Top Ten Tuesday – Dez livros para quem gosta de John Green

ttt2013

O Top Ten Tuesday de hoje foi meio difícil para mim porque um tema muito semelhante já caiu uma vez e, claro, escolhi Stephen King para homenagear; dessa vez precisava fazer algo diferente, pensei, pensei, mas nada que eu queria conseguia encontrar uma lista de dez livros. Então resolvi ir no básico, afinal, quem não leu John Green e ficou com vontade de mais, mais Young Adult? :)

Lembrando que o Top Ten Tuesday é uma iniciativa do blog The Broke and the Bookish!

ARISTOTELESCIDADETOC13PORQUESSILENCIO

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do UniversoBenjamin Alire Sáenz (Resenha)

Já falei várias vezes aqui desse livro, mas é porque ele é realmente muito, muito bom, e vocês têm que ler. Ele tem todo aquele clima de adolescência e incertezas regado por muito humor e cultura pop, todas as coisas necessárias para um YA delicioso. Lembra bastante Will & Will – Um nome, um destino, do John Green e do David Levithan, mas acho que é ainda melhor.

A Cidade MuradaRyan Graudin (Resenha)

Apesar de ter um ar mais de aventura, perigo e crítica social, A Cidade Murada ainda é um YA, com personagens que ainda são adolescentes, apesar de sua imensa maturidade. É um livro perfeito para quem leu um A Culpa é das Estrelas e agora procura um YA ainda mais profundo e maduro, sem perder a essência do gênero.

Uma História de Amor e TOCCorey Ann Haydu (Resenha)

Também um livro que tem um fundo a mais de seriedade, mas sempre encoberto por uma nuvem de bom humor e citações pop. Mesmo assim, mantém o clima de adolescência urbana e procura pela própria identidade – além de uma personagem feminina bastante problemática, o que vamos concordar, é quase um clássico de John Green (vide Alasca, não?).

Os 13 PorquêsJay Asher (Resenha)

Jay Asher é um ótimo escritor YA, mas nesse livro ele se superou. Uma garota deixa fitas contando os porquês de ter se matado, a todos os que foram culpados em algum momento por isso. É perturbador, mas ainda é um livro adolescente (o que talvez o deixe ainda mais perturbador).

O Silêncio do MundoMelissa de Sá (Resenha)

Tudo bem, é um conto, mas é um conto fantástico que poderia muito bem evoluir para um romance. O Silêncio do Mundo fala sobre adolescentes que apenas querem descobrir sua identidade através da música, em um mundo controlado e perdido.

MENTIROSOSTODOFUTUROINVISIVELINVERSO

MentirososE. Lockhart (Resenha)

Outro com um quê de perturbador, que também é algo para se ler quando você quer um YA mais sério. Mentirosos fala de quatro jovens amigos que se separaram por algum motivo que você descobre durante o livro – e não é nada bonito. Um livro para não ser esquecido jamais.

Todo DiaDavid Levithan (Resenha)

David Levithan até já fez parceria com John Green e é um autor que naturalmente é leitura para quem gosta do John, mas – arriscando levar pedradas – David é ainda melhor que John Green. A escrita dele é mais profunda e ele realmente consegue criar personagens diferentes (e às vezes o John não consegue), e mesmo que goste bastante do tema diversidade, David tem a habilidade de criar histórias marcantes e especiais entre si.

O Futuro de Nós DoisJay Asher e Carolyn Mackler (Resenha)

Confesso que não gostei tanto assim de O Futuro de Nós Dois e acho que Os 13 Porquês bate nele fácil, fácil, mas ao contrário deste, O Futuro de Nós Dois é um livro mais leve e talvez até mais clima John Green que o anterior. A grande sacada é que o livro todo se baseia no fato de que os protagonistas descobrem uma maneira de acessar o próprio Facebook deles no futuro, sendo que a história se passa nos anos 80. Uma mistura de nostalgia, romance e tecnologia, tudo isso no caldeirão da adolescência.

As Vantagens de Ser InvisívelStephen Chbosky (Resenha)

Esse tem totalmente a cara de um Quem é você, Alasca?. Um trio de amigos, um protagonista deslocado e meio nerd, uma garota alternativa e um pouco insana, a eterna busca pela própria identidade. Tem muita gente que critica, mas eu gostei bastante do livro.

InversoKaren Alvares (Resenha)

E o meu romance adolescente! Inverso pode ter adolescentes andando de bicicleta ao invés de dirigindo como nos livros do John Green, mas traz também o tema da compreensão de si mesmo e do auto-conhecimento. Uma garota que perdeu a mãe e assumiu responsabilidades demais para sua idade, mas que no fundo só queria ser uma adolescente normal, até que descobre um mundo do outro lado do espelho onde pode ter tudo isso, ser popular e até ter a mãe de volta, mas, claro, tudo tem um preço, e algumas coisas estão ao contrário de maneira dolorosa. Tem romance, claro, e tem algumas referências pop e literárias (como eu não poderia citar Harry Potter em um livro meu? rs).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Douglas Fernandes disse:

    Eu nao sou fã sabe, mas gosto sim de John Green,li 3 livros dele e gostei de todos *-*
    Desses que vc citou eu já li As vantagens de ser invisivel, Todo dia e os 13 porques, concordo todos tem uma pegada John Green mesmo… hahahah
    tenho muita vontade de ler Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, já vi muitas resenhas legais e é um dos livros que desejo.

  • Larissa Zorzenone disse:

    Sou louca para ler Os 13 porquês e As vantagens de ser invisível. Gosto bastante dos livros do John Green e acredito que esses também me encantariam.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

  • Milena Soares disse:

    Gosto muito dos livros do John Green, os livros Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, Uma História de Amor e TOC, Mentirosos, Todo Dia e As Vantagens de Ser Invisível estão na minha lista de leituras.

  • Nayara disse:

    Oi Karen!!
    Adorei a lista! :D Eu gosto dos livros do John Green e esse TTT tá lindo! Rs.
    Alguns dos livro que você citou eu to querendo ler há muito tempo! E outros que eu fiquei com vontade de ler.
    Confesso que tenho um pé atrás com o livro “Uma história de amor e toc” então fico na dúvida se quero ler ou não! =S
    Aah eu também gostei muito d’as vantagens de ser invisível! <3
    Beijos

  • Daniella Alves Vale de Oliveira disse:

    Dos livros citados somente um esta na minha extensa lista: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, adorei a resenha e acho que irei me surpreender com ele, mesmo não sendo tão fã assim do estilo John Green .

  • Fran Ferreira disse:

    Pode acreditar, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum do John Green, mas todos sem exceção estao em minha lista.
    Destes 10, meus preferidos são “Os 13 Porquês” e “As Vantagens de Ser Invisível”, não consigo ter outros olhos, a não ser para eles.

    Bjsss

  • mirian kelly disse:

    Nem me diga sobre As Vantagens de Ser Invisível, porque eu vou te falar, eu ainda não li ele, desde anos atras. Eu gosto dos livros do John,e estou lendo O Teorema Ketharine, não achei tão bom quanto os outros então ando parando demais. Gostei das dicas e vou levar em consideração.

  • Shadai disse:

    desses só li Todo Dia, mas a lista é muito boa com vários livros que eu gostaria de ler um dia, como: Aristóteles…, Mentirosos e Inverso.
    fiquei curioso pelo Os 13 Porquês, mesmo achando um tanto quanto covarde atitude de mandar fita culpando os “causadores” pelo suicídio.

  • Diana Batista disse:

    Não gosto de John Green, mas adorei as indicações. Alguns já li, outros já adquiri e estão na famosa “fila de espera”. :)

  • Marília Sena disse:

    Você acertou em cheio nessa lista! Hahahaha! Daí eu já li Mentirosos e As vantagens de ser invisível, mas tem outros que eu quero MUITO ler, como Uma história de amor e TOC e Os 13 porquês, os outros me chamam muita atenção também e não vejo a hora de lê-los!
    Beijos!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem