Top Ten Tuesday: Dez hábitos literários que tenho que parar

ttt2013
Olá! Alguém já pensou em algum hábito de leitura que fosse ruim? Não necessariamente ruim, mas que talvez quisesse mudar? Bom, eu tenho alguns e vou contar para vocês. Não me levem à mal, tenham em mente que alguns são involuntários e que outros estou tentando mudá-los. Não com muito sucesso, recentemente. rsrs

O Top Ten Tuesday é um meme semanal criado pelo blog The Broke and the Bookish.

Romance10. Ler romances duvidosos: Certo, aí é meio dúbio, porque… É mais questão de gosto. Sejam eles livros de banca ou romances/new adults lançados recentemente, eu acabo me lançando sobre eles, por mais que eu saiba que sejam previsíveis (daqueles que tem clichês que tentam, mas não convencem) ou que sejam uma desculpa para acrescentar uma carga erótica em uma trama rasa e/ou ruim, eu acabo lendo. Talvez seja porque eu queira encontrar algo diferente que me surpreenda – o que raramente acontece, ou porque simplesmente me dá vontade de ler besteira e eu leio.

CidadeOssos9. Preconceito literário: Ultimamente eu tenho me perguntado se não devo dar alguma chance para alguns autores como, por exemplo, Cassandra Claire, que é a número 1 na minha lista de preconceito literário. Desde a época do fandom de Harry Potter não apenas eu, mas a equipe aqui do blog, temos birra (ou preconceito mesmo) de ler essa autora. É bem um bloqueio, daqueles que você olha a capa e sua mente começa a falar “não, não, não”. É, não sei. E sinceramente, esse é um hábito que não tenho pressa em largar.

keep-calm-and-read-a-book18. Bloqueio de leitura: Quando acontece um bloqueio de leitura – em outras palavras, eu praticamente jogar o livro na parede de tanta raiva, seja do que for – eu não consigo prosseguir com o livro e não consigo ir para outra leitura. É um bloqueio total, quase como uma ressaca literária. Eu odeio quando isso me acontece e tento evitar lendo mais de um livro de uma vez. Acho que esse ano só tive uma ou duas ressacas justamente por ler mais de um livro, porque se um livro me chateia, deixo ele de lado e me concentro na leitura do outro.

7. Estado de negação com o gênero Terror: Eu já tentei ler Terror algumas vezes, mas sou muito medrosa. Acho que os poucos de terror que li foram alguns clássicos como Drácula e os da Karen, como Alameda dos Pesadelos e Inverso (que não são tão terrores, mas me deram medo). Por outro lado, eu morro de curiosidade em lê-los. Adoraria ler Stephen King, fico até com vergonha por não ter lido nada dele ainda. Mas… Só de pensar em algumas histórias dele, me dá calafrios! Fala sério, o cara mete medo mesmo sem eu ter lido nada dele, é realmente o mestre do terror!

6. Ressaca Literária: Não é algo voluntário, mas assim como o bloqueio, eu tento evitar a ressaca lendo mais de um livro. Ás vezes é porque eu não consigo desapegar de uma história, mas na verdade a raiz do meu problema são fatores externos: esse ano me deu uma baita ressaca o fato de não conseguir ir para a Bienal – tudo isso porque queria viajar, encontrar a galera e comprar compulsivamente todos aqueles livros legais que estavam lá – e provavelmente alguns nem tão legais. O ponto é: eu queria comprar livros  (@_@). A não possibilidade me rendeu uma ressaca de quase uma semana…

spoilers5. Ler spoilers: Eu tenho uma grande mania quanto a spoilers: Sempre que compro um livro, eu leio a última página. Na verdade, começa na última frase. Como sei que não vou entender nada, vou avançando as páginas, de trás para frente, para tentar vislumbrar do que se trata. Mas eu geralmente consigo evitar ler spoilers quando se trata de e-books, porque… dá preguiça de ir no menu e selecionar o último capítulo, pronto falei. Aliás, um fato curioso: No livro Cavalo de Troia 9, eles colocaram um fecho anti-spoiler, avisando que recomendavam que as pessoas não lessem aquele trecho (umas 100 páginas) antes de chegar lá. Eu me senti frustrada. Se alguém leu esse livro, me passe os spoilers, por favor!

4. Não resenhar os livros que acabei de ler: Então, se vocês olharem minha meta de leitura, verão que tenho vários livros lidos, mas muitos não resenhados. Livros de maio estão sem resenhar (que vergonha!). Alguns eu consigo ler e resenhar de boa, rapidinho, alguns inclusive de parceria, eu passo a resenha para frente – e mesmo assim consigo demorar em resenhar. A minha esperança é que consiga resenhar todos que estão na lista até dezembro. Vou me esforçar, prometo!

entreoagoraeonunca3. Não terminar as séries que começo a ler: Se não me engano, no último Top Ten Tuesday que postei, eu mencionei algumas das séries que comecei e que não terminei. Todo ano novo eu estabeleço uma meta de terminar essas séries, o que nunca acontece. Então, ultimamente estou deixando rolar – ou seja, continua não lendo as séries que começo e o pior: comprando séries novas COMPLETAS e não lendo assim que as compro.

2. Mudar a meta literária durante o ano: Não é que mude, esse ano minha meta está mais “maleável”, até. Eu tenho uma meta de 60 livros – e estou quase chegando lá! Mas é que eu queria me dedicar aos livros das minhas “TBRB jar” e não foi bem isso que aconteceu. Não que não tenha lido nada delas, mas é que li muito menos do que gostaria e aumentei ainda mais minha lista de leitura… Além do mais, marquei alguns livros como meta no Skoob e, em vez de focar na leitura desses livros, estou colocando outros no lugar, à medida que começo a ler.

livros1. Comprar livros compulsivamente: Eu devo ter mencionado para vocês em outro Top Ten Tuesday que eu compro livros com a mesma facilidade que respiro. É algo muito natural (e dispendioso também). Eu pensei que esse ano eu conseguiria maneirar, mas… Enfim, acho que meu problema está em alguns títulos que me deixam muito curiosa para saber do que se trata, além das famigeradas continuações de séries que acompanho ou que… Bem, ainda não acompanho, mas já tenho o primeiro (e talvez o segundo) volume comigo. Pois é, eu acumulo séries para ler… Isso é bem ruim.

Alguém recomenda algum terapeuta para esses probleminhas? E vocês? algum hábito que queiram deixar de lado?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Douglas Fernandes disse:

    Oii pra mim os
    3. Não terminar as séries que começo a ler
    2. Mudar a meta literária durante o ano
    1. Comprar livros compulsivamente
    são os mais comuns no meu caso… hahahaha
    Estou cheio de séries que tenho que terminar e ainda penso em começar uma coisa, inclusive comecei uma nova agora, comecei a ler A torre negra do Stephen King, aproveitando o mês do terror e tal … hahahaha
    Esse item dois tbm, fiz isso esse ano, inclui livros que nao estavam na minha meta, teve um que me arrependi amargamente de ter feito isso, demorei pra ler o livro, mais de um mês no danado do livro :(
    Até que esse item 1 eu parei, mas é pq estou desempregado aí fica impossivel… hahaha mas esse hábito é o principal de qualquer leitor, com certeza. rsrs

  • Lucy disse:

    Oi, Douglas! Acho que precisamos de terapia, viu? rsrs
    Bjos!

  • Nayara disse:

    Meu Deus Lucyy!!! Te entendo tão beeeem!
    Odeio quando acontece essas ressacas que eu fico prolongando um livro e/ou demoro para pegar outro por conta do livro anterior (por qualquer motivo q seja!)
    Essa negação com o terror e os livros do Stephen King tamb´me me incluo! E vc não está sozinha, também nunca li nada dele =X hahaha

    Amei a lista! Vc não está sozinha! ;D
    Beijos

  • Lucy disse:

    Oi, Nayara! Ressaca literária e bloqueio são um horror, né?
    Eu fico um pouco constrangida por não ter lido nada do King, eu já tenho medo só de ouvir falar! hahahaha
    Bjos!

  • Fran Ferreira disse:

    Oi Lucy.
    Meu habito que tento mudar é o Preconceito Literário; olha tenho que concordar com vc sobre os livros de Cassandra Claire, não consigo pega-los, é como se existisse um muro bem alto impedindo que o pegue.
    Ressaca Literária atualmente estou em uma que tah difícil de lidar, até comecei um livro ontem mas já nem dei mais bola para ele.
    Comprar menos livros, estou conseguindo; super frustrada porque quero todos mas estou firme e forte e provavelmente só no ano que vem.

    Bjsss

  • Lucy disse:

    Nossa, Fran! Preconceito literário é bem feio, mas não consigo evitar.
    Sobre ressaca, vira e mexe aparece. Agora, de comprar livros… Estou com problemas eternamente… rsrs
    Bjos!

  • Laís Helena disse:

    Também tenho esse problema com as metas: escolho cerca de 50 livros dentre a minha infindável lista de leitura, e já li diversos outros que estavam fora da lista (pois às vezes fico sabendo dos lançamentos depois de montar a meta, ou um livro interessante fica com um preço bom no submarino). Outro vício meu é baixar e-books. Sempre que vejo que ficou de graça na Amazon e a sinopse é interessante acabo baixando, e já acumulei mais de 900 e-books (a maioria são contos ou novelas, mas tenho pelo menos uns 300 romances). É livro para praticamente uma vida.

  • Fábrica dos convites disse:

    Acho que meu maior hábito e que talvez tenha que melhorar é não terminar um livro que eu não esteja gostando. Não consigo simplesmente largar o livro, mesmo que intercale a leitura com outro livro, acabo indo até o fim, mesmo não gostando.
    Bjs, Rose.

  • Lucy disse:

    Oi, Rose! Também tenho esse hábito. Acho que não tão forte quanto os outros, mas aí eu acabo prolongando a leitura e demorando pra terminar… um saco isso.
    Bjos!

  • Karen disse:

    Lucy, tenho a solução pra você: leia mais terror, assim você vai ler menos romances duvidosos!!! \o/ \o/ \o/
    Já mata duas coisas. Possivelmente pode te matar os bloqueios e ressacas também. Pra não dar trauma, por que você não começa com suspenses? Alameda mesmo acho que tá mais pra suspense que terror (e Inverso não é terror!!!).
    Eu não consigo pensar agora em hábitos literários que eu queira mudar… hum… talvez procrastinar menos e escrever mais? :)

  • Lucy disse:

    Hahaha! Preciso de muita terapia pra conseguir esse feito!
    Hm… Sabe que eu acho que também procrastino demais? rs
    Bjos

  • Milena Soares disse:

    Desses hábitos literários os que tenho e estou tentando parar são Ressaca Literária, Mudar a meta literária durante o ano e Comprar livros compulsivamente, dos outros eu não sofro graças a Deus! :)

  • Lucy disse:

    Oi, Milena!
    Mudar a meta e comprar livros compulsivamente estão no topo da minha lista. >.<' Bjos!

  • Shadai disse:

    Muitos hábitos, hein? hehehe boa sorte com eles! quem sabe 2017 você consegue melhorar.
    Acho que meu único hábito ruim é o de ficar adiando ler os livros favoritos que tenho. Sempre acabo lendo uns que eu nem fazia tanta questão, enquanto que os que comprei querendo muito ler dou uma adiada.

  • Dez hábitos literários que tenho que parar | Livros só mudam pessoas disse:

    […] Lucy, no Por essas Páginas […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem