Top Ten Tuesday: Dez Músicas que Gostaria que Fossem Livros

ttt2013

Hoje o Top Ten é todo musical! Mas tem um problema… Tem muitas músicas legais, mas poucas que eu imagino se tornando um livro. Talvez um conto, quando muito. E muitas músicas não necessariamente contam uma história, mas é possível desenvolver uma pela letra, então vamos tentar. Ah, meu top ten vai ter muitas músicas nacionais, boa parte provavelmente do Legião Urbana. Pois é, sou dessa época. rs

Lembrando que o Top Ten Tuesday é um meme semanal criado pelo blog The Broke and the Bookish.

10. Eduardo e Mônica (Legião Urbana) – Quando penso em uma história contada por música, a primeira que me lembro é Eduardo e Mônica. Eu lembro que há alguns anos fizeram uma propaganda de serviços de telefonia usando essa música, criando praticamente o clipe da música. Juro que me emocionei, porque fizeram uma ótima adaptação de uma música dos anos 80 para 20 anos depois. A história desses dois desenvolveria ainda mais o relacionamento deles, essa coisa de diferença de idades e maturidade. Letra e música

9. Faroeste Caboclo (Legião Urbana) – Outra música do Legião. Essa já foi transformada em filme, aliás, ainda não assisti. Seria interessante ver como seria em um romance. Letra e música.

8. Fera Ferida (Roberto Carlos/Erasmo Carlos) – Sim, essa música foi composta por eles, mas recomendo que ouçam na voz de Maria Bethânia (diva!). A letra em si é muito forte e, apesar de já existir uma novela com esse mesmo nome, realmente uma trama de vingança, conspiração e um amor perdido daria um ótimo livro. Letra e música.

7. A Canção do Senhor da Guerra (Legião Urbana) – Essa música poderia ser um livro em duas partes, em que cada parte mostra um protagonista: um deles vai para a guerra obrigado pelo serviço militar de seu país, mas é consciente do que acontece ao seu redor e muitas vezes é castigado por insubordinação. O segundo personagem é um fanático com síndrome de herói e que apóia a guerra, até que seus olhos são abertos de forma chocante e mesmo traumática. Não tenho certeza de que seria um livro com final feliz. Letra e música.

6. Dezesseis (Legião Urbana) – Uma história de amor não correspondido e rachas. Pelo menos é o que parece. Me lembra muito um filme dos anos cinquenta, Juventude Transviada, mas a história é diferente. Um amor não correspondido pode ter consequências arrasadoras. Letra e música.

5. Ainda lembro (Marisa Monte) – Uma música que se fosse transformada em história, seria daquelas cheia de memórias do protagonista. Uma história de amor que, de repente, acaba. Ou não, nunca se sabe o que o autor pensa sobre isso. Letra e música.

4. Índios (Legião Urbana) – Dessa música seria possível escrever um livro sobre escravidão, nem precisa ser uma distopia. Tem tanta coisa ruim acontecendo, seja com índios, com mulheres, pessoas que vivem marginalizadas e sem ter a quem recorrer, que é possível escrever sobre essa música. Letra e música.

3. Flor de Lis (Djavan) – Essa música, embora tenha um tom ameno, na verdade é uma história muito triste da própria vida de Djavan. Ele perdeu a esposa e a filha durante o parto e escreveu essa música sobre o ocorrido. Muito triste, realmente. Se fosse ficção, eu escreveria desde a época em que ele conheceu a esposa, até algum tempo depois do dia fatídico. Seria de chorar. Letra e música.

2. Construção (Chico Buarque) – Na verdade, eu colocaria Geni e o Zepelim, mas descobri que a música em questão foi criada a partir do conto Bola de Sebo. Então, entre tantas músicas que Chico que poderiam ser livros (ou que foram inspiradas por livros), eu peguei Construção. Seria uma história da vida cotidiana de um trabalhador em meio às dificuldades que a vida lhe dá e o que o desespero pode levá-lo a fazer com sua própria vida, consciente ou inconscientemente. Letra e música

1. Lua e Estrela (Caetano Veloso) – Entre as músicas de Caetano Veloso, essa é uma das minhas favoritas. A letra fala de um encontro e uma promessa de reencontro. Poderia ser um amor de carnaval, daqueles que você encontra em uma noite de folia e depois não sabe se vai encontrar de novo, deixando por conta do destino? Parece bom. Letra e música.

Eu sei que muita gente não vai nem se identificar com boa parte dessas músicas, o que é uma pena. Eu também deixei de colocar muitas outras músicas interessantes que dariam um ótimo livro, até série rsrs. Mas, então, me digam aqui quais músicas vocês acham que dariam um livro?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Mari disse:

    Na hora que vi o tema, pensei em Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo, hahaha. Mas todas as músicas escolhidas dariam ótimos livros. Amei esse tema!
    Beijos
    Mari

  • Lucy disse:

    Não é? As primeiras músicas que vem à cabeça! hahaha
    Eu também gostei do tema, mas sou muito difícil com música. Por isso tem poucas mais populares atualmente. hahaha
    Bjos!

  • Mariana Ogawa disse:

    a primeira música que tb veio na minha mente foi o eduardo e mônica
    acho que a todo mundo logo imagina a eduardo e mônica ou faroeste cabloco, né? na verdade acho que muitas das músicas (não vou dizer todas, pq sempre aparece uma exceção ) do legião daria uma boa história. pensando aqui alguma fora da sua lista…

  • Lucy disse:

    Oi, Mariana! Essas músicas são bem simbólicas, né? Não tem jeito! rs
    E sim, eu ia colocar mais umas duas músicas do Legião, como “Soldados” e “Fábrica”. Tem outras músicas, como “Vamos fazer um filme”, que acho que dariam um ótimo romance!
    Bjos!

  • Shadai disse:

    ótimo tema para TTT esse
    vou matutar por um bom tempo quais músicas que eu gosto poderiam virar filmes, mas acho que sou mais do tipo: álbuns que poderiam virar filmes musicais,
    tipo os álbuns conceituais do Green Day: American Idiot e 21st Century Breakdown.
    ou album álbum grunge, Dirt do Alice in Chains seria bem pesado.

  • Lucy disse:

    Oi, Shadai!
    Nossa, álbuns já seria mais difícil para mim, eu gosto de tudo um pouco e tudo junto e misturado! rsrs
    Fiquei curiosa agora em conferir esses que você citou, vou dar uma olhada. 😉
    Bjos!

  • Karen Alvares disse:

    Ai que top legal, Lu! Amei, e amei as escolhas! Queria ser uma autora super-duper pra poder escrever essas músicas, mas agora não posso, os direitos autorais… droga! *chuta pedrinhas*
    Como te disse, fiquei pensando aqui em Cuide bem do seu amor, do Paralamas… dava (e é) uma história, da vida dele. Triste.

  • Lucy disse:

    Eu nem tinha me dado conta sobre a questão dos direitos autorais. Já pensou? o.o’
    Sim, eu nem sabia que era sobre ele… Caramba, muito triste.

  • Sabrina disse:

    Ótima lista! Legião definitivamente tem muitas músicas perfeitas para livros/ filomes; fora as deles, as primeiras a me ocorrerem foram “Cavaleiro Andaluz”, da Bruna Caram, “Farytale”, da Sara Bareilles e a clássica “Hotel California”, Eagles. Elas sempre me dão essa sensação de história sendo contada.

  • Lucy disse:

    Nossa, Sabrina! Hotel California com certeza daria uma ótima história! *__*
    As outras músicas confesso que não conheço, mas vou dar uma olhada!
    Bjs!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem