Top Ten Tuesday: Dez motivos porque amo ser blogueira

ttt2013

No Top Ten Tuesday de hoje vou falar sobre porque adoro ser blogueira literária aqui no Por Essas Páginas. Entrei na equipe no início de 2012 e hoje posso dizer: o blog faz parte da minha vida. É quase como um trabalho, mas mesmo assim, nunca deixa de ser divertido.

Lembrando que o Top Ten Tuesday é uma iniciativa do blog The Broke and the Bookish!

Ler lançamentos antes de todo mundo

Quando você é blogueiro acaba tendo a oportunidade de ler muitos lançamentos, alguns deles que até mesmo ainda nem chegaram a público. Por exemplo, estou lendo a prova de Amnésia, da Editora Gutemberg. É uma oportunidade única e lisonjeira que as editoras – e muitas vezes, autores – proporcionam pra gente. Sem contar que você fica sempre antenado com o mercado por causa disso.

livro_ler-gato2

Trocar ideias com outros leitores

Acredito que essa é a base de um blog. Se você tem um blog, é porque você quer interagir com as pessoas, contar sua experiência sobre alguma coisa – no caso livros – e ouvir também os relatos dessas pessoas. À medida que o movimento no blog aumenta, algumas vezes é difícil pra gente responder todos os comentários, mas a gente sempre tenta, porque trocar ideias com vocês é muito gratificante.

lorelai

Conhecer livros brasileiros/independentes que provavelmente não encontraria se não fosse blogueira

Nossa, eu adoro isso! É uma surpresa maravilhosa descobrir livros novos, autores estreantes, a gente encontra textos incríveis! Recentemente, a autora Fabiana Madruga, por exemplo, apresentou-nos seu livro O Clube dos Herdeiros, uma das minhas melhores e mais empolgantes leituras (e da Cuquete também!), e não só desse ano. Talvez fosse o tipo de livro que eu não encontrasse assim tão fácil se não fosse blogueira. Isso não quer dizer que um blogueiro não compra livros (compra e muito!), mas às vezes pérolas nos encontram e nos encantam. Agora eu compro qualquer coisa da autora por exemplo!

surprise

Receber visitas do correio ao menos toda semana

Seja por causa de livros de parceria, seja porque adquiri os livros, geralmente não se passa uma semana sem que o interfone toque e eu ouça aquela voz conhecida do outro lado “Oi, são os Correios!”. Quer coisa mais legal? Todo leitor adora isso, não é só blogueiro! E aí você abre o pacotinho (ou a caixa, ah, as caixas incríveis da Novo Conceito!) e vê um monte de filhotes novos para ler e passar adiante, passar para vocês! É muito legal isso.

rory

Fazer amigos

E como a gente faz amigos quando tem um blog! São amigos da equipe, são os outros blogueiros queridos, são os leitores que comentam, os autores que fazem parceria e até mesmo os contatos das editoras – alguns são muito, muito bacanas e simpáticos, tanto que a gente quer abraçar e fica super feliz de conhecer em Bienais. Fazer amigos é tudo de bom, gente.

lost

Poder compartilhar minha opinião e saber que outras pessoas leem o que escrevo

Ter um blog é, principalmente, querer compartilhar o que se sente. A gente lê um livro e quer indicar pra todo mundo ou falar pra ninguém ler. E quando a gente faz resenhas e sabe que elas são lidas… nossa, é muito gratificante. Quer dizer: UAU, as pessoas estão lendo o que eu estou escrevendo, a minha opinião sobre isso ou aquilo! É muito legal saber que uma pessoa leu o que você escreveu… e quando alguém compra um livro que você indicou? É demais!

bookclub

Receber mensagens e depoimentos de felicidade de leitores que ganham livros

Awn, isso é muito fofo! A gente tá num dia mais ou menos, abre a caixa de e-mails e vê lá uma mensagem super feliz de um leitor: “recebi o livro”, “já comecei a ler”, “é muito lindo” e até mesmo recebemos de vez em quando fotos das pessoas com os livros, felizes da vida… Ah, é tão bom trazer um sorriso a alguém? Fazer essa ponte é uma delícia.

jesseywah

Ter mais livros do que posso ler

A gente vive reclamando: “minha pilha de leituras tá enorme!” ou “tenho tantos livros pra ler, tão pouco tempo!”, mas ah… como diz Alasca em Quem é você, Alasca?: é biblioteca pra vida. A gente reclama, mas ama olhar ao redor e escolher qual o próximo livro que vai ler. Estou terminando Amnésia e já separei quatro para ler. O duro é decidir qual será o próximo!

cant stop reading

Manter contato estreito com editoras e autores

Eu já falei um pouco sobre isso no “fazer amigos”, mas é muito bacana manter esse contato. Com as editoras, a gente sabe em primeira mão quais são os próximos lançamentos, algumas vezes até recebe indicações deles, feedback das resenhas – uma coisa que é muito, muito gostosa, tanto quando alguém de uma editora lê e comenta o conteúdo, e principalmente quando você resenha um livro de autor, seja ele parceiro ou não, e ele aparece, comenta, fica feliz quando a gente gosta do livro dele. Super bacana esse contato.

sakura

Desabafar quando detesta um livro… e quando ama demais

Essa é uma das melhores coisas da lista! Pra mim a única coisa boa de ler um livro ruim é vir aqui e desabafar pra vocês (e vocês sabem que quando eu me empolgo… sou terrível!). Mas há também o outro lado, quando você lê um livro incrível e nenhum dos seus amigos leu? Aí você faz uma resenha e conta para seus leitores! Extravasa tudo, para o bem ou o mal. Ai, dá um alívio no peito…

bullshit

E vocês? Quais de vocês aqui são blogueiros e querem compartilhar experiências? E os leitores, quais são as coisas mais legais de acompanhar um blog?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Jéssica Castro Paim disse:

    Eu tive uma ressaca literária horrivel ano passado, mas depois que conheci o blog sempre que vejo uma resenha positiva sempre que posso eu vou correndo na livraria comprar! Não compro mais sem antes conferir aqui no blog se vale a pena ou não!

  • Karen disse:

    Owwwnnn que fofo, Jéssica! Você não sabe o quanto a gente fica feliz de saber disso! 😉 Obrigada pela confiança na gente! Viu só, essa é a delícia de ser blogueira!!!

  • Jordana disse:

    O que mais me encanta ao ser blogueira literária, além dos comentários lindos nos posts, é o desafio de escrever uma resenha sobre um livro que gostei de mais ou que não gostei. Eu acho uma tarefa complicada explicar em palavras os sentimentos que passam pela minha cabeça e meu coração no final da leitura de um livro, então é gratificante ver que eu consigo explicitar isso cada vez melhor e que consigo mostrar isso aos leitores.
    Além disso, os comentários geram discussões interessantes e podemos ver que um livro que uma pessoa gostou não é necessariamente um livro que todos vão gostar, então rola uma interação bacana com os leitores :3
    Além dos amigos que fazemos, sejam outros blogueiros ou só leitores :3
    E é legal ver as editoras apoiando os blogs e fazendo parcerias, o que quero conseguir para o meu blog o mais rápido possível!
    Adorei o post!
    Beijão

    Jordana
    Addiction For books

  • Karen disse:

    Que lindo, Jordana! Realmente, é incrível quando a gente consegue passar para o texto o que sentiu ao ler um livro. Eu acho bem difícil fazer isso quando gosto muito de uma obra, mas quando você consegue, é tão bom!
    Com amor ao que faz e empenho, uma hora as coisas boas chegam. Você vai conseguir ainda um monte delas no seu blog!
    Boa sorte!
    Beijos!

  • Dâmaris Carvalho Lima disse:

    Gostei do post!!! As vezes penso em ser blogueira, para resenhar livros!! Amo muito ler e recomendar livros para os outros, mas é apenas uma idéia, nem sei se eu realmente tenho pique pra isso =)

  • Karen disse:

    Obrigada, Dâmaris! Quem sabe você não se anima e começa seu próprio blog? Enquanto isso, obrigada por acompanhar a gente! Beijão!

  • Nayara disse:

    Aahh… que post fofo! Adorei!!! *-*
    Falando como leitora do blog agora: para mim também é muito, muito legal quando as blogueiras respondem os nossos comentários. Eu, pelo menos, também fico “que legal, elas leram” 😀 Acho que isso vale pra qualquer coisa que você escreve e coloca suas emoções!
    E, além disso, encontrar as resenhas dos livros me ajuda na hora de comprar livros. Saber a história, mas sem contar o final. hahahaha.
    Já tenho vários na minha lista que eu descobri aqui :DD
    Parabéns pelo post e pelo blog.
    Beijos!!!

  • Karen disse:

    Oi Nayara!
    Fico feliz que curtiu o post! 😉
    A gente sempre tenta responder porque sabemos o quanto isso é bacana! Nem sempre a gente consegue, mas ler a gente sempre lê os comentários, disso não tenha dúvida!
    Que ótimo que você já leu vários livros por nossa causa! Obrigada!
    Beijão!

  • Marília Sena disse:

    Ah, eu tenho essa vontade de ser blogueira sabe… Mas agora eu preciso focar em tantas coisas que não dá tempo para isso. Mas quem sabe daqui há algum tempo 😉
    Eu conheci o Por essas Páginas através de uma promoção, mas desde então acompanho e adoro o trabalho de vocês! Espero que tenham ainda mais sucesso e compartilhem inúmeras outras experiências literárias conosco.

  • Cristiane Mara disse:

    Desde que comecei a acompanhar o blog, não passo um dia sem entrar e confesso que meu vício em livros só aumentou. Leio todos os posts e tenho que confessar que a opinião de vocês conta muito pra mim, só esse ano já comprei três livros baseada nas resenhas que li no blog. Muito bom saber que o blog é tão importante pra você como é pra mim, rsrsrs. Beijos!

  • Lany disse:

    Kakazinha, esse seu TTT ficou perfeito! Concordo com tudo o que você escreveu aqui! *-* Ser blogueira é como ter um emprego, mas esse emprego é daqueles que você gosta TANTO que não quer sair nunca!
    E com certeza a parte do desabafo é uma das partes mais legais de ser blogueiro. Às vezes você leu aquele livro maravilhoso que ninguém mais leu e por isso você não tem ninguém pra comentar (só com a Lucy que gosta de spoilers). Aí você pode colocar todos os seus sentimentos na resenha e recomendar para todo mundo! E o contrário também é verdadeiro: quando aquele livro é chato e você precisa contar para todo mundo o quanto você se decepcionou!^^
    E ter contato com outras pessoas é MUITO maneiro! Eu fico muito feliz mesmo quando algum leitor do PEP diz que comprou o livro por causa das nossas resenhas e que adorou! E nem me faça comentar sobre o contato com os autores, porque eu não acredito até hoje que a Marina Carvalho comentou na minha resenha rs! E falando da Marina, talvez se não fosse o blog e as parcerias eu não teria começado a ler tantos livros nacionais – e quantos livros maravilhosos eu estaria perdendo (como o da Fabiana!).
    Enfim, ser blogueira é maravilhoso! *-*

  • Lucy disse:

    Alguém disse spoilers? *__* hahahahaha

  • Melissa de Sá disse:

    Eu sou uma pessoa muito chata. hahahaha Quando gosto de uma coisa, eu gosto com força e fico falando do assunto o dia todo. Então ter um blog me ajuda a conviver com as pessoas normalmente porque aí eu consigo extravasar minha obcessão literária e voltar a ser mais normal. hahahaha É sério. Eu PRECISO discutir coisas com as pessoas, se não, eu não sossego.

    Adorei seu post, Kakazinha. São todos ótimos motivos mesmo. Ser blogueiro é muito bom.

  • Julliany disse:

    Deve ser ótimo ser blogueira, além do orgulho de cativar os leituras, deve ser uma experiencia inexplicável, quando aquele autor que você gosta aceita ser seu parceiro. Que sonho! Mas infelizmente, minha vida é muito corrida e ter um blog agora seria complicado haha.
    O ótimo de ler blogs literários, é que antes de comprar um livro você pode verificar a opinião daquela pessoa que você confia, por exemplo, eu leio aqui faz bastante tempo, então quando vou comprar um livro passo aqui para ter um parecer da história, se é boa, se é ruim, se é pesado, sei lá, enfim, e é muito bom ter a opinião de vocês, porque a maioria das leituras que eu já fiz e vocês resenharam tem quase a mesma opinição

  • Shadai disse:

    não sou blogueiro, apenas um assíduo leitor de bons blogs e de livros de todos gêneros pois gosto de variar bastante minha leitura.
    gostei da tag, pois muito bom ver que há tantas razões que fazem blogueiras felizes em manter um blog, que imagino ser uma tarefa árdua apesar de prazerosa.

  • Isa Aragão disse:

    Ser blogueiro é muito bom! Meu blog só tem 2 meses, mas parece que tenho há anos. Amo passar meus conhecimentos de dizer que aquele livro é bom ou ruim. É gratificante quando você conhece pessoas com gostos parecidos com o seu. Muuito bom! Desejo a vocês cada dia mais sucesso 😉

  • Kemmy Oliveira disse:

    Adorei! Concordo com tudinho que você disse!
    Dá trabalho, mas é gratificante
    Ver pessoas reconhecendo esse trabalho é incrível!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem