Terça Livre: Podcasts

Sempre gostei de ouvir rádio. Porém, com o avanço da tecnologia, as coisas mudam. Difícil quem tenha rádio em casa, certo? Tudo é na internet ou no celular. Tudo bem, você pode entrar no site da rádio e ouvir o streaming, e eu fazia isso, mas aos poucos o hábito se perdeu e foi substituído por um novo:

Podcasts!

Acho que todo mundo já sabe, mas se alguém não está acostumado ao formato, aí vai: podcasts são conteúdos – de qualquer tipo – em áudio, disponibilizados através de arquivos ou streaming, para ser ouvido sob demanda, a qualquer hora.

Gosto de ouvir meus preferidos no Spotify, mas eles estão em vários sites ou agregadores de podcasts. Adquiri o hábito de, todas as manhãs, começar o dia ouvindo dois de notícias: o Café da Manhã, da Folha de SP e comandado por Rodrigo Viseu e Magê Flores, e o Estadão Notícias, do Estado de SP. 

Comecei a ouvir as notícias nesse formato na época das eleições do ano passado, quando estava sedenta por atualizações sobre a situação do nosso país. Naquela época, a Folha de SP começou um ótimo podcast chamado Presidente da Semana, no qual, em cada episódio, conta os principais fatos de cada governo que passou pelo Brasil, desde a Proclamação da República, passando pela Era Vargas, a Ditadura Militar e a Redemocratização. Vale a pena ouvir, é um enorme aprendizado sobre nossa história.

Na mesma época, uma amiga me indicou o Mamilos, comandado pelas maravilhosas Juliana Wallauer e Cris Bartis. São vários episódios sobre diversos assuntos: mulheres, política, morte, feminismo, carreira, dinheiro, família e muito mais. Perdi a conta de quantos já ouvi e em quantos me emocionei. RECOMENDADÍSSIMO:

Outro que ouço muito é o Curta Ficção, comandado pelos escritores Jana Bianchi, Thiago Lee e Paola Siviero. É um podcast feito por escritores para escritores e leitores que, além de falar sobre escrita criativa, também fala muito de livros, lançamentos, além de leituras de contos pelos próprios escritores. Recomendadíssimo.

Outra iniciativa para seguir é o #OPodcastéDelas, que reúne podcasts produzidos por mulheres. E vale lembrar também do CabulosoCast/ Perdidos na Estante, da Domenica Mendes, que vale a pena demais!

E aí, vocês ouvem podcasts? Indiquem seus favoritos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

  1. Oi, se eu ouvi foram um ou dois podcasts por enquanto, mas vou ouvir esses que você sugeriu, quem sabe descubro uma nova fonte de conhecimento e entretenimento, né?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.