Top Ten Tuesday: Dez coisas que me fazem não ler um livro

ttt2013

Top Ten Tuesday (ou seria Wednesday?) de hoje é sobre as dez coisas que me fazem NÃO ler um livro (aliás, vocês leram o top da semana passada, sobre as dez coisas que me fazem ler um livro – não eu, a Lany)? Leiam! Mas, enfim, sabe aquilo que você olha, torce o nariz e fala… não, não é pra mim?! Bem, esses são meus dez motivos.

Lembrando que o Top Ten Tuesday é uma iniciativa do blog The Broke and the Bookish!

Homens com tanquinho

NÃO DÁ! Não consigo, foi mal. Se eu vejo um cara com um tanquinho enxuto na capa, já descarto o livro imediatamente. Nem leio a sinopse. Não leio nem o título!

tanquinho

Muita descrição

Descrições demais me sufocam. Se eu não posso ter alguma liberdade para imaginar enquanto leio, é melhor nem ler. Sou um elfo livre.

Mapas

Sei que tem gente que adora (olá, amantes de fantasia!), mas tenho horror a mapas. HORROR! Não gosto de mapa nem em jogos, e olha que entendo a necessidade deles (em alguns…). Em livros, nem pensar. Pra mim, um bom universo é construído em palavras. O leitor tem que entender as localizações e direções através da narração, não de um recurso gráfico.

sh1_map_old_silent_hill

Agora… o mapa de Silent Hill, de Zelda, de Pokémon… esses a gente respeita.

Capas repetitivas ou mal-feitas

Já dizia o ditado “nunca julgue um livro pela capa”, mas, meus amigos, algumas capas não dá. Seja aquelas que parecem CTRL + C CTRL + V até aquelas que dão a impressão que foram feitas no Paint com o título em Comic Sans.

Algumas capas, infelizmente, você julga.

Séries enormes

Ultimamente ando com preguiça até de trilogias, mas… até que tudo bem (quando são só três!). Mas aí vem o autor/editora e diz que são quatro, cinco, seis, sete (a modinha pós-HP), dez, quinze, quarenta e nove… Aí não dá, né? PRÓXIMO!

Serie Mortal

Erros excessivos de português

Porque um escritor precisa ter domínio da própria língua (importante lembrar: regionalismos e a linguagem coloquial são permitidos e incentivados quando o livro pede!). E porque um livro precisa passar por revisão, seja publicado por uma editora ou de forma independente (mas pequenos erros passam, afinal, ninguém é perfeito, todos somos humanos – desde o autor até o revisor, certo?).

“CEO” no título

Desculpa, não consigo. Por que todo homem gostoso e bom de cama tem que ser CEO? E se eu quiser ler sexo selvagem com o carteiro? Com o programador? Com o escritor?

E mais, você realmente já viu um CEO bonito? Dá uma googlada!

fired

E quando o CEO vem acompanhado de tanquinho? TAQUIPA%$¨&$##!!!

Sinopse mal-escrita

Se a sinopse já tá ruim, imagina o resto? É como comprar uma comida que tá fedendo ou ver uma roupa suja na vitrine da loja. A sinopse é o que, em 90% dos casos, me faz comprar um livro. Sinopse mal-escrita não desce.

Romance demais

Ao contrário da Lany, que ama um romance, eu não sou lá uma pessoa muito romântica. Leio romances? Leio. Suspiro por alguns? Sakura e Syaoran estão aí para provar que não tenho o coração completamente gelado. Mas não suporto “o romance pelo romance”, como se as pessoas não tivessem outros sonhos e aspirações na vida além de encontrar um parceiro.

romance

Agora, quando as pessoas têm uma vida e se apaixonam enquanto isso – COMO NA VIDA! -, é outra coisa!

Poesia

Shame on me, mas detesto poesia. Quando a encontro na rua, atravesso rapidinho para o outro lado. Não consigo, é uma limitação mesmo. Tinha poesia no último livro que li do King e eu quase joguei o livro pela janela naquele momento (notem: era um livro do fucking STEPHEN KING e eu quis jogar pela janela por causa de uma poesia – na verdade duas, O HORROR, O HORROR!).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Shadai disse:

    Ficou bem divertido esse TTT.
    E concordo com quase todos.
    Atualmente tenho fugido de livros românticos adolescentes e os eróticos

  • Milena Soares disse:

    kkkkkkk vishi pois um cara com um tanquinho enxuto na capa me atrai e muito, claro que depois de baba na capa leio a sinopse pra ter uma ideia se vale a pena ler, capa mal-feitas e sinopse mal-escrita também não me desce, amo quando aparece poesia no livro.

  • Maristela G Rezende disse:

    Gostei do top. Capas mal feitas realmente entravam na hora da escolha, mas vai depender da sinopse do livro. Livros românticos, melados demais, também não dá pra ler. Gosto de romances mas de épocas. Não gosto muito de poesias, mas se estiver dentro da história, leio sim.

  • Lucia Elena dos Santos disse:

    Eu gosto de livros com capas de homens de tamquinhos, mas leio a sinopse primeiro para ver se me atrai, capas mal feitas não me atrai e resenhas mal escritas eu perco a vontade de ler!!! adoro romances mas não muito melosos!!!

  • Top Ten Tuesday: 10 temas da minha lista de desejos de leitura « Por Essas Páginas disse:

    […] Profissões diferentes – Esse tema foi inspirado no último Top Ten Tuesday escrito pela Karen. No caso dela, ela se indagou porque todo CEO tem que ser bom de cama? Por que […]

  • Kemmy Oliveira disse:

    IUHEIEUHEIUHEUH EU RI!
    Até não tenho nada contra tanquinhos, mas CEO chega a irritar de tanto que dá “pano pra manga”. E eu julgo pela capa, sim! Essas com fonte Comic Sans me dão arrepios. A sinopse pode ser maravilhosa, mas se eu vejo uma capa mal feita eu já fujo.
    Ah, os erros de revisão… AHHHH OS ERROS DE REVISÃO! Terminei de ler recentemente um de uma editora parceira que os erros foram incontáveis, o que me incomodou muito :s

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem