Top Ten Tuesday: 10 heroínas literárias favoritas

Olá! Hoje o tema do Top Ten Tuesday é LIVRE! hohoho Então vou aproveitar que semana passada não tivemos e vou colocar aqui o que seria o tema anterior, que é o das super-heroínas (tá, nem tanto) dos livros. Não são necessariamente aquelas que se metem em aventuras, mas aquelas personagens que me chamaram mais a atenção.

Sei que algumas são previsíveis, mas elas simplesmente não poderiam faltar na minha lista – e duvido que não estariam também na lista de vocês.

O Top Ten Tuesday é um meme literário semanal do blog The Broke and the Bookish.

 10. Becky Bloom (Os delírios de consumo de Becky Bloom): Tá, ela não é bem aquela heroína corajosa que se joga no fogo para salvar alguém, tem um vício de consumismo que não consegue controlar, mas todos sabemos que Becky se esforça para resolver seus problemas financeiros e tem um bom coração, sempre está disposta a ajudar os amigos e sua família. Resenha do primeiro livro da série.

9. Meena Harper (Insaciável, Meg Cabot): Meena tem o dom de descobrir quem vai morrer logo, tanto que esse “dom” a afastou de seu ex-namorado. Claro que ela seguiu em frente e se apaixonou… Por ninguém menos que Lucien Antonesco, o Príncipe dos Vampiros. Pois é, bem que Lucien era muito bom para ser verdade (ele até dormia de conchinha com ela!). Além de ter Alaric Wulf, um caçador de vampiros carrancudo pegando no seu pé, Meena se vê em várias confusões. Eu adoro a história de Insaciável (resenha), atualmente estou lendo Mordida, que é a continuação.

8. Lisbeth Salander (Trilogia Millennium): Lisbeth Salander é uma hacker e investigadora talentosa e uma das personagens mais polêmicas e inteligentes que já criada. A genialidade dela é de colocar no chinelo muitos detetives (menos Sherlock Holmes, não tem pra ninguém rs), mas sua vida reclusa faz dela uma pessoa que poucos têm coragem de confiar e sua aparência franzina faz com que pensem que ela é uma pessoa frágil e fácil de controlar. O tutor de Lisbeth sentiu na própria pele que não é bem assim. As resenhas dos dois primeiros livros da série estão aqui e aqui, respectivamente.

7. Elizabeth Bennet (Orgulho e Preconceito): Uma das primeiras heroínas de romance, se não a mais famosa. Elizabeth tem um temperamento forte, além de uma vivacidade e inteligência que não eram vistos com frequência em mocinhas de sua época, já que todas esperavam se casar e formar família (não que Elizabeth também não quisesse se casar, mas ela tinha seus princípios sobre amor x dinheiro, mesmo que estivesse em uma situação delicada, sendo uma das cinco filhas do Sr. e Sra Bennet e com poucas chances de um casamento “vantajoso”). Foi uma grande surpresa quando ela constatou que chamara a atenção de ninguém menos que Mr. Darcy,  um homem considerado orgulhoso devido ao seu status social, mas é muito querido por aqueles que o conhecem.

6. Lara Lington (Menina de vinte): Lara é uma jovem esforçada que tenta ganhar a vida como head-hunter, uma caça-talentos, que vê  todo o serviço em suas costas, já que sua sócia viajou, e ela não é o que podemos chamar de expert no assunto. Sua vida se complica um pouco mais quando seu namorado termina com ela e, ainda por cima, ela passa a ser assombrada pelo fantasma de sua tia-avó, Sadie. A partir daí, sabemos que vem muita confusão pela frente para que Lara recupere o colar de Sadie para que sua tia-avó finalmente descanse em paz, incluindo um encontro inusitado com o americano Ed Harrison e algumas aulas de Charleston. rsrs

5. Piper Mclean (O herói perdido): Piper surge em O herói perdido como uma pessoa tímida, que sabe o poder que tem, mas não gosta.  Ela sofre uma verdadeira transformação no decorrer do livro (literalmente, principalmente quando descobre de quem é filha haha), mesmo assim é insegura porque quer que Jason goste dela pelo que ela é, não pelo seu “dom”. Adorei o final do livro, quando ela… (SPOILER! LEIAM O LIVRO E DESCUBRAM rs) Mas temos a resenha dele!

4. Sophie Hatter (O castelo animado): Sophie acreditava que por ser a mais velha de três irmãs, sua vida era fadada ao fracasso, por isso se conformou quando herdou a chapelaria do pai. Claro que o tédio da rotina de uma chapeleira não era o que esperava, ainda mais por se sentir explorada por sua madrasta. As coisas mudam quando Sophie é enfeitiçada e transformada em uma senhora de 90 anos. A partir daí, ela decide fugir de casa em busca de seu destino, seja para continuar como velha, ou uma cura. Então ela encontra o Castelo animado do mago Howl e sua vida muda completamente. Eu simplesmente AMO esse livro e adoro os personagens. A resenha está aqui.

3. Anabeth Chase (Percy Jackson e os Olimpianos): Anabeth aparece já no primeiro livro da saga, O ladrão de raios. Logo no início sabemos que ela terá um papel importante durante toda a saga de Percy – e além, pois ela também aparece em O herói perdido (se bem que ela terá mais destaque em A marca de Athena – resenha). Não é à toa que Anabeth é filha de Athena, ela é extremamente inteligente e sabe bolar as melhores estratégias de ataque. Sem falar que seus planos são quase infalíveis – afinal, mesmo sendo um plano bem elaborado, pode ter consequências inesperadas, como ela mesma provou em Mar de Monstros.

2. Katniss Everdeen (Jogos Vorazes): Katniss é uma das melhores heroínas que já vi. Ela não é delicada, não é Mary Sue sofredora, embora sua vida não seja nada fácil, mas é por isso mesmo que ela é forte, determinada. Tem seus medos, mas engole o choro e segue em frente. Suas atitudes muitas vezes são maduras, tendo em vista o estilo de vida que leva no Distrito 12, mas na trilogia ainda podemos perceber alguns resquícios de uma garota comum, com suas inseguranças e incertezas. Podem conferir as resenhas de Jogos Vorazes, Em chamas e A esperança.

1. Hermione Granger (Harry Potter): Claro que não poderia deixar de falar em Hermione Granger! Essa grifinória que quase foi parar na Corvinal é um grande exemplo de garota. Ela tem caráter (toda sua luta sobre o direito dos elfos e várias injustiças que ela via e não se aguentava calada), consegue superar o preconceito sobre ser uma “sangue-ruim”, suas  notas são sempre as melhores e seu bicho-papão nada mais é que sua professora dizendo que ela tirou zero em tudo! Não é para menos que Rony Weasley tenha se apaixonado por ela (claro que ele só percebeu no sexto ano, mas tudo bem, ela também só deixou claro que gostava dele no sexto ano) e que Harry tenha desenvolvido um sentimento fraternal por ela – todos os puxões de orelha de Hermione pareciam mais conselhos de irmã mais velha (e não tensão sexual mal resolvida). Mas enfim,  Hermione Granger tem o merecido primeiro lugar!

Então, tem alguma personagem que queiram incluir na lista? 😀

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  • 2
  •  
  •  
  •  


  • Vania disse:

    Hermione!!! *___* Eu sabia que ela seria a primeira da lista, e bem, não poderia ser diferente né? Lizzie Bennet também está na minha lista por todos os motivos que você citou, e também por ser uma mulher à frente de seu tempo. Acho que eu incluiria Éowyin de Senhor dos Anéis porque né I AM NO MAN, e tudo mais; Skeeter, de The Help (A Resposta) por ela ter enfrentado os seus medos de frente pra escrever a história que desejava numa época em que isso não era bem visto; Arya de Game of Thrones porque ela é uma personagem MARAVILHOSA e o momento que o Martin a matar é o momento que eu largo a série de vez; Morgana de As Brumas de Avalon: embora eu não tenha gostado da série, é impossível negar que Morgana é uma personagem fortíssima; Sira Quiroga de O Tempo Entre Costuras por fazer sua parte num mundo em guerra, arriscando sua própria vida. Outras que consigo pensar agora são Scarlett O’Hara (E o Vento Levou), Liesel Meminger (A Menina que Roubava Livros), Suhkvinder (The Casual Vacancy), Molly Weasley, Minerva McGonagall (Harry Potter), Devi (O Nome do Vento). Acho que teria muita dificuldade em escolher somente 10 hein hahaha. Ahhh e Annabeth e Piper!!! Muito amor!!

  • Lucy disse:

    É tanta coisa para falar sobre elas, que às vezes a gente esquece de algumas qualidades e mesmo alguns defeitos. rsrs
    A Éowylin, eu lembro de vc falar dela, mas não tem como porque ainda não li… (*shame*) e a Scarlett O’Hara eu só conheci pelo filme hehehe.
    E verdade, difícil ficar só em dez, eu ainda pensei em colocar a Luna Lovegood na lista. hahaha
    Bjos bjos

  • Lany disse:

    Nem preciso dizer que eu amei a sua lista né?
    Adoro a Hermione, Katniss, a ANNABETH, a Piper (cada livro que passa eu gosto mais dela), a Lara, a Meena e a Becky! Mas a Becky, tenho que admitir, tem momentos que ela me irrita hahaha! Mas depois quando ela acaba se esforçando para resolver os problemas, eu acabo esauecendo o que me fez ficar irritada!
    Na lista, eu também colocaria a Mia, de Diarios da Princesa. Em diversos momentos ela me irritou também, mas o amadurecimento dela durante a série fez valer toda a pena! A Tonks (por motivos que eu não preciso explicar), a Anna, de Anna e o Beijo Frances; Sidney, da série Bloodlines e com certeza, muitas outras! Ou seja, seria muito dificil fazer essa lista rs!

  • Lucy disse:

    A Becky irrita porque ela não toma jeito! hahah mas eu acho que se ela tomasse jeito, não seria mais a Becky, perderia a graça! rsrs
    Awn, a Tonks! Ela é uma fofa também! Eu fico chateada por não conhecer todas as heroínas que vcs citaram, porque não li todos os livros, mas enfim, sou eu e isso vai demorar um pouco. hahaha
    Bjos bjos

  • Carolina disse:

    Bom dia Lucy…. adorei o post, e por algum motivo já sabia que a Hermione estaria em primeiro lugar… Adorei as heroínas, mas teria algumas personagens que eu listaria também, como por exemplo a Rose, da série Academia de Vampiros e a Sookie, dos livros e não da série rs…
    Beijos

  • Lucy disse:

    Já me falaram bastante dessa série Academia de vampiros, talvez eu dê uma lida. rsrs E também já ouvi falar da Sookie. Tenho até o primeiro livro, mas ainda não me aventurei. hehehe Sempre passando livros na frente, assim não dá. 😛
    Não tem jeito, Hermione vem em primeiro lugar mesmo. hahah
    bjos!

  • Lany disse:

    Você tem que ler Academia de Vampiros (mas por causa de Bloodlines hahaha!)

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem