Top 10 Livros com Começos ou Finais Perfeitos

ttt2013

Oi pessoal! O tema do Top Ten Tuesday dessa semana é começos ou finais perfeitos de livros. Aquela história que começa do jeito certo para te prender ou que simplesmente termina da maneira que deve ser. No meu caso, resolvi colocar as primeiras e últimas frases que mais me marcaram – com algumas exceções que coloquei o parágrafo inteiro porque é uma perfeição sem tamanho. Como a maioria dos meus livros está em inglês (porque eu moro fora, não porque sou esnobe), eu coloquei as frases na língua original e minha tradução livre embaixo.

Harry Potter e a Pedra Filosofal, J.K. Rowling [x]

O Sre a SraDursley, da Rua dos Alfeneiros, nº. 4, se orgulhavam de dizer que eram perfeitamente normais, muito obrigado.

Eu não queria ler Harry Potter. Resisti muito até ceder à pressão, e quando li a primeira frase lutei contra o sorriso que teimou em se espalhar pelo meu rosto. Eu sabia que estava embarcando em uma viagem sem volta.

Orgulho e Preconceito, Jane Austen [x]

É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro na posse de uma bela fortuna deve estar necessitando de uma esposa.

A frase inicial de Orgulho e Preconceito, pra mim, já dita o tom do livro inteiro. É um romance, é bem escrito e é engraçado. Não é à toa que ela é uma das frases mais conhecidas na literatura.

O Circo da Noite, Erin Morgenstern [x]

O circo chega sem aviso. Nenhum anúncio o precede. Ele simplesmente está lá, quando ontem não estava.

Na época em que eu estava namorando eternamente O Circo da Noite na livraria, a capa e essa introdução me encantavam. É uma das descrições mais lindas que eu já vi, uma que me faz querer fechar os olhos e estar lá quando o circo chega sem aviso.

O Hobbit, J.R.R. Tolkien

Num buraco no chão vivia um hobbit.

Confesso que nunca terminei de ler O Hobbit, mas adoro essa primeira frase. Ela é tão simples quanto o ser da qual ela trata.

The Fiery Heart, Richelle Mead

I won’t lie. Walking into a room and seeing your girlfriend reading a baby-name book can kind of make your heart stop.

Não vou mentir. Entrar em um quarto e ver sua namorada lendo um livro de nomes de bebês meio que faz seu coração parar.

Bem, The Fiery Heart ainda não foi lançado mas seu primeiro capítulo foi divulgado ontem. Eu estava tomando um gole de suco enquanto lia e por sorte não espirrou nada no monitor, porque eu comecei a rir demais quando li. Adrian, Adrian.

ATENÇÃO: SPOILERS!!

Jogos Vorazes, Suzanne Collins [x]

Pego sua mão, segurando com firmeza, preparando-me para as câmeras e abominando o momento em que finalmente terei de soltá-la.

Eu amo toda a trilogia de Jogos Vorazes, mas esse final é especial pra mim. Eu peguei o livro lá pelas 22:00 em uma noite de semana em Dezembro de 2010, e eu li essa frase às 4:00 após ter terminado a história. O desespero que me bateu pelo segundo volume foi algo que eu só tinha vivido antes com Harry Potter.

Harry Potter e as Relíquias da Morte, J.K. Rowling [x]

Tudo estava bem.

Dispensa comentários.

The Raven Boys, Maggie Stiefvater [x]

“I guess now would be a good time to tell you,” he said. “I took Chainsaw out of my dreams.”

“Acho que agora seria uma boa hora pra contar,” ele disse. “Eu tirei a Chainsaw dos meus sonhos.”

Ronan, Ronan, Ronan. Eu amo o Ronan. Esse pode não ser um cliffhanger, mas meio que me fez pular da cadeira quando li. E depois pular um pouquinho mais longe quando descobri que o segundo livro, The Dream Thieves, seria mais focado no meu baby Ronan.

A Culpa é das Estrelas, John Green [x]

Eu aceito, Augustus.
Eu aceito.

Sem comentários também. O que eu chorei com esse livro não foi brincadeira. Até hoje, mais de um ano após seu lançamento, ainda não tive coragem de reler.

O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint Exupéry [x]

Then if a child comes to you, if he laughs, if he has golden hair, if he doesn’t answer your questions, you’ll know who he is. If this should happen, be kind! Don’t let me go on being so sad: Send word immediately that he’s come back…

Então se uma criança se aproximar de vocês, se ele rir, se ele tiver o cabelo dourado, se ele não responder suas perguntas, você saberá quem ele é. Se isso acontecer, seja gentil! Não me deixem tão triste; escrevam-me depressa que ele voltou…

Esse livro inteiro deveria estar aqui, é uma leitura obrigatória tanto para crianças quanto para os mais crescidinhos.

E vocês, quais os começos ou finais mais perfeitos?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Karen disse:

    Nossa, Parceira, só livro bom na lista! *____* Lista perfeita!!!
    Eu já li A Culpa é das Estrelas duas vezes e meia (meia porque eu ficava relendo partes). E eu reli imediatamente após lê-lo. Mas isso é porque me apoiei nesse livro para passar pela minha situação. Ele me ajudou muito, muito mesmo.
    Harry Potter dispensa comentários! 😉
    O Circo da Noite dá vontade de visitar e de morar nele!
    Na minha lista eu incluiria a primeira de O Pistoleiro e a última frase da Torre Negra, que na verdade são a mesma frase:
    “O Homem de Preto seguia pelo deserto e o pistoleiro seguia atrás.”
    A frase é a mesma no final e no começo e tem todo um sentido para isso. Ela fecha um ciclo – literalmente – e faz a gente refletir e muito sobre a vida.

  • Lany disse:

    O COMEÇO DE THE FIERY HEART! ADRIAN, BABY NAMES AND SYDNEY!
    Eu simplesmente AMO a primeira frase de HP1 e a última de HP7!
    A Culpa das estrelas… Ah, dá vontade de falar que ele todo é perfeito, né?
    Nessa lista eu também colocaria o final do último livro do Diário da Princesa! Tem essa frase que eu amo:

    “But as you age, you lose other, even more important things, like friends-hopefully only bad friends, who maybe weren’t as good for you as you once thought. With luck, you’ll be able to hang on to your true friends, the ones who were always there for you….even when you thought they weren’t.

    Because friends like that are more precious then all the tiaras in the world”

  • Melissa de Sá disse:

    Morri com a lista. Ficou realmente perfeita.

    Eu acrescentaria o final de “A Torre Negra”: “The man in black fled across the desert, and the gunslinger followed.” Genial!

    E também o final de “The Handmaid’s Tale”, da Margaret Atwood: “Are there any questions?”. Muito irônico e representativo.

  • Wesley Silva disse:

    Nossa, eu amo o final de A Esperança: “Mas há jogos muito piores do que esse.” e de Em Chamas também! Amo também o de A Menina Que Roubava Livros, Marina e A Culpa É Das Estrelas.

  • Rafaela Correa disse:

    Adorei a lista <3 porém vcs esqueceram de um livro que é perfeito do começo ao fim…
    Se chama: Não olhe para trás
    Esse foi o melhor livro que eu já li sem exageros!!
    Vale muito a pena ler, é uma mistura de suspense, romence e mt mistério:3 n consegui parar de ler

  • Lary Zorzenone disse:

    o começo de O Hobbit é mesmo muito bacana. Adorei o início de Orgulho e Preconceito. É um dos livros que mais quero ler. Eu não sei quais escolheria, mas tem vários haha.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem