Top Ten Tuesday: Dez capas que eu gostaria de refazer

ttt2013

O Top Ten Tuesday de hoje demorou, mas tive um bom motivo. Tive que alterar o tema (Dez estreias literárias que estou esperando – estreias, não lançamentos de autores conhecidos) de hoje por duas razões. A primeira é que já havia um post parecido da Lany do mês passado e a segunda e mais importante é que eu não sabia dizer quais estreias literárias estou esperando. Se você parar pra pensar, isso é triste: é meio estranho acompanhar o mercado literário de outros países, concordam? Tecnicamente a gente acompanha as séries e os autores de fora que já foram lançados (eles só vem para o Brasil se foram lançados lá e fizeram relativo sucesso), ou seja, é simplesmente bizarro acompanhar as estreias de autores estrangeiros. O que a gente deveria acompanhar são as estreias dentro do nosso país. Mas, ei, você sabe quais autores vão estreiar no ano que vem?

Pois é, não é uma coisa muito divulgada. (Na verdade, não é divulgado!) Eu conheço alguns por ser escritora, por trabalhar no meio, mas mesmo assim não é certeza que eles vão mesmo lançar seus livros ano que vem (nunca é!). Aqui no Brasil não há furor para esses lançamentos, o mercado trata os novos autores como tiros no escuro. Lá fora os autores recebem adiantamento de direitos autorais porque as editoras sabem que podem apostar, os livros vão vender (pode ser mais, pode ser menos, mas vão vender). Aqui no Brasil o autor só ganha depois que vende, ou seja, são poucos os que conseguem realmente manter a profissão escritor. Culpa do mercado, das editoras? Um pouco. Mas a maior culpa é dos leitores. Somos nós quem precisamos comprar, ler, divulgar, gritar em feiras por nossos autores brasileiros. Sem isso, os iniciantes continuarão sempre sendo um tiro no escuro e o mercado nacional continuará engatinhando (não é tão ruim como já foi, mas pode ser bem melhor, pode ser de verdade). E nós nunca saberemos antes quais serão as nossas estreias literárias.

Bem, já falei demais. Vamos ao nosso Top Ten Tuesday sobre as dez capas que eu gostaria de refazer.

O Top Ten Tuesday é uma criação de  The Broke and the Bookish.

turismo

 Turismo para Cegos, Tercia Montenegro [Resenha]

Lendo a obra você até percebe que a capa tem um motivo, mas me diz, dá vontade de pegar esse livro na estante da livraria para folhear?

O_LADRAO_DO_TEMPO_1389243421P

O Ladrão do Tempo, John Boyne [Resenha]

Eu AMO esse livro e por isso mesmo queria uma capa mais justa para ele. Por que os livros do John Boyne no Brasil têm que seguir o mesmo padrão da capa de O Menino do Pijama Listrado? Essas listras só fazem sentido nessa obra, não nas demais!

O_CLONE_DE_CRISTO

O Clone de Cristo, J. R. Lankford [Resenha]

A verdade é que eu gostaria de refazer esse livro inteiro.

ESTILHACAME

Estilhaça-me, Tahereh Mafi [Resenha]

Porque essa capa dá vergonha de ler em público.

LIBERTAME

Liberta-me, Tahereh Mafi [Resenha]

Sendo essa capa apenas um close na capa anterior com cacos de espelhos voadores… ela dá ainda mais vergonha alheia (se é que é possível).

A_GRANDE_CACADA

A Grande Caçada, Dan Smith [Resenha]

Tão sem graça quanto o livro.

PASSARINHO

Passarinho, Crystal Chan [Resenha]

Essa capa não é tão ruim, mas é que ela não tem graça alguma e parece que só embarcou mesmo na modinha de livros azuis pós-A Culpa é das Estrelas.

FUI_UMA_BOA_MENINA

Fui uma boa menina?, Carolina Munhóz

Não, não tem resenha porque li e não valeu a pena. E a capa me assusta de tão esquisita que é.

BRUXOS_E_BRUXAS

Bruxos e Bruxas, James Patterson [Resenha]

(e todas as capas do resto da série)

Fala se pode uma coisa dessas? Ai, que preguiça.

intenso demais

Intenso DemaisS. C. Stephens [Resenha]

(e todos os livros com capas tanquinho)

É tanta vergonha que não consegui ler o livro. (mentira, eu não consigo mesmo ler esses livros)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Daniele Reis disse:

    HUEHUHEUHEUHE
    Não sei bem, mas tenho uma mania de ficar analisando capas. Tem algumas que caraca, como puderam fazer isso?
    As vezes até parece falta de interesse na hora de criar ou sei lá, chega a dar uma dor no coração ver histórias lindas e capas que não seguem com o todo da obra.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem