Top Ten Tuesday: Dez Contos de Fadas que Quero Ler em Nova Versão

ttt2013

Bem complicado você não pensar em um conto de fadas que já não foi “recontado” por aí. Temos várias versões de A Bela e a Fera e Cinderela que devem estar em primeiro lugar de adaptação, sendo os contos favoritos para quem curte um romance (sim, confesso que A Bela e a Fera é meu favorito também). Por incrível que pareça, não lembro de ter lido muitas dessas adaptações. Além dos contos de fadas, temos ainda releituras de clássicos da Literatura, como Romeu e Julieta e Orgulho e Preconceito.

Pois bem, hoje vou falar de alguns contos de fadas que nunca vi mencionarem por aí que houve “releituras” ou novas versões e que eu gostaria de ler. Talvez algum clássico entre por aqui também e, como não tenho muito conhecimento de releituras atuais, talvez eu mencione algum que não sabia que já tinha releitura. Se eu fizer isso, me indiquem o livro, pode ser? Então vamos lá:

alladin10. Alladin – Eis aí uma história que nunca vi adaptação. Em tempos de Mary Sues heroínas super-poderosas ou princesas que não precisam ser salvas (mas são mesmo assim), não lembro de ter encontrado a de um ladrão (ou mesmo ladra) que encontra uma lâmpada mágica e um gênio lhe confere três desejos. Nem nada remotamente parecido.

3porquinhos9. Os três porquinhos – Uma história sobre união familiar contra um inimigo em comum – o Lobo. Estou aqui imaginando como seria retratada a parte em que o Lobo destrói casa por casa. Será que o Lobo não poderia vir personificado por um oficial de justiça corrupto que veio tomar a casa dos irmãos? Seria interessante.

pequena sereia8. A Pequena Sereia – E quando falo em Ariel, não penso nela necessariamente como “sereia”. Pode ser simplesmente alguém que saiu de seu país, cidade, zona de conforto e sacrificou algo muito valioso (não necessariamente a voz) para ficar perto de seu amado e no final ser recompensada com o amor dele. Se bem que não sou muito fã da Ariel, adoraria que ela tivesse uma justificativa maior para sair de sua cidade do que a de ficar perto do cara que ela se apaixonou à primeira vista.

mulan7. Mulan – Certo, Mulan não é bem um conto de fadas, mas quem não adotou Mulan quando a Disney fez uma animação só para ela, quem é que não se apaixonou? Eu adoraria ler algo nesse estilo, com direito a batalhas e todo o resto.

gatodebotas16. O Gato de Botas – Esqueçam o Gato de Botas do Shreck! Eu adoraria ver uma versão Gato de Botas em que o gato não fosse necessariamente… um gato. O engraçado é que enquanto estou pensando nesse Top Ten, eu fico imaginando como seria a minha versão de cada conto. rsrs

conde_monte_cristo5. O Conde de Monte Cristo – Em meus tempos de fan-fiction eu tinha visualizado uma releitura desse livro que eu AMO em dois fandoms que participei e queria muito ter escrito. Não rolou, mas enfim… Não lembro de nenhuma história de romance e vingança como a de Edmond Dantes por aí. Se alguém souber, me avisa!

João-Maria-Altônia4. João e Maria (originalmente Hansel e Gretel) – Já vi alguns livros que tem a interação entre irmãos e tudo o mais, mas acho bem macabro o fato de Maria ser obrigada a jogar a bruxa em um forno quente para salvar o irmão de ser devorado por ela. Se houvesse uma releitura, fico imaginando que metáforas usariam para isso (ou se a Maria tivesse mesmo que matar alguém para evitar que o irmão fosse morto de alguma forma).

belaadormecida3. A Bela Adormecida – Certo, não vou levar em consideração a famigerada trilogia erótica BDSM escrita por Anne Rice com um pseudônimo. Se eu fosse escrever algo sobre uma jovem que passa 75% da história dormindo, talvez eu escrevesse sobre alguém em coma e um mocinho que estivesse lá por ela. Não sei porque, me deu a ideia de um livro policial…

The_Snow_Queen_by_Elena_Ringo2 – A Rainha da Neve – Adoraria ver uma versão bem diferente da que a Disney fez, que foi levemente inspirada no conto. Não que eu não tenha gostado e não cante um “Let it go” de vez em quando bem desafinado, mas adoraria ver Gerda e Kay em ação literalmente.

O_MORRO_DOS_VENTOS_UIVANTES1 – O Morro dos Ventos Uivantes – Não é um conto de fadas, mas será que alguém conseguiria fazer (ou já fez) uma releitura de um amor como o de Heathcliff e Catherine?

Digam quais releituras vocês gostariam de ver aqui! E não se esqueçam de me indicar alguma releitura bacana, seja dos que eu citei aqui ou algumas que vocês recomendam!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Douglas Fernandes disse:

    Eu adorei o Top Ten dessa semana, adoro essas releituras dos contos, acho muito bacana mostrar um lado diferente do Felizes para sempre ou que ate tenha um feliz para sempre mas mostrando que não é bem assim né…hahaahaha
    Mas gostei dos que vc citou muitos desses tbm ficaria muito curioso em ler uma releitura, no momento nao to lembrando de algum que pra citar…

  • Becca Martins disse:

    ”Não que eu não tenha gostado e não cante um “Let it go” de vez em quando bem desafinado” KKKKKKKKKKKKK
    Morri!
    E suuuper concordo com você! Seria muito legal se alguém recriasse a história de Aladim em forma de conto.
    Quem sabe você não faz isto? hahaha
    Beijos!!

  • Marília Sena disse:

    Algumas desses contos eu jamais teria pensado hahaha mas achei sua lista bem interessante e criativa! Seria muito bom uma releitura de Morro dos Ventos Uivantes.

  • Gustavo disse:

    Nossa, realmente não existe nada remotamente parecido com Aladin. Adoraria ver uma releitura desse filme. E adorei sua ideia de como poderia ser a releitura de Os tres porquinhos kkkk alguem realmente devia escrever isso…
    João e Maria acho que ja existem bastante releituras, mas adoro elas, desde João e Maria caçadores de bruxas, ate a história que Raphael Draccon fez, que foi perfeita.
    Quando voce disse “Se eu fosse escrever algo sobre uma jovem que passa 75% da história dormindo, talvez eu escrevesse sobre alguém em coma e um mocinho que estivesse lá por ela” sobre a bela adormecida, eu lembrei do livro Se eu Ficar, que foi basicamente isso que você falou. Vai ver foi até sem querer, mas a autora acabou escrevendo uma releitura de A Bela Adormecida kkkk (e devo dizer que melhor que o filme, que é o meu menos preferido de todos os classicos das princesas kkk)
    Eu gostaria de ver alguma releitura de Pocahontas, a unica que consegui pensar kkkk. Super te indico a trilogia Dragões de Eter, que é uma releitura de varios contos, mas de forma continua e os personagens se intrelaçam uns com os outros (tipo, o João é amigo da Chapeuzinho Vermelho)

  • Larissa Oliveira disse:

    Olá! Nooossa, eu adoro Alladin e ficaria super contente com uma releitura. Acho que todos que você citou dariam uma bela história, de preferência cheia de aventura e ação rs. Adorei o top, muito criativo!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem