Top Ten Tuesday: Dez livros que eu gostaria que meus sobrinhos lessem

ttt2013

Na verdade, o Top Ten Tuesday de hoje era “Dez livros que eu quero que meus futuros filhos leiam”, mas como eu não vou ter filhos, mudei o título para homenagear meus sobrinhos! Que tia coruja (e apaixonada por leitura) não quer que seus sobrinhos leiam (especialmente alguns títulos especiais <3)?

(E sim, eu sou daquelas que dá livros e quadrinhos de presente)

O Top Ten Tuesday é um meme semanal criado pelo blog The Broke and the Bookish!

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Série Harry Potter (resenhas e especiais)

Porque é obrigatório, né, gente? Como ainda tem quem viva sem Harry Potter, eu não entendo, foi mal… Harry, Ron e Hermione foram meus melhores amigos na adolescência e ficaria muito feliz se eles fossem amigos também dos meus sobrinhos, claro!

Coleção Vaga-Lume (posts especiais)

Porque esses livros têm histórias maravilhosas, criativas e que tratam as crianças como pessoas inteligentes. São livros incríveis para crianças e pré-adolescentes. Além de terem feito minha infância, têm mais um ponto positivíssimo: são brasileiros.

Turma da Mônica (posts sobre a dona da rua)

Nem precisa de explicações, né? Quem não ama a turminha ou é ruim da cabeça ou doente do pé.

(Isso sem contar que toda menina precisa se inspirar na Mônica e ser dona da rua)

John Green (resenhas e especiais)

Porque eu mesma gosto muito dos livros dele e acho que é perfeito para adolescentes. O tipo de livro que faz você gostar de ler, e a gente sabe o quanto adolescentes precisam encontrar o tipo certo de livro para gostarem de ler, né?

(Aliás, vocês acompanharam a semana especial dele por aqui no blog? Foi bem legal! E tem sorteio dele rolando!)

Stephen King (resenhas)

Porque nunca é cedo demais para conhecer e amar o mestre do terror. Ok, talvez eu não o apresente agora à minha sobrinha (de 1 ano e sete meses), mas os outros dois sobrinhos, já adolescentes, estão na hora certa para ler livros como Carrie Christine. Eu mesma li O Iluminado com 10 anos (e foi o primeiro do King que eu li – claro que amei).

Young Adults brasileiros

Tem livros ótimos de autores super descolados sendo escritos aqui. Tem os levinhos, como Thalita Rebouças e Paula Pimenta até os mais densos como Eric Novello e Melissa de Sá. Tem para todos os gostos e todos os gêneros, é só abrir a mente (e as páginas!).

Livros de Minecraft

Porque eu acho mesmo que eles são super divertidos e trazem aventuras muito legais para crianças e pré-adolescentes. Eu já li alguns – afinal, eu também escrevi um e meus sobrinhos mais velhos leram!, Jornada para Far Lands – uma aventura não oficial de Minecraft – e gostei muito, mesmo adulta me diverti demais (e me diverti escrevendo também)! E o jogo é mesmo bacana e criativo, a junção destas duas coisas só contribui para estimular a imaginação e formar novos leitores! Tem livros bem gostosos de ler e com mensagens bem legais, como os do RezendeEvil e os do Jim Anotsu

Carlos Ruiz Zafón (resenhas)

Um dos meus autores favoritos de todos os tempos, ele também tem livros infanto-juvenis que são maravilhosos como Marina O Príncipe da Névoa. Esse autor é brilhante e traz histórias inteligentes e sensíveis. Todo mundo tem que ler, e eu incluo meus sobrinhos nisso!

Mangás de Sakura Card Captors Sailor Moon

Porque eu amo demais e foram muito marcantes na minha infância e adolescência. Eu adoraria se meus sobrinhos (e além das duas meninas, incluo meu sobrinho aqui nessa, são leituras ótimas para todo mundo, não importa o gênero!) lessem e eu pudesse conversar com eles sobre isso.

Meus livros, como Inverso, Reverso e Jornada para Far Lands (resenhas)

Porque, claro, como ser escritora e não querer que seus sobrinhos a leiam? Os dois mais velhos foram me ver na Bienal de São Paulo, lançando Jornada para Far Lands, e foi um momento super emocionante. Já a pequena, ainda bebê, eu autografei o livro para ela e lerei um dia para ela… E Inverso Reverso, são young adults e, como eu já disse, tem muitos livros bacanas feitos aqui no Brasil que os adolescentes tinham que ler, ainda mais para gerar essa identificação com a nossa cultura e verem que dá sim para escrever livros no Brasil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Morgana Brunner disse:

    Ai que demais que HP está na sua listinha, vou tentar fazer com meu priminho comece a ler, mas é tão difícil né! ótimo post e espero que consigas.
    Beijinhos

  • Morgana Brunner disse:

    Ai que demais que HP está na sua listinha, vou tentar fazer com meu priminho comece a ler, mas é tão difícil né! ótimo post e espero que consigas. <3
    Beijinhos

  • Beatriz Andrade disse:

    HP é um livro que todo mundo quer que os filhos, sobrinhos, netos, afilhados… leiam hahaha A Turma da Mônica etão, clássico dos clássicos. Um queeu colocaria na minha lista (mas que eu mesma ainda não li e pretendo ler em breve) é O Pequeno Príncipe.

  • Milena Soares disse:

    Super interessante essa sua lista, eu lia a Turma da Mônica quando era criança, eu acrescentaria a essa lista os livros de Monteiro Lobato.

  • Mari disse:

    Harry Potter é para mim essencial que meus sobrinhos leiam. Livros da Coleção Vagalume e Turma da Mônica também. Se tem um presente que sempre dou para eles é livros, pois sei que eles vão aproveitar bastante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

  • Bruna Costabeber disse:

    Olá!
    Eu acho que não quero que meus filhos leiam SK, mas eu adoraria vê-los lendo Harry Potter e Turma da Mônica. Senti falta disso na minha infância. Eu adoraria ver meus filhos lendo Extraordinário e Passarinha.
    Beijos ♥

  • Cabine de Leitura disse:

    Como tenho filho, está é minha missão para com meu filho. Coleção Vaga-Lume… amo. Turma da Mônica ele já folheia, ainda não sabe ler.
    Gostei da postagem e me apresentou alguns livros que eu mesma não conhecia. Dicas anotadas.

    Beijos.

  • Barbara Mazzo Cabalero disse:

    oi.
    A série Harry Potter e a coleção vaga lume estão entre os livros que eu certamente gostaria de ler para meus futuros filhos/ sobrinhos (não tenho nenhum dos dois ainda). Mas se eu quero incentivar a leitura de todos, imagina de crianças próximas a mim.
    Adorei o post.
    Beijos.

  • Eli - Leitura Entre Amigas disse:

    Oie!
    Gostei suas dicas, Harry Pottter apesar de ainda não ter lido com certeza é um livro que eu indicaria para os meus filhos, e sobrinhos.
    Ainda não li nada do King, e esse livro está na minha lista de livros para serem lidos urgentemente.

    Beijos,
    Eli – Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

  • Larissa Xavier disse:

    Ola dos que voce citou o unico que vou incentivar os meus futuros filhos e sobrinhos ler são os gibis da turma da monica acho eles supervdiver

  • Ana Paula Medeiros disse:

    Oi! Falou tudo! Praticamente me vi concordando com todas as indicações, porque apesar de não conhecer alguns como Sakura, John Green e Zafon, tenho muita vontade de ler, mesmo sendo uma adulta com 20 e poucos anos na cara kkkk
    Enfim, serão alguns dos livros que passarei para meus filhos desde cedo: Harry Potter, as obras do King, Turma da Mônica… Terão que escolher entre gostar deles ou passar fome rsrsrs Brincadeira, mas farei o possível para passar essa ideia da importância em ler.
    Beijão!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem