Terça Livre: Minha meta literária para 2019

Eu não me lembro exatamente quando comecei, mas já tem alguns anos que eu faço metas literárias. Eu ultimamente não ando fazendo nada muito audacioso, porém gosto de manter essa tradição porque isso me ajuda a focar e a ler um pouco mais. O interessante é que quando nós falamos em meta a primeira que vem na cabeça é a numérica, mas existem inúmeras formas de meta possíveis! Algumas pessoas já escolhem os livros que vão ler durante o ano, especificam temas para cada mês, prometem que vão ler livros que já tem em casa, prometem um número específico de livros de um único autor… Enfim, é um universo bem amplo!

Ano passado a minha meta numérica foi de 45 livros e eu li 50. Muito bom principalmente quando comparado com os anos anteriores. Eu consegui ir tão bem porque na verdade a minha meta literária não era só essa… Eu estava com muitos problemas em ter uma rotina de leitura. Quando eu pegava um livro bom, às vezes eu o lia em 3 dias. Depois ficava uns quinze dias sem pegar em nada… Mesmo tendo aqueles tempinho para aproveitar. Então eu prometi que iria tentar ler pelo menos um capítulo todos os dias. E não é que deu certo?

Eu li todos os 365 dias? Mas é claro que não. Porém eu fui até julho sem perder um dia sequer e depois perdi alguns dias esporádicos. Sim, tinham dias que eu não tinha realmente tempo e o que eu lia era o capítulo de 3 páginas. Mas no outro eu lia mais de um porque havia chegado em uma parte interessante do livro. Isso fez muito bem para mim e por isso pretendo manter esse esquema nesse ano de 2019 (e até agora estou muito bem). Então a minha meta de leitura é:

1.  Ler 50 livros –  eu sei, estou repetindo o mesmo número de livros do ano anterior. É que eu acho que 50 livros é o que eu consigo ler confortavelmente durante um ano. Mais do que isso, começa a ficar corrido. Quem sabe eu não consiga ultrapassar, como foi no ano passado? Eu acho que esse é um ponto importante para quem gosta de fazer metas: pensem em algo possível de ser alcançado. Se eu colocasse 100 livros, eu já começaria desanimada, porque sei que provavelmente não iria conseguir.

2. Ler pelo menos um capítulo todos os dias –  ROTINA!

3. Ler um livro em francês – Na verdade, deveria ser mais de um, mas o problema é que livros em francês são difíceis de encontrar e normalmente são caros e pelo menos um eu já tenho. Então, esse ano vai ser a meta de um livro, pontos bônus se eu conseguir ler mais.

4. Ler uma biografia – Eu sempre fugir de biografias, até que eu li uma de um jogador de futebol que eu gosto e descobri que na verdade você tem que saber escolher sobre quem vai ler. Já estou aqui com a da Michelle Obama, que recebemos na parceria.

Será que eu vou conseguir cumprir essa meta? E vocês, já fizeram metas literárias? Estão fazendo esse ano? De qual tipo? 😀

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Karini Couto disse:

    Tudo bem?
    Eu não costumo fazer metas, acabo me frustrando, pois minha semana em geral, costuma ser insana, com filhos, casa, faculdade, trabalho e etc.. Acho super legal quem consegue planejar tudo bonitinho e cumprir.
    A única coisa que eu espero é poder ler mais esse ano.

  • Camila de Moraes disse:

    Olá!
    Todo ano estipulo minha meta em 200 livros, sempre jogo no alto para me incentivar a ler bastante durante o ano, mas também quando não alcanço como foi em 2018, não me desespero, afinal leitura tem que ser por prazer.
    Estou participando apenas de um desafio literário e para otimizar minhas leituras saindo da zona de conforto decidi não pegar parcerias com autores, ficando só com editoras e meu acervo pessoal que só vai crescendo tanto no digital quanto no físico e acabamos presas com tantos afazeres.
    Quero inserir mais leituras de fantasia e distopias durante esse ano, estou confiante em seguir esses passos!
    Beijos!

  • jaque reis disse:

    Olá! Eu comecei a fazer meta de leitura ano passado. Quando eu percebi que poderia ler mais se me “desconectasse” e procrastinasse menos. A meta era 100 livros e mesmo batendo a meta no ultimo dia do ano eu consegui. Eu poderia ter lido bem mais então por isso a meta este ano é 130 livros. Isso me desafia a ler mais também e me tirar um pouco das redes sociais. Quero ler um livro em inglês este ano, mas isso não coloquei como meta, pois quando eu coloco que tal mês vou ler tal livro, acabo me sentindo forçada a ler e não leio nada haha. Enfim, só meta numérica funciona comigo!

  • Ana Luiza disse:

    Oie, tudo bem?!
    Boa sorte com suas metas! Ano passado foi um dos piores em termos de leitura pra mim, li ao todo 38 livros e procrastinei demais! Esse ano não coloquei uma meta, mas espero muito chegar aos 50 livros e dar continuidade a umas séries abandonadas!
    Força pra nós!

    Beijos,
    Ana Luiza
    http://www.entrepaginas.com.br

  • Clayci Oliveira disse:

    Eu acredito que vc consegue sim e torço por isso <3
    Ano passado eu só fiquei sabendo da quantidade de livros que eu li, pq fui marcando no skoob, pois não estabeleci nenhuma meta. Quero continuar assim esse ano!! Eu me cobro de mais e acaba virando frustração.

  • Debyh disse:

    Olá,
    Acho legal quem monta metas, como eu tenho compromisso com os parceiros do blog eu nunca monto uma meta por conta de não saber o que vou querer/precisar ler no momento. Porém eu tenho ler todos os dias, e em alguns livros faço meta de páginas por dia, mas meta de livros não consigo. Espero que dê tudo certo com a sua meta!

    Debyh
    Eu Insisto

  • Lilian Farias disse:

    Eu tenho metas bem simples para 2019, não consigo nada muito audacioso até por causa do estilo de livro que gosto, muito raramente leio algo leve, somente literatura infantil, de geral são leituras densas que mexem muito e demora para eu passar para outro livro.

  • milca abreu disse:

    nossas metas de leitura estão bem parecidas viu? a diferença é que eu quero ler em ingles
    torcendo aqui por vc, vai dar tudo certo e conseguiremos ler mais do que 50 livros

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem