Top Ten Tuesday: Dez Resoluções Literárias de Ano Novo

ttt2013

O Top Ten Tuesday de hoje originalmente falaria dos 10 lançamentos de 2015 que estou mais ansiosa. Como o tema ficaria muito parecido com um que fiz há pouco tempo, achei melhor trocar.

Sabem aquelas resoluções de Ano Novo que quase ninguém cumpre? Então, vamos ver o que eu provavelmente não vou cumprir (mas prometo que vou me esforçar um pouco, ok?)

O Top Ten Tuesday é um meme literário semanal criado pelo  The Broke and the Bookish.

pilha_compras_00210. Comprar menos livros/e-books: Eu acho que dezembro foi um mês que eu bati o record de visitas na Amazon… Não vou contar aqui quantos e-books foram, porque o número é um tanto imoral, mesmo para e-books. Mas as promoções… Ah, essas malditas promoções! O meu problema não é comprar, é que não dá tempo de ler tudo de uma vez… e só fico acumulando. Aí também não dá mais!


caixas_livros9. Terminar de ler as séries pendentes:
Principalmente dos livros que já adquiri a continuação (ou a série toda) e não li. Os exemplos disso são A Rainha do Castelo de Ar (Trilogia Millennium), Sapphique (Incarceron), Os heróis do Olimpo (só li os dois primeiros, tenho todos), Wicked Loved (só li os dois primeiros, tenho todos), Academia de Vampiros (tenho todos, li só um).

senhor_dos_aneis_livros8. Começar a ler algumas séries pendentes: Também dos livros que já tenho. Entre eles: Abandono (tenho também o segundo livro), Senhor dos Anéis (tenho a trilogia), As Brumas de Avalon (tenho a quadrilogia), Divergente (tenho a trilogia), As crônicas dos Krane (tenho a trilogia). Enfim, existem outros, mas para vocês terem noção do drama.

bienal_insta7. Ir a mais eventos literários e comentá-los no blog: Ano passado comecei a participar de alguns eventos literários, principalmente do encontro dos Blogs de Letras. Como sou bem tímida, minha participação não é lá essas coisas e acabo não falando desses eventos, mesmo porque esqueço de tirar fotos e talz para ilustrar. Mas espero mudar esse ano, então aguardem.

6. Ler pelo menos dois clássicos esse ano: Sabe que acho que ano passado não lembro de ter lido nenhum clássico? E não quero ostentar cultura, não. Eu gosto de clássicos. Ano passado eu não resisti e adquiri dois clássicos para e-book (fora o próprio Senhor dos Anéis, que é um clássico da fantasia), então talvez eu encaixe nas leituras desse ano.

Lily_working

E brincar com as gatinhas, claro.

5. Conciliar melhor minhas leituras com afazeres diários: Antes eu era mais organizada, acreditem. Mas agora, parece que tudo acontece ao mesmo tempo, aí meio que a leitura fica em segundo plano, ou acabo colocando em segundo plano qualquer outro afazer e me prejudicando no processo. Então vamos tentar conciliar as coisas esse ano.

4. Conciliar as leituras de parceria e minhas leituras pessoais: Por mais que tenhamos um livro de parceria para ler e resenhar, queremos ler aquele livro que compramos, olhamos com carinho e etc. Pois é, às vezes eu só leio livros de parceria e quando me dá uns 5 minutos, pego meus livros queridinhos e começo a ler e deixo os de parceria um pouco de lado.

bienal3. Ir para a Bienal do Rio: Olha, eu acho que essa é uma das poucas resoluções que são mais fáceis de se fazer. Tudo vai depender de como vai estar o meu mês de agosto/setembro e me programo direitinho. Além disso, já sei que a Karen pretende ir e poderemos encontrar a Lany também!

2.  Não elaborar metas de leitura megalomaníacas: Todo ano eu faço uma meta aqui no blog e uma meta no skoob. Dificilmente eu consigo cumprir 100% da meta. Em 2014, faltou um livro para cumprir a meta mínima do desafio que eu participei – e faltou resenhar um livro também, mas 20 livros para ler na meta do Skoob. Esse ano eu quero maneirar e ler conforme o projeto do TBR Book Jar que vou falar logo mais. Então, vou evitar metas de leitura com livros pré-selecionados.

book_jar1. Fazer dar certo um projeto de TBR Book Jar: Desde o ano passado eu vi esse projeto em algum site que não lembro qual foi. Sei que a ideia é de um blog literário americano. É o seguinte: você coloca os nomes dos seus livros pendentes dentro de um pote, jarro, o que for, e tira um nome por mês. Esse será o livro a ser lido durante esse mês. A minha proposta é fazer dois potes, já que um será de e-book e outro de livro físico. Se eu não tiver nenhuma pendência de leitura de parceria para aquele mês e terminar os livros antes do estipulado, tiro mais um nome. Ou não tiro, deixo para o mês seguinte. A verdade é que meu ano começou tão atribulado, que é como se ainda não tivesse começado, então eu tenho que sentar e elaborar melhor essa ideia.

Essa postagem está participando do Top Comentarista de Janeiro. Por favor, preencha o formulário abaixo após postar seu comentário. Basta clicar na imagem para abri-lo em nova página!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Marília Sena disse:

    Espero que você consiga cumprir suas resoluções, Lucy! Eu quero conciliar melhor meu tempo para ver séries e ler, porque tá tudo muito desorganizado. Também quero começar a ler outros gêneros e sair da minha zona de conforto. E, sim, por mais que doa, quero economizar mais e guardar dinheiro pra outras coisinhas importantes que quero comprar! Beijos!

  • thayna ta disse:

    KKKKK. Ta bom, comprar menos livros é praticamente uma coisa difícil, ainda mais se você lê com frequência, eles vão acabando e páh, tem que ter mais. Já séries, eu não costumo ler tanto, acho que vai ficando chato ao decorrer, prefiro livro único. Apesar de que eu tenho séries favoritas. Quero ler crônicas de gelo e fogo, os 3 volumes do Bento do André Vianco e etc. Eventos… uma coisa difícil, aqui na cidade não tem e nem aos redores, não posso sair só.. enfim. Clássicos é uma coisa rara de eu ler também. Tem leituras que deixamos para trás mesmo. Bienal do Rio… porque tão longe de SP? pretendo ir em 2016, caso for em sp, ai este ano já trabalho, junto dinheiro e faço a festa. Eu nem faço metas, leio o que dá na telha.. me irrito com o tempo, e pode ter o risco de parar um pouco a leitura. Eu vou escolhendo a dedo mesmo, então.
    Um beijo Lucy,
    ThayQ.

  • Daniella Alves Vale disse:

    Essa meta 10 será a primeira da minha lista, pois o que comprei de livro esse ano de 2014 não foi brincadeira e muitos ainda nem cheguei a pegar para ler. Achei super bacana essa meta “Fazer dar certo um projeto de TBR Book Jar”, as vezes nem sei qual livro que estou afim de ler de tantos bacanas que tenho, ajudaria bastante. Quero me dedicar a algumas séries esse ano também, terminar algumas que comecei em 2012 (rsrs) e começar outras bem bacanas. Outro projeto para esse ano é ir mais ao cinema, por conta da leitura desenfreada deixei esse Hobby que tanto amo de lado. Abs

  • Gustavo disse:

    Nossa, boa sorte com suas metas, principalmente a meta numero um que é a de comprar menos livros/e-books. Eu também quis seguir essa meta no ano passado, mas por incrível que pareça, ano passado foi o ano que mais comprei/ganhei livros em minha vida kkkk então estou começando o ano com muuuuitos livros pendentes em minha estante.
    Quero começar a ler algumas séries pendentes que tenho, como a trilogia “Delírio”, por exemplo, ou a trilogia “Coração de tinta”, que são séries que estou louco, louco, loooouco para ler, mas não leio porque quero guardar toda essa vontade para ler mais rápido alguns que estão empacados na minha estante a anos e anos kkkk. E esse ano eu PRECISO ir na bienal. cansei de sempre planejar e acabar só no papel, esse ano vou de supetão, sem planejamento, mesmo que seja sozinho kkkk
    Adorei o TTT, e embora só tenha comentado sobre três dos seus tópicos, me encaixo em quase todos kkkkk Boa sorte para com as metas ^^

  • Brenda Carolina disse:

    Boa sorte com suas metas!
    Eu sempre prefiro não fazer metas, pois se eu não consigo depois fico meio bolada. Minha única meta esse ano será ler o máximo de livros que eu conseguir 🙂
    Achei bem legal essa última de fazer a TBR Book Jar, mas eu não conseguiria fazê-la, eu tenho que ler o livro que dá certo pra mim no momento, senão desanimo totalmente da leitura :c
    Beijos
    littledreeamer.blogspot.com.br

  • Shadai disse:

    Adorei a ideia do Jar! Também sempre penso em ler algo total aleatório, a partir de um número sorteado, aí ver o correspondendo no meu skoob e pronto. Acho que farei isso alguma vez esse ano.
    E, poxa, não leu nenhum clássico ano passado? Que feio hehehe
    Sua lista de livros pendentes tá enorme que nem a minha, complicado demais, muitos livros e pouco tempo!

  • Nathalia Simião disse:

    Lucy terminar essas séries logo mulher, tem tantas séries boas pra você começar/terminar e você ta aí enrolando kkkk Eu também fiz uma TBR Jar pra mim porque tava deixando uns livros de lado coitados, mas acho que ao invés de sortear 1 por mês só, vou sortear todas minhas leituras pra ficar variado.

  • Lary Zorzenone disse:

    São boas resoluções. A de comprar menos para você parece ser um grande desafio, mas pra mim não é assim tão complicado. Adoraria ir na Bienal do Rio, mas moro em São Paulo e mês que vem nasce meu bebê hehe. Espero que cumpra todas suas metas.
    Um grande beijo

  • Netto Baggins disse:

    A maioria dessas metas também são meu calcanhar de Aquiles, mas acho que a pior é a 5a. Conciliar a leitura com outros afazeres é uma guerra!
    Boa sorte Lucy!

  • Fábrica dos convites disse:

    Ir a mais eventos literários é uma das coisas que quero fazer este ano.
    Bjs, Rose

  • Lauren Alice disse:

    Eu fiz esse método de escrever os nomes dos livros em papeis e tirar um nome pra ler aleatoriamente, mas comigo não funcionou muito não, pq eu tirava um e não tava no espirito pra ler aquele que, justamente, eu tinha tirado, e a leitura ficava dificil de terminar, pq não era o q eu queria, então abandonei os papeizinhos hehehee

  • Nayara disse:

    Oi Lucy!
    Já me identifiquei total logo no número 10! Eu também to de olho pra não comprar mais livro (pelo menos por enquanto). Por isso tô dando um gás na leitura, aproveitando as férias, para diminuir minha pilha! Hahahaha.
    Aah, leia Os Heróis do Olimpo é incrível <33 Você não vai querer mais parar… até ler o último!
    Adorei o projeto de TBR Book Jar. Sempre quero participar desses desafios, mas nunca consigo terminar. Esse, pelo menos é com os livros que já temos! 😀
    Beijos

  • Douglas Fernandes disse:

    Algumas dessas suas tbm sao parecidas com as minhas, essa de terminar as series é uma delas, tem tantas series que comecei e nao terminei, esse ano vou ver se foco nelas…rsrs e essa de ler outras, essa do Senhor dos aneis é uma que coloquei na minha meta de leitura esse ano.

  • Carolina disse:

    Oi Lucy, tudo bem?
    Me identifiquei bastante com suas metas, da número quatro em diante rs. Todo ano eu penso a mesma coisa e todo final de ano eu vejo que não deu certo 😉
    Bjkas

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem