Terça Livre: Vamos falar sobre metas (de leitura mesmo)

Já que a terça é livre, deixa eu contar um segredo pra vocês:

Eu dificilmente consigo bater alguma meta de leitura 100%.

Dito isso, sei que não é o fim do mundo e que muita gente também sofre desse mal e que já desistiu de fazer metas por não conseguir cumprir e tudo o mais. De boa, né? Afinal de contas, por mais que a gente queira vários livros durante o ano, sempre vai ter aquela história que a gente acaba travando, sempre vai ter aquele livro que, de tão emocionante que foi, deu uma ressaca literária…

Fora quando temos trabalho, estudos…

Enfim, já tem algum tempo que a única coisa que faço é contar a quantidade de livros que leio durante o ano. Ano passado, segundo o skoob, foram 44 livros. Já esse ano, eu queria estabelecer um número e também tentar desencalhar livros da estante, principalmente os físicos.

Então vamos lá:

Esse ano, quero ler no mínimo 50 livros.

Desses livros, eu queria estabelecer um gênero literário para cada mês. Então eu leria em um mês só aquele gênero e, se saturasse (provável que aconteça), eu leria um livro totalmente diferente no mesmo mês, para tentar não cair em ressaca. Será que consigo?

Janeiro:

  • Clássicos (já estou lendo Mulherzinhas, então tudo bem rs)

Fevereiro:

  • Livros Nacionais

Março:

  • Aventura

Abril:

  • Séries (de preferência, começar uma e terminá-la no mesmo mês, ou terminar uma já iniciada).

Maio:

  • Ficção científica e/ou Distopia

Junho:

  • Fantasia

Julho:

  • Romance (alternando entre contemporâneo/chick lit e romance de época)

Agosto:

  • Suspense e/ou Policial

Setembro:

  • YA

Outubro:

  • Terror (socorro!) / Sobrenatural

Novembro:

  • Drama e/ou Não-ficção

Dezembro:

  • O que der na telha!

Difícil dizer se dá certo, porque tem vezes que a gente não tem aquela “vibe” de ler uma fantasia em junho, por exemplo e aí posso trocar um mês com outro. Só espero conseguir ler mais livros físicos. Ano passado meu kindle ganhou destaque, principalmente porque eu conseguia ler com a luz do quarto apagada. rsrs

Mas poxa, tantos livros físicos deixados de lado… Que dó! O pior é que minha rotina de trabalho mudou. Antes eu conseguia ler no ônibus, durante o trajeto até o trabalho (sim, isso prejudica a visão); mas agora eu dirijo até lá e dificilmente leio durante o trabalho. E às vezes, à noite, o sono vence mais rápido, ou as séries da Netflix chamam também.

Mas bem, desafio lançado! Não sei se conseguirei, nem se seguirei à risca, mas se eu colocar por escrito, meio que dá mais força para nossas decisões. Fica registrado e nos comprometemos mais. Pelo menos é essa a ideia.

O importante mesmo é ler sem pressa e encontrar bons livros!

Alguém aí estabeleceu uma meta de leitura para 2020? Conta aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Karine Fernandes da costa disse:

    Definitivamente eu parei de fazer metas a uns 3 anos, sempre fazia e batia na traze para concluir, sinto falta de ler 15 livros em um mês, agora se eu ler 3 estou no lucro. Eu simplesmente vou lendo e coloco na minha lista de metas do Skoob, mas não tenho mais neura com isso, é libertador.

    Bjs

  • Larissa Dutra disse:

    Olá, tudo bem? Eu não costumo fazer metas literárias, mas acho bacana quem faz, e torço por vocês, haha. Acho que nesse estilo que tu planejou eu não conseguiria cumprir mesmo, pois gosto de ler livros diferentes um atrás do outro, tipo um romance, depois um policial, depois uma fantasia, e por aí vai.

    Beijos,
    Duas Livreiras

  • Laura Militão disse:

    Não sou muito de fazer metas, e as que tenho são porque estou participando de algum projeto, que são: ler mais clássicos em 2020 (projeto 2020 Lendo Clássicos), ler as histórias de Sherlock Holmes (projeto Lendo Sherlock 2020), ler o máximo possível de livros da Agatha Christie (projeto Lendo Rainha Christie), ler a série Trono de Vidro (projeto LC Trono de Vidro 2020)… Tem alguns livros que quero ler, mas não são metas porque nem tenho certeza se vou me esforçar para lê-los esse ano.

    Laura Militão, blog Mais um Capítulo

  • Kênia Cândido disse:

    Oi Lucivania.

    Eu também não consigo bater meta de leitura no final do ano. Sempre fica algum livro para atrás. Em 2020 coloquei como meta alguns livros que estão na minha estante há muito tempo. Também comecei meu projeto lendo Agatha Christie. Acho que ficarei apenas dessa maneira porque sempre aparece lançamentos que adquiro e acaba entrando na meta de leitura durante o ano. desejo sucesso com a sua meta de leitura.

    Bjos

  • Alisson Gomes disse:

    Ano passado eu consegui bater minha meta de leitura, 25 livros haha primeira vez na vida que consegui bater uma meta, esse ano minha meta são 40 livros e já estou orando aqui para saber como vou ler esses livros todos haha, inclusive minha meta é só comprar um livro novo após ter lido 5 livros, então vai ser a forma de me forçar a ler kkkkkk
    Achei ambiciosa a sua meta de leitura a forma como você quer ler os livros, sem sombra de dúvidas seria uma meta que eu me conhecendo não conseguiria bater haha

    Beijos!
    Eita Já Li

    Beijos!
    Eita Já Li

  • Karoline disse:

    Hey, Lucy
    Tudo bem?

    Começo de ano sem as minhas metas, não sou eu mesma. Literária entao ?! hahahaha Amooo
    eu estou com as minhas metas pessoais mas estou mantendo-as abertas, se alcançar, podemos dobrá-las hahaha

    Parabens e que consigas alcançar suas metas.

    Bjocas

  • Yvens Castr4o disse:

    Olá, tudo bem?

    Eu ainda não estabeleci uma meta de quantos livros vou ler nesse ano, mas pretendo ler ao menos uns 50 e é provável que eu consiga, pois é uma redução na verdade. Contudo, vou selecionar mais os livros e menos parcerias.
    Abraço!

  • Maria Luíza Lelis disse:

    Oi, tudo bem?
    Adorei suas metas e achei a organização bem diferente. Eu quero ler mais gêneros diferentes, mas não sei se conseguiria ler um gênero só por mês. Prefiro ir diversificando as leituras.
    De qualquer forma, desejo boa sorte e que você faça ótimas leituras em 2020.
    Beijos!

  • Lilian de Souza Farias disse:

    Oi. eu nunca bati uma meta 10%, sou totalmente desligada para isso e meu skoob é uma bagunça total, para rolar comigo, tenho que deixar fluir e ver no que vai dar.

  • Marijleite disse:

    Oi, eu também acho que quando colocamos uma meta por escrito temos algo para nos lembrar de nosso objetivo. Também quero ler 50 livros esse ano, dando prioridade aos físicos que comprei há tempos. Fico na torcida para que consigamos.

  • Renata Cezimbra (Lady Trotsky) disse:

    Oi Lucy, tudo bem?
    Eu ando fazendo umas metas parecidas com as tuas porque eu ainda tenho vários livros físicos em casa e só de coisas no Kindle são mais 400. Eu tinha bem mais no meu HD externo, mas infelizmente perdi por conta de uma avaria nesse aparelho e não consegui recuperar.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky…
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

  • Rayanni kellsin disse:

    Olá, tudo bem? Amei as suas metas, eu fiz uma de ler pelo menos 100 livros esse ano, coloquei alguns gêneros que não leio muito, mas vou deixar a vida me levar.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem