Terça Livre: Museu Nacional

Todo mundo se lembra da tragédia que foi o incêndio de grandes proporções que tomou o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2 de setembro de 2018. Grande parte do acervo científico e histórico, reunido em mais de 200 anos pelo museu, além do edifício histórico e antiga residência dos Imperadores do Brasil, foi destruído. A gente nem pode chamar o que aconteceu de tragédia ou acidente: é na verdade uma desvalorização criminosa da nossa cultura, ciência e história, que vem ocorrendo há vários anos e vários governos, e vamos ser sinceros, nós também somos culpados.

Digo isso para refletirmos como cidadãos. A arte, a cultura, a história e a ciência são pouquíssimos valorizados pelo próprio povo brasileiro. É claro que há exceções, mas em sua maioria, a população não se importa em valorizar o que é nosso, assim como não valoriza o transporte público, o SUS, patrimônios nacionais e até mesmo os livros – afinal, uma grande reclamação nossa, como leitores, é como a maioria dos brasileiros não leem. Céus, estamos vivendo uma época em que não se valorizam sequer as pessoas, os seres humanos! E isso tudo é muito triste.

Um país não é nada sem sua história. Um povo não é nada sem cultura. Não há desenvolvimento sem ciência.

Mas nem tudo está perdido. Verdadeiros heróis e heroínas conseguiram resgatar em meio ao fogo parte do acervo e agora estão tentando reconstruir o museu. A Associação Amigos do Museu Nacional (SAMN) está recebendo doações através deste link (via depósito bancário ou PayPal).

Outra maneira de ajudar é comprando ou alugando via Kindle Unlimited a coletânea de contos Piratas em e-book! Todos os autores da coletânea (Albarus Andreos, Ana Lúcia Merege, Claudia Dugim, Fabiana Madruga, João Beraldo, Karen Alvares, Luana Tsuki Dias, Melissa de Sá, Paola Siviero e Sabrina Mota Marcondes) concordaram em doar seus royalties em sua totalidade para o Museu Nacional. Já foi doada a quantia de R$ 242,22 até agora (clique aqui e confira o comprovante da doação), porém as próximas vendas também serão revertidas para a reconstrução do museu!

Você pode ler a nossa resenha de Piratas clicando aqui 🙂

E se você não pode ajudar com dinheiro, que tal visitar um museu na sua cidade? Que tal valorizar mais nossa ciência, cultura e história? Vamos fazer nossa parte para um Brasil melhor <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  


  • viviane disse:

    Oi Karen, realmente foi uma perda sem precedentes o incêndio do museu. É história perdida que jamais será recuperada, lamentável. Muito bacana tua iniciativa de divulgar os meios de ajudar.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

  • Clayci Oliveira disse:

    Ainda lembro das imagens que vi pela TV e impossível não chorar.
    Concordo como tudo que disse. Enquanto não valorizarmos e protegermos nossa história, coisas assim vão continuar acontecendo até tudo ser esquecido =/.
    Adorei a iniciativa, fiz doações e estou compartilhando essa publicação =D

  • Ana disse:

    Eu fiquei extremamente triste com esse incêndio. E o descaso do governo com a reconstrução é trágica. Adorei a iniciativa do autor de Piratas, vou adquirir o meu!

  • Dayhara disse:

    Muito bacana a iniciativa desses autores! São de coisas assim que nós precisamos, vou dar um jeitinho de comprar o ebook com toda a certeza. Seria muito bacana se o governo se empenhasse na reconstrução do museu mas sabemos como isso funciona, infelizmente.

  • Marijleite disse:

    Olá, infelizmente nosso país não valoriza a cultura como deveria. Que bom saber dessa iniciativa dos autores de Piratas, vou conferir esse ebook e também ver se posso contribuir de alguma forma para a reconstrução do museu.

  • Fernanda Santos Barroso disse:

    Olá!
    Menina, eu lembro como se fosse ontem quando vi o que tinha acontecido com o museu. Chorei muito, porque estava marcando de levar minha irmã mais nova lá e, então, descobri o que houve, lembrando que fazia alguns anos que não conseguia visitar… Foi uma tristeza sem fim. Mas é muito bom saber que existem tantas pessoas buscando ajudar nossa cultura e história. Eu não sabia sobre essa doação através do livro e até direta pelo link, mas já estou abrindo ambas!
    Abraços e obrigada pela divulgação!

  • Thainá Christine disse:

    Nossa, que texto intenso! E eu concordo plenamente com você! As pessoas não valorizam o que tem até que as perde, e isso é realmente muito triste. Eu não tenho como contribuir com uma grande quantia, mas com certeza irei comprar o e-book. Eu adorei a sua iniciativa de fazer um post e nos comunicar sobre isso.

    http://www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

  • Sara Kerolen Souza Oliveira disse:

    Oii tudo bem ?
    Concordo plenamente em tudo que vc disse infelizmente como dizem as pessoas só valoriza quando perde , gostei dessa iniciativa do autor em ajudar , irei tentar ajudar também.

    Bjs

  • Yvens disse:

    Infelizmente esse dia chegou e não era para chegar se as autoridades competentes tivessem o mínimo de respeito pela nossa história, o mínimo de cuidado com materiais e objetos tão importantes nos mais diversos campos da ciência, cultura e etc. Só damos valor as coisas quando perdemos, triste sina do ser humano!
    Abraço!

  • Ana Luz disse:

    Olá!

    Realmente, a história de um país é muito importante, é foi muito triste o que aconteceu com o Museu. Mais triste ainda, a forma com que trataram o acontecido e a dificuldade para que se restabeleça o pouco que conseguiram salvar. Bacana você divulgar meios para que o povo possa colaborar.

    Beijo.

  • Debyh disse:

    Olá,
    Muito legal a iniciativa. Me interessei bastante pelo ebook irei colocar na minha lista!

    Debyh
    Eu insisto

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem