Top Ten Tuesday: 10 livros que eu fui obrigada a ler

O Top Ten Tuesday dessa semana tem um tema bem interessante: 10 livros que eu fui obrigada a ler.  Mas o interessante é que nesse tema não se encaixa somente livros obrigados pelos professores! Pode ser também livros que a obrigação aconteceu por causa de amigos, resenhas…

Lembrando que o Top Ten Tuesday é um meme semanal criado pelo The Broke and the Bookish.

triste fim1. O triste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto – Pelo título vocês já sabem que eu fui obrigada a ler esse livro por causa do colégio. Eu achei o livro tão chato que eu acabei pulando algumas partes. E na prova caiu uma pergunta exatamente da parte que eu não tinha lido direito… É claro que eu acabei errando. Ops!

2. Senhora, José de Alencar – Mais um livro que eu tive que ler por causa do senhoracolégio (inclusive foi o mesmo professor que pediu). Mas nesse caso foi o contrário: eu simplesmente AMEI o livro. Foi uma leitura maravilhosa e eu li rapidinho (e é claro que eu não tive problemas na prova).

cinquenta tons3. Cinquenta tons de cinza, E.L.James – Eu tenho uma opinião bem clara: para você falar mal de um livro, você tem que ter lido (ou pelo menos tentado). Eu fico muito revoltada quando alguém fala mal sem nem saber direito sobre o que é a história… Eu sabia que não ia gostar de “Cinquenta tons de cinza”, mas eu tinha que ler exatamente para poder expor as minhas opiniões. Animada por um desafio com algumas amigas, comecei a ler. Foi pior do que eu imaginei e agora eu sei listar todos os motivos para não gostar dele.

orgulho e preconceito4. Orgulho e Preconceito, Jane Austen- Esse eu li para o curso de inglês. Claro que não foi a versão original, foi uma resumida e com um inglês bem mais fácil. Mas eu me encantei totalmente pela história e é claro que depois eu peguei a versão original do livro (e continuei gostando!).

5. Qualquer livro que a história se passe em Paris –Anna e o beijo Essa é uma obrigação minha. Se a história se passa em Paris, muito provavelmente eu vou querer comprar e ler. Por causa disso encontrei livros maravilhosos que estão na minha lista de preferidos. Mas outras vezes… Er… Não foi uma escolha muito feliz. Para ilustrar o post, “Anna e o beijo francês”, da Stephanie Perkins, que é um livro que eu simplesmente AMO!

a culpa é das estrelas6. A culpa é das estrelas, John Green – Todo mundo estava falando sobre esse livro e é claro sobre John Green. Eu já tinha tentando ler “Quem é você, Alaska?” e acabei parando na metade do livro. Demorei bastante mas resolvi pegar “A culpa é das estrelas” para ler. E não é que eu amei o livro?

7. Vários da Coleção Vaga-lume – Meu colégio amava Açúcar amargopassar livros da Coleção Vaga-lume e eu ficava muito feliz porque eu adorava a maioria! Um deles que eu me lembro bem foi “Açúcar Mascavo”, do Luiz Puntel. Eu li muitos livros dessa série, mas não me recordo bem quais li para o colégio e quais eu peguei na biblioteca por diversão mesmo.

8. Perdida, Carina Rissi – Eu tenho uma amiga que fala muito bem dos livros da Carina, e ficava “Mas você gosta de chick-lit, você tem que ler, é maravilhoso!”. Junto com outras resenhas que eu li na internet (e livros maravilhosos que eu li de autores brasileiros, como “Simplesmente Ana”) resolvi pedir Perdida na parceria com o Grupo Editorial Record. E eu AMEI o livro! Tanto que na Bienal eu comprei “Procura-se um marido”, já li e adorei também!

9. O Ladrão de Raios, Rick Riordan – Eu nem conhecia o Rick Riordanladrão de raios quando uma amiga falou “Eu estou lendo um livro e eu não me divertia tanto assim desde Harry Potter!”. Não precisou falar duas vezes: comprei. E, se o meu amor por “A casa de Hades” quer dizer alguma coisa, valeu muito a pena mesmo ter começado a ler essa série!

morte súbita10. Morte Súbita, J.K.Rowling – Quando eu li a sinopse, eu já fiquei na dúvida se iria gostar do livro. Não porque eu queria que ele fosse melhor que Harry Potter (sério, vamos parar de comparar?) mas porque o livro não faz muito o meu estilo. Mas como é da J.K.Rowling, me senti na obrigação de ler, porque vai que ela me surpreende? Mas, infelizmente, apesar de ser muito bem escrito, a história não me ganhou.

 

E vocês, quais são os livros que vocês foram obrigados a ler? As resenhas aqui do Por Essas Páginas “obrigaram” vocês a lerem algum livro?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Caroline Centeno disse:

    Uau!
    Alguns não iria ser obrigada a ler porque com certeza ia querer de cara,mas os três primeiros realmente não fazem meu tipo. Não consegui nem pegar emprestado porque não conheço quem tenha e não compraria,então fico estagnada sobre eles xD

  • Karen disse:

    Agora tem vários livros que sou “obrigada” a ler por causa do blog e das parcerias, mas é uma obrigação boa! 😉 Mas quando era obrigação de escola… argh, lembro que um dos poucos que gostei de ler mesmo sendo obrigação foi Memórias Póstumas de Brás Cubas!
    E nem lembra daquele desafio de 50 tons! TRAUMAS!

  • Michelle Agda disse:

    Gostei da sua opinião em relação s “50 Tons de Cinza’. Conheço 219835798956 pessoas que falam tão mal do livro sem ao menos ter lido.
    Aliás, já li ‘A Culpa é Das Estrelas’, e pode acreditar que é o melhor livro que li em toda minha vida!
    Estou com boas expectativas em relação ao livro da J. K. Rowling 🙂

  • Nivia Fernandes disse:

    Ah, se for contar isso daí de ler para falar com propriedade, li Twilight (aguentei até Eclipse, mas casamento era demais pra minha pobre paciência) por obrigação! rs
    Mas falando sério agora, minha lembrança mais amarga sobre leitura obrigatória são os livros de Graciliano Ramos. Por falta de 1, eu li 3 diferentes! Mais de uma vez! Babei em todos eles, porque dormi, mas terminei porque tinha que fazer fichamento.
    Eu já li muitos livros por obrigação na escola, mas gostei da maioria deles. Por incrível que pareça.

  • Catharina Mattavelli disse:

    Ótimos livros. Já tive que ler muitos para escola também haha. Li Percy Jackson e hoje sou fã. Morte Súbita também não me conquistou e amo Anna e o Beijo Francês
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  • Mari disse:

    Adivinha se os benditos 50 Tons não marcaram presença no meu Top Ten também??? Hahahaha

    E a Coleção Vagalume também, porque quem nunca leu nada dessa coleção, não fez ensino fundamental no Brasil!

  • Ana Paula Ramos disse:

    rsrsrsr

    muito legal sua lista! Eu tbem adorei SENHORA, dos classicos é oque mais gostei.

    Oque mais me recordo, foi o HP que minha cunhada me disse: leia, vc vai amar…. e que aconteceu???? S2 S2 S2 srsrsr

    bjoss

  • Shadai disse:

    da sua lista só li o clássico Orgulho e Preconceito, e foi meio q uma obrigação pois conheço garotas q o amam, então queria saber o por quê.
    no colégio fui obrigado a ler Memórias Póstumas de Brás Cubas e odiei.
    já O Bom Crioulo que também fui obrigado no colégio gostei bastante.

  • Jullyane Prado disse:

    HAHHA, já li um monte de livros OBRIGADA, principalmente na facu que o professor de literatura, adora colocar a gente pra ler um mooonte de livro, Sabe quantas vezes eu tive que ler O Triste fim de Policarpo Quaresma? 5 vezes, achei que ia morrer de tédio, também tiver que ler O QUinze 4 vezes, pra fazer um artigo sobre ele, bom mas teve outros que eu li e amei, tipo eu adoooro participar de promoçoes e quando ganhei aqui no blog A livraria 24 horas do Mr Penumbra eu meio que fui obrigada a ler, kkkkkk, mas nossa eu amei aquele livro, ele é maravilhoso, valeu a pena!!!!

  • Rossana Batista disse:

    Ah, com certeza está me obrigando a ler muitos livros. Imagina só, todos falando do livro e você que nem um peixinho fora d’água ?! É horrível isso. Mas os piores mesmo foram na época do ensino médio :/

  • Roberta Moraes disse:

    Lembro que quando o professor passava para ler os livros de literatura para a prova e para os vestibulares eu nunca lia, sempre corria atrás das resenhas. As vezes eu até nem lia o livro e fazia a prova no chute mesmo kkkkkk
    “Senhora” foi um desses livrooos kkkkk

  • Jessica Lisboa disse:

    Tenho um profundo ódio nutrido por O triste fim de Policarpo Quaresma, odinho desse livro, pois demorei DOIS meses pra lelo em um prova de português -.- Tambem nao sou muito fan de Senhora nao.

    xx

  • Gabriela S. disse:

    Não tem como alguém não gostar de A Culpa é das Estrelas ou a saga de PJ ♥

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem