Top Ten Tuesday: Dez livros que eu li na época de escola

ttt2013

Hoje o Top Ten Tuesday (que era para sair ontem – terça -, mas chegou na quarta de novo… haha) é nostálgico e volta ao tempo da escola! Para o tema escolhi dez livros que li na época da escola – o que quer dizer que alguns faziam parte do currículo escolar e/ou foram indicados por professores/bibliotecários, mas nem todos; alguns eu escolhi por conta própria e estão na lista porque eu li naquela época e tenho lembranças deles, de lê-los, na escola, no recreio (alguém ainda fala recreio?)… enfim.

O Top Ten Tuesday é um meme semanal criado pelo blog The Broke and the Bookish!

Viagens de Gulliver, Jonathan Swift

Um dos livros que a escola indicou a leitura (e teve prova, inclusive) e que eu mais gostei! Lembro perfeitamente dele, da capa, até da textura; era um livro da Coleção Objetivo (sim, estudei lá), uma edição própria para a escola. Viajei completamente na leitura! Na época, tínhamos que fazer teatrinhos das obras; eu adorava, porque podia ser louca, interpretar outra pessoa, na época queria até fazer um curso de teatro, mas as circunstâncias impediram.

Éramos Seis, Maria José Dupré

Livro maravilhoso, li na quarta série, quando ainda estava na escola pública. Na época, já gostava tanto de ler que tinha amizade com as bibliotecárias, que me indicavam livros um pouco mais acima do que normalmente as crianças da minha idade liam. Esse foi um indicado por elas. Toda semana, elas colocavam livros numa mesa enorme e os professores nos levavam lá para escolher uma leitura; acontece que eu já tinha lido todos aqueles livros, então as bibliotecárias (Marise e Dona Therezinha, nunca esqueci seus nomes), abriam os enormes armários de vidro, destinados aos alunos mais velhos, e me deixavam escolher livros (que, claro, depois elas checavam se não era nada nocivo para uma criança de nove/dez anos). Lembro bem deste livro, porque era triste e cativante, e na época que o li, minha avó estava com câncer e posteriormente faleceu; ele me ajudou a compreender a dor da perda. Ainda é uma obra que me toca e que lembro em diferentes fases da vida. Como, um dia, “éramos seis”, depois nos tornamos “cinco”, depois nos tornamos “seis” novamente…

O Escaravelho do Diabo, Lúcia Machado de Almeida

Um clássico da Coleção Vaga-Lume, quase todo mundo já leu (tanto que até saiu um filme!). Lembro que minha irmã recomendava com fervor este livro, e como eu queria impressioná-la, peguei na biblioteca para ler e amei cada segundo da leitura.

Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K. Rowling

Devo meu amor pela saga Harry Potter (e como ela mudou minha vida) a uma antiga colega de classe, que fez questão que eu lesse a série e me emprestou os três primeiros livros. Lembro que, na época, tive um pouco de preconceito, nem lembro porquê, mas quando comecei a ler me encantei logo nas primeiras páginas. Nem preciso dizer mais nada, não é? Não fosse Harry Potter, este blog sequer existiria e eu nem teria conhecido pessoas incríveis como a Lucy e a Lany que me acompanham nessa aventura.

O Iluminado, Stephen King

Quando comecei a ler Stephen King? Com onze anos. E O Iluminado foi justamente o primeiro, nem comecei por Carrie, que era mais para a minha idade. Imagine, vamos começar pela história do pai alcoólatra que tenta matar a própria família em um hotel assombrado. E quem me deu o livro? Por mais louco que possa parecer, minha própria mãe! Eu vi o livro em oferta (no Carrefour, lembro bem), mostrei para ela, disse que queria, e ela comprou, assim, sem mais nem menos, sem nem olhar muito para o livro (e ela não era uma mãe de sair comprando tudo para as filhas, eram tempos difíceis). Lembro de ficar feliz porque ela tinha comprado e confiado na minha escolha. E, é claro, amei o livro, tanto que o rei é meu guia espiritual como autora agora… rs

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

O livro da época de vestibular que eu mais gostei de ler (e que adoro até hoje). Machadão dispensa apresentações, é um dos (ou talvez o maior) autor brasileiro de todos os tempos. Li também Dom Casmurro, mas ele não é meu preferido (a Capitu não traiu, mas era capaz de trair); meu preferido é a história dedicada “ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu corpo”. Bem-humorado e mórbido, como não amar esse livro?

No Reino Perdido do BeleléuMaria Luiza Penteado

Esse eu tinha em casa, era um dos que estavam no acervo pessoal da minha mãe e que eu li e reli com muito entusiasmo. Levava-o para tudo quanto era lugar, inclusive para a escola. Era um livro infantil, repleto de ilustrações, mas com bastante história também, e ao mesmo em que você a acompanhava, também precisava resolver enigmas para prosseguir na leitura. Uma das minhas melhores lembranças literárias.

O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, J. R. R. Tolkien

Entre provas bimestrais, li O Senhor dos Anéis (a saga toda). Pedia para meu pai pegar os livros na biblioteca municipal (ele trabalhava praticamente ao lado dela); o livro era concorrido na biblioteca, você só podia ficar com ele no máximo duas semanas, todo mundo queria ler porque estavam saindo os filmes no cinema. Eu li, mas não gostei tanto quanto achava que deveria. A escrita de Tolkien é muito descritiva, cansativa. #mejulguem

Histórias de Tia Nastácia, Monteiro Lobato

Outro clássico infantil, também li na Coleção Objetivo, a pedido da escola. Curti muito, claro, os livros de Monteiro Lobato eram deliciosos (e quem nunca viu O Sítio do Pica-Pau Amarelonão é mesmo?).

OdisséiaHomero

Um livro clássico – MESMO – que eu adorei ler na época da escola. Claro, era uma versão um pouco mais simples, mas ainda era Odisséia, e foi maravilhoso.

Bônus

Vários livros da Agatha Christie

Eu era completamente apaixonada por ela! Foi uma das grandes responsáveis por eu ser a leitora que sou hoje. Devorava Agatha na minha adolescência, e comecei bem cedo! Hoje não a leio tanto, mas ainda amo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Maristela G Rezende disse:

    Li alguns desses livros em aulas de biblioteca, quando estava estudando e ainda era criança: Escaravelho do Diabo, Memórias póstumas de Brás Cubas, Éramos seis, As viagens de Gulliver e ainda tinha o Meu pé de laranja lima, que eu adorava. Odisséia de Homero, só vim a ler quando já era adolescente.

  • Marcia disse:

    Olá!
    Que post mais nostálgico! rs
    Eu li quase todos e tenho o maior carinho por eles principalmente os da série Vaga-Lume.
    Tio King até hoje, depois 30 anos ainda é meu escritor favorito . Agatha então! Como queria decifrar os casos antes Poyrot , só não gostava muito quando era Mis Marple!
    Amei!
    Bjs

  • Fábrica dos Convites disse:

    Destes que você citou eu li o da Agatha Christie que aliás até hoje não me conformo pela troca de título… Li também Escaravelho do Diabo, aliás, li a maioria dos livros desta série Vaga-lume. Li também as viagens de Gulliver e as Memórias Póstumas de Brás Cubas. Ótimos livros.
    Bjs, Rose.

  • Aline T.K.M. disse:

    Ahh, Coleção Vaga-Lume é amor! Lembro que toda semana eu pegava um diferente na biblioteca da escola rsrsrs. Época boa. Harry Potter eu comecei a ler porque um amigo do teatro me indicou, logo que lançou, e eu fiquei alucinada, já tinha curiosidade de ler. Também comecei a ler Agatha Christie cedo, minha mãe tinha uns dois livros dela em casa, e gosto muito – O Caso dos Dez Negrinhos é muito bom.

    Beijos!
    Aline | Livro Lab

  • Camila de Moraes disse:

    Olá!
    Nossa que filme que passou na minha cabeça agora. Já li vários desses titulos na época da escola também Escaravelho do Diabo, No reino perdido do Beleleu foram os que mais me marcaram. Alias eu adorava esses livros extraclasses que éramos colocados para ler nas aulas de literatura.
    Beijos!

  • Kamila Villarreal disse:

    Olá!

    Nem lembro mais quais livros eu li na escola, mas Memórias Póstumas de Brás Cubas eu vi o filme e amei! Na minha escola, nunca se incentivou tanto a leitura…

  • Ana Paula Lima disse:

    OIii!

    Agatha Christie é amor! Não cheguei a ler na época da escola, mas leio hoje e amo muito! Já li Memórias Postumas e sempre quis ler O Escaravelho (…)
    Gostei bastante das suas escolhas <3

    Beijinhos,

  • Torradas com Chá disse:

    Gente que lista linda, grandes clássicos! Tenho que dizer que li poucos dessa lista (shame on me), mas tô anotando alguns que estavam passando batido pra mim! Parabéns!

  • Ana Caroline disse:

    Olá, tudo bem? Nossa quantas leituras boas na época da escola. Harry Potter, Tolkien e Agatha Christie. Assim que aos poucos vamos formando nosso gosto. Também vi um clássicos bacanas por ai, e nacionais <3 Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

  • Angélica disse:

    Oi, tudo bem?
    Bons livros, apesar que nunca li nenhum deles, na época da escola o que mais me marcou foram os clássicos nacionais, que ao contrário de muita gente eu lia por gostar muito, e não por obrigação.
    Bjs

  • Vivianne Sophie disse:

    Olá,

    Quantos livros bons, eu li muito Agatha Christie na época do colégio e também um ou dois livros do King. Excelentes escolhas.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem