Top Ten Tuesday: Dez livros para quem não lê nacionais
Hoje o Top Ten Tuesday é duplo, quase triplo! Vem com duas bolas na casquinha (‘bora entrar no clima do verão, porque nossa, tá quente!). Hoje a Cuca e a Lany vêm recomendar dez livros para pessoas que ainda (que vergonha!) não leem nacionais. Quem deu a ideia foi a Lucy (por isso quase triplo!) e quero deixar bem claro que vamos falar aqui apenas de nacionais contemporâneos, ok? Então, apesar de gostar muito de Machadão, por exemplo, nosso querido clássico vai ficar de fora do post de hoje. Então vistam-se com a nossa bandeira (que afinal hoje é dia dela!) e ‘bora lá ler livros brasucas!
Lembrando que o Top Ten Tuesday é uma iniciativa do blog The Broke and the Bookish!
Recomendações da Cuca
Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos, Roberta Spindler e Oriana Comesanha
Esse livro é épico e prova por A + B que existe sim alta fantasia de muita qualidade aqui no Brasil. É só saber onde procurar. Então se você quer ler sobre um mundo cuidadosamente construído, cheio de magia, ação, personagens memoráveis e com a escrita excelente dessas duas autoras, recomendo correr e comprá-lo. Resenha aqui.
Diário de um Magro, Mario Prata
Se o que você procura é uma leitura leve, despretensiosa e cheia de humor ácido e sarcástico, Mario Prata é o que você procura. Ele nunca desaponta, mas é especialmente brilhante em Diário de um Magro. Dá para ler tranquilinho uma crônica entre uma fila de banco e outra, à espera do ônibus ou até mesmo no banheiro – e a parte que o Pratinha fala sobre exame de fezes nesse livro é memorável. Resenha aqui.
O Castelo das Águias, Ana Lúcia Merege
Mais um ótimo livro de fantasia para os amantes do gênero. Ana Lúcia Merege tem uma habilidade incrível para narrar histórias e cativar o leitor com seus personagens. É uma leitura leve, mas cheia de significado. Se você gosta de escolas de magia, castelos, um romance despretensioso e mundos fantásticos, essa é uma ótima pedida. Resenha aqui.
Juntos no Paraíso, Victor Almeida
Uma leitura muito rápida, mas extremamente profunda. Em poucas páginas Victor Almeida construiu um livro único, sensível e tocante, que certamente emociona e perdura no coração do leitor mesmo após fechar suas páginas. Resenha aqui.
Dragões, org. Erick Santos Cardoso e Marco Rigobelli/ Vários autores
Se você gosta de contos e de fantasia, vai adorar esse livro. O bônus: todos os contos são sobre dragões, nas mais diferentes formas, situações, gêneros. Há romance, terror, mistério, crime, drama. É um livro bastante diversificado e uma antologia muitíssimo bem organizada, que veio de uma seleção rigorosíssima, com mais de cem autores participantes, ou seja, a qualidade dos contos é muito alta. Mais informações aqui.
Excalibur, org. Ana Lúcia Merege/ Vários autores
Mais um de contos, mas agora para quem curte as lendas do Rei Arthur. Se sim, esse é seu livro. Uma seleção cuidadosa e variada, repleta de histórias muitíssimo bem escritas. Outro livro em que de uma só vez você conhecerá vários talentos da literatura nacional contemporânea. Super recomendado. Resenha aqui.
A Garota do Outro Lado da Rua, Lycia Barros
Para quem curte um romance juvenil/ Young Adult, esse livro é indicadíssimo. Lycia Barros tem uma escrita leve e envolvente, que conquista desde a primeira página. Ela consegue atingir exatamente a faixa etária que deseja atingir, porém sem deixar de lado os outros leitores, cativando-os da mesma maneira. É coerente e gosta de colocar moral em seus livros, o que, ao menos para mim, é um ponto mega positivo. Os livros dela sempre agregam algum tipo de valor, além do que já estamos acostumados. Resenha aqui.
Recomendações da Cuquete Lany


Bônus da Cuca e da Cuquete
Contos do Dragão, Vários autores/ Editora Draco
Cuca diz – Aqui não vou recomendar apenas um livro, mas vários. Na realidade, diversos contos. A Editora Draco tem uma iniciativa muito bacana de disponibilizar nas lojas virtuais vários contos, de diferentes autores, em edições caprichadas e a preços bem acessíveis, às vezes até mesmo gratuitos. É uma via de mão dupla, onde todos se favorecem: autores e leitores. Há vários contos de qualidade e é a oportunidade perfeita para conhecer novos autores, sem pagar muito. Aqui no blog tem algumas resenhas de contos da coleção.
Cuquete diz – Eu realmente adoro essa iniciativa da Editora Draco, porque você pode comprar contos separados. Recentemente eu fiz a resenha de um conto que faz parte dos Contos do Dragão, que foi A Dama as Ameixas, da Karen Alvares. Eu fico toda “Awww” todas as vezes que eu me lembro dele, porque apesar de aparentemente simples, a mensagem dele é bastante profunda.
Depois dessas recomendações, não tem como vocês não ficarem com vontade de ler literatura brasuca. Recomendem seus livros nacionais preferidos nos comentários!


novembro 19th, 2013 às 12:05
Boa lista. Colocaria ainda “O Prisioneiro da Sombra”, de Luiz Roberto Mee, e a trilogia “Dragões de Éter”, do Raphael Draccon…
novembro 19th, 2013 às 12:26
Vou anotar a primeira indicação, Sabrina. 😉 Mas livros do Draccon não leio nem sob tortura, sinto muito.
novembro 19th, 2013 às 12:23
Preciso atualizar minha coleção de livros e colocar mais livros em português. Parecem ser fantásticos.
isaaragao.blogspot.com.br
novembro 19th, 2013 às 12:27
Faça isso sim, Isa. Tem muita coisa bacana por aí!
novembro 19th, 2013 às 19:40
Eu tenho O Prisioneiro da Sombra há anos. Vou achar um tempo pra ler. Agradeço minha inclusão na lista como autora e organizadora, e deixo um recado: não tenham medo de ler literatura fantástica nacional, ela é tão boa quanto a estrangeira e os autores estão por aí super a fim de interagir com os leitores! 🙂
novembro 20th, 2013 às 19:24
O que é bom a gente indica, claro!
Literatura brasuca é tudo de bom. Adoro a interação com os autores e o fato de que a gente se identifica muito mais com as histórias. É delicioso!
novembro 20th, 2013 às 7:42
A Garota do Outro Lado da Rua foi o que mais me chamou atenção; vou procurar mais informações a respeito.
novembro 20th, 2013 às 19:24
Esse é muito bom, Shadai. Recomendadíssimo, a Lycia é uma grande autora. 😉
novembro 20th, 2013 às 17:12
Poxa que falta de vergonha mesmo!! HAHHAHA eu quase não leio nacionais, e não li nenhum desse ainda, mas já está na minha lista a muito tempo já: Simplesmente Ana e recentemente adicionei: Procura-se um marido!!! Preciso começar a ler nacionais!!!!!!!
novembro 20th, 2013 às 19:23
DESOOOONRA! Corre e vai ler esses livros, Jullyane! E depois volta aqui para dizer se valeu a pena! 😉
Não sei se tu viu, mas acabou que a semana inteira está sendo de nacionais! rsrs E nem foi combinado!
novembro 21st, 2013 às 19:56
Oiii…
Há tempos que vejo o livro “Simplesmente Ana” e cada vez mais minha vontade de ler ele aumenta, deve ser muito bom!!! Gosto de ler livros nacionais, mas confesso que faz tempo que não leio um, o ultimo foi “A garota do espelho de prata” que amei e recomendo!
Bjs!!
coisasdeanalima.blogspot.com.br
novembro 21st, 2013 às 23:53
Morta e enterrada por constar, mesmo que indiretamente, nessa lista, Karen. Ai, que alegria!! Leiam Excalibur, gente!!
Eu também indico O Castelo das Águias (vão ler logo esse livro e deixam a Ana rica para que ela passe a vida inteira escrevendo para a gente, por favor), e logo lerei Contos de Meigan…
novembro 21st, 2013 às 23:54
Ah, e já li A Dama das Ameixas também… é lindo… :´)
novembro 23rd, 2013 às 13:55
Eu não tinha comentado aqui antes? Como assim eu não tinha comentado aqui antes? Geeeeeente, minha memória tá um lixo mesmo…
Mas enfim, obrigada por me citarem com ‘Excalibur’. É um livro muito bom, não só porque estou nele. rs
E sim, não tenham medo de ler livros nacionais. 🙂
dezembro 1st, 2013 às 9:26
É a dissertação, Mel. Ela tá te matando! =/
Claro que a gente citou Excalibur! É um livro incrível, cheio de contos e de autores fantásticos. Recomendadíssimo!
novembro 30th, 2013 às 18:59
Só acho que faltou muitos livos bons u.u LOL
xx
dezembro 1st, 2013 às 9:24
Então comenta aí pra gente quais livros faltaram, Jessica. Faça suas recomendações.
maio 27th, 2014 às 12:20
[…] Top Ten Tuesday: Dez livros para quem não lê nacionais […]
PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO