Terça Livre: Podcasts

Sempre gostei de ouvir rádio. Porém, com o avanço da tecnologia, as coisas mudam. Difícil quem tenha rádio em casa, certo? Tudo é na internet ou no celular. Tudo bem, você pode entrar no site da rádio e ouvir o streaming, e eu fazia isso, mas aos poucos o hábito se perdeu e foi substituído por um novo:

Podcasts!

Acho que todo mundo já sabe, mas se alguém não está acostumado ao formato, aí vai: podcasts são conteúdos – de qualquer tipo – em áudio, disponibilizados através de arquivos ou streaming, para ser ouvido sob demanda, a qualquer hora.

Gosto de ouvir meus preferidos no Spotify, mas eles estão em vários sites ou agregadores de podcasts. Adquiri o hábito de, todas as manhãs, começar o dia ouvindo dois de notícias: o Café da Manhã, da Folha de SP e comandado por Rodrigo Viseu e Magê Flores, e o Estadão Notícias, do Estado de SP. 

Comecei a ouvir as notícias nesse formato na época das eleições do ano passado, quando estava sedenta por atualizações sobre a situação do nosso país. Naquela época, a Folha de SP começou um ótimo podcast chamado Presidente da Semana, no qual, em cada episódio, conta os principais fatos de cada governo que passou pelo Brasil, desde a Proclamação da República, passando pela Era Vargas, a Ditadura Militar e a Redemocratização. Vale a pena ouvir, é um enorme aprendizado sobre nossa história.

Na mesma época, uma amiga me indicou o Mamilos, comandado pelas maravilhosas Juliana Wallauer e Cris Bartis. São vários episódios sobre diversos assuntos: mulheres, política, morte, feminismo, carreira, dinheiro, família e muito mais. Perdi a conta de quantos já ouvi e em quantos me emocionei. RECOMENDADÍSSIMO:

Outro que ouço muito é o Curta Ficção, comandado pelos escritores Jana Bianchi, Thiago Lee e Paola Siviero. É um podcast feito por escritores para escritores e leitores que, além de falar sobre escrita criativa, também fala muito de livros, lançamentos, além de leituras de contos pelos próprios escritores. Recomendadíssimo.

Outra iniciativa para seguir é o #OPodcastéDelas, que reúne podcasts produzidos por mulheres. E vale lembrar também do CabulosoCast/ Perdidos na Estante, da Domenica Mendes, que vale a pena demais!

E aí, vocês ouvem podcasts? Indiquem seus favoritos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Marijleite disse:

    Oi, se eu ouvi foram um ou dois podcasts por enquanto, mas vou ouvir esses que você sugeriu, quem sabe descubro uma nova fonte de conhecimento e entretenimento, né?!

  • Beatriz Andrade disse:

    Eu não sou de ouvir podcasts (assim como também não acompanho canais no youtube), mas acho que tem muita coisa legal por aí e gostei do seu post de hoje

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem