Top Ten Tuesday: Dez livros sobre amizade

ttt2013

 

O TOP 10 de hoje traz livros sobre amizade. Listei desde os mais óbvios até aqueles onde a amizade não é o foco principal, mas ainda assim o relacionamento entre os personagens chama a atenção e nos marca de alguma maneira. Quais os livros favoritos sobre amizade de vocês? Já leram algum dos que citei?

 

A Casa de HadesRick Riordan

Vamos combinar que lutar em batalhas que parecem não ter fim, enfrentar deuses malucos e navegar durante meses em um navio que flutua pelo ar já mostra-se um desafio incrível e, com certeza, aproximaria qualquer um (ou separaria para sempre!). Todavia, em A casa de hades, é possível enxergar nada mais nada menos do que a amizade movendo cada passo de todos os personagens. O fim do mundo? Sim, ele deve ser impedido. Mas antes de tudo, é preciso garantir que toda a turma esteja a salvo e reunida novamente. 
 
Harry Potter e o Enigma do PríncipeJ.K. Rowling 
Que toda a saga de Harry Potter fala sobre amor, nós já sabemos. Desde o prinícipio a autora reforça a importância deste sentimento e como ele pode ser mais poderoso do que qualquer outra coisa. Em o Enigma do Príncipe, em específico, para mim, é quando Harry enfim começa a perceber este poder. Não que ele não soubesse que tinha grandes amigos ali, mas é no sexto volume onde Hermione e Rony colocam-se a frente, deixando claro que jamais permitiriam que Harry seguisse naquela busca por Horcruxes sozinho. Eles entendem a situação e veem as poucas pistas, mas ainda assim optam por seguir para ajudar o amigo.  
 
A Droga da Obediência (ou qualquer um dos Karas), Pedro Bandeira
Qualquer adolescente que tenha lido um dos livros dos Karas com certeza desejou ser amigo deles. Fiéis, aventureiros e simplesmente refletindo a idade que tem, o grupo que mais atraí problemas dentro e fora do colégio Elite, com certeza vai além de todo o mistério e nos mostra como cumplicidade faz bons amigos. 

 

TTT Amizade

 

 

O Jardim SecretoFrances Hodgson Burnett
Além da idéa magnífica de como os pensamentos atraem a nós o sentimento que cutivamos, a história traz uma linda mensagem a respeito de como uma amizade pode não apenas fortalecer as pessoas, mas também torná-las mais humanas e capazes de se desafiar, mesmo sem que notemos. Mary e seu primo Colin são uma influência tão positiva sob o outro que é impossível não sorrir conforme o livro vai se desenrolando e a cada dia mais eles passam a confiar no outro. 
Quatro amigas e um jeans viajante, Ann Brashares
Bom, acho que o título já entrega todo o ouro, não é mesmo? 4 amigas é um romance bem construído e super bonito, que reflete a amizade da maneira mais verdadeira e transparente que já vi em um livro. Não há como não enxergar a sua vida refletida vez ou outra durante a narrativa suave e sem grandes exageros. Um dos YA’s mais singelos que já li e que fala, acima de tudo, a respeito da nossa resistência frente a mudanças e como é sempre mais fácil enfrentá-las com bons amigos, que crescem junto com você.  
O Menino do Pijama ListradoJohn Boyne
Eu acho que este livro dispensa qualquer explicação. Sério! Apenas pegue o livro e leia. Agora! 

 

TTT Amizade2

 

 

A Menina que Brincava com Fogo, Stieg Larsson
No segundo volume da trilogia Millenium, o relacionamento improvável entre Lisbeth e Mikael desenvolve-se ainda mais, nos mostrando que muitas amizades surgem através do nosso “sexto sentido”. Não é preciso trazer similaridades e gostos em comum a tona para garantir-se um bom amigo. Confiança, cumplicidade e um simples desenvolver de empatia já tornam-se um primeiro passo importante para que um comece não apenas a se importar com o outro, mas se preocupar de verade. 
 
A respostaKathryn Stockett 
Neste romance incrível de Stockett é impossível não experimentar um turbilhão de sentimentos, acima de todos eles, acredito que para mim destacou-se a amizade como ponto de discussão e decisão, principalmente quando se tem amigos que não te aceitam exatamente da maneira como você é, mas sim da maneira como eles esperam que você seja. Diferente dos demais a mensagem não é tão bonita, e sim mais libertadora. Enxergamos o pensamento de que amizades não são prisões, e que ser você é o fator mais importante, antes de tudo. 
 
O Clube do TricôKate Jacobs
Durante esta narritiva surpreendente, a amizade apresenta-se sob diversas formas e modelos, apontando que oportunidade, assim como estar aberto para cada uma delas, também é um fator chave para garantir bons amigos para a vida.
 
A Máquina de Fazer Espanhóis, Valter Hugo Mãe
Pode parecer estranho citar este livro aqui, principalmente por ele retratar a velhice. Todavia, foi exatamente este lado de amizade que me cativou, dentre tantos outros fatores, na obra do Valter Hugo. Amizade não se limita a idade, saúde ou qualquer outro fator. Ela simplesmente se desenvolve através da proximidade e cresce sem que consigamos ter muito controle. Seja qual for nossa situação, sempre conseguiremos encontrar bons amigos, sejam aqueles apenas para dar risada ou os que nos deixarão dormir em suas camas após um pesadelo. 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Manu Hitz disse:

    Ah, Alessandra, que Top Ten maravilhoso! Estou lendo exatamente um livro sobre a amizade que atravessa os anos, os conflitos e os sentimentos (contraditórios, muitas vezes). É o ‘Amigas para Sempre’, da Kristin Hannah, e estou adorando! Já leu?
    Adorei ver na sua lista um livro que marcou o final da minha infância – A Droga da Obediência… saudades! E tb A Resposta, que ainda não li, mas vi o filme e achei encantador. É a força da amizade mudando conceitos e abalando estruturas, rs.
    AMEI o livro do Valter Hugo Mãe (O filho de mil homens) e este A Máquina já está nos meus desejados. Bom ver um autor portuga aqui.
    Beijooo!

    Fiz uma resenha aqui e adorarei saber sua opinião (e da Karen tb): Ler para divertir

  • Douglas Fernandes disse:

    Adorei a lista…
    primeiro tem Harry Potter… *-*
    e Percy Jackson… *-* *-*
    Esse A resposta ja vi o filme, o livro eu nao li, mas tenho muita vontade, pq adorei o filme.. 😀
    ja li o menino do pijama listrado tbm é muito bom.
    os outros alguns eu ja ouvi falar e tem alguns que nunca tinha ouvido, mas vou anotar as dicas.

  • Shadai disse:

    feio eu nunca ter lido nenhum dessa lista, mas um dia certeza leio A Menina Que Brincava com Fogo, e quem sabe mais outro da lista.
    Um livro nacional bem juvenil que li que tem bastante sobre amizade é “Proibida Pra Mim”.

  • Fabiana Strehlow disse:

    Realmente, Alessandra, livros que abordam muito bem o tema.
    Em minha lista, eu acrescentaria três livros que li recentemente: Bob, um Gato fora do Normal, Diga aos Lobos que estou em Casa e Will & Will.

    Beijokas!!

  • Ana disse:

    Amizade em livros é tão verdadeira que dá vontade de ter amigos assim, mas não posso reclamar dos meus amigos ~eles me deram dois CD’s da minha banda favorita~ , conheço boa parte da sua lista, e realmente, a amizade é ponto chave das histórias. A casa de Hades e HP pra mim são a maior prova de amizade, acho que de grandes aventuras surgem grandes amigos

  • Gustavo disse:

    A nova saga do Percy Jackson ainda não comecei, estava esperando sair ela inteira, mas vou desistir da espera e começar a ler logo *-*
    Harry Potter li inteiro e adorei a série, concordo com você falando que esse livro é onde mais mostra a amizade entre eles, foi muito lindo o final desse livro.
    A droga da obediência li na época de escola, pra fazer uma prova, infelizmente foi o único livro que pedi emprestado e não comprei, uma pena porque adorei o livro.
    Jardim secreto, Quatro amigas e um jeans viajante e O menino do pijama listrado são três livros que MORRO de vontade de ler porque adorei os filmes (chorei em todos -.- kkkkk)
    Tenho muita vontade de ler a trilogia millenium e os últimos três livros não conheço kkkk mas me interessei muito em conhecer.

  • Débora Mille disse:

    Acho que a série toda de Harry Potter é sobre o amor e amizade. Cada vez que eu lia eu pensava porque tinha tanta gente que falava que HP era do mal e do diabo e estas coisas, e se eles lessem ao menos um livro eles perceberiam que ao invés de bruxaria e magia o livro realmente tratava sobre amizade.

  • Marília Sena disse:

    Uma boa e sincera amizade sempre conquista um leitor, e deixa o livro muito mais… não sei, leve, gostoso de se ler. Harry Potter é u bom exemplo disso (mesmo que eu não tenha lido os livros ou seja fã, já assisti aos filmes haha), a amizade entre o trio é uma coisa linda de se ver. As personagens do Rick seguem a mesma regra, e o Menino do pijama listrado é o livro que trata sobre a amizade em sua forma mais crua, muito lindo <3
    Adorei seu top 10, beijos!

  • Karolyne K. disse:

    Harry Potter <3
    Ahhhhhhhhhhh, preciso fazer uma maratona de Hp, falando nisso, todos os livros, filmes, enfim… saudades =(
    Mas ok… os outros livros não li, acredita? Sim.. apesar de mega conhecidos, não li ainda… mas pretendo ler a maioria.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem