Top Ten Tuesday: Dez coisas para fazer relacionadas a livros

ttt2013

 Olá! Eu mudei um pouco o título do top ten de hoje, ele seria basicamente sobre “dez coisas que quero fazer relacionadas aos meus livros antes de morrer”. Complicado, não? Enfim, é uma lista de coisas para se fazer em longo prazo e por enquanto consegui pensar apenas nessas que listei a seguir.

O Top Ten Tuesday é um meme literário idealizado pelo blog The Broke and the Bookish.

meninalendo1 – Ler em média 50 livros por ano: Eu sei que para alguns essa meta é fichinha, que conseguem ler mais de 100 livros, mas não acontece o mesmo comigo. Eu leio devagar, às vezes minhas ressacas duram um mês inteiro e, ainda por cima, tem livros que mesmo interessantes, acabam se arrastando e aí demoram mais. Bem, ano passado eu consegui ler 48 livros. Esse ano minha meta está um pouco acima de 60 (eu nunca consigo superar esse número e acho que esse ano também não vai rolar, já que nesse mês eu enfrentei uma baita ressaca), mas se eu chegar a 50, ou mesmo 48, estará muito bom.

encapar2 – Encapar todos os meus livros: Eu tenho um TOC sobre isso. Quando eu comprei os livros de Harry Potter, percebi que o nome da capa podia descascar, então comecei a encapar os livros. Aí virou mania: Todo livro que compro e que sei (ou tenho a sensação) de que vou gostar, a primeira coisa que faço é encapar.

estante_gato3 – Adquirir uma estante decente e/ou formar uma biblioteca: Em 2012 eu comprei algumas prateleiras para colocar no meu quarto e finalmente colocar meus livros em um lugar decente. Deu infiltração e os livros começaram a apresentar sinais de mofo. Solução? Livros lidos, dentro de um móvel, livros não lidos, guardados em quatro caixas separadas. Aliás, atualmente tem mais livros do que caixas… E esse ano tem Bienal… Ai ai… Enfim, não tem espaço físico no meu quarto por enquanto, então tenho que me virar como posso.

senhor_dos_aneis_livros4 – Ler a saga d’O Senhor dos Anéis: Pois é, eu não li ainda. Eu sei que é uma vergonha, mas não li. Eu ia ler, juro! Mas li primeiro O Hobbit e… Bem, eu gostei da leitura, mas o livro todo foi bem cansativo, então acabei adiando a leitura da saga do anel por tempo indeterminado. Queria muito ler esse ano pelo menos o primeiro, mas nem coloquei na minha lista porque coloquei Guerra dos Tronos (que está empacada a leitura) e acho que vai demorar um pouco mais para começar. Mas tenham fé de que eu vou ler! (… espero…)

TGOT5 – Ler a saga As crônicas de gelo e fogo: Outra saga que eu quero ler, mas está complicado. Olha só, comecei a ler Guerra dos Tronos, o primeiro livro, em janeiro – JANEIRO – e ainda não terminei porque peguei outras leituras. Sabe quando você intercala as leitura? Eu intercalava todas as leituras com ele, e elas acabavam primeiro. Pior: Mal cheguei a 50% do livro! É um livro que você lê e continua lendo e continua mais um pouco… E o livro não acaba! O duro é que é uma história boa, bem escrita, senão era capaz de já ter largado de mão. Bem, como prometi ler pelo menos o primeiro até o fim do ano, acho que consigo. Pelo menos o primeiro!

kindle6 – Ler todos os livros que estiverem no kindle: Quando comprei meu Kindle, ele tinha apenas alguns livros que a minha amiga Michele me passou. Confesso que estava encucada e achava que não ia ler muita coisa nele, que ia preferir os livros físicos. Quando eu tomei gosto pela leitura no Kindle e percebi como e-books economizam espaço na minha estante (no caso atual, nas caixas), a minha compulsão por compras de livros aumentou um pouquinho… com e-books… Tanto que hoje são mais de 100 livros no Kindle (e aproximadamente 30 lidos) e contando.

coracao de tinta7 – Começar e terminar as séries que tenho pendentes em casa: O problema desse item é que eu continuo adquirindo séries novas antes de terminar as atuais, inclusive, tenho séries completas que sequer comecei, como As Brumas de Avalon, Divergente, Coração de Tinta, Os irmãos Wolf… Fora as que comecei, como A Saga do Tigre, A Seleção… Tem séries que só faltam um livro para acabar e nem peguei. Difícil. Quero um dia de 48 horas, por favor.

bebelendo8 – Fazer com que meus sobrinhos gostem de ler: Um já gosta, faltam três. Tenho quatro sobrinhos, entre 14 e 3 anos. O mais velho eu consegui fazer com que gostasse de ler, o segundo e o terceiro… Bem, o segundo foi falha total, o terceiro lê, mas não é o passatempo favorito dele (mas tudo bem, ele tem 8 anos). Já o mais novo, tem 3 aninhos e adora ir até a biblioteca da escola dele toda semana para pegar um livro novo. Tudo bem que é daqueles que só ensina cores e formas, mas já é um começo.

cha9 – Bater um papo com autores legais: Não simplesmente encontrar com eles para assinarem meu livro e tirar foto (o que também não abro mão), mas adoraria bater um mega papo. Sabe quando você gostaria de sentar e tomar um chá com esse povo? Sério, eu adoraria, pelo menos um dia como BFF e trocar figurinha, porque quando você lê um livro de determinado autor, você fica imaginando: “Caramba, essa pessoa é realmente humana? Como ela conseguiu bolar tudo isso?” E no fim das contas, os autores são humanos sim, daqueles que devem gostar de conversar e rir com seus leitores, sem ser endeusados, mas simplesmente como amigos.

JV-Em-chamas-Guia-oficial-do-filme10 – Ver mais adaptações de livros nos cinemas que sejam dignas de nota: Pois é, quem acompanha aqui o blog e quem me conhece sabe que eu tenho certo trauma de adaptações (Percy Jackson, Harry Potter e O lado bom da vida que o digam). Atualmente são poucas que são legais para leitores mais exigentes, como Em chamas, eu adorei. Eu sei que Divergente está para ser lançado, vamos ver no que dá (aliás, tenho que ler o primeiro livro antes da estreia hehehe).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Nayara disse:

    Lucy, o seu top 10 é praticamente o meu top 10! hahaha. Também quero ler mais livros… me sinto uma tartaruga lendo, demoro muito tempo em um livro só! Principalmente se o livro é bom e eu to no final… demoro ainda mais pra terminar!
    Comecei a ler a saga As Cronicas de Gelo e Fogo e não acabei, nem o primeiro livro, parei no segundo capitulo! E o pior, tenho uma pilha imensa de outros livros para ler (incluindo séries não acabadas).
    E acho que todo mundo que gosta de livros desejam uma adaptação cinematográfica melhor (eu ainda não vi o 2o filme do Percy… mas já imagino como foi… ‘-‘).
    Falei demais! hahaha
    Adorei o post! 😀
    Beijos

  • Lucy disse:

    Oi, Nayara! Toca aqui! 0/ hahaha
    Precisamos de um dia de 48 horas para nossas metas de leitura! Sobre Guerra dos Tronos, se prepara, porque você lê, e lê, e lê… e não termina nunca! rsrs
    Argh, não assistir também o segundo de Percy Jackson, acho que não vou assistir tão cedo tb…
    Bjos!

  • Jaynne Souza disse:

    Não consegui fazer nenhuma dessas coisas da lista ainda :c
    Mas a primeira que quero fazer é começar a encapar os livros, tem uns que estão bem velhinhos…

  • Lucy disse:

    Oi, Jaynne!
    Eu gosto de encapar principalmente para conservar melhor os livros. Dá trabalho, mas é normal. rsrs
    Bjos

  • Dâmaris Carvalho Lima disse:

    Já li a saga As crônicas de gelo e fogo, só estou aguardando os próximos livros *.*
    Também ainda não li os livros do Senhor dos anéis!

  • Lucy disse:

    Dâmaris, sortuda você!
    Leia e me diga se Senhor dos Anéis é tão bom quanto dizem! 😉
    Bjos

  • Fabiana Strehlow disse:

    Que sonho bom!
    Posso dizer que estes são quase parecidos com os meus desejos …
    Sucesso!!

  • Lucy disse:

    Oi, Fabiana!
    Obrigada!
    bjos

  • Marília Sena disse:

    Amo os Top Ten Tuesday! Yay! Meu objetivo esse ano é ler no mínimo 50 livros, o que eu não sei se conseguirei por causa do vestibular. E eu não encapo meus livros, mas realmente, é uma boa. Parece que você leu meus pensamentos quanto à ter uma estante decente, estou precisando urgentemente disso! E nem fale em Coração de Tinta, que eu comecei a ler a trilogia há uns dois anos atrás e ainda não li Morte de Tinta. Eu incentivo muito minha irmã em relação à leitura, e ela lê pouco, mas ainda lê (minha irmã mais nova que aguarde, que ainda nem nasceu, mas já tem isso predestinado para o seu futuro). E por último, conversar com pessoas que te entendem sobre os autores que você gosta… Ah nada melhor! E melhor ainda ver uma boa adaptação daquele livro maravilhoso. Beeeeijos!

  • Lucy disse:

    Oi, Marília! Que bom que você gosta! hahaha
    Boa sorte com sua meta, ainda mais em ano de vestibular! O_O
    Encapar é questão de gosto também, tem gente que não faz questão. rs Me falaram que essa trilogia é muito boa, eu estou doida pra ler!
    Hahaha! Boa sorte com sua irmãzinha! Ainda tem chão pela frente!
    Temos mesmo gostos parecidos. rsrs Sobre adaptações, realmente é utópico, mas quem não quer né? rsrs
    Bjos!

  • Shadai disse:

    ótima tag essa.
    nem tenho meta anual,mas acho que esse ano vou conseguir terminar com mais de 20 livros lidos, o que para mim é ótimo!
    Sr. dos Anéis não tenho a mínima vontade de ler, pois li O Hobbit e nem gostei tanto assim, não é um gênero que eu goste – assim como livros do R.R. Martin.

    preciso urgente arrumar meus livros numa estante legal pois já estou com muitos livros e estão meio que jogados.

  • Lucy disse:

    Oi, Shadai! Obrigada!
    Eu acho que qualquer resultado de meta é aceitável, teve um ano que eu li 17 livros, mas todos eram bem extensos, por isso a velocidade tende a diminuir mais ainda. rsrs
    Ah, eu li O Hobbit, foi bem arrastado, mas ainda quero dar uma chance ao Senhor dos Anéis. Quem sabe eu acabe gostando né? rsrs
    Ah, bem… Até minhas caixas de livros lotaram, então entendo sua aflição quanto aos livros espalhados. rsrs
    Bjos!

  • camila rosa disse:

    Oi, eu adorei o post super, legal mesmo, eu quero muito ler a saga O senhor dos anéis, mas ainda não li, do Martin li somente o primeiro livro e amei, não vejo a hora de poder começar a ler os próximos. Creio que seja o sonho de todo leitor ter uma estante maravilhosa, ou fazer uma biblioteca hahaha.
    Beijos!!!

  • Lucy disse:

    Oi, Camila! Meu sonho de consumo é ter um quarto de leitura só meu, todo ambientado e talz, mas… Veja bem, a realidade é outra. rsrs
    Espero que consiga ler logo os outros livros do Martin. Eu acho que ainda esse ano só sai o primeiro. hahaha
    Que bom que gostou do post, obrigada!
    Bjos bjos

  • Caroline Evans disse:

    Eu nunca conseguiria encapar meus livros.
    Minha estante está sendo espaço = problema.
    Eu já tentei ler O senhor dos anéis e não consegui.
    Acho que Divergente será bem legal a adaptação.

  • Lucy disse:

    Oi, Caroline!
    Bem, encapar livros realmente não é mto fácil. rs Espaço para estante está sendo um problema corriqueiro para todos, né? hahaha
    Muitas pessoas já falaram que não conseguiram ler O senhor dos anéis, mas eu quero tentar. Espero que eu consiga.
    Tenho expectativa sobre Divergente mas, pra falar a verdade, tenho que ler primeiro. rsrs
    Bjos!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem