Top Ten Tuesday: Dez livros com cenários de guerra

ttt2013
Hoje o Top Ten Tuesday me dá a opção de escolher dez livros de qualquer cenário que eu imagine. Então, aproveitando a Semana Pax, eu decidi mencionar alguns livros que tenham um cenário de guerra, seja distopia, fantasia ou mesmo com os cenários mais realistas. Vamos conferir?

Lembrando que o Top Ten Tuesday é um meme semanal criado pelo blog The Broke and the Bookish.

menino_pijama_listrado10. O menino do pijama listrado, John Boyne: Uma história comovente que se passa na Segunda Guerra, quando Bruno se muda com sua família para um local muito próximo aos campos de concentração. Ele faz amizade com um menino, que sempre usa um pijama listrado e fica atrás de uma grade. Muito emocionante.

A_LENTE_DE_MARBURY9. A Lente de Marbury, Andrew Smith: São dois cenários de guerra: Um deles é a própria mente de Jack. O outro é Marbury. Um lugar para onde ele consegue se transportar através de um óculos que recebeu de um estranho. Esse livro dá um nó na sua cabeça, mas vale a pena a leitura. Resenha.

a_menina_que_roubava_livros8. A Menina que roubava Livros, Markus Susak: Uma história em que a Morte é a narradora é um pouco assustador. O que acontece durante boa parte da história é muito desolador. Resenha.

 Ilíada7. A Ilíada, Homero: Como não falar sobre a Guerra de Troia? Narrada em forma de poema, conhecemos os detalhes dessa guerra histórica, que durou vários anos.

guerra_dos_tronos_capa6. A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin: O primeiro livro de uma série recheada de batalhas e mortes. Tem um personagem favorito? Esqueça. A regra é não se apegar demais a nenhum personagem. Uma trama imprevisível e uma narrativa detalhada, é difícil apostar em um único vencedor. Resenha

JONATHAN_STRANGE_E_MR_NORRELL5. Jonathan Strange & Mr. Norrell, Susanna Ckarke: Uma boa parte do livro se passa na época da guerra Napoleônica e mostra a influência que a magia de Jonathan Strange e Mr. Norrell teve para ajudar na vitória. Resenha

max e os felinos4. Max e os Felinos, Moacyr Scliar: Max é um jovem alemão que acaba se envolvendo com a esposa de um militar nazista, por isso precisa fugir de sua terra natal em um navio. O foco vai entre Max e sua vivência com os felinos (incluindo o jaguar na jangada, cena que inspirou o autor de As aventuras de Pi) e as críticas que Moacyr Scilar faz ao nazismo e mesmo à ditadura brasileira. Resenha

A_SENHORA_DA_MAGIA3. As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley: A história do Rei Arthur contada pelo ponto de vista de mulheres fortes, como Morgana. O reino de Arthur vivia em constantes batalhas contra os saxões e mesmo contra Roma. Além disso, Arthur acabou desafiando Avalon, fazendo com que Morgana declarasse guerra contra o próprio irmão. Resenha

feita_fumaça_osso2. Feita de Fumaça e Osso, Laini Taylor: Uma guerra em meio a um romance proibido entre um anjo e um demônio. O primeiro livro não mostra necessariamente a guerra, mas mostra o que aconteceu e o que está por vir. Isso me lembra que tenho que terminar essa série. Resenha

Pax1. Pax, Sara Pennypacker: A história de Pax se passa em um lugar indeterminado, em um período em que a guerra se aproxima. O cenário todo tem uma tensão no ar, Peter é obrigado a abandonar Pax para ir morar com o avô porque seu pai foi servir ao exército. Enquanto isso, Pax se vê sozinho em um ambiente que tem que aprender a se defender e evitar os “homens doentes de guerra”. Ao mesmo tempo, ele anseia em encontrar seu menino antes que a guerra os alcance. Ainda estou lendo o livro e estou adorando.

Eu fiz questão de listar livros que eu li. Para outros livros sobre guerra, posso citar alguns autores que geralmente usam esse tema, como John Boyne, Ken Follett, Philippa Gregory e Carlos Ruiz Zafón.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Thais Lima disse:

    Oi!
    Não gosto muito de livros de guerra, confesso que sou mais de romance, principalmente histórico mas tenho um a grande curiosidade sobre o livro A menina que roubava livro. Vou ler a resenha para ver se me animar mesmo.
    Livros muito interessante para quem gosta desse gênero.
    Parabéns!

  • Lucy disse:

    Oi, Thais! Leia a resenha, quem sabe você não se sinta inspirada a ler pelo menos esse?
    Bjos

  • Douglas Fernandes disse:

    Apesar de não ser um cenario que eu diga nossa que gosto, mas é bem interessante, dessa lista só li O menino do pijama listrado, muito lindo né, apesar de ter esse cenário de guerra consegue trazer uma mensagem muito bacana.

  • Lucy disse:

    Oi, Douglas! Quem sabe vc se arrisque com outros livros da mesma temática que acabe gostando mais!
    Bjos

  • Rônida Lorenzoni disse:

    Li alguns e gostei muito, pois fala de guerra, mas tem romance, tem uma mensagem para passar. Li O menino de pijama listrado, A menina que roubava livros e a coleção de As brumas de Avalon. Todos livros tristes, mas lindos, que dá vontade de ler até o fim.

  • Lucy disse:

    Oi, Rônida! Acho que mesmo sendo livros com história triste, acabamos querendo ler até o final, sempre com uma ponta de esperança para que no final tudo dê certo.
    bjos!

  • Lauren Alice disse:

    O menino do pijama listrado e a menina que roubava livros são dois livros que acontecem em um cenário real e triste q a humanidade passou. Eu sempre choro com eles, tanto quando li os livros e quando olhei os filmes, em todas as vez que olhei.
    Muito tristes, mas são muito bons!
    Guerra dos tronos parei de ler no terceiro, mas são muito bons os que eu li, e realmente imprevisíveis!

  • Lucy disse:

    Oi, Lauren! Eu chorei muito com O menino do pijama listrado, mais até do que A menina que roubava livros. São livros muito fortes, meio que um soco no estômago, mas que precisamos deles.
    Guerra dos Tronos eu ainda tenho que continuar, larguei no primeiro, que vergonha! rs

  • Aline Santos disse:

    Oie! Desses livros citados só li A menina que roubava livros e até tentei ler A Guerra dos Tronos, mas achei extenso dmais, dxei pra retomar outra hora…
    Excelente dicas!
    Bjs!

  • Lucy disse:

    Oi, Aline! Verdade, não mencionei A Guerra dos Tronos. Estou que nem você, comecei a ler e aí parei. rsrs Mas um dia eu quero voltar a ler e terminar! rsrs
    Bjos!

  • Milena Soares disse:

    Gosto de história com cenário de guerra, desses já li O menino do pijama listrado, A Menina que roubava Livros, As Brumas de Avalon e Feita de Fumaça e Osso.

  • Lucy disse:

    Oi, Milena! São livros bem legais, não são?
    Bjos!

  • Elidiane Lima disse:

    Oi, Lucy!
    Confesso que não costumo ler com muita frequencia livros com cenários de guerra, esse tema me deixa bastante emotiva, mas de vez em quando eu arrisco a ler e foi o que aconteceu com A Ilíada, Homero e A menina que rouba livros, os li e não me arrependo e com certeza os indico, principalmente A menina que rouba livros, achei genial a Morte ser a narradora!

  • Lucy disse:

    Oi, Elidiane! A Menina que roubava livros acaba sendo uma leitura meio que obrigatória nesse quesito, né?
    Bjos!

  • Marília Sena disse:

    Já li alguns livros da sua lista, muito bons!
    Uma série que eu amo e que é de romance mas não deixa de ter um cenário de guerra é Outlander, da Diana Gabaldon. <3

  • Lucy disse:

    Oi, Marília! Ainda não li Outlander, mas já li a respeito e realmente tem vários cenários de guerra. Fica a dica para leituras futuras!
    Bjos

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem