Top Ten Tuesday: Dez Idiotas da Literatura

Ho! Ho! Ho! Primeiramente FELIZ NATAL a todos os leitores aqui do Por Essas Páginas! Espero que Papai Noel seja generoso com vocês e traga muitos e muitos livros! O TTT dessa semana é um tema livre, ou seja, podemos falar sobre o que quisermos! Eu dei uma olhada na lista dos tópicos passados do The Broke and The Bookish e esse especialmente me chamou a atenção: Top Ten Jerks in Literature. Quem nunca leu aquela passagem que te deixou com vontade de entrar no livro e dar um tapa na cara do imbecil? Quem nunca teve vontade de estrangular certos personagens ou simplesmente desejou com muita força que eles desaparecessem para sempre? Pois é, no TTT de hoje eu vou listar os meus dez imbecis favoritos, aqueles que eu mal suporto ouvir o nome mas que sem os quais nenhuma história faria sentido.

Rose Hathaway, de Vampire Academy

Eu nunca gostei da Rose. Honestamente, o único motivo que continuei lendo Vampire Academy foi porque minha curiosidade pelo mundo criado por Richelle Mead ultrapassou meu desgosto pela personagem principal. E depois tivemos Adrian, o que me motivou um pouco a continuar a leitura, não tenho vergonha de admitir. Eu admiro muitas coisas na Rose: seu idealismo, sua lealdade, sua força e coragem; mas nada disso consegue tirar meu foco de seu egoísmo, da maneira que ela usa pessoas que se importam com ela pra atingir seus objetivos. Pode até ser algo inconsciente, mas ela faz isso de uma maneira que não me permite ter bons sentimentos com relação à ela.

Ambrose Jakiss, de A Crônica do Matador do Rei

Não posso falar muito de Ambrose sem soltar spoilers, mas acredito que basta dizer que uma das primeiras cenas que ele aparece, ele está forçando seus charmes em uma mulher, e isso já é motivo suficiente pra detestá-lo. Como se não bastasse, Ambrose é o típico riquinho mimado e malvado, e eu torço sempre para que o Kvothe ensine a ele umas boas lições!

Gavin Hughes, de Morte Súbita

Gavin é o tipo de personagem que assiste à sua vida passando por ele, logo minha antipatia foi instantânea. A história de Gavin começa com sua namorada se mudando para Pagford pra ficar com ele; contra a vontade de Gavin. O pequeno detalhe é que ele nunca disse a ela que não queria isso. E Gavin é assim com tudo em sua vida: não age, não corre atrás e sempre, mas sempre se faz de vítima, tudo é sempre culpa dos outros e nunca dele. Eu simplesmente abomino pessoas assim, e com Gavin não seria diferente.

Cersei Lannister, de As Crônicas de Gelo e Fogo

Preciso realmente dizer alguma coisa?

Franklin Plaskett, de Precisamos Falar Sobre o Kevin

Franklin é o mesmo estilo de pessoa que Gavin, numa escala um pouco menor. A “cegueira” de Franklin só ocorria com relação ao seu filho. Incapaz de enxergar os defeitos de Kevin, Franklin ajudou a nutrir um monstro e pra quem acha que isso criaria laços permanentes entre pai e filho, eu sugiro que leia o livro.

Arthur Dimmesdale, de A Letra Escarlate

Podem falar o que quiserem: que ele sofreu em silêncio, que ele se punia por seu “pecado”, que ele não mereceu o final que teve: Arthur Dimsdale era um Idiota com I maiúsculo! Enquanto Hester Pryne andava com o A de adúltera no peito e criava sua filha sozinha, Dimsdale continuava um cidadão honrado e admirado por todos. Vocês não fazem ideia de como isso simplesmente acabou com essa leitura pra mim. O livro é sim brilhante, mas mesmo que isso demonstre os costumes e injustiças da época, foi difícil engolir.

John Thorpe, de A Abadia de Northanger

Mr. Thorpe tinha que entrar nessa lista simplesmente porque ele é o mais idiota dos idiotas: só sabe falar sobre cavalos e coches, é cheio de si, e tenta passar a perna em pessoas honestas. Além é claro, de ser um péssimo mentiroso!

Scarlett O’Hara, de E O Vento Levou

Não me levem a mal: eu adoro Scarlett O’Hara! Acho ela demais e uma das melhores personagens existentes. Mas ela era uma idiota pelo menos em assuntos do coração. Primeiro era sua paixão desmedida por Ashley, o que era compreensível até certo ponto porque Scarlett nunca havia sido rejeitada antes. Mas quando ela agiu por impulso, apesar de tudo que Melanie havia feito por ela… foi aí que ela entrou pro clube dos babacas. E nem vou entrar no quesito Rhett Buttler porque senão ficaríamos aqui a noite toda.

Petúnia Dursley, de Harry Potter

Eu entendo a Petúnia não gostar do Harry. Eu entendo ela ter ciúmes da irmã. O que não entra na minha cabeça é ela maltratar uma criança por conta disso, e isso é algo que eu não consigo perdoar!

Mr. Wickham, de Orgulho e Preconceito

Pobre Lydia…

MENÇÃO HONROSA:

Remus J. Lupin, de Harry Potter. Certo, eu gosto muito do Lupin pra colocá-lo na minha lista oficial, mas não poderia deixá-lo de fora. Nunca antes eu quis entrar dentro de uma história simplesmente pra dar uma surra em um personagem. Eu sou Hufflepuff, paz e amor, yada yada! Por isso foi com muita surpresa que me vi querendo jogar o livro na parede e estrangular Lupin até um pouco de bom senso entrar na cabeça dele quando ele simplesmente decide abandonar sua esposa grávida porque acha que é um monstro. Pois bem, monstro ou não isso não é algo que se faz, especialmente quando a esposa em questão já disse um milhão de vezes que não se importa! Ainda bem que Harry lidou com a situação de maneira apropriada, senão essa teria sido sem sombra de dúvidas uma frustração no último livro da minha série favorita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Joana Masen disse:

    Cersei e Ambrose… também queria bater neles ao ler os livros. Ela é ainda pior, na minha opinião, pois já é uma adulta, mãe, rainha, e ainda faz as piores maldades, sem o menor receio ou arrependimento. Ele é mais um adolescente babaca, muito mimado e que não sabe o valor das coisas.
    bjo!

  • Mari disse:

    LANY! Ela incluiu o LUPIN na lista! O LUPIN, Lany!!!
    Tô brincando, lógico, porque o motivo para o Remus ter a menção honrosa aí é completamente justificável. Ele realmente foi um idiota e mereceu o título de idiota.

  • Melissa de Sá disse:

    Remus foi um idiota de marca maior. Ponto.

    Eu também ODEIO o Ambrose. Quer dizer, tem como gostar de uma criatura dessas? Acho que não. Principalmente que a vinganças que ele tem o Kvothe são muito baixas.

    Quanto à Rose, eu até gosto dela como narradora. Reconheço as merdas que ela faz, mas ainda acho que ela é uma boa personagens. Só a achei ridícula no terceiro e no quarto livro. Mas nos outros, foi tranquilo.

    Uma personagem que eu acho idiota mas que não é de livro é a Kate, de Lost. Oh mulher detestável! Aquele drama de Jack e Sawyer e aquela falta de comunicação… affe Eu ficava louca!

  • Lany disse:

    Hahaha a Mari me avisa ali na mensagem que a Ily colocou o Remus na lista, e depois o chama de idiota? De qual lado voce esta Mari?XD

    Bom, primeiro: eu sabia que a Rose ia estar na sua lista. Apesar de gostar dela, eu concordo com você sobre o fato de que ela usa as pessoas para atingir os seus objetivos. Isso ficou muito claro no ultimo livro de Vampire Academy, e foi um dos grandes motivos de eu não ter gostado do final da série.
    (Mas tudo bem, porque agora a gente tem Bloodlines e YAY ADRIAN E SYDNEY!)

    Eu concordo com o que a Mel falou sobre a Kate de Lost hahaha! Quantas vezes eu não quis entrar na TV e falar poucas e boas com ela?

    Esta bem, eu tenho que falar sobre o Lupin, né? Bom, quando você disse que ia fazer essa lista, eu logo comentei brincando “Não coloca o Lupin” porque eu sabia que você ia comentar sobre ele. Eu concordo que ele foi um idiota quando a Tonks estava gravida. Eu entendo os motivos dele (e eu queria tanto a biografia dele no Pottermore para poder confirmar todas as minhas teorias do passado dele) mas é claro que não concordo com o que ele fez. E por isso que eu fiquei totalmente do lado do Harry quando ele joga aquelas verdades na cara dele!

    Lupin pode ser um idiota as vezes, mas ele é o meu idiota querido e amado hahaha!

  • Carolina disse:

    Oi Vania, tudo bem?
    Adorei esse post rs… fiquei pensando com quantos idiotas eu já cruzei em minhas leituras … foram muitos viu? rsrs
    beijos

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem