Top Ten Tuesday: Dez livros que eu mais recomendo


ttt2013

Hoje eu vou indicar no Top Ten Tuesday os livros que eu mais recomendo para leitura. É complicado falar de livros que eu recomendo, acho que tem livros que eu nem li, mas sei que são mega recomendáveis (bem do tipo  “must be read” na meta que fazemos para uma vida toda) e eu até os recomendaria. Mas, por uma questão de lógica (afinal, são recomendados por todos,  mas vai que eu não goste quando for a minha vez), eu vou recomendar os que eu já li até agora.

O Top Ten Tuesday é um meme semanal criado pelo blog  The Broke and the Bookish.

memorias-postumas-bras-cubas10. Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis – Eu sei que atualmente também temos muitos autores nacionais de talento, mas quem é que vai deixar de recomendar o grande Machadão? Impossível, ainda mais com o melhor livro dele (pelo menos é o que eu mais gosto).

jogos_vorazes9. Jogos Vorazes, Suzanne Collins – Jogos Vorazes é o primeiro livro da trilogia distópica de Suzanne Collins. Eu demorei muito em começar a ler (porque era muito caro), mas assim que li, resolvi ler os livros seguintes na mesma hora. Jogos Vorazes inspirou outras distopias que estão atualmente no mercado, mas ainda não consegui ler nenhuma que se comparasse à obra. Resenha aqui.

capa8. Os homens que não amavam as mulheres, Stieg Larsson – Esse livro estava na minha estante há uns dois anos, sem que eu mexesse. Aliás, a trilogia inteira. Que idiotice a minha! Foi um dos melhores livros que li ano passado – ainda falta ler o último. Lisbeth Salander é uma das personagens mais originais que já vi e, porque não dizer, polêmica. Resenha aqui.

samantha7. Samantha Sweet, executiva do lar, Sophie Kinsella – Claro que não poderia faltar à minha lista um chick-lit. Dentre todos que li da Sophie Kinsella, fiquei entre este e Menina de vinte (resenha). Adoro a Samantha e as enrascadas que ela apronta. Aliás, os livros dessa autora são sempre muito divertidos, recomendo muito! Resenha aqui.

orgulhoepreconceito6. Orgulho e Preconceito, Jane Austen – O nosso queridinho da Jane Austen (mas acho que a Mi prefere Razão e Sensibilidade). Difícil não nos identificarmos nem um pouco com Elizabeth Bennet, ou pelo menos torcer por ela nesse romance. Fizemos um especial de aniversário de Orgulho e Preconceito, vocês podem acompanhar a resenha do livro aqui e outros posts relacionados aqui.

estrelas5. A culpa é das estrelas, John Green – A história de Hazel e Gus é linda e emocionante. Confesso que não chorei com a leitura, mas não deixa de ser emocionante, toda a energia que Gus nos passa e mesmo as mensagens que o livro nos deixa faz desse romance um livro indispensável, com toda certeza. Resenha aqui.

o lado bom da vida4. O lado bom da vida, Matthew Quyick – A inocência de Pat Peoples é apaixonante. Um homem que tenta reconstruir sua vida longe do “lugar ruim”, mas ainda tendo a ilusão de que tudo pode ser como antes com sua ex-esposa. Aos poucos – aos poucos mesmo! – Pat consegue superar alguns obstáculos, mas sabe que sua caminhada vai muito além de suas corridas matinais e mania de musculação. Resenha aqui.

EXTRAORDINARIO3. Extraordinário, R. J. Palacio – LEIAM esse livro! Simples assim. A resenha sairá essa semana, provavelmente quinta-feira. Mas esse livro vai para a lista dos Top 5 favoritos do ano, e por enquanto está ocupando o primeiro lugar. August tem uma deficiência congênita e depois de dez anos, ele vai pela primeira vez para a escola. Acima de tudo, é uma história de superação e que com certeza devemos aplaudir de pé.

harry_potter_pedra_filosofal2. Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K. Rowling – Eu queria colocar a saga toda, mas para toda grande saga existe um começo, certo? Então nada melhor que ler Harry Potter e a Pedra Filosofal para se encantar de vez com o universo mágico e, em seguida, acompanhar as aventuras de Harry nos livros seguintes. Estamos fazendo um especial da saga de Harry Potter em comemoração aos quinze anos de lançamento de A pedra filosofal, a resenha do livro pode ser lida aqui.

caobaskerville1. O cão dos Baskerville, Sir Arthur Conan Doyle – Não seria uma lista da Lucy se não tivesse Sherlock Holmes. O negócio é que foi com Sherlock Holmes que acabei gostando de livros policiais, suspense e de mistério (mas não terror). Eu deveria recomendar Um estudo em Vermelho por ser o primeiro livro do detetive, mas a melhor história é, sem dúvida, O cão dos Baskerville. Curiosamente, não temos resenha desse  livro aqui, o que me faz pensar em uma releitura e vários posts relacionados. Mas é algo bem a médio prazo, então matem a curiosidade com a própria leitura. 😉

Espero que tenham gostado da minha lista rs. Claro que existem outros, mas acho que esses dez já são um bom começo. Quais são os livros que vocês leram e que recomendam fervorosamente para seus amigos?

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Angela disse:

    Adorei as dicas, muitos destes ja estavam na minha lista! AMoo Jane Austen demais
    Beijos 😉

    http://geehzbookshelf.blogspot.com.br/

  • Lucy disse:

    Oi, Ângela! Obrigada!
    Jane Austen é uma de nossas autoras favoritas também! 😀
    Bjos!

  • Rangel Lobo disse:

    Poxa só livro bom mesmo, achei excelente seu top…todos os livros são bons, não conhecia esse Samantha Sweet, executiva do lar nunca ouvir falar mas os outros são incríveis!!!Fico pensando que tanta gente ai que não ler livros e não saber que esse mundo da literatura é Incrível!!!Fico com o livro Marley $ eu para recomendar para os que não leram abraços!!!até a próxima! =)

  • Lucy disse:

    Obrigada, Rangel! Samantha Sweet é um chick-lit bem leve, daqueles que dá pra fazer uma adaptação de comédia romântica, sabe? rsrs É um estilo de leitura que atrai muitas mulheres, mas nada impede que homens leiam também. hehehe.
    Ainda não li Marley & eu, assisti ao filme e foi bem emocionante. Acredito que o livro deve ter muito mais detalhes, vou procurar saber.
    Bjos!

  • Melissa de Sá disse:

    Eu sempre recomendo John Green, Harry Potter e a série Coração de Tinta. Acho que vale muuuuuuuuuuuuuito a pena.

    Dos brasileiros, eu recomendo “Olam” e “O Castelo das Águias”. 🙂

    A lista ficou ótima, Lucy.

  • Lucy disse:

    Ah, Mel! Estou pra ler Coração de tinta há um tempão! Espero não passar mais um ano negligenciando essa série! >.< Esses nacionais que vc mencionou tem nomes bem imponentes. rsrs Eu vou dar uma procurada por eles. 😉 obrigada! Bjos

  • Vania disse:

    Eu tava lendo a lista e me perguntando “uai, cadê Sherlock?” hahaha ahhhh bom!! Adorei sua lista Lu, e colocaria alguns dela na minha também! Mas tudo depende muito do leitor, pra quem estamos indicando né…

    Beijos!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem