Top Ten Tuesday – Dez citações favoritas de livros

Olá!
Então, estou aqui pensando em mudar o nome do Top Ten a cada atraso… hehehe Mas infelizmente não deu para sair ontem, então posto hoje, espero que não se incomodem.
O Top ten de hoje é sobre aquelas frases/citações que você lê e relê em determinados livros. Algumas pessoas sublinham, marcam com marca-texto e etc… Eu tive dificuldade em colocar as citações (ou “quotes” mesmo, o que preferirem) mais legais aqui porque… Bem, eu realmente não marco as frases… Mas como lembrei de vários livros que me marcaram, selecionei algumas e espero que vocês sintam curiosidade de ler os livros que citei (ou comentem se já leram também! heheheh)

O Top Ten Tuesday é uma iniciativa do blog The Broke and the Bookish.

10) “E aprendi o que para uma criança é óbvio. Que a vida é simplesmente uma coleção de pequenas vidas, cada uma vivida um dia de cada vez. Aprendi que devemos viver cada dia encontrando beleza nas flores e na poesia e conversando com os bichos. Que não há nada melhor do que um dia com sonhos, pores do sol e brisas refrescantes. Mas, acima de tudo, aprendi que a vida é me sentar em bancos junto a riachos antigos com a minha mão sobre o joelho dela, e às vezes, nos dias bons, me apaixonar.”

(Diário de uma paixão, Nicholas Sparks) – Porque é impossível você ler Nicholas Sparks e não gosse encantar por pelo menos uma frase. hehehe

9) “Diz-se que os gatos são egoístas, quando, na realidade, são simplesmente espertos. Não vêm a você se podem fazer com que você vá a eles.”

(Amor em minúscula, Francesc Miralles) Eu li esse livro tem um tempo, mas afiquei com vontade de fazer a resenha dele agora. É um livro que deve ser degustado calmamente e, embora eu goste muito da frase que tem na contracapa do livro, decidi colocar essa por falar diretamente do “causador” de toda revolução na vida do Samuel, o gato Mishima.

8 ) “O amor não quer que as pessoas continuem ignorantes e assustadas. Não coloca a obediência acima de tudo. O amor não julga e acredita que algumas vidas, ou histórias de amor, sejam mais valiosas do que outras. O amor não usa as pessoas e as joga fora. Ele é infinito e nos torna pessoas mais fortes, mesmo quando a pessoa que amamamos já se foi.”

(Julieta Imortal, Stacey Jay) Não é porque não curti o livro 100% que eu não gostei de algumas partes, né? Aliás, tem vários trechos legais que falam de amor e tudo o mais, alguns mais dramáticos do que outros rsrs, mas recomendo sim!

7) “Às vezes, um final feliz é simplesmente impossível. Não importa o que aconteça, eu vou perder algo, alguém.
E talvez seja nisso que se resume tudo. O amor, não como uma manifestação de paixão, e sim como uma opção pelo compromisso com algo ou alguém, sejam quais forem os obstáculos pelo caminho. E, talvez, ao fazer essa opção vez após vez, dia após dia, ano após ano, diga mais sobre o amor do que nunca ter de fazer escolha alguma.”

(Ame o que é seu, Emily Giffin). Esse é um livro que me surpreendeu, eu comprei não dando muita bola e acabou que gostei muito. Aliás, essa autora me surpreendeu, ela tem boas ideias e pés no chão. O “felizes para sempre” não é bem como nos contos de fada, tem sempre o fator ação e reação.

6) “Só pense no passado quando as lembranças lhe trouxerem prazer.”

(Elizabeth Bennet, em Orgulho e Preconceito, Jane Austen) Eu poderia simplesmente colocar aqui a primeira frase, sobre um homem solteiro com fortuna, mas achei essa ao acaso e acabei me identificando muito mais. Claro que existem outras citações mais fofas, como a declaração do Mr. Darcy – e o banho de água fria depois hahaha, mas fica essa frase por enquanto.

5) “Todos temos o bem e o mal dentro de si, mas o que realmente importa não são as semelhanças e sim as diferenças.”

(Sirius Black, em Harry Potter e a Ordem da Fênix, J. K. Rowling) Eu confesso que queria colocar o momento em que o Harry abre a pedra da ressurreição, no sétimo livro, mas… teria que citar o capítulo inteiro, por isso me contento com essa frase do nosso Sirius.

4) “Nenhum homem ou mulher vivos, mágicos ou não, jamais escapou de alguma forma de lesão, seja física, seja mental ou emocional. Ferir-se é tão humano quanto respirar.”

(O Coração Peludo do Mago; Os Contos de Beedle, o Bardo, J. K. Rowlling) Confesso que achei essa frase ao acaso, mas achei digno de nota, por isso está na lista.

3) “Desejo dizer que há gente que não acredita em amor à primeira vista. Outros, ao contrário, além de acreditar afirmam que este é o único amor verdadeiro. Uns e outros têm razão. É que o amor está no coração das criaturas, adormecido, e um dia qualquer… De repente… desperta de seu sono à inesperada visão de um outro ser. Mesmo se já o conhecemos, é como se o víssemos pela primeira vez e por isso se diz que foi amor à primeira vista.”

(O gato Malhado e a andorinha Sinhá, Jorge Amado) Gente, esse livro é uma fofura, não se enganem por ser “literatura infantil”. Eu diria que há muito mais a ser aprendido sobre o amor nele do que em outros livros que vemos por aí.

2) “Doutor, qual é a utilidade de se ter uma habilidade quando não se tem campo para pô-la em prática? Crime é um lugar-comum, a existência é um lugar comum, e qualidade alguma salva aquilo que o lugar-comum executa neste mundo.”

(Sherlock Holmes, em O signo dos quatro, Sir Arthur Conan Doyle) Porque se eu não citasse Sherlock Holmes, sentiria que esta lista estaria incompleta.

1) “Que ela desperte no meio das tormentas! Será que ela mentiu até o fim?? Onde está ela?? Lá? não… No céu? não… Consumida??? NÃO… Onde?? OH!! Tu dizias que não davas importância ao meu sofrimento! E eu, eu rezo uma oração, hey de repetí-a até que minha língua entorpeça… Catherine Earnshaw, possas tu não encontrar sossego enquanto eu tiver vida!! Dizes que te matei, persegue-me então! A vitima persegue seus matadores creio eu. Sei que fantasmas tem vagado a terra. Fica sempre comigo, encarna-te em qualquer forma… Torna-me louco!!! Mas não me abandone neste abismo onde não posso encontrá-la! Não posso viver sem minha vida, não posso seguir sem minha alma”.

(Heathcliff, em O morro dos ventos uivantes, Emily Brontë) Sim, essa é uma citação enorme, mas digna de Heathcliff. Fala sério, que amor louco é esse que pede para sua amada morta não ter descanso pós-vida? Faz muito, muito tempo que li esse livro, mas achei que ele merecia ser citado aqui. Agradeço a minha amiga Adriana que encontrou essa citação!

E então, tem alguma citação que queira registrar aqui também? 😀

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Ana Lúcia disse:

    “Nem sei se receberá esta carta, vai por acaso. Lembre-se que luto pelo ideal que sempre desejei e depois desta guerra o mundo vai mudar, sempre pra melhor. Muita coisa cairá mas nossa ideia ficará de pé. Felicidades a todos” – Éramos Seis

    Sempre que leio essa parte do livro, fico pensando na contradição disso… O cara acha que a guerra resolverá tudo, ele acha isso de coração, me parece até meio ingênuo… Não se percebe a marionete que é por causas que nem imagina

  • Adriana disse:

    “Dizer que aquilo era um amor juvenil seria como dizer que um Rolls-Royce é apenas um veículo de quatro rodas, como uma carroça de feno. Ela não dava risadinhas sufocadas nem enrubescia quando o via, não escrevia o nome dele a giz nas árvores ou nas paredes da ponte dos Beijos. Simplesmente, vivia com o rosto dele em seu coração o tempo todo, em uma espécie de sofrimento doce e doloroso ao mesmo tempo. Seria capaz de morrer por ele.” Sobre o amor de Beverly por Bill, no livro A Coisa (It), o meu favorito do mestre Stephen King. Achei uma forma bonita de descrever o amor.

  • Mi disse:

    “Mais do que a paciência – refletiu Winter – as mulheres tinham uma constância feroz no ódio. Não era um ódio que se concentrasse todo num ímpeto para produzir um gesto de selvagem violência. Diferente do ódio dos homens, que se fazia labareda devastadora, mas se extinguia logo, o ódio das mulheres era uma brasa lenta que ardia, às vezes escondida sob cinzas, e que durava anos, anos e anos…” – O tempo e o vento, Érico Veríssimo
    Essa é uma das minhas passagens favoritas. Aliás, a favorita, pois nada é mais verdadeiro.
    Bela seleção, Lucy. Especialmente Sirius e Heathcliff. A força da número 1 é incrível, né? Eu amo esse livro.
    bjks

  • Mi disse:

    “The only people for me are the mad ones, the ones mad to live, mad to talk, mad to be saved, desirous of everything at the same time, the ones who never yawn or say a commonplace thing but burn, burn, burn like fabulous roman candles exploding like spiders across the stars and in the middle you see the blue centerlight pop and everybody goes ‘Awww!”
    Jack Kerouac

  • Melissa disse:

    “O destino é com um restaurante: garçons trazem o tempo todo coisas que você não pediu e que dificilmente irá gostar” Desventuras em Série Vol.3 – O Lago das Sanguessugas – Lemony Snicket

    Inclusive essa série toda tem frases ótimas!

  • Carolina disse:

    Adorei o post, e concordo com a Melissa… a série desventuras em séries tem frases maravilhosas.
    Parabéns pelo post.
    Beijos

  • Nivia Fernandes disse:

    Tenho sérios problemas com citações! Minha memória é péssima para decorar seja lá o que for. Mas nossa, é tão bom reviver alguns livros por meio de frases que nos chegam tão profundamente ao coração…

    “Era como se tivessem saltado o árduo calvário da vida conjugal, e tivessem ido sem rodeios ao grão do amor… Amor era amor em qualquer tempo e em qualquer parte, mas tanto mais denso ficava quanto mais perto da morte”. – O amor nos tempos do cólera, Gabriel García Márquez. Um dos livros românticos mais lindos que já li.

    Lucy, adorei suas citações! Sirius! *-* Sherlock! (sim, também acho que lugares-comuns afastam qualquer qualidade. Tadinho dele…)
    Porém, confesso que ler sobre Heathcliff me lembrou porque eu detesto tanto O Morro dos Ventos Uivantes: por que se você não teve vontade de pular da ponte de tanta tristeza e amargura, eu tive!

    O post ficou ótimo!

    Beijos ^^

  • Lucy disse:

    Hahah! O livro é bem tenso, Nik! Mas toda aquela loucura do amor dos dois é o que chamava atenção. rs
    Bjos!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem