Top Ten Tuesday: Dez livros para quem não lê nacionais

ttt2013

Hoje o Top Ten Tuesday é duplo, quase triplo! Vem com duas bolas na casquinha (‘bora entrar no clima do verão, porque nossa, tá quente!). Hoje a Cuca e a Lany vêm recomendar dez livros para pessoas que ainda (que vergonha!) não leem nacionais. Quem deu a ideia foi a Lucy (por isso quase triplo!) e quero deixar bem claro que vamos falar aqui apenas de nacionais contemporâneos, ok? Então, apesar de gostar muito de Machadão, por exemplo, nosso querido clássico vai ficar de fora do post de hoje. Então vistam-se com a nossa bandeira (que afinal hoje é dia dela!) e ‘bora lá ler livros brasucas!

Lembrando que o Top Ten Tuesday é uma iniciativa do blog The Broke and the Bookish!

Recomendações da Cuca

Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos, Roberta Spindler e Oriana Comesanha

Esse livro é épico e prova por A + B que existe sim alta fantasia de muita qualidade aqui no Brasil. É só saber onde procurar. Então se você quer ler sobre um mundo cuidadosamente construído, cheio de magia, ação, personagens memoráveis e com a escrita excelente dessas duas autoras, recomendo correr e comprá-lo. Resenha aqui.

Diário de um Magro, Mario Prata

Se o que você procura é uma leitura leve, despretensiosa e cheia de humor ácido e sarcástico, Mario Prata é o que você procura. Ele nunca desaponta, mas é especialmente brilhante em Diário de um Magro. Dá para ler tranquilinho uma crônica entre uma fila de banco e outra, à espera do ônibus ou até mesmo no banheiro – e a parte que o Pratinha fala sobre exame de fezes nesse livro é memorável. Resenha aqui.

O Castelo das Águias, Ana Lúcia Merege

Mais um ótimo livro de fantasia para os amantes do gênero. Ana Lúcia Merege tem uma habilidade incrível para narrar histórias e cativar o leitor com seus personagens. É uma leitura leve, mas cheia de significado. Se você gosta de escolas de magia, castelos, um romance despretensioso e mundos fantásticos, essa é uma ótima pedida. Resenha aqui.

Juntos no ParaísoVictor Almeida

Uma leitura muito rápida, mas extremamente profunda. Em poucas páginas Victor Almeida construiu um livro único, sensível e tocante, que certamente emociona e perdura no coração do leitor mesmo após fechar suas páginas. Resenha aqui.

Dragões, org. Erick Santos Cardoso e Marco Rigobelli/ Vários autores

Se você gosta de contos e de fantasia, vai adorar esse livro. O bônus: todos os contos são sobre dragões, nas mais diferentes formas, situações, gêneros. Há romance, terror, mistério, crime, drama. É um livro bastante diversificado e uma antologia muitíssimo bem organizada, que veio de uma seleção rigorosíssima, com mais de cem autores participantes, ou seja, a qualidade dos contos é muito alta. Mais informações aqui.

Excalibur, org. Ana Lúcia Merege/ Vários autores

Mais um de contos, mas agora para quem curte as lendas do Rei Arthur. Se sim, esse é seu livro. Uma seleção cuidadosa e variada, repleta de histórias muitíssimo bem escritas. Outro livro em que de uma só vez você conhecerá vários talentos da literatura nacional contemporânea. Super recomendado. Resenha aqui.

A Garota do Outro Lado da Rua, Lycia Barros

Para quem curte um romance juvenil/ Young Adult, esse livro é indicadíssimo. Lycia Barros tem uma escrita leve e envolvente, que conquista desde a primeira página. Ela consegue atingir exatamente a faixa etária que deseja atingir, porém sem deixar de lado os outros leitores, cativando-os da mesma maneira. É coerente e gosta de colocar moral em seus livros, o que, ao menos para mim, é um ponto mega positivo. Os livros dela sempre agregam algum tipo de valor, além do que já estamos acostumados. Resenha aqui.

Recomendações da Cuquete Lany

Simplesmente Ana, Marina Carvalho – Esse livro com certeza está na minha lista de queridinhos de 2013! Apesar de alguns probleminhas no início (por isso não desistam logo no começo), o livro é MARAVILHOSO! A princípio pode parecer uma versão brasileira de O Diário da Princesa, mas os dois livros são muito diferentes e cada um deles tem o seu charme especial. Se você gosta de princesas e de livros jovem adultos, leia esse livro o mais rápido possível. Você não vai se arrepender!!! Resenha com direito a trilha sonora aqui.
Procura-se um marido, Carina Rissi – Procura-se um marido
Foi muito difícil escolher entre esse livro e Perdida (resenha aqui), porque os dois são muito bons! Eu escolhi Procura-se um marido porque eu acho que o enredo foi melhor trabalhado. Carina Rissi consegue escrever chick-lit muito bem e os dois livros tem personagens muito carismáticos e cenas muito engraçadas. Ela escreve de uma forma que você não consegue parar de ler!
A Princesa Pop, Paula Pimenta – Nesse caso eu não posso recomendar o livro todo, porque O Livro das Princesas possui contos de autoras que não são brasileiras. Mas A Princesa Pop foi tão bom que eu não posso deixar de mencioná-lo nessa lista! Apesar do conto de fadas da Cinderela não ser o meu favorito, sou completamente apaixonada por essa história. Paula Pimenta sobre muito bem passar todas as dificuldades dessa princesa para os dias atuais. Eu me emocionei muito como nunca tinha acontecido em uma história curta. Quero muito ler os livros dela, mas infelizmente ainda não tive tempo! Resenha aqui.

Bônus da Cuca e da Cuquete

Contos do DragãoVários autores/ Editora Draco

Cuca diz – Aqui não vou recomendar apenas um livro, mas vários. Na realidade, diversos contos. A Editora Draco tem uma iniciativa muito bacana de disponibilizar nas lojas virtuais vários contos, de diferentes autores, em edições caprichadas e a preços bem acessíveis, às vezes até mesmo gratuitos. É uma via de mão dupla, onde todos se favorecem: autores e leitores. Há vários contos de qualidade e é a oportunidade perfeita para conhecer novos autores, sem pagar muito. Aqui no blog tem algumas resenhas de contos da coleção.

Cuquete diz – Eu realmente adoro essa iniciativa da Editora Draco, porque você pode comprar contos separados. Recentemente eu fiz a resenha de um conto que faz parte dos Contos do Dragão, que foi A Dama as Ameixas, da Karen Alvares.  Eu fico toda “Awww” todas as vezes que eu me lembro dele, porque apesar de aparentemente simples, a mensagem dele é bastante profunda.

Depois dessas recomendações, não tem como vocês não ficarem com vontade de ler literatura brasuca. Recomendem seus livros nacionais preferidos nos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Sabrina disse:

    Boa lista. Colocaria ainda “O Prisioneiro da Sombra”, de Luiz Roberto Mee, e a trilogia “Dragões de Éter”, do Raphael Draccon…

  • Karen disse:

    Vou anotar a primeira indicação, Sabrina. 😉 Mas livros do Draccon não leio nem sob tortura, sinto muito.

  • Isa Aragão disse:

    Preciso atualizar minha coleção de livros e colocar mais livros em português. Parecem ser fantásticos.
    isaaragao.blogspot.com.br

  • Karen disse:

    Faça isso sim, Isa. Tem muita coisa bacana por aí!

  • Ana Lúcia Merege disse:

    Eu tenho O Prisioneiro da Sombra há anos. Vou achar um tempo pra ler. Agradeço minha inclusão na lista como autora e organizadora, e deixo um recado: não tenham medo de ler literatura fantástica nacional, ela é tão boa quanto a estrangeira e os autores estão por aí super a fim de interagir com os leitores! 🙂

  • Karen disse:

    O que é bom a gente indica, claro!
    Literatura brasuca é tudo de bom. Adoro a interação com os autores e o fato de que a gente se identifica muito mais com as histórias. É delicioso!

  • Shadai disse:

    A Garota do Outro Lado da Rua foi o que mais me chamou atenção; vou procurar mais informações a respeito.

  • Karen disse:

    Esse é muito bom, Shadai. Recomendadíssimo, a Lycia é uma grande autora. 😉

  • Jullyane Prado disse:

    Poxa que falta de vergonha mesmo!! HAHHAHA eu quase não leio nacionais, e não li nenhum desse ainda, mas já está na minha lista a muito tempo já: Simplesmente Ana e recentemente adicionei: Procura-se um marido!!! Preciso começar a ler nacionais!!!!!!!

  • Karen disse:

    DESOOOONRA! Corre e vai ler esses livros, Jullyane! E depois volta aqui para dizer se valeu a pena! 😉
    Não sei se tu viu, mas acabou que a semana inteira está sendo de nacionais! rsrs E nem foi combinado!

  • Ana Lima disse:

    Oiii…
    Há tempos que vejo o livro “Simplesmente Ana” e cada vez mais minha vontade de ler ele aumenta, deve ser muito bom!!! Gosto de ler livros nacionais, mas confesso que faz tempo que não leio um, o ultimo foi “A garota do espelho de prata” que amei e recomendo!
    Bjs!!
    coisasdeanalima.blogspot.com.br

  • Liége disse:

    Morta e enterrada por constar, mesmo que indiretamente, nessa lista, Karen. Ai, que alegria!! Leiam Excalibur, gente!!

    Eu também indico O Castelo das Águias (vão ler logo esse livro e deixam a Ana rica para que ela passe a vida inteira escrevendo para a gente, por favor), e logo lerei Contos de Meigan…

  • Liége disse:

    Ah, e já li A Dama das Ameixas também… é lindo… :´)

  • Melissa de Sá disse:

    Eu não tinha comentado aqui antes? Como assim eu não tinha comentado aqui antes? Geeeeeente, minha memória tá um lixo mesmo…

    Mas enfim, obrigada por me citarem com ‘Excalibur’. É um livro muito bom, não só porque estou nele. rs

    E sim, não tenham medo de ler livros nacionais. 🙂

  • Karen disse:

    É a dissertação, Mel. Ela tá te matando! =/
    Claro que a gente citou Excalibur! É um livro incrível, cheio de contos e de autores fantásticos. Recomendadíssimo!

  • Jessica Lisboa disse:

    Só acho que faltou muitos livos bons u.u LOL

    xx

  • Karen disse:

    Então comenta aí pra gente quais livros faltaram, Jessica. Faça suas recomendações.

  • Top Ten Tuesday: Dez posts que dão uma ideia de mim « Por Essas Páginas disse:

    […] Top Ten Tuesday: Dez livros para quem não lê nacionais […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem