Top Ten Tuesday: 10 temas da minha lista de desejos de leitura

O Top Ten Tuesday dessa semana é: 10 temas da minha lista de desejos de leitura. Como assim? O blog que organiza esse meme explica: são as coisas que nós gostaríamos de ler mais em livros! Um período no tempo, um tipo específico de personagem, um tema a ser desenvolvido, enredo… Todas essas coisas que fazem com que a gente fique EU QUERO MAIS LIVROS SOBRE ISSO!

1. Diversidade – Eu li “O sol também é uma estrela” e isso me levou a pensar: quantos livros que eu já li até hoje o solfalam sobre a diversidade ou que tenham personagens de diferentes etnias? Muito poucos! Então sim, vamos falar sobre a diversidade! Seja de etnias, orientação sexual, personagens com deficiências físicas… A representatividade é sim muito importante! Eu me lembro sempre do Rick Riordan dizendo como que vários leitores que tem TDAH o agradecem pelos semi-deuses serem assim também. E aqui vale também para características físicas mais gerais, como por exemplo, o sobrepeso. Quem aqui que já leu livro com personagens gordinhos que aceitam como são e não são somente o motivo de piada do livro? Pois é. Até personagens que usam óculos caem quase sempre naquele cliché de que se você usa óculos você é nerd e por isso não pode ser bom em esportes.

2. Livros que retratem o Brasil – Sim, nós moramos no Brasil e apesar de todos os problemas aqui no nosso país, vamos falar um pouquinho sobre ele? Eu não estou aqui julgando autores brasileiros que escrevem histórias sobre outros lugares, cada um sabe como seu enredo funciona melhor, mas eu gostaria realmente de ver mais histórias aqui. É tão legal quando você lê sobre um lugar que você conhece, sobre uma tradição, gírias… “O amor nos tempos de Ouro”, da Marina Carvalho foi um livro tão interessante, porque me levou exatamente para as aulas de história do Brasil, mas sem se esquecer do romance que me prendeu a cada página!

3. Romances bem construídos – Eu sei que estou me repetindo porque eu falo sobre isso praticamente em todos os TTT, então resumindo: por favor autores, vamos desenvolver o relacionamento dos seus personagens? Nada de “Te conheci hoje” e no dia seguinte “Você é o amor da minha vida”. Okay, algumas situações podem ser relevadas, mas um cuidado maior sempre é bom né…

4. Dança – Se alguém conhece algum livro bom que os personagens princiais sejam dançarinos, por favor, me recomendem. É muito difícil encontrar e tem tantos enredos para serem explorados. Em “O lado bom da vida”, apesar dos protagonistas não serem dançarinos, esse tema é explorado – e as melhores cenas são exatamente por causa disso.

o lado bom
5. Futebol – Talvez seja porque futebol não seja tão popular nos países de onde a maior parte dos autores que eu leio são (okay, os britânicos não podem ser excluídos dessa porque futebol é muito famoso lá), mas quase nenhum deles tem personagens que praticam futebol. E eu, que adoro o esporte, fico aqui imaginando como seriam legais livros que tratassem desse tema.

6. Paris – Vocês vão me dizer “Mas já existem um monte de livros que se passam em Paris!”. Deixa eu contar um segredo para vocês: nunca vão existir livros demais que se passem em Paris. Aquela cidade inspira romance para todos os lados e sim, eu quero mais! Na verdade, não precisa ser só sobre Paris (estou colocando porque é um desejo mais fácil), porém qualquer cidade da França já me deixa contente!

7. Profissões diferentes – Esse tema foi inspirado no último Top Ten Tuesday escrito pela Karen. No caso dela, ela se indagou porque todo CEO tem que ser bom de cama? Por que não um carteiro, por exemplo? Eu ri muito quando li esse post e quando vim escrever meu TTT, eu fiquei pensando… Por que os autores não são mais ousados nas profissões dos seus protagonistas? Por que não, sei lá um protagonista cientista? Até mesmo um carteiro? Engenheiro civil? Veterinário?

7. Princesas – Não, eu não estou bêbada, e eu já explico o motivo. Vocês vão me dizer, assim como Paris, que tem um incontável número de livros com princesas. Mas aí eu te pergunto: quantos são bons de verdade? Que eu esteja me lembrando agora, tirando os contos de fadas, eu só me lembro de três: série o Diário da Princesa, a série Simplesmente Ana da Marina Carvalho e A Princesa Pop, da Paula Pimenta. Então sim, eu quero mais princesas principalmente se forem modernas, por favor!

9. Planetas diferentes – Eu já li alguns livros que tem como tema o espaço, mas não seria legal também ter mais livros sobre outros planetas, com as suas formas de vida diferentes? Eu acho isso tão interessante e dá para explorar tanta coisa!

10. Viagens no tempo – Eu sei que o tema viagem no tempo é um pouco complicado, por causa das diversas teorias e TARDIS 2de como isso pode alterar o tempo presente dos personagens, mas eu adoro!!! Sim, eu adoro a série Doctor Who (o que é bem legal porque junta esse tempo mais os planetas diferentes, já que a TARDIS viaja no tempo e no espaço). Um livro que eu li que toca nesse assunto é Perdida, da Carina Rissi (apesar de não ter gostado dos outros, eu achei o primeiro livro muito bom).

E vocês? O que vocês gostariam de ler mais nos livros?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem