Top Ten Tuesday: Dez livros clássicos para se ler nas férias

ttt2013

Olá! Mais um Top Ten Tuesday de férias! Hoje vou falar daqueles “clássicos”, bem classudos mesmo, daqueles de tirar o chapéu. Eu acredito que, uma vez que você gosta de ler, você deve experimentar de tudo (estou trabalhando com o gênero terror, por exemplo), então, para quem entorta o nariz para os livros clássicos, acho válido sair da zona de conforto e conferir por si próprio.

O Top Ten Tuesday é um meme semanal criado pelo The Broke and the Bookish!

orgulho_e_preconceito_lpm_capa610. Orgulho e Preconceito, Jane Austen: Não tem jeito, quando se trata de clássicos, o primeiro que me vem à mente é justamente esse romance com Elizabeth e Darcy. Mas não tem como não recomendar! Embora eu critique Mr. Darcy em alguns momentos da trama, continua sempre apaixonante! Resenha

AS_CRONICAS_DE_NARNIA_O_LEAON_A_FEITICE9. As Crônicas de Nárnia, C.S. Lewis: Uma boa dica de leitura leve. São sete histórias não tão longas, com uma metáfora bem interessante sobre a Criação. Algumas pessoas já não curtiram tanto Nárnia por ter uma forte influência do Cristianismo. Eu, sinceramente, achei muito bonito e tocante.

memorias-postumas-bras-cubas8. Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis: Sim, Machado de Assis merece menção aqui. O clássico dos clássicos nacionais, bem no estilo “ame ou odeie”. Deixem de lado aquela birra porque o/a professor(a) obrigou você a ler esse livro em duas semanas para a prova, ou que ele cai no vestibular praticamente todo o ano e deem uma chance a este livro, ele merece!

OS_TRES_MOSQUETEIROS7. Os três mosqueteiros, Alexandre Dumas: Para quem curte um livro estilo “capa e espada”, é um prato cheio. Não pense nas adaptações cinematográficas, esqueça o que te contaram sobre eles. Simplesmente leia e verá que a obra trata muito de aventura, mas com uma veia dramática e trágica muito forte.

volta_mundo_80_dias6. A Volta ao Mundo em 80 Dias, Júlio Verne: É um livro muito bacana e divertido! Também foi diferente do que eu havia imaginado, achei que seria mais uma comédia, mas o livro se trata mesmo de uma grande aventura – com uma boa dose de humor, estrelando o ajudante Fura-Vidas. Recomendo.

DRACULA_1411764218B5. Drácula, Bram Stoker: Um clássico do terror, também sugiro que esqueçam dos filmes e lendas que já ouviram falar por aí e leiam. Este aqui eu recomendo para quem tem mais paciência, pois ele é extenso e muito denso. Resenha

NORTE_E_SUL4. Norte e Sul, Elizabeth Gaskell: Eu conheci esse livro graças a uma série da BBC de mesmo nome  e fiquei muito curiosa, porque não conhecia essa obra. Eu adorei a série (e Richard Armtage como Mr. Thorton, ai meu coração!!!) e tem um tempinho que encontrei o e-book a um preço mais camarada. Enfim, quem gosta de romance estilo Jane Austen, esse é bem recomendado.

O Tempo e o Vento3. O Tempo e o Vento, Érico Veríssimo: Confesso que dessa série eu só li um livro, O Continente, mas porque na época eu não tinha os outros… (depois que adquiri, havia outros na fila e… bem, vocês sabem) Em todo o caso, a história de Ana Terra e seus descendentes é muito bonita e intensa. Recomendo.

O_MORRO_DOS_VENTOS_UIVANTES2. O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Brontë: Esse livro eu li na adolescência, mas ainda sinto arrepios ao pensar em seus personagens, todos com uma personalidade muito forte e com uma histórica dramática e trágica.  Resenha

capitaes-da-areia1. Capitães da areia, Jorge Amado: Simplesmente adoro Capitães da Areia. Narrativa emocionante e cheia de críticas à época. Vale muito a pena a leitura. Resenha

Em tempo: Ainda não li Senhor dos Anéis, por isso não está aqui! O que me lembra: eu tenho que ampliar minha leitura de clássicos! rsrs

Alguma sugestão de clássicos para essas férias?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Fabiana disse:

    Olá, tudo bem?
    Menina que Top 10 maravilhoso. Tenho que concordar com a sua dica, já li a maioria dos livros que você citou e amei. O único que ainda não li foram as cronicas de Narnia, mas comprei recentemente o volume único e estou ansiosa para iniciar a leitura. Orgulho e preconceito e O morro dos ventos uivantes reli recentemente, estão entre os meus favoritos <3
    Beijos

  • Lucy disse:

    Oi, Fabiana! Obrigada!
    Espero que curta As Crônicas de Nárnia, é muito fofo!
    Bjos!

  • Gabriela disse:

    Olá, que top bacana.
    Alguns livros citados estão na minha lista de leitura, outros não me chamam atenção. Tentei assistir ‘orgulho e preconceito’ e achei um pouco maçante não sei se leria mesmo sabendo que se trata de um mega clássico.
    Ótimo post :)

    Beijos

  • Lucy disse:

    Oi, Gabriela! Tudo bem?
    Obrigada! Sobre Orgulho e Preconceito, ele não é um romance tão simples como os atuais, mesmo porque a autora os escreveu em sua própria época, então talvez você não consiga desenvolver a leitura logo de início, da mesma forma que aconteceu co o filme, por ser algo diferente do que provavelmente está habituada. Mas é um romance muito bom, com um tom cínico e críticas à sociedade da época.
    Bjos!

  • Shadai disse:

    Memórias Póstumas eu li no ensino médio obrigado e odiei, mas, irei relê-lo em breve, pois agora eu o compreenderei melhor.
    Orgulho e Preconceito e Drácula são os outros da lista que já li.
    Eu estou lendo Entre os Atos da Virginia Woolf, estou no começo mas não curtindo muito.
    Quero ler mais autores clássicos.

  • Lucy disse:

    Oi, Shadai! Acho que meu trauma com Machado é Dom Casmurro. o.o’ Cruzes…
    Tenho curiosidade por Virginia Woolf e esse ano também tentei ler A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath, mas larguei a leitura, achei meio deprimente… Quem sabe eu tente ainda para o fim desse ano.
    Sim, acho que precisamos montar um clube de leitura de autores clássicos! Eu revi minha lista enquanto fazia o Top Ten e senti que faltava mais clássicos na minha vida! rs
    Bjos!

  • Beatriz disse:

    Eu tenho muita vontade de ler O Tempo e o Vento e Orgulho e Preconceito, os outros eu já li quase todos. Acredita que eu também estou tentando ler mais o gênero terror? sou muito medrosa, mas estou tentando kkkk Até li um do King esses dias e adorei.

  • Lucy disse:

    Oi, Beatriz! Você está até à minha frente, já que conseguiu ler King! rsrs (se bem que tem alguns livros e contos dele que não são 100% terror).
    Espero que goste dos livros que mencionou quando puder lê-los! :D
    Bjos

  • Grazielli de Moraes disse:

    Oie amore,

    Simplesmente amei as dicas… deu vontade de ler todos!
    As crônicas de Narnia eu morro de vontade de ler… faz algum tempo já!
    O do Júlio Verne li quando estava no colégio, mas não foi aquilo tudo que eu esperava pra ser sincera.
    Os demais fiquei curiosa por alguns!

    Beijokas!

  • Lucy disse:

    Oi, Grazielli!
    Eu gostei de A Volta ao Mundo, mas também achei a escrita de Julio Verne um tanto crua, talvez ele não quisesse fazer algo muito fantasioso para essa história. Vai saber!
    Sim, leia Nárnia! É muito bom!
    Bjos

  • Amanda | Livros que Li disse:

    Oi, Lucy!
    Adorei esse post, seriozinho. A maioria dos livros já está nas minhas listas da vida, mas essas férias eu quero apenas ler o Memórias Póstumas e, com o decorrer do ano, algum do Dumas.

    Beijos!
    Livros que Li

  • Lucy disse:

    Oi, Amanda! Espero que curta o Memórias Póstumas, eu curti bastante.
    Do Alexandre Dumas também tem O Conde de Monte Cristo, que eu amo de paixão! *_*
    Boa leitura!
    Bjos

  • Diana Batista disse:

    Oi! Adorei essa lista. Já li alguns deles. Os clássicos também têm seu lugar na minha estante. Sempre busquei além das indicações/obrigações escolares. E é sempre uma surpresa quando você lê a história original quando já fizerem filmes dela. Ano passado li Frankenstein e o Retrato de Dorian Gray e gostei bastante dos dois, mas o mais diferente foi o primeiro. ;)

  • Lucy disse:

    Oi, Diana! Tem um filme de Frankenstein que é da década de 90, 2000, que é mais fiel à obra. Acho que o que você assistiu deve ser um que saiu lá pra 2015, não foi? Hoje em dia estão mudando bastante algumas adaptações das obras, talvez pra ficar com cenário mais futurístico, vai saber rsrs.
    Eu também adorei Frankenstein, mas confesso que ainda não li O Retrato de Dorian Gray! Vou tentar corrigir esse erro ainda esse ano!
    Bjos

  • Nayane Evylle disse:

    Oi Lucy!
    Dá lista eu li Orgulho e Preconceito da Jane que é um dos meus favoritos s2 ; Memórias Póstumas de Brás Cubas que a história ficou na minha cabeça e não saiu mais; Capitães de Areia que eu eu gostei, inclusive do filme tbm; O Morro dos Ventos Uivantes é punk. Eu li em duas épocas diferentes da minha vida e não gostei de jeito nenhum. Fiquei mal nas duas vezes.
    Obrigada pelas indicações :)
    Abc

  • Lucy disse:

    Oi, Nayane! Acho que alguns livros tem esse efeito: ou deixam a gente bem nos dois momentos em que lemos, ou nos deixam super mal (para falar a verdade, eu me acabo com Morro dos Ventos Uivantes, adoro, mas ele é realmente um romance deprê hahaha).

  • Ana Caroline disse:

    Dentre os livros citados, eu já li O Morro dos Ventos Uivantes, que lembro que gostei bastante na época e Drácula, que foi uma das minhas entradas para o mundo literário.
    Tenho Orgulho e Preconceito há algum tempo, só que infelizmente até hoje não o consegui ler! :(

  • Janiele Silva disse:

    Oieeee, que lista maravilhosa! já li boa parte destes e com certeza são livros lindos, que devem ser lidos por todos, achei legal ver nacionais na lista!

    Bjs

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem