Top Ten Tuesday: Dez coisas que eu gostaria de ver em um livro

ttt2013

O Top Ten Tuesday de hoje é sobre as dez coisas que eu mais gostaria de ler em um livro. Algo como “se eu pudesse fazer um autor escrever sobre isso, eu faria”. Bem, como eu também sou uma autora e escrevo, é meio esquisito fazer essa lista, porque acho que vou colocar minhas ideias aqui. O_o Quer dizer, se eu tenho vontade de ler sobre algo, eu acabo indo lá e escrevendo sobre isso. Mas não faria mal algum se alguns dos meus autores favoritos escrevessem sobre isso também (e alguns o fazem!).

Lembrando que o Top Ten Tuesday é uma iniciativa do blog The Broke and the Bookish!

Piratas

Eu adoro piratas. E nem é só por causa do Hook lindão de Once Upon a Time (eu sempre digo aqui que amo o Hook mesmo quando ele era feio e velho em Peter Pan). Sei lá, piratas me fascinam, mas não no estilo Jack Sparrow, é mais no estilo Hook mesmo, ou então em uma pegada mais histórica, até mesmo mais juvenil (Peter Pan feelings, eu sei). Eu até leio sobre histórias de piratas reais que existiram no Brasil. É claro que eu também leria algo mais hot sobre piratas… hohoho Tá aí, duas coisas: piratas em um cenário de fantasia/aventura juvenil e piratas em um livro erótico.

hook

Doenças

Pode soar meio mórbido, mas eu gosto de livros que falem sobre doenças ou tenham algo a ver, alguma situação envolvendo essa situação com seus personagens. Estilo A Culpa é das Estrelas, que todos sabem ser sobre câncer, ou Passarinha, sobre a Síndrome de Asperger, esse tipo de leitura. Outro dia achei um livro nacional que estou muito interessada, chamado Ausência, que fala sobre Mal de Alzheimer. Gosto muito que sejam exploradas, inclusive, doenças ou problemas congênitos. Outro exemplo é Menino de Ouro, que resenhei essa semana, e fala sobre intersexualidade. Acho que dão histórias interessantes. Já escrevi um conto sobre um menino com uma doença na qual ele não conseguia parar de sorrir, mesmo quando estava triste ou com raiva; a doença se chama Síndrome de Angelman, e foi bem interessante escrever sobre isso, pois descobri e aprendi várias coisas. Se alguém se interessar, o conto se chama “O Sorriso“.

tfios

Gatos

Eu sou apaixonada por gatinhos (e a Lucy também!). Então é claro que eu gostaria que existissem mais desses lindos bichinhos nos livros. Não é de surpreender que eu tenha me apaixonado por Um Gato de Rua Chamado Bob e que esteja lendo no momento O Mundo pelos Olhos de Bob, certo?

DSC02620

Brasil

Bem, como a Cuca poderia não querer ler mais histórias que se passem no Brasil? É claro que eu quero  e por isso mesmo leio tantos livros nacionais. Mas, às vezes, mesmo em livros nacionais as histórias se passam em outros países ou então em mundos de fantasia imaginários. Quero mais Brasil, gente! ‘Bora escrever sobre nossa terra!

brasil

Bicicletas

Sou doida por bikes, tenho uma e ando direto com meu marido. Acho que é um dos melhores meios de transporte. Mas não o vejo com tanta frequência nos livros, e acho isso espantoso, principalmente em livros juvenis, afinal, como um adolescente se desloca, geralmente? A pé, de ônibus ou de bicicleta – pelo menos eu era assim quando adolescente. Então é o tipo de coisa que deveria aparecer mais, especialmente em livros Young Adults.

bicicleta31

Anos 80

Porque eu AMO tudo que seja dos anos 80. Por isso, imaginem a minha felicidade quando li Jogador Nº 1? O livro é inteirinho recheado de ícones dessa época: músicas, filmes, livros, games, tudo! Mas é um dos poucos que encontrei que fala sobre isso de um jeito tão brilhante e divertido. Escritores: escrevam mais sobre os anos 80! Ou então lá vou eu pensar em alguma coisa pra escrever sobre isso…

dirtydancing

Games

Sou gamer assumida, portanto, sou doida para ler livros que falem sobre isso. Mas não livros técnicos, mas sim livros de ficção que envolvam o assunto! Novamente vou ter que citar Jogador Nº 1, que é um exemplo incrível, mistura games à história de maneira super natural. Aliás, o livro inteiro é um jogo. Quero mais livros assim!

New_Super_Mario_Bros_Wii_Puzzle

Dragões

Eu gosto muito de dragões! São criaturas fantásticas! Podem me chamar de Hagrid, mas dragões são tãaaao legais. Falando nisso preciso ler Guerra dos Tronos, pra conhecer a mamãe dos dragões. Também gosto dos dragões chineses, aliás, vou falar sobre a China também. Enfim, desde o Rabo Córneo Húngaro até o meu dragão… Adoro! Recomendo essa leitura.

dragoes

China

A China é um país fascinante. Tem tantas histórias, tantas imagens bonitas, tanto o que explorar. Recentemente escrevi uma história sobre a China, sobre uma princesa guerreira, e foi incrível descobrir tantas coisas sobre esse país. Sério, deveriam escrever mais sobre lá. E eu vou procurar ler mais coisas sobre também.

pingyang

Mitologia Brasileira

Já falei disso aqui na coluna da Cuca uma vez. As lendas e o folclore brasileiro são riquíssimos. Há muito o que descobrir, o que escrever sobre eles. As pessoas se apegam muito às histórias europeias, os contos de fadas, os mitos gregos, que são incríveis, mas gente, há muita história interessante aqui. Voltem suas ideias para a mitologia brasileira. Há muito o que explorar.

boitata

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Jullyane Prado disse:

    Nossa são bacanas mesmo!!! E uaaau gostei da ideia do Pirata em um livro hot, hahaha!
    Por incrível que pareça eu também gosto de livros com doenças. eles me fazem refletir bastante e é lógico que um bom nacional não poderia faltar né?!

    Beijos!

  • Lucy disse:

    Eu li O amor mora ao lado, que tem gatinhos também! *______*
    Adorei os ícones que você colocou. Acho legal histórias com dragões também, eu seria outra Hagrid da vida, adoraria um dragão de estimação. hahahaha

    Deixa eu ver se tem algo diferente da sua lista… Eu acho que misturaria tudo isso em uma panela e colocaria um elemento de livro de investigação/policial mesmo, porque adoraria ver algo de Sherlock Holmes nisso tudo. hahahaha! Difícil, né?
    Bjos bjos

  • Mayara Mendonça disse:

    Adorei a lista! Mas o nº 1 foi o melhor! Mais piratas lindões, pf! 😉 hahaha (btw, gente, como faz esperar até março por Once Upon A Time?)

  • Renata Carvalho disse:

    Já pensou que demais piratas em livros eróticos? *O* Muito boa ideia!

    “Eu gosto muito de dragões! São criaturas fantásticas! Podem me chamar de Hagrid” kkkkkkkkk ameeei a comparação! xD

    Eu não sou como vc que escreve histórias, mas costumo IMAGINAR muuuitas histórias (só preciso mesmo passar para o papel). E vc deu uma boa dica que é a mitologia brasileira. Realmente sairia algo maravilhoso se escrito muito bem pelo autor certo. Seria bom explorar mais a fundo isso.

    Beijos,
    Borrifo de Cores
    (antigo Resenhando Books)

  • Isa Aragão disse:

    Pirataas <3 Adoro eles! Gosto de hook, mas também de Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp é lindo, maravilhoso, sexy. aiai). Brasil!!! Cadê vocês nos livros? Por isso que amei quando li Fazendo meu Filme que fala de BH

  • Top Dez: Os dez temas que mais quero ler/escrever | Eu, Papel e Palavras disse:

    […] escrevi um post lá no Por Essas Páginas para a coluna semanal Top Ten Tuesday e gostei bastante das coisas que listei, por isso, vou […]

  • Shadai disse:

    Gostei de metade da lista!
    Mas me fez pensar em fazer uma lista com coisas que deveria ter em um só livro, mas aí pensei no Alta Fidelidade, pois gosto de anos 90, Inglaterra, música e relacionamentos (fracassados). Faltou só ter drogas para ficar perfeito hahahaha

  • Dâmaris Carvalho Lima disse:

    Gostei da idéia de um pirata hot em um livro hahahha
    Realmente o capitão Hook de Once upon a time é mt lindoooo

  • Rita Cruz disse:

    Cara, o folclore brasileiro é algo tão rico e é uma pena os autores nacionais não se espelhare nele. Estou com um projeto para esse ano de escrever algo baseado em alguma lenda brasileira. Ainda não decidi qual, mas estou aberta a sugestões, haha.
    Gosto de livros que falem sobre doenças, mas não doenças físicas como você citou, e sim doenças pscicológicas, como em Dançando sobre cacos de vidro onde temos um bipolar, ou em Esperando por você onde a protagonista tem Transtorno de Ansierade. É tão dificil ver um protagonista com algum transtorno de personalidade e eu gostaria de ler a respeito.

  • Ycaro Santana disse:

    També gosto do tema Brasil, e Doenças, apesar de alguns serem bem depressivos pós-livro!

  • Julliany disse:

    Aaaah não, quem não leria? Já acho piratas totalmente sexy’s, vamos combinar todo raivoso, ui, agora pirata erotico, ai simm k Agora falando serio, coração feridos sem dúvida, depois de A culpa é das estrelas, é o meu preferido que aborda doenças, particularmente nunca tinha ouvido falar na síndrome Síndrome de Treacher Collins. Gatinhoooooooos, sempre lembro de O amor mora ao lado, que tudo se desenrola a partir da paixão dos gatinhos, uma delícia. N’o príncipe da névoa o personagem principal só anda de bike para todos os lados, e é uma história fascinante e assustadora de suspense, indicoo muitoo. Gameees, queria ler Detona Ralph, em forma de livro deve seeer muito melhoooor kk

  • Kamilla Evely disse:

    Adoro livros nacionais que falem do Brasil, concordo plenamente com você. Adoro um drama e drama onde tem doenças é sempre ótimo, realmente isso soa bem mórbido. hauah =x Mas a lição tirada desses livros sempre são válidas. :))
    Bicicletas? não sou muito chegada não, quase 20 anos na cara e ainda não aprendi a andar nesse trem, desisti já. ahuah
    Bjs

  • Drika disse:

    Não sei se eu teria 10 coisas, mas adoro genética e epidemias (não só as que geram zumbis! rsrs). Também gostei muito da ideia da mitologia brasileira.

  • Resenha: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo « Por Essas Páginas disse:

    […] cair de amores logo na primeira página: ele se passa nos anos 80. Talvez vocês se lembrem de um Top Ten Tuesday que fiz falando sobre coisas que eu gostaria de ver em um livro? Pois é, anos 80 estava entre eles. O melhor: o livro começa no ano de 1987, ano em que nasci. E, […]

  • Divulgação: Chamada para a antologia Piratas da Editora Cata-vento « Por Essas Páginas disse:

    […] organizando e os escritores escolhidos se juntarão a mim em uma antologia. Já disse para vocês o quanto eu adoraria ler e escrever sobre piratas, certo? Então juntem-se a mim nessa viagem (ou caminhem na […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem