Top Ten Tuesday: Dez pessoas do ramo literário que eu gostaria de conhecer

Quem nunca teve aquela vontade, desejo maluco, curiosidade ou até mesmo sonho de conhecer um autor querido? Nesse post direi quais são os autores que mais quero conhecer… mas também pode ser que apareçam aí no meio outras personalidades, desde que estejam envolvidas com livros!

Lembrando que o Top Ten Tuesday é uma iniciativa do blog The Broke and the Bookish.

J. K. Rowling

Alguém duvidava que essa seria a primeira pessoa no meu top 10?! Tudo bem, eu fiquei MUITO em dúvida entre ela e o próximo da lista, mas bem, o coração falou mais alto. Essa mulher escreveu a história que mais me envolveu, emocionou e que eu jamais vou esquecer ou perder a paixão (na verdade, amor, porque paixão acaba, mas amor é para sempre). De quebra, foi ela (e a sua série) que me deram ainda mais amor pela escrita. Impossível não ter o sonho de conhecê-la. Eu nem sei o que diria para ela – provavelmente clichês como “Eu amo Harry Potter”, “Você é um gênio” e “Obrigada por tudo”, mas bem que eu gostaria de dizer essas bobagens a ela. Aliás, quem vai ter essa oportunidade única será a Vânia aqui do blog. E logo mais vocês lerão um post emocionado sobre essa experiência.

Stephen King 

Sinceramente, muita gente tem curiosidade para conhecer esse cara, nem que seja pra checar se não tem um rabinho vermelho saindo daquele lugar bem atrás do cara. Mas eu sei que não tem: um homem que escreve maravilhosamente bem como ele só pode mesmo ser um enviado divino para trazer arte e cultura às pessoas. Apesar de amar Rowling, eu quero mesmo é ser como King. Sei o que diria a ele se o visse: “Eu quero ser como você quando crescer” – no sentido figurativo, claro, porque de altura não cresço mais. Quero tanto conhecer esse cara que uma vez tive vontade de tirar foto de um homem no ponto de ônibus só porque ele se parecia com o tio King. A Mi escreveu um Autor de Cabeceira dele aqui no blog antes de mim… (humpt), mas eu fiz um top 10 só com livros dele, para compensar.

John Green

Sei que meu amor por esse autor é um pouco recente, já que meu primeiro livro dele foi Looking for Alaska, que eu li em janeiro. Porém, ele é tão bom, tão maravilhoso, tão gênio, tão deliciosamente nerd que, bem, é impossível não querer encontrá-lo pessoalmente, abraçá-lo, citar 1.001 frases dos seus livros (principalmente The Fault in Our Stars) que nós decoramos e penduramos na geladeira e de quebra ainda conversar de assuntos “nérdicos” com ele. Ele é adorável e um escritor sensacional. Posso ter mais motivos além disso para gostar dele e querer encontrá-lo? (A Vânia já realizou esse sonho aqui e fez um Autor de Cabeceira dele. Acho que o meu problema é que eu não estou nos Estados Unidos como ela, não é? ‘Bora lá!)

Agatha Christie

Bem, aqui temos um pequeno problema: Agatha Christie já é falecida, infelizmente. Então eu jamais poderei conhecê-la, pelo menos aqui em vida. Agora, quem sabe, quando eu passar para o lado de lá pergunto as direções para a colônia de artistas e escritores onde ela está tranquilamente escrevendo novos mistérios no Céu? Sonho é sonho, e ponto final. Essa mulher escreveu os melhores mistérios e crimes que eu já li, e sou completamente apaixonada por ela, não importa o que dizem. A Vânia também chegou mais cedo e fez um Autor de Cabeceira dela aqui.

Maurício de Souza

Esse é o cara que muitos dizem: ele foi o responsável por eu gostar de ler. Bem, tenho vários responsáveis por isso, mas com certeza o Maurício ajudou bastante. A Turma da Mônica me acompanha desde que eu aprendi a ler até hoje e nada mais natural do que ter vontade de conhecer o pai de todas essas personagens que são minhas amigas há tantos anos. Já me disseram que ele só atende crianças e é um pouco antipático com adultos, mas mesmo assim gostaria de conhecê-lo e tirar a prova dos 9. A única vez que o vi havia cerca de 150 pessoas na minha frente amontoadas dentro de uma sala e eu só o vi através do vidro, por um buraquinho que encontrei.

Machado de Assis

Outro problema sério aqui. Eu e meu desejo de conhecer pessoas que já passaram para o andar de Lá. Bem, mas eu adoraria conhecer esse homem, um dos (senão o maior) nome da literatura brasileira, autor da pergunta que jamais irá se calar: Capitu traiu Bentinho ou não? (Mas a minha obra preferida dele não é essa, mas sim Memórias Póstumas de Brás Cubas.) Talvez quando eu me for consiga pegar o mesmo passaporte para o lar dos escritores maravilhosos lá no Céu e o encontrarei para perguntar (se bem que eu acho que ela não traiu).

Chico Xavier

Esse homem não era um escritor, mas sempre esteve muito envolvido com livros. Chico Xavier, na realidade, transcrevia livros escritos por ghost-writers, só que no sentido literal da palavra “fantasma”. Ele psicografou 451 livros ao longo de sua vida, entre eles livros de estudo da religião espírita e outros de romance. Não importa a religião, esse homem trouxe alento, cultura e caridade para milhares de pessoas. Ele também já está no andar de Cima, mas eu gostaria muito de conhecê-lo. E acho que choraria só de vê-lo.

Membros da Academia Brasileira de Letras

Na realidade meu desejo de conhecer essas pessoas é puramente vaidoso: eu gostaria mesmo era de, um dia, estar lá entre elas, sentada em uma das cadeiras. Mas isso é o sonho dos sonhos deste post, ainda mais do que conhecer essas pessoas. Já ficaria satisfeita de conhecer alguns deles, pois em sua maioria são grandes personalidades literárias.

Vânia, Mi e Lany, do blog Por Essas Páginas

Mesmo que administremos um blog juntas, ainda não as conheço pessoalmente. Sei que possuem gostos literários parecidíssimos com os meus, sei que são ótimas críticas e resenhistas, confio plenamente nas suas sugestões literárias e até já li textos seus originais que adorei. Agora, falta conhecê-las pessoalmente e abraçá-las, como amigas queridas que são. E claro, trocar muitas e muitas palavras sobre nossos livros favoritos e ainda compartilhar aventuras literárias, como eu já fiz com a querida da Lucy.

Meu futuro editor

Pois é, desse homem (ou mulher) não sei nada. Não sei qual é o seu rosto, cor do cabelo ou nome, apenas sei que ele vai gostar do meu livro e escolhê-lo para o catálogo da sua editora. Gostaria de conhecê-lo muito em breve. Onde você está?!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Lucy disse:

    Adorei sua lista, Kakazinha!
    Também falta eu conhecer a Lany! A Ily (Vânia) foi a primeira que conheci e nossas aventuras literárias envolviam encontros potterianos! hahah A Mi também conheci na época do fandom, mas recentemente fizemos uma mega viagem literária – que ainda vamos postar! =D

    Eita, como eu disse… Não tenho muitos bookish people que eu tenha feito lista, mas eu adoraria conhecer pelo menos uns três da sua lista . hehehe
    Bjos bjos!

  • Carolina disse:

    Oi Karen, tudo bem?
    Eu não consigo escolher só dez autores rsrs… escolher autor e livro é impossível, simplesmente não dá, eu fico toda hora pensando em alterar a lista, depois fico depre rsrs
    Mas amei o post.
    beijos

  • izaura disse:

    Nicholas Sparks,Fernando Pessoa,Stephenie Mayer e todos da sua lista!

  • Vania disse:

    Awwww Parceirinhaaaaaaa!!!! Eu nunca conseguiria adivinhar o restante do seu Top Ten (acertei quantos, 4? 5?) mas estou super emocionada de estar na mesma lista que a J.K. Rowling!!! Você é uma queridaaaa!!!! MERLIN’S PANTS!!!!

    Bem, nem preciso dizer que a primeirona da minha lista é realmente nossa querida, idolatrada salve salve Joanne Rowling. E eu nem acredito que em 26 dias e 12 horas eu estarei no mesmo prédio que ela, respirando o mesmo ar que ela, ouvindo a voz dela ao vivo… começo a tremer só de pensar, e não acho que vou conseguir dizer nada pra ela, só chorar e tremer e chorar e chorar e chorar mais um pouco hahaha.

    Issoooo, vem pra cá hahaha daí poderemos ir e viver mil aventuras literárias! Você poderia conhecer o John Green, Rick Riordan (ele veio pra cá duas vezes ano passado), Erin Morgenstern, Maggie Stievfater (tem evento dela amanhã), Neil Gaiman, e OLHA SÓ, poderíamos ir na casa do KING que é ponto turístico ali em Maine, pertinho daqui! E só pra colocar the cherry on top, você e o Felipe poderiam me ensinar a passar aquela fase horrenda dos doces em Super Mario Galaxy hahahahaha

  • Marcelle disse:

    Post muito bom, muito rico! Concordo com você sobre a J.K., ela é um gênio!!! Como pode??! rsrs Mas, ao lado dela, colocaria Stephenie Meyer… porque também acho ela genial, por mais que tenham existido outras estórias de vampiros bem diferentes, ela revolucionou a coisa toda e se tornou sucesso mundial… adoro as duas, Harry Potter marcou uma era, a minha infância, adolescencia e fase adulta tb… rs Amo demais! A sua lista está ótima!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

  • Lany disse:

    Que lindooo, agora posso dizer que estou em uma mesma lista que a J.K.Rowling hahaha! Também quero muito conhecer pessoalmente voces!!!
    E a J.K.Rowling tinha que ser a primeira né rs?
    Mauricio de Sousa, EU PRECISO DE UM AUTOGRAFO! Ja encontrei com ele algumas vezes na Bienal, mas a fila estava sempre imensa (ou era um livro muito infantil e realmente so tinham crianças na fila). E eu não sabia que ele era antipatico com adultos! Bem, tenho uma amiga que pegou um autografo dele, e ela disse que ele foi super simpatico! Ele desenhou uma Magali super fofa! *-*

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem