Top Ten Tuesday: Dez livros que eu gostaria que meus sobrinhos lessem
Na verdade, o Top Ten Tuesday de hoje era “Dez livros que eu quero que meus futuros filhos leiam”, mas como eu não vou ter filhos, mudei o título para homenagear meus sobrinhos! Que tia coruja (e apaixonada por leitura) não quer que seus sobrinhos leiam (especialmente alguns títulos especiais <3)?
(E sim, eu sou daquelas que dá livros e quadrinhos de presente)
O Top Ten Tuesday é um meme semanal criado pelo blog The Broke and the Bookish!

Harry Potter e a Ordem da Fênix
Série Harry Potter (resenhas e especiais)
Porque é obrigatório, né, gente? Como ainda tem quem viva sem Harry Potter, eu não entendo, foi mal… Harry, Ron e Hermione foram meus melhores amigos na adolescência e ficaria muito feliz se eles fossem amigos também dos meus sobrinhos, claro!
Coleção Vaga-Lume (posts especiais)
Porque esses livros têm histórias maravilhosas, criativas e que tratam as crianças como pessoas inteligentes. São livros incríveis para crianças e pré-adolescentes. Além de terem feito minha infância, têm mais um ponto positivíssimo: são brasileiros.
Turma da Mônica (posts sobre a dona da rua)
Nem precisa de explicações, né? Quem não ama a turminha ou é ruim da cabeça ou doente do pé.
(Isso sem contar que toda menina precisa se inspirar na Mônica e ser dona da rua)
John Green (resenhas e especiais)
Porque eu mesma gosto muito dos livros dele e acho que é perfeito para adolescentes. O tipo de livro que faz você gostar de ler, e a gente sabe o quanto adolescentes precisam encontrar o tipo certo de livro para gostarem de ler, né?
(Aliás, vocês acompanharam a semana especial dele por aqui no blog? Foi bem legal! E tem sorteio dele rolando!)
Stephen King (resenhas)
Porque nunca é cedo demais para conhecer e amar o mestre do terror. Ok, talvez eu não o apresente agora à minha sobrinha (de 1 ano e sete meses), mas os outros dois sobrinhos, já adolescentes, estão na hora certa para ler livros como Carrie e Christine. Eu mesma li O Iluminado com 10 anos (e foi o primeiro do King que eu li – claro que amei).
Young Adults brasileiros
Tem livros ótimos de autores super descolados sendo escritos aqui. Tem os levinhos, como Thalita Rebouças e Paula Pimenta até os mais densos como Eric Novello e Melissa de Sá. Tem para todos os gostos e todos os gêneros, é só abrir a mente (e as páginas!).
Livros de Minecraft
Porque eu acho mesmo que eles são super divertidos e trazem aventuras muito legais para crianças e pré-adolescentes. Eu já li alguns – afinal, eu também escrevi um e meus sobrinhos mais velhos leram!, Jornada para Far Lands – uma aventura não oficial de Minecraft – e gostei muito, mesmo adulta me diverti demais (e me diverti escrevendo também)! E o jogo é mesmo bacana e criativo, a junção destas duas coisas só contribui para estimular a imaginação e formar novos leitores! Tem livros bem gostosos de ler e com mensagens bem legais, como os do RezendeEvil e os do Jim Anotsu.
Carlos Ruiz Zafón (resenhas)
Um dos meus autores favoritos de todos os tempos, ele também tem livros infanto-juvenis que são maravilhosos como Marina e O Príncipe da Névoa. Esse autor é brilhante e traz histórias inteligentes e sensíveis. Todo mundo tem que ler, e eu incluo meus sobrinhos nisso!
Mangás de Sakura Card Captors e Sailor Moon
Porque eu amo demais e foram muito marcantes na minha infância e adolescência. Eu adoraria se meus sobrinhos (e além das duas meninas, incluo meu sobrinho aqui nessa, são leituras ótimas para todo mundo, não importa o gênero!) lessem e eu pudesse conversar com eles sobre isso.
Meus livros, como Inverso, Reverso e Jornada para Far Lands (resenhas)
Porque, claro, como ser escritora e não querer que seus sobrinhos a leiam? Os dois mais velhos foram me ver na Bienal de São Paulo, lançando Jornada para Far Lands, e foi um momento super emocionante. Já a pequena, ainda bebê, eu autografei o livro para ela e lerei um dia para ela… E Inverso e Reverso, são young adults e, como eu já disse, tem muitos livros bacanas feitos aqui no Brasil que os adolescentes tinham que ler, ainda mais para gerar essa identificação com a nossa cultura e verem que dá sim para escrever livros no Brasil.


novembro 15th, 2017 às 14:27
Ai que demais que HP está na sua listinha, vou tentar fazer com meu priminho comece a ler, mas é tão difícil né! ótimo post e espero que consigas.
Beijinhos
novembro 15th, 2017 às 14:28
Ai que demais que HP está na sua listinha, vou tentar fazer com meu priminho comece a ler, mas é tão difícil né! ótimo post e espero que consigas. <3
Beijinhos
novembro 15th, 2017 às 22:40
HP é um livro que todo mundo quer que os filhos, sobrinhos, netos, afilhados… leiam hahaha A Turma da Mônica etão, clássico dos clássicos. Um queeu colocaria na minha lista (mas que eu mesma ainda não li e pretendo ler em breve) é O Pequeno Príncipe.
novembro 16th, 2017 às 15:50
Super interessante essa sua lista, eu lia a Turma da Mônica quando era criança, eu acrescentaria a essa lista os livros de Monteiro Lobato.
novembro 16th, 2017 às 19:05
Harry Potter é para mim essencial que meus sobrinhos leiam. Livros da Coleção Vagalume e Turma da Mônica também. Se tem um presente que sempre dou para eles é livros, pois sei que eles vão aproveitar bastante.
Beijos
Mari
Pequenos Retalhos
novembro 16th, 2017 às 21:31
Olá!
Eu acho que não quero que meus filhos leiam SK, mas eu adoraria vê-los lendo Harry Potter e Turma da Mônica. Senti falta disso na minha infância. Eu adoraria ver meus filhos lendo Extraordinário e Passarinha.
Beijos ♥
novembro 17th, 2017 às 8:55
Como tenho filho, está é minha missão para com meu filho. Coleção Vaga-Lume… amo. Turma da Mônica ele já folheia, ainda não sabe ler.
Gostei da postagem e me apresentou alguns livros que eu mesma não conhecia. Dicas anotadas.
Beijos.
novembro 17th, 2017 às 12:54
oi.
A série Harry Potter e a coleção vaga lume estão entre os livros que eu certamente gostaria de ler para meus futuros filhos/ sobrinhos (não tenho nenhum dos dois ainda). Mas se eu quero incentivar a leitura de todos, imagina de crianças próximas a mim.
Adorei o post.
Beijos.
novembro 17th, 2017 às 15:09
Oie!
Gostei suas dicas, Harry Pottter apesar de ainda não ter lido com certeza é um livro que eu indicaria para os meus filhos, e sobrinhos.
Ainda não li nada do King, e esse livro está na minha lista de livros para serem lidos urgentemente.
Beijos,
Eli – Leitura Entre Amigas
http://www.leituraentreamigas.com.br/
novembro 17th, 2017 às 23:16
Ola dos que voce citou o unico que vou incentivar os meus futuros filhos e sobrinhos ler são os gibis da turma da monica acho eles supervdiver
novembro 20th, 2017 às 16:55
Oi! Falou tudo! Praticamente me vi concordando com todas as indicações, porque apesar de não conhecer alguns como Sakura, John Green e Zafon, tenho muita vontade de ler, mesmo sendo uma adulta com 20 e poucos anos na cara kkkk
Enfim, serão alguns dos livros que passarei para meus filhos desde cedo: Harry Potter, as obras do King, Turma da Mônica… Terão que escolher entre gostar deles ou passar fome rsrsrs Brincadeira, mas farei o possível para passar essa ideia da importância em ler.
Beijão!
novembro 28th, 2017 às 9:59
Olá,
Ah muito boa a lista!
Acho que com exceção de John Green todos os outros eu super aprovo! Acrescentaria alguns clássicos, mas só.
Debyh
Eu Insisto
dezembro 6th, 2017 às 16:23
Vou usar a lista pro meu filho então! Kkk a não sei por YA brasileiro, que eu nunca li nenhum, e Minecraft que não é a minha mesmo, vou usar essa lista inteira quando ele estiver na idade de introduzir essas leituras. Super aprovadas!
dezembro 11th, 2017 às 14:15
Olá!
Adorei a sua lista! De fato é super diversificada e tem para todos os gostos, mas até o momento só li Harry Potter e John Green, que são maravilhosos! Sempre indico quando posso.
Beijos.
PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO