar isso como ferramenta de estimulo a leitura entende.
    Isso me deu um baita assunto para minhas palestras na feira do livro. hahahaha

  • Camila de Moraes disse:

    Olá!
    Eu adoro esse sistema. Já assino há uns três anos e cada vez mais me surpreendo com o quanto as editoras tem aderido ao sistema, colocando livros recém lançados.
    Uma ótima dica sem dúvidas!

  • Larissa Zorzenone disse:

    Olá
    Já tive curiosidade em testar o Kindle Unlimited, mas eu tenho tantos e-books que nem sei se compensa. E tenho medo de ficar naquela pressão de ler muita coisa, mesmo que não me chame tanto atenção, pra fazer meu dinheiro valer a pena.

    Vidas em Preto e Branco

  • Beatriz Andrade disse:

    Eu adoro ler e-books da Amazon, mas eu não teno o Kindle e leio através do App no celular. Não assinei ainda porque não costumo comprar muitos livros digitais, leio os grátis ou os enviados pelos autores, mas quando eu comprar meu Kindle aí sim vou assinar porque vai ser mais vantajoso para mim.

  • Mirelly disse:

    Oii, tudo bem?

    Já tem um tempo que estou querendo testar o Kindle Unlimited, eu só fico na dúvida se realmente vou conseguir ficar lendo e-books, geralmente eu não curto muito.
    É uma ótima dica, e em breve vou testá-la.
    Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos!!

  • Maria Luíza Lelis disse:

    Oi, tudo bem?
    Eu adoro o Kindle Unlimited. Comecei a assinar antes mesmo de comprar um Kindle e foi um investimento maravilhoso. Na época que comecei, todos os livros da série Instrumentos Mortais estavam disponíveis e eu fiquei super feliz por poder ler um atrás do outro hahaha.
    Adorei o post e acho que você explicou muito bem as vantagens e os problemas do serviço.
    Beijos!

  • Mayara disse:

    Ola!

    Adoro as suas tercas livres , morro de vontade de experimentar o Kindle unlimited, adorei o seu post e confesso que você aguçou ainda mais a vontade de contratar esse sistema.

    Beijos

  • Mairton Salvattore disse:

    Olá,
    realmente temos o netflix dos livros, e para mim foi uma das melhores invenções da Amazon. Adorei sua matéria e já vou sair compartilhando

  • Alice Teixeira disse:

    Oi oi querida!
    Eu até estava pensando em assinar o kindle Unlimited, mas eu prefiro ter primeiro a amostra e as vezes nem leio o livro que eu tanto queria por causa de tempo. Sou indecisa e mesmo a assinatura valer a pena para alguns, pra mim não vale, entendeu?!
    Quando compro um ebook ou livro, é pq eu tenho 100% de certeza que quero ele ali sempre.

    Beijoss, Enjoy Books

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem