Top Ten Tuesday: Dez livros clássicos favoritos

ttt2013

Opa! Hoje o Top Ten é meio que um revival, porque já faz um tempo que não leio clássicos. Mas isso não quer dizer que eu não os ame. Nem tudo o que li de clássico foi por obrigação e muitos deles muito me agradaram.

O Top Ten Tuesday é um meme semanal criado pelo blog The Broke and the Bookish.

frankenstein10. Frankenstein, Mary Shelley: Não sei exatamente que época da minha adolescência eu fui apresentada a esta obra, acredito que eu tinha por volta de 14 anos. Fiquei fascinada com o livro e me surpreendi com ele, por ter toda aquela diferença entre o monstro que mostram no cinema e a criatura que na verdade não tem nome no livro. Algum tempo atrás, eu consegui reler o livro e matei a saudades dele. Resenha

capitaes-da-areia9. Capitães da areia, Jorge Amado: Já no colegial, eu fui apresentada ao Jorge Amado e seus capitães da areia. Simplesmente me emocionou com sua narrativa e sua crítica quanto à sociedade da época. Jorge Amado tem um jeito único de juntar a crítica e o romance. Resenha

MEMORIAS_POSTUMAS_DE_BRAS_CUBAS8. Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis: Como não falar do nosso Machado? De todos os livros, o que eu mais gostei foi este. A dedicatória dele é fúnebre, e foi por causa dela que eu decidi ler o livro. Não me arrependi e recomendo.

O_MORRO_DOS_VENTOS_UIVANTES7. O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Brontë: Eu li esse livro depois de ver uma das adaptações em filme. Peguei por curiosidade mesmo, mas achei o livro muito angustiante e bonito ao mesmo tempo .  Resenha

orgulhoepreconceito6. Orgulho e Preconceito, Jane Austen: Como não gostar de Orgulho e Preconceito com Elizabeth e Mr. Darcy? Acho tão bom quanto Razão e Sensibilidade, mas ainda é o meu queridinho. Resenha

O_CONDE_DE_MONTE_CRISTO5. O Conde de Monte Cristo, Alexandre Dumas: Eu li esse livro no segundo colegial (quando ainda era chamado assim) e me encantei! Não gostei das adaptações que vi por aí, seja em novela ou cinema, todos os finais não condizem com o livro – e eu sou muito caxias nesse sentido. rs

OS_TRES_MOSQUETEIROS4. Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas: Já adulta, consegui emprestada essa obra de Dumas e desmitificou muitas coisas do que eu achava que sabia dos mosqueteiros. Atualmente tudo é muito romantizado, mas acho que Alexandre Dumas era daqueles que em vez do romance queria a ação e o drama – sendo coisa trágica mesmo! Simplesmente adorei e queria que houvesse alguma adaptação de respeito sobre a obra.

AMOR_DE_PERDICAO3. Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco: Digam o que quiserem, vestibulandos, mas eu achei esse livro muito bonito. E muito triste, claro. Afinal, esse livro foi lançado naquela época em que “morrer de amor” era meio que obrigatório. Em todo o caso, a história me encantou e lembro dela com carinho.

volta_mundo_80_dias2. A volta ao mundo em 80 dias, Julio Verne: Quando eu era criança, meu pai apareceu com esse livro aqui em casa e acabei que me interessei, porque recentemente naquela época havia saído uma série na Globo que era adaptação desse livro. Bem, mais uma vez o livro desmitificou a série e eu simplesmente adorei! Achei genial o desfecho e o comportamento do Fineas Fogg e seu amigo Fura-Vidas.

AS_CRONICAS_DE_NARNIA_O_LEAON_A_FEITICE1. As crônicas de Nárnia: O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa, C. S. Lewis: Quando eu ouvi falar que teríamos a adaptação de As crônicas de Nárnia, eu corri para ler os livros da série (mas ainda faltam dois…). Comecei pela ordem cronológica com O sobrinho do Mago e me encantei com a forma com que Nárnia foi criada. Já nesse livro, é difícil não se encantar com as peripécias das quatro crianças e também com Aslam.

um_estudo_em_vermelhoBônus: Um estudo em vermelho, Sir Arthur Conan Doyle: Claro que eu não poderia deixar de mencionar meu querido Sherlock Holmes em sua primeira aventura. Coincidentemente, foi o primeiro livro do detetive que eu tive contato e pude acompanhar desde o comecinho o desenvolvimento das aventuras de Sherlock Holmes, acompanhado pelo seu amigo Dr. Watson. Isso aos 13 anos de idade. Como esquecer, não?

 

Essa postagem está participando do Top Comentarista de Julho. Por favor, preencha o formulário abaixo após postar seu comentário. Basta clicar na imagem para abri-lo em nova página!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Shadai disse:

    da sua lista eu li 3, sendo que 2 não gostei: Frankenstein (achei bem cansativo) e Memórias Póstumas li obrigado no ensino médio e mal lembro dele, só lembro que odiei, achei tão chato que me desestimulou a ler livros clássicos.
    o clássico da Jane Austen, p/ conhecer o queridinho Mr. Darcy, e gostei, ótimo livro, mas não a ponto de favoritar pois não faz meu tipo.

    1 clássico que gostei:
    Drácula de Bram Stoker, é excelente, apesar de um pouco longo demais.

  • Lucy disse:

    Oi, Shadai!
    Eu achei Drácula mais cansativo que Frankenstein. Uma pena que vc ficou desestimulado para ler clássicos por causa de Memórias Póstumas…
    Ah, que bom que leu Orgulho e Preconceito! Esse lance de colocar como livro favorito acho que é mais para as meninas, que gostam de tipões como Darcy. rsrs
    Bjs!

  • Ale Gilos disse:

    A-do-ro Capitães. Acho que foi um dos livros da escola que mais amei ter lido. Lembro de ter devorado muito rápido!

    O conde de monte cristo eu preciso ler, pois só assisti ao filme. Que por sinal eu adorei! <3

    Todos da lista são ótimos! O que mostra que clássicos não são necessariamente chatos, né?

  • Lucy disse:

    Ale, o livro O conde de Monte Cristo é muito diferente do filme. Espero que vc goste. rsrs
    Realmente, os clássicos são clássicos por alguma razão, como disse a Mel. rs
    Bjs

  • Fabiana Strehlow disse:

    Ótima a sua lista, Lucy!
    Daí, o meu clássico preferido é A volta ao mundo em 80 dias, de Julio Verne.
    Pretendo relê-lo em breve!

  • Lucy disse:

    Obrigada, Fabiana!
    Também preciso reler esse livro, é muito legal!
    Bjos

  • Nayara disse:

    Oi Lucy!
    Posso dizer que eu não sou uma pessoa dos clássicos! Desses autores, só li Machado de Assis e é fantástico! Já vi um filme do Brás Cubas (agora não sei se é baseado ou se é de fato o livro do filme… enfim).
    Aah sempre tive curiosidade de ler Sherlock… um dia ainda lerei!
    E aquele volume único que saiu de Nárnia são todos os volumes… sem tirar nada, nada??
    Gostei do post e me mostrou livros que eu não conhecia 😀
    Beijos

  • Lucy disse:

    Oi, Nayara!
    Acho q tem um filme chamado Brás Cubas que é inspirado no livro, não tenho mta certeza. rsrs Também adoro esse livro, achei melhor que Dom Casmurro. rsrs
    Dê uma chance para Sherlock, mas tenha paciência. Algumas pessoas não curtem as histórias dele, mas acho que vale a pena.
    Sobre Nárnia, que eu saiba, o volume único conta todas as histórias. rsrs
    Bjos!

  • Douglas Fernandes disse:

    De todos os citados eu li 1, quer dizer na verdade não li, mas li o livro que vc comentou na descrição que fez. As crônicas de Nárnia, Não li O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa, mas ja li O sobrinho do mago, tbm achei muito legal saber o começo né, mas eu não tenho costume de ler esses clássicos, confesso que nao tenho muita vontade.

  • Lucy disse:

    Oi, Douglas!
    Não pense mal dos clássicos, eles são legais. rs Você acaba se acostumando se persistir na leitura.
    Bjs

  • Melissa de Sá disse:

    Lucy, nossa lista é muito parecida! Temos vários livros em comum: Frankenstein, Orgulho e Preconceito, Memórias Póstumas de Brás Cubas, A Volta ao Mundo em 80 Dias, Um Estudo em Vermelho…

    Eu acrescentaria Senhora (adorei esse livro quando li no vestibular), Admirável Mundo Novo, A Importância de Ser Prudente e alguma peça do Shakespeare.

    Gosto de ler clássicos. Acho que temos uma impressão ruim deles na escola, mas é algo que vale a pena persistir. Afinal, clássicos são clássicos por um motivo, né?

  • Lucy disse:

    Oi, Mel!
    Também adoro Senhora! E também A moreninha, mas Senhora ganha. rsrs
    Eu também gosto de clássicos. Hoje em dia é difícil eu pegar um pra ler, mas sinto até falta. rs
    Bjos!

  • Resenha: Queda de Gigantes « Por Essas Páginas disse:

    […] Queda de Gigantes Autor: Ken Follett Editora: Arqueiro Páginas: 912 Onde comprar: Livraria Cultura/Livraria Cultura (e-book)/Amazon […]

  • Michele Lopez disse:

    Alguns clássicos são muito bons e legais de ler. Mas meu Deus, Amor de Perdição eu achei muito chato. Comecei a ler umas 5 vezes e não consegui terminar até hoje de ler! rsrsrs
    Não tive paciência. A minha sorte é que minha vida não depende de lê-lo, senão estaria danada da vida.

  • Lucy disse:

    Oi, Michele! Nossa, já vi essa reação em algumas pessoas. Eu precisei ler no segundo colegial e da primeira vez foi bem cansativo, mas nem por isso deixei de gostar. rsrs Vai de gosto mesmo.
    Bjs

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem