Top Ten Tuesday: 10 livros que seriam boas escolhas para clube do livro

Olá!

O Top Ten Tuesday da semana passada (afinal, já estamos no Domingo) foi sobre aqueles livros que a gente escolheria para conversar em um clube do livro. Bom, eu já participei de várias edições de Clube do Livro, então até que foi fácil escolher.

Lembrando que o Top Ten Tuesday é uma iniciativa do The Broke and the Bookish.

jogos_vorazes1. Jogos Vorazes, Suzanne Collins – No geral, distopia é um ótimo tema para qualquer clube do livro. E com Jogos Vorazes a gente pode levantar vários pontos interessantes. Desde como os diferentes distritos são pididos, passando por como a Capital domina a sociedade e até mesmo falar um pouco sobre a moda de reality shows. E claro, falar do Peeta!

orgulhoepreconceito2. Orgulho e Preconceito, Jane Austen – É um clássico e eu acho fascinante como que, mesmo o livro sendo escrito há muito tempo atrás, os temas que ela escreve ainda são muito atuais. Ela tem uma noção da sociedade que poucas pessoas tinham na época.

harry_potter_paperback_set3. Harry Potter, J.K.Rowling – Outra série que tem muita coisa para ser falada. Primeiro, J.K.Rowling conseguiu escrever uma série de sete livros com uma história altamente interligada entre eles. Um outro ponto que poderia ser levantado é sobre como Harry Potter mudou completamente a literatura infanto-juvenil e criou um fandom altamente rico. E por último é claro, a gente sempre pode levar para o lado de adaptação de livros para filmes!

senhor_dos_aneis_livros4. O Senhor dos Anéis, J.R.R.Tolkien – Tolkien criou todo um mundo novo com povos, línguas e histórias. A imaginação dele era realmente incrível e um ótimo tema para ser discutido! E os filmes também seriam um ótimo tema, já que é uma das melhores adaptações na minha opinião.

DELIRIOS_DE_CONSUMO_DE_BECKY_BLOOM5. Os delírios de consumo de Becky Bloom, Sophie Kinsella – Quem nunca comprou por impulso? A minha pilha enorme de livros para ler é por causa disso! Essa série é ótima para discutir exatamente a diferença entre compras saudáveis e o vício nessa atividade.

tem_alguem_ai6. Tem alguém aí?, Marian Keyes – Eu não posso explicar muito sobre o tema que seria abordado, porque esse seria uma grande spoiler sobre o livro. Mas eu posso adiantar que ele apresenta um tema muito delicado de uma forma brilhante.

BOX_DA_SERIE_PERCY_JACKSON_E_OS_OLIMPIANOS7. Percy Jackson e os Olimpianos, Rick Riordan – A forma como Rick Riordan incorpora toda a mitologia grega no mundo atual já é um tema ótimo para um clube do livro. E é claro, é um excelente momento para falar sobre o personagem Percy Jackson!

pequeno_principe8. O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry – Eu já li esse livro três vezes. E cada vez que eu o li, consegui perceber mensagens diferentes. A linguagem que ele utiliza possui muitas metáforas e por isso o livro é aberto para várias interpretações. Seria interessante discutir o que cada pessoa pensa sobre ele!

delirio_capa9. Delirium, Lauren Oliver – Como eu já falei, sociedades distópicas são temas excelentes! E eu acho muito interessante em como o amor é tratado como doença neste livro.

10. Eu não leio terror, mas eu acredito que ele também seria um ótimo tema para clube do livro. Então, o último livro eu deixo em aberto para quem gosta do gênero indique um! Inclusive, a Mi fez um ótimo Top Ten Tuesday com esse tema!

E vocês? Quais livros vocês escolheriam?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Mi disse:

    Eu tive um clube do livro com meus alunos, primeiro com Harry Potter e depois com Percy Jackson quando estava morando no Paraná e foi umas melhores experiências da minha vida. Eles iam na minha casa, a cada quinze dias, no sábado de tarde, e a gente discutia cada um dos livros. Foi muito, muito, muito legal!!!! Provavelmente se ainda estivesse lá Jogos Vorazes seria o livro da vez.
    Belo TTT. 😉

  • Karen disse:

    Adorei esse TTT, Lany! =)
    No número 10, que ficou em aberto, eu discutiria Stephen King e como ele conseguiu interligar vários pontos em sua obra (sejam livros ou contos), com a saga que ele criou, a Torre Negra. E como ele consegue despertar os maiores medos humanos às vezes nas coisas mais banais, tornando o que ele escreve muito real e muito próximo da gente.
    Quanto aos demais livros do top, todos eles (os que eu li) realmente têm muita coisa a discutir. Ai, me deu vontade de participar de um clube do livro! Só que dos meus amigos daqui de Santos, só se eu fizesse clube do livro com o Felipe! hahaha 😛

  • Vania disse:

    Eu adoro discutir Jane Austen! Delirium é um dos próximos livros do meu book club, e Jogos Vorazes é realmente maravilhoso de se discutir… Harry Potter nem se fala né! Mas eu não gosto de entrar na questão livros vs. filmes, a não ser com potterheads como a gente é mesmo, senão sei lá, fica estranho hehe.

  • Pan disse:

    Nunca participei de um clube do livro, mas adorei a lista! Tem variedade de assuntos, autores e tem um dos meus livros favoritos da Marian Keyes (que também acho um tema interessantíssimo para discutir).

    Eu sou fã de SDA, mas… não gosto muito dos filmes em relação aos livros. Prefiro vê-los como duas entidades completamente diferentes, hehe.

  • Lucy disse:

    Eu sou a única que acharia interessante falar de Delírios de consumo de Becky Bloom? hahahahah Fala sério, todo mundo tem uma Becky dentro de vc, semana passada eu comprovei (novamente) isso. hahahah

    E por falar nisso, eu NÃO comprei livros em janeiro! Passei no teste da Vânia! \o/

    E nunca participei de book clubs, embora tenha notícias de alguns em São Paulo. Eles sempre coincidem em datas que eu já tenho compromisso marcado (ou estou ocupada -_-). Mas adoraria promover um. 😉

  • Mirian disse:

    Alguns eu li, outros não… vou anotar na minha listinha!
    Bjos

  • Top Ten Tuesday: Top 10 Temas de Top Ten Tuesday « Por Essas Páginas disse:

    […] 9. Dez livros que seriam boas escolhas para clube do livro: Sempre quis participar de clubes de leitura/clubes do livro, mas acho que sou bem azarada mesmo, porque nunca consigo ir. Quem sabe um dia eu consiga, principalmente com os livros mencionados no post da Lany (menos Delírio) O único que não li foi “Tem alguém aí?”. Acrescentaria ainda alguns – que com certeza já fizeram parte de grupos de leitura – mas tudo bem, seria muito legal falar de todos eles. […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem